Originalmente Colocado por
Two
Esta história sobre o comunismo era ensinada até pelo menos o tempo em que andei na faculdade nestes termos: Se tivermos uma comunidade de 10 pessoas em que cada uma produz 10 no dito regime o que é que cada uma vai pensar? Se eu não fizer nada a massa total é 90 a dividir por 10 dá 9 para cada um. Logo deixo de produzir 10 mas recebo 9, só perco 1. Como as pessoas querem maximizar o seu bem estar que é o comprtamento racional ninguem faz puto. Ponto final e a coisa desmorona-se por si.
Agora o capitalismo puro também não me parece flor que se cheire porque existe uma tendência muito grande para busar de posições dominantes. E o Estado tem aqui o que penso ser 3 funções imporatantes.
Em primeiro lugar tem que ser regulador, porque senão o pessoal come-se vivo uns aos outros.
Em segundo tem que providenciar, quer à população em geral quer aos
próprios "capitalistas", bens e serviços que não são rentáveis no sector privado mas que são necessários para o funcionamento da sociedade como por exemplo alguns tranportes, água, recolhas de lixo, educação esse tipo de coisas.
Em terceiro acho que deve desempenhar uma função social porque eu acho que existem situações de pobreza e de miséria que devem ser ajudadas e "encaminhadas" e ajudadas. Por exemplo uma mãe solteira semi-analfabeta com 5 putos como é que vai trabalhar e tratar deles? Este aspecto acho que é o mais polémico aqui para o pessoal do forum que vai já começar a cascar-me, de qualquer forma é a minha opinião.
Concluindo nem tanto ao mar nem tanto à terra, acho que tem que haver alguma redistribuição do rendimento por parte do Estado que de qualquer forma deve ser reduzida ao mínimo indispensável.