Mais de metade dos portugueses não sabe usar um PC
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 20 de 20

Título: Mais de metade dos portugueses não sabe usar um PC

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito Mais de metade dos portugueses não sabe usar um PC

citação:Mais de metade dos portugueses não sabe usar um PC

Cerca de 54% da população nacional não dispõe de conhecimentos mínimos de informática, uma percentagem que coloca Portugal entre os quatro países que apresentam a maior taxa de iletrados na linguagem informática no âmbito do grupo dos 25 Estados-Membros da União Europeia, revelou hoje o Eurostat.

Grécia (65%), Itália (59%) e Hungria (57%) são os países que estão em pior situação que Portugal, numa tabela que é liderada pela Dinamarca e Suécia, onde apenas um em cada dez habitantes não domina minimamente os instrumentos que lhe permitem utilizar um computador e ter acesso à Internet.
    A falta de conhecimentos básicos de informática em Portugal é especialmente vincada entre a população desempregada (57%) e nas pessoas com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos (49%), o que corresponde ao essencial da população activa.

@ http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/213444.html
    Preocupante no minimo e indicador de que há muito trabalho a fazer pelo governo e pelas empresas, para mudar este cenario, isto se queremos ser um país competitivo.

Piloto de Testes PePa's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

Não nos podemos esquecer que a polpulação portuguesa está a envelhecer e há muitos
    reformados, não me admiram pois esses números.

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por PePa

Não nos podemos esquecer que a polpulação portuguesa está a envelhecer e há muitos
    reformados, não me admiram pois esses números.
    Lê o artigo outra vez.

Piloto Lendário PeLeve's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Não tinha nada a ideia de que o analfabetismo informático na principal faixa etária da população activa (25 e os 54 anos) fosse ainda de quase metade dessa população (49%)!...[xx(]

Há a ideia de que falta evoluir muito nesse, mas evoluir não tinha de significar tanto atraso, sobretudo num país cuja população bateu todos os records na posse de... telemóveis, o que não deixa de ser curioso!...

Chefe de Equipa CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Mas em contrapartida sabem o nome de todos os jogadores deste mundial até 1966, os clubes onde jogaram os golos que marcaram, o minuto preciso, quem eram os árbitos e as cores dos equipamentos de todas as selecções, as que foram eliminadas e por aí fora.

Daí eu ter muita confiança no futuro deste povo. :D

Piloto de Fórmula 1 Torres's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

"Mais de metade dos portugueses não sabe usar um PC"

Verdade! O meu lado esquerdo sabe pouco e da cintura para baixo não sei mesmo nada. Por isso é mesmo mais de metade de mim que não sabe usar o PC! [**]

Piloto de Testes MikeDuxxi's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

usar um PC é relativo...

Se não sabem usar é porque não têm nenhum, porque apenas usar facilmente se aprende, basta começar a mexer mesmo nas pessoas mais velhas.
    Eu no semestre passado fiz um trabalho sobre a Sociedade da Informação e estudos recentes indicam que em cada 10 casas portuguesas 7 têm computador.

Outra coisa e bem mais complexa é saber usar e manter um computador. Cada vez mais com o descomunal crescimento da Internet, torna-se cada vez mais dificil manter limpo e eficiente um PC para utilizadores normais.
    Não considero ser preciso ser um técnico mas um utilizador com a minima experiencia e cuidados para o fazer.
    Não sei ao que o estudo se referia propriamente,mas a percentagem dos que sabem usar bem o computador não ultrapassa os 20%, certamente.E como sempre somos os primeiros dos ultimos.

Fica a minha opinião...

Piloto de Fórmula 1 Unreal's Avatar
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Pois....Eu queria era saber a idade das pessoas que não sabem usar um Pc...

Piloto de Rallye Suarez's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Ao menos ja há a disciplina de informática nas escolas, já é um passo

Piloto do carago mundano's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Isso é só uma questãode vontade....

O meu pai tem 55 anos, nunca tinha tido computadores até aos 40 e tal anos.. Depois meteu-se na junta de freguesia aqui da zona e para fazer os atestados e tal, começou a usar o PC, é claro que no inicio ele usav o PC como quem usa uma maquina de escrever e mais nada..

Mas actualmente, já tem email, ve sites, compra material para o trabalho dele pela net, procura fornecedores de coisas mais dificeis de arranjar pela net, especialmente quadros electricos para predios que têm que ser feitos por ecomenda, etc.. etc.. etc..

E aprendeu tudo sozinho.. Eu só lhe dei umas dicas no inicio.

Quanto ao resto, administrar o sistema, é obvio que não percebe um boi disso...

Piloto de Testes HotRod's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

<<<< Há a ideia de que falta evoluir muito nesse, mas evoluir não tinha de significar tanto atraso, sobretudo num país cuja população bateu todos os records na posse de... telemóveis, o que não deixa de ser curioso!...>>>>

Quando os telemoveis comecaram a aparecer o tempo de espera para instalacao de um da rede terreste era de 2 anos nalgumas zonas nao contando com a taxa de instalacao. Agora pensem um bocadinho e vejam um dos porques desse record.

Mas eu penso que essa percentagem ainda e pequena.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Não sabem usar o computador melhor para eles...ao menos fazem "sexo" real e nunca virtual...[**][**][**]

Piloto de Fórmula 1 Torres's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Unreal

Está lá. Entre os 25 e os 54

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

citação:nas pessoas com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos (49%), o que corresponde ao essencial da população activa.

Piloto de Troféu neoxic's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

O meu sogro (55yo) abre o word e escreve.

Gravar, grava mas não nem consegue abrir o ficheiro depois...
    Muitas vezes nem se lembra de gravar.

Imprimir é carregar no desenho da impressora..

Ou seja funciona exactamente como um máquina de escrever ( e já não é mau...)

Banido
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Pé Leve
    sobretudo num país cuja população bateu todos os records na posse de... telemóveis, o que não deixa de ser curioso!...
    Verdade verdadeira, o que não falta são pessoas com elegantes telemóveis executivos de última linhagem que não sabem ler mensagens nem adicionar números á lista de contactos. E pensam que aquilo se usa como uma máquina de tirar cafés... [xx(]

citação:Originalmente colocada por mundano

Isso é só uma questãode vontade....

O meu pai tem 55 anos, nunca tinha tido computadores até aos 40 e tal anos.. Depois meteu-se na junta de freguesia aqui da zona e para fazer os atestados e tal, começou a usar o PC, é claro que no inicio ele usav o PC como quem usa uma maquina de escrever e mais nada..

Mas actualmente, já tem email, ve sites, compra material para o trabalho dele pela net, procura fornecedores de coisas mais dificeis de arranjar pela net, especialmente quadros electricos para predios que têm que ser feitos por ecomenda, etc.. etc.. etc..

E aprendeu tudo sozinho.. Eu só lhe dei umas dicas no inicio.

Quanto ao resto, administrar o sistema, é obvio que não percebe um boi disso...
    É verdade, é impressionante como as pessoas aprendem a usar o computador quando têm acesso á banda larga. A minha mãe via-se que também utilizava o computador como uma máquina de escrever, quando poseram net no escritório dela (com aquela cena do e-finanças) até fico parvo! Ela e as amigas agora até vão ao Sapo buscar receitas, ver os canais de mulheres, as notícias e até futebol! Amazing!

Mas espero bem que a população consuma bem mais material electrónico e que a domótica (casa+robótica) seja cada vez mais comum, até porque vai ser o meu ganha pão [8D] Daqui a pouco, temos (eng.ºs electrotécnicos) temos mais trabalho na construção de um edíficio do que um eng.º civil! :D

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Nthor

citação:nas pessoas com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos (49%), o que corresponde ao essencial da população activa.

Pois, está lá mais acima!;)

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

[Off Topic]

citação:Originalmente colocada por NLS___87
    [br(...)Mas espero bem que a população consuma bem mais material electrónico e que a domótica (casa+robótica) seja cada vez mais comum, até porque vai ser o meu ganha pão [8D] Daqui a pouco, temos (eng.ºs electrotécnicos) temos mais trabalho na construção de um edíficio do que um eng.º civil! :D
    Tb eu estou espectante e curioso sobre este futuro imediato .

Data de Registo
    Jan 2003

Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Por acaso isto é tudo uma questão de querer e força de vontade para aprender, vou dar dois exemplos.

1º- O meu pai tem actualmente 77 anos, á perto de 8 , meteu na cabeça de comprar um computador.
    Com algumas limitações de inglês (a nivel de termos mais técnicos), trabalhou maioritáriamente com SO em inglês todos os programas do Office em Inglês, desde Excel a Word foi aprendendo com uma rapidez incrivel, logo que possivel comprou uma Máquina digital e passou a editar e imprimir as fotos, envia para a familia inteira e contacta diáriamente por mail enviando os anexos e fotos.
    O ano passado trocámos o PC e instalamos o SO e Office em Português, e ai ... [:0][:0] começou a dominar ainda mais o PC e o OUTLOOK passou a ser a sua agenda com lembretes e agenda diária no PC.

Só para que vejam, as "maleitas" dele e da minha mãe são monitorizados diáriamente a nivel de diabetes e tensões arteriais, ele executa um gráfico em Excel com o svalores diários que leva mensalmente ao médico.

2º- Uma amiga de 50 anos, tem uma aversão tão grande e uma oposição tal que sempre que abre pastas num computador o PC "crasha", faz delete a dados e entra em locais que nós nem sabemos como.

Nunca usou um processador de texto ou qualquer programa da MS, critica abertamente o tempo que se usa num PC, é uma fanática acerrima contra a web.

Por isso como vêm é tudo uma questão de pré disposição, haja vontade.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.