Acto isolado e desemprego
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 18 de 18

Título: Acto isolado e desemprego

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito Acto isolado e desemprego

Viva a todos,

Ggostaria de pedir ajuda num assunto relacionado com o subsídio de desemprego e passagem de recibos de trabalho independente.

Ora calhou-me a mim ser mais um a ir engrossar as fileiras do desemprego, e já fui despedido mas ainda não pedi o subsídio. Conto fazê-lo na próxima semana, mas entretanto tenho um recibo de acto isolado para passar de um trabalho que fiz por fora, a título excepcional. Se eu passar esse recibo antes de requerer o subsídio terei, mesmo assim, algum problema na atribuição do mesmo, alguém sabe?

Já agora... Passando o recibo hoje, por exemplo, tenho até ao fim de Fevereiro para pagar o IVA, não é? Ou é até dia 07 de Fevereiro?

Obrigado desde já pela ajuda!

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Horaciano Ver Post
    Viva a todos,

Ggostaria de pedir ajuda num assunto relacionado com o subsídio de desemprego e passagem de recibos de trabalho independente.

Ora calhou-me a mim ser mais um a ir engrossar as fileiras do desemprego, e já fui despedido mas ainda não pedi o subsídio. Conto fazê-lo na próxima semana, mas entretanto tenho um recibo de acto isolado para passar de um trabalho que fiz por fora, a título excepcional. Se eu passar esse recibo antes de requerer o subsídio terei, mesmo assim, algum problema na atribuição do mesmo, alguém sabe?

Já agora... Passando o recibo hoje, por exemplo, tenho até ao fim de Fevereiro para pagar o IVA, não é? Ou é até dia 07 de Fevereiro?

Obrigado desde já pela ajuda!
    O artº 2 n.º 2 responde a essa pergunta:

2—O requisito de inexistência total de emprego considera-
    se ainda preenchido nas situações em que, cumulativamente
    com o trabalho por conta de outrem, cujo
    contrato de trabalho cessou, o beneficiário exerce uma
    actividade independente cujos rendimentos não ultrapassem
    mensalmente 50% da retribuição mínima mensal
    garantida.
    Continuas a beneficiar do subsídio de desemprego nas situações previstas no artº 2.

Em relação ao acto isolado e uma vez que coincide com a situação de desemprego não terás qualquer problema em relação a isso.

O Iva tem que ser entregue até ao final do mês seguinte (28 de Fevereiro) pela Internet ou através do Modelo P2 (que pode ser adquirido na tesouraria das finanças).

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

vsfce,

Obrigado pela boa ajuda, e bem documentada.

Estive a ler o DL, em particular o ponto que indicaste, e por acaso em 2009 o meu rendimento independente vai ultrapassar 50% da retribuição mínima mensal garantida. Contudo, esse rendimento independente cessou antes do pedido de subsídio de desemprego, pelo que, ao que percebo, esta situação não influirá em nada na sua atribuição e no seu cálculo, certo?

Não sabia que o IVA podia ser entregue pela internet. Mais uma boa ajuda, que me evitará uma deslocação às finanças! Excelente!

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

vsfce,

Obrigado pela boa ajuda, e bem documentada.

Estive a ler o DL, em particular o ponto que indicaste, e por acaso em 2009 o meu rendimento independente vai ultrapassar 50% da retribuição mínima mensal garantida. Contudo, esse rendimento independente cessou antes do pedido de subsídio de desemprego, pelo que, ao que percebo, esta situação não influirá em nada na sua atribuição e no seu cálculo, certo?

Não sabia que o IVA podia ser entregue pela internet. Mais uma boa ajuda, que me evitará uma deslocação às finanças! Excelente!
    Atenção que esses 50% da RMG são mensais. Logo o caso isolado é uma situação diferente mas que pode ser equiparada. No entanto nunca perderia o direito ao subsídio, poderias era receber apenas uma parte desse subsídio.
    Mas como tu referiste a actividade independente cessou antes ou ao mesmo tempo que o trabalho dependente por isso não afecta em nada a atribuição do subsídio de desemprego.

Em relação ao Iva podes entregar pela internet e pagar por MB. Poupas tempo e dinheiro (em impressos).

No portal das finanças depois de introduzires o teu NIF e senha aparece o menu e tens que seleccionar a opção PAGAR - depois escolhes IVA - e depois segues sempre até ao final onde vais introduzir o valor a pagar e o tipo de pagamento (Acto Isolado).

Mas só precisas de fazer isso em fevereiro e qualquer dúvida apita.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
    Mas como tu referiste a actividade independente cessou antes ou ao mesmo tempo que o trabalho dependente por isso não afecta em nada a atribuição do subsídio de desemprego.
    Na verdade não cessou antes, vai cessar agora, no período compreendido entre o fim do trabalho dependente (dia 05 de Janeiro) e o pedido do subsídio de desemprego (que conto fazer até ao final do mês, talvez já na próxima semana). O recibo vai com data anterior ao pedido de subsídio, mas posterior a 05 de Janeiro. Mas penso que para o caso é indiferente, não?

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Na verdade não cessou antes, vai cessar agora, no período compreendido entre o fim do trabalho dependente (dia 05 de Janeiro) e o pedido do subsídio de desemprego (que conto fazer até ao final do mês, talvez já na próxima semana). O recibo vai com data anterior ao pedido de subsídio, mas posterior a 05 de Janeiro. Mas penso que para o caso é indiferente, não?
    Sim, é indiferente. Além disso a segurança social nunca tem forma de saber se passaste um recibo de acto isolado porque esses rendimentos estão isentos de contribuições para a segurança social.

Por isso podes ficar descansado que o direito ao subsídio de desemprego ninguém te tira.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

vsfce,

Sem querer abusar da tua boa vontade, sabes se o recibo que é entregue à entidade a quem é prestado o serviço pode ser um qualquer (de entre o original, o duplicado e o triplicado), ou tem de ser um deles em particular?

Uma vez mais agradeço a tua preciosa ajuda.

abraço

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

vsfce,

Sem querer abusar da tua boa vontade, sabes se o recibo que é entregue à entidade a quem é prestado o serviço pode ser um qualquer (de entre o original, o duplicado e o triplicado), ou tem de ser um deles em particular?

Uma vez mais agradeço a tua preciosa ajuda.

abraço
    Não estás a abusar nada.

O recibo a entregar tem que ser obrigatoriamente o original, os restantes ficam para ti.

Piloto de Testes 100do's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Estou numa situação algo parecida.

Estou desempregado desde o início do ano. Inscrevi-me no centro de emprego e tenho em vista uma proposta de trabalho. O problema é que tenho quase a certeza que é a recibos verdes e ainda não sei por quanto tempo

Se for por um período razoável e os valores sejam aceitáveis, então aceito, perdendo obviamente o direito ao subsídio de desemprego.
    As minhas dúvidas são:
    - Quando é que devo ir ao centro de emprego a declarar que estou a trabalhar? Quando me colectar ou quando passar o 1º recibo?
    - Se agora usufruir de 1 mês de desemprego e for trabalhar, por exemplo, 6 meses a recibos verdes e depois voltar a ficar desempregado, ainda terei direito a subsídio de desemprego (às restantes contribuições a que tinha direito)?

Chefe de Equipa LuisCapelo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 100do Ver Post
    - Quando é que devo ir ao centro de emprego a declarar que estou a trabalhar? Quando me colectar ou quando passar o 1º recibo?
    quando te colectas estás a empregar-te a ti mesmo, não lhes interessa se passas 0 ou 100000 recibos.

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
    quando te colectas estás a empregar-te a ti mesmo, não lhes interessa se passas 0 ou 100000 recibos.
    Sim, faz sentido.
    E relativamente à 2ª questão? Alguém sabe?

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Sim, faz sentido.
    E relativamente à 2ª questão? Alguém sabe?
    Relativamente à 2ª pergunta tens direito às restantes prestações de desemprego.
    O subsídio de desemprego vai ficar suspenso - artº 52º nº 1 al. a)

Se voltares a ficar desempregado as prestações reiniciam a partir do momento em que fizeres a inscrição no centro de emprego - Artº 53 nº 1

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Isso já ajuda na minha decisão. Obrigado pela informação.

Claro que antes de decidir seja o que for estou a pensar ir ao centro de emprego (lá se passa mais uma tarde em pé ).

Eu só tenho direito (em princípio, falta a confirmação da ss) a 12 meses de subsídio de desemprego. Calculo que só tenha direito até esses 12 meses. Ou seja, se tiver agora 1 mês e depois trabalhar 6 a recibos verdes e voltar ao desemprego, terei direito a mais 5 meses, certo? Penso que seja isto.

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Isso já ajuda na minha decisão. Obrigado pela informação.

Claro que antes de decidir seja o que for estou a pensar ir ao centro de emprego (lá se passa mais uma tarde em pé ).

Eu só tenho direito (em princípio, falta a confirmação da ss) a 12 meses de subsídio de desemprego. Calculo que só tenha direito até esses 12 meses. Ou seja, se tiver agora 1 mês e depois trabalhar 6 a recibos verdes e voltar ao desemprego, terei direito a mais 5 meses, certo? Penso que seja isto.
    Se aceitares o trabalho a recibos verdes o subsídio fica suspenso ou seja interrompe a contagem.
    Se passados três anos a suspensão ainda se verificar perdes o direito ao subsídio mas se dentro desses três anos voltares a ficar numa situação de desemprego voltas a ter direito ao tempo remanescente (neste caso 11 meses).

Convém comunicar à segurança social essa suspensão.
    Quando voltares à situação de desemprego basta apresentares a prova de cessação de actividade no centro de emprego e fazer uma nova inscrição para voltares a ter direito ao tempo remanescente.

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Muito obrigado pelas informações.

Vou tentar conseguir o lugar (que não será muito fácil) e passo pelo centro de emprego e pela segurança social se necessário.

Bom fim de semana

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Muito obrigado pelas informações.

Vou tentar conseguir o lugar (que não será muito fácil) e passo pelo centro de emprego e pela segurança social se necessário.

Bom fim de semana
    Nestes casos convém ter precaução para evitar problemas no futuro portanto é sempre aconselhável a deslocação ao serviço competente.

Caso fiques com o emprego (espero bem que sim) não te esqueças que os recibos verdes são diferentes de um contrato de trabalho, nomeadamente:

Tens que descontar tu para a segurança social (caso seja a primeira vez que inicias a actividade usufruis de uma isenção de 1 ano)

Ter em conta o enquadramento do Iva (até 10000 € por ano ficas isento)

Retenção na fonte (até 10 000 € por ano também ficas isento)

Qualquer duvida avisa ou então aconselho uma consulta com um TOC/Contabilista para obteres mais informações.

Bom fim de semana e boa sorte.

Chefe de Equipa LuisCapelo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
    Ter em conta o enquadramento do Iva (até 10000 € por ano ficas isento)
    não é "até 10 mil por ano", é "até ao equivalente a 10 mil por ano". se começar em fevereiro a actividade só pode facturar mais ou menos 9170 euros no primeiro ano... e assim sucessivamente para os outros meses, diminuindo sempre o valor. não sei se esta proporcionalidade apenas tem em conta o mês ou se vai ao pormenor do dia.

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Infelizmente já sei o que são os recibos verdes.
    Estive quase 3 anos a usá-los, a minha mulher passa-os há mais tempo ainda e eu talvez volte a passá-los.
    Mais uma vez obrigado pela ajuda