Vantagens e desvantagens da união de facto
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 9 de 9

Título: Vantagens e desvantagens da união de facto

Piloto de Provas de Perícia placebomuse's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito Vantagens e desvantagens da união de facto

Boas pessoal, estou aqui com umas duvidas que assolam a minha memoria á bastante tempo.

Como o titulo indica, o que ganho e o que perco com a união de facto?

Quantos anos tenho de estar junto para ser união de facto? Não basta ter testemunhas a comprovar que vivemos juntos há mais de 2 anos?

Em questões de I.R.S é mais vantajoso ou não?

O meu I.R.S é menor que o dela e juntando os dois daria um bolo maior (penso eu) isso iria aumentar a prestação (por exemplo) do infantário, logo isso é uma desvantagem certo? Ou não será bem assim?

Alguém entendido em contabilidade que me ajude p.f.

Piloto de Troféu rCrew's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Segundo me lembro ao final de 2 anos com a mesma morada fiscal é considerado união de facto, em termos de IRS o facto de poder declarar em conjunto é me mais benéfico.

Não tenho muitas mais informações.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
    Segundo me lembro ao final de 2 anos com a mesma morada fiscal é considerado união de facto, em termos de IRS o facto de poder declarar em conjunto é me mais benéfico.

Não tenho muitas mais informações.
    Muito importante ambos alterarem o domicílio fiscal para a casa onde têm instalado o lar.

Vantagens: hoje estão juntos, amanhã (longe vá o agoiro!) separam-se sem necessidade de divórcios e partilhas.

Desvantagens: os unidos de facto não são reciprocamente herdeiros (também pode ser uma vantagem!); há outras regalias, por exemplo o direito a pensões em caso de falecimento do/a outro/a, que o legislador tem vindo a equiparar, mas que ainda não é a mesma coisa.

Em termos de IRS, também se verifica uma tendência para equiparar as situações.
    Última edição por mclt : 30-05-10 às 17:43:57

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Continuo a ter a minha morada antiga :S

Pois para nós, no que toca ao infantário não seria nada benéfico, vão chancar mais na prestação.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por placebomuse Ver Post
    Continuo a ter a minha morada antiga :S

Pois para nós, no que toca ao infantário não seria nada benéfico, vão chancar mais na prestação.
    Olha que o Fisco, quando se aperceber que os dois não têm a mesma morada fiscal, não vos vai considerar unidos de facto para efeitos fiscais.

Daí que, quase de certeza, vos vão obrigar a rectificar as declarações de IRS já apresentadas e a pagar não só as divergências apuradas como eventuais coimas.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mclt Ver Post
    Olha que o Fisco, quando se aperceber que os dois não têm a mesma morada fiscal, não vos vai considerar unidos de facto para efeitos fiscais.

Daí que, quase de certeza, vos vão obrigar a rectificar as declarações de IRS já apresentadas e a pagar não só as divergências apuradas como eventuais coimas.

fazemos em separado, eu "estou" na minha morada antiga e ela também.

Só queria saber que vantagens tenho em começar a tratar da papelada para fazer tudo em conjunto.

Queria saber se realmente compensa.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Se queres saber das vantagens ou desvantagens em sede de IRS, tens uma maneira simples de o saber:

Vais ao Portal das Finanças, preenches a declaração de IRS conjunta (sem submeter).

Inicialmente como casados e fazes a simulação para saber quanto tens a pagar ou a receber de reembolso;

De seguida como unidos de facto, fazes a mesma simulação e conferes o resultado.

Actualmente há uma tendência para equiparar as situações, também no aspecto fiscal.

Vá lá, apareça um TOC para esclarecer melhor o user, p.f.!

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mclt Ver Post

A nível fiscal, só é aceite a declaração em conjunto como união de facto após os dois viverem 2 anos consecutivos na mesma morada.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    A nível fiscal, só é aceite a declaração em conjunto como união de facto após os dois viverem 2 anos consecutivos na mesma morada.
    Tem de ser 2 anos completos (2*365 dias) ou se eu for morar com a miuda em 31 de Dezembro de 2009 e morar também todo o ano de 2010 junto com ela, em 2011 quando for fazer a declaração de IRS já faço como sendo conjunta ou ainda tenho de esperar outro ano?