Aquecimento eficiente - o que melhor existe? - Página 3
 Rede MPL:
Página 3 de 14 PrimeiraPrimeira ... 23413 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 61 para 90 de 410
Like Tree8Likes

Título: Aquecimento eficiente - o que melhor existe?

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    Se conhecesses o sistema não dizias isso.

o sistema é do melhor e mais eficaz que existe quando é bem feito

alias pela tua visao os suiços, alemaes, etc etc eram todos burros
    Mais uma vez... eu disse eficiente, rápido e barato! Mencionei 3 características que esse sistema, em conjunto, não tem.
    Última edição por MrsX : 15-12-09 às 14:18:52

Banido xsaraman's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2009

Por Defeito

Mais importante que produzir calor ou frio é conservá-los.
    Se a tua habitação for um ultimo piso ainda pior. 70% das perdas energéticas de uma habitação são pelo tecto. Se estás num ultimo piso aconselho a instalação de um tecto falso com isolamento térmico. Vais ficar estupefacto com a diferença tanto no verão como no inverno.
    Para uma área tão grande como essa da sala aconselho-te uma lareira a lenha com recuperador de calor ou dois AC de 12000 Btus cada colocados em paredes opostas
    Para os quartos a solução mais barata mas eficiente passa por convectores de 17€, um por divisão ou se quiseres investir mais uns AC de 7500 a 9000 Btus.
    Não te esqueças de verificar a potência que tens contratada para não teres problemas do quadro disparar.
    Sistema de aquecimento central com caldeira a gás ou a gasóleo são para esquecer, custo de instalação elevado, manutenção elevada, e custo de funcionamento muito superior ao anunciado.
    Se tiveres problemas com o ambiente podes sempre, se houver espaço exterior, colocar uns painéis fotovoltaicos ou um aerogerador doméstico para pagares menos electricidade.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
    Mais uma vez... eu disse eficiente, rápido e barato! Mencionei 3 características que esse sistema, em conjunto, não tem.

Nao é nada disso!!!! nao fales do que nao sabes, mas eu explico-te!

o sistema é rapido, é super eficiente, e o preço depende de preço do combustivel usado.

O que acontece cá é que o sistema é montado ás 3 pancadas mais para vender casas do que para aquecer e depois tudo ligado a uma caldeira da treta que parece um esquentador.

Agora isso é a versao da "brincar" do sistema.... porque a versao a serio é como eu tive em espanha que é radiadores a agua em todos os quartos , salas corredores , wc etc... e tudo ligado a uma caldeira enorme a diesel, com deposito de 500litros.
    Isso sim estavam 5º negativos entrava-se em casa era só abrir a torneira e ficava um calor enorme em toda a casa

Agora se é caro, depende, cá é mas num pais com gas ou gasoleio barato se calhar nao é.

Piloto de Troféu pacxito's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Esses radiadores podem não ser a gás, em algumas cidades mais frias existe uma rede de distribuição de vapor para aquecimento ou pequenas centrais a vapor nos prédios.

Em NY por exemplo usa-se esse sistema, existem centrais que produzem vapor e depois distribuem pela cidade como a água canalizada.

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

o sistema é rapido, é super eficiente, e o preço depende de preço do combustivel usado.

O que acontece cá é que o sistema é montado ás 3 pancadas mais para vender casas do que para aquecer e depois tudo ligado a uma caldeira da treta que parece um esquentador.

Agora isso é a versao da "brincar" do sistema.... porque a versao a serio é como eu tive em espanha que é radiadores a agua em todos os quartos , salas corredores , wc etc... e tudo ligado a uma caldeira enorme a diesel, com deposito de 500litros.
    Isso sim estavam 5º negativos entrava-se em casa era só abrir a torneira e ficava um calor enorme em toda a casa

Agora se é caro, depende, cá é mas num pais com gas ou gasoleio barato se calhar nao é.
    Não preciso que me expliques nada. Como te disse conheço o sistema há muitos anos, já o usei e quando o frio apertar mesmo terei que voltar a usar. E mantenho a mesma opinião.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
    Esses radiadores podem não ser a gás, em algumas cidades mais frias existe uma rede de distribuição de vapor para aquecimento ou pequenas centrais a vapor nos prédios.

Em NY por exemplo usa-se esse sistema, existem centrais que produzem vapor e depois distribuem pela cidade como a água canalizada.
    O sistema de radiadores a agua,,,, podem ser a gas ou a gasoleo , ou a outro combustivel

Agora que é eficaz lá isso é...haja é dinheiro para o sistema e para o alimentar

o que acontece é que é tudo muito aparato e euros para um clima temperado como o nosso, muita fruta para 1 ou 2 meses de frio

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Eu tenho esse sistema (com a diferença de que o depósito leva 1000L) e gasta-se, só para aquecimento de águas (aquecimento e sanitárias), cerca de 1200L/ano.

Não é bem comparável, até porque estamos a falar de locais geograficamente diferentes, mas noutra casa tenho uma bomba de calor/frio para aquecimento/arrefecimento com ventiloconvectores espalhados pela casa e o que se gasta no gasóleo na primeira casa dá para pagar a conta da EDP na segunda (com os gastos dos restantes equipamentos eléctricos), e tem a vantagem de no verão arrefecer, coisa que a caldeira não faz.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Não preciso que me expliques nada. Como te disse conheço o sistema há muitos anos, já o usei e quando o frio apertar mesmo terei que voltar a usar. E mantenho a mesma opinião.
    ok conheces, mas certamente conheces o que tens em casa...certo?

e será que é em condições? e tá ligado a uma caldeirazeca daquelas tipo esquentador certo?

é que esses sistemas que cá se montam sao uma brincadeira comparados com o sistema a serio montados nos paises mais frios

air
    air está offline
    Piloto Veterano air's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Nos paises frios e' muito normal o aquecimento central ser comum ao predio todo. Uma unica caldeira e todos pagam a despesa no condominio. Claro que as despesas de condominio que pago sao 200 eur (lugar estacionamento, aquecimento, elevador, etc.).

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por air Ver Post
    Nos paises frios e' muito normal o aquecimento central ser comum ao predio todo. Uma unica caldeira e todos pagam a despesa no condominio. Claro que as despesas de condominio que pago sao 200 eur (lugar estacionamento, aquecimento, elevador, etc.).
    Exacto uma unica caldeira (enorme) que é alimentada a gas ou gasoleo.

Nada a ver com as nossas caldeirazecas tipo esquentador que cá existem em alguns predios

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

O sistema de radiadores a agua,,,, podem ser a gas ou a gasoleo , ou a outro combustivel

Agora que é eficaz lá isso é...haja é dinheiro para o sistema e para o alimentar

o que acontece é que é tudo muito aparato e euros para um clima temperado como o nosso, muita fruta para 1 ou 2 meses de frio
    Nephilim, o que passa nos radiadores é água mas em forma de vapor.

Não existe qualquer produção doméstica de vapor, este é transformado numa central e canalizado para as habitações e tu pagas o consumo de vapor.

Tens aqui um exemplo de uma das empresas que presta este serviço: Con Edison: steam operations - welcome to the con edison steam operations

Obviamente que a central principal utilizará algo para transformar a água em vapor (a menos que exista uma fonte termal ou natural de vapor), mas o consumidor não terá que pagar o consumo dessa matéria.

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

ok conheces, mas certamente conheces o que tens em casa...certo?

(...)
    Lá está... acusas os outros mas tu é que tens a mania de presumir sobre aquilo que não sabes!

Piloto de Karts Sansoni7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Ora cá vai
    Cá em casa há aquecimento central e aquecimento de água sanitárias por caldeira a gasóleo.

É Eficiente?
    É muito eficaz...não fiz estudos para avaliara a eficiência.

É confortavel?
    Muito ( tenho associado um programador que liga e desliga o sistema de aquecimento de forma automática)

É económico?
    No primeiro ano de instalação, com o dinheiro em Electricidade que o cilindro gastava( entretanto foi desactivado com este sistema), dava para encher o depósito com 1500 litros de gasóleo.
    O sistema, numa moradia de 2 pisos e com 4 pessoas em casa, gasta cerca de 1000 litros por ano( aquecimento e águas sanitárias)
    É poluente?
    É, claramente.

Despesas de manutensão?
    O sistema terá cerca de 8 anos e o programador já avariou uma vez ( foi substituido e é caro ( 200 Euros) ).
    Durante este tempo a caldeira foi revista uma vez...tudo Ok.

Despesas de Instalação?
    Na altura...perto de mil contos ( cinco mil Euros).
    Última edição por Sansoni7 : 16-12-09 às 10:03:40 Razão: eficiente/eficaz

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Lá está... acusas os outros mas tu é que tens a mania de presumir sobre aquilo que não sabes!
    Não posso aceitar que digas que esses sistemas nao sao eficientes, que sao caros, toda a gente sabe agora eficientes sao quando bem feitos.

Olha lê o post do Sansoni7

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
    Ora cá vai
    Cá em casa há aquecimento central e aquecimento de água sanitárias por caldeira a gasóleo.

É Eficiente?
    É

É confortavel?
    Muito ( tenho associado um programador que liga e desliga o sistema de aquecimento de forma automática)

É económico?
    No primeiro ano de instalação, com o dinheiro em Electricidade que o cilindro gastava( entretanto foi desactivado com este sistema), dava para encher o depósito com 1500 litros de gasóleo.
    O sistema, numa moradia de 2 pisos e com 4 pessoas em casa, gasta cerca de 1000 litros por ano( aquecimento e águas sanitárias)
    É poluente?
    É, claramente.

Despesas de manutensão?
    O sistema terá cerca de 8 anos e o programador já avariou uma vez ( foi substituido e é caro ( 200 Euros) ).
    Durante este tempo a caldeira foi revista uma vez...tudo Ok.

Despesas de Instalação?
    Na altura...perto de mil contos ( cinco mil Euros).
    Acredita que não é o mais eficiente. Uma caldeira a pellets fica-te ao mesmo preço, é mais ecológica, é mais limpa e agora que o gasóleo até está barato (!), o combustível fica-te a 1/3 do preço! Imagina qd/se vier por aí acima...

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JoaoPaulo75 Ver Post
    Existir, existe!... Só que já entramos em unidades exteriores enormes (aprox. 1400mm altura) que requerem contador trifásico e à colocação de caixa de distribuição p/ o seu funcionamento.
    Entao fica mesmo duas. lol. arranja-se espaço

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JoaoPaulo75 Ver Post
    Na minha opinião, esta seria uma opçao:

Relativamente aos quartos de 13 e 16 m2 poder-se-ia montar split's murais de 7.000 e 9.000 btus respectivamente (dualsplit), acoplados a uma unidade exterior de 17.000.
    Quanto à sala, o caso já é um pouco mais complexo; para 75 m2 seriam necessários 2 splits de 18.000 btus acoplados a uma unidade exterior de 35.000 btus. O ideal será optar por sistema Inverter e, acima de tudo, nos quartos optar por equipamentos silenciosos e com o difusor de distribuição direccional.
    Existem por exemplo uns da Daikin que têm sensores de presença, ao detectarem a presença de pessoas direccionam o fluxo para outra direcção.
    Não querendo estar a duvidar do que disseste, no simulador da deco dá-me uma unidade de 14.000 btus. Mesmo dando o factor "cagaço", de 14 para 2x18 vai bastante

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
    Mais importante que produzir calor ou frio é conservá-los.
    Se a tua habitação for um ultimo piso ainda pior. 70% das perdas energéticas de uma habitação são pelo tecto. Se estás num ultimo piso aconselho a instalação de um tecto falso com isolamento térmico. Vais ficar estupefacto com a diferença tanto no verão como no inverno.
    Para uma área tão grande como essa da sala aconselho-te uma lareira a lenha com recuperador de calor ou dois AC de 12000 Btus cada colocados em paredes opostas
    Para os quartos a solução mais barata mas eficiente passa por convectores de 17€, um por divisão ou se quiseres investir mais uns AC de 7500 a 9000 Btus.
    Não te esqueças de verificar a potência que tens contratada para não teres problemas do quadro disparar.
    Sistema de aquecimento central com caldeira a gás ou a gasóleo são para esquecer, custo de instalação elevado, manutenção elevada, e custo de funcionamento muito superior ao anunciado.
    Se tiveres problemas com o ambiente podes sempre, se houver espaço exterior, colocar uns painéis fotovoltaicos ou um aerogerador doméstico para pagares menos electricidade.
    Uso o teu post mas serve para várias coisas que já têm sido comentadas.

As vezes este forum é incrivel, discute-se por uma coisa tão simples como um aquecimento.

A Habitação É R/C.

Nao posso nem quero por lareira.

Não tenho gás em casa, nem sequer é hipotese por qualquer solução combustivel. a unica fonte de energia é elétrica.

Paineis / aerogeradores é possivel, mas a nivel do prédio. está a ser discutido, nao entra agora para a equação.

De facto estar a gastar dinheiro em Aquecedores + AC parece-me um pouco estupido. mesmo que o AC seja ligeiramente eficiente, fico com dois problemas resolvidos

Agora, tenho lido por aqui que há AC/s com eficientes 1, 2 3... seja la o que for. Como é que posso identificar os modelos mais eficientes?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Produz CO2 na mesma, mas é CO2 retirado da atmosfera através da fotosíntese, por isso, as emissões podem considerar-se nulas. Aliás, os restos vegetais acabam sempre por transformar-se em CO2 (por decomposição).
    Sim o gajo das pellets veio com essa conversa, o ciclo do carbono... mas eu tenho a ideia que esse ciclo anda mais a mandar que a capturar...

As pellets têm outro problema, os equipamentos xpto levam um "deposito" com um sem fim que alimenta a caldeira, o ideal é meter o deposito enterrado com um alçapão por cima para um camião descarregar as pellets directamente.

Para fazer isso é preciso espaço!!!

Bem, podem sempre carregar ás costas os sacos das pellets para a cave...

Quando falam "no estrageiro" não se esqueçam que eles gastam fortunas em aquecimento mas não têm alternativa, há sitios onde faz muito frio mesmo.

Sempre ouvi falar nos Ingleses que com o dinheiro gasto em aquecimento em Janeiro... faziam um mês de ferias no Algarve!!!!

Piloto de Troféu Sweden's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
    Nephilim, o que passa nos radiadores é água mas em forma de vapor.

Não existe qualquer produção doméstica de vapor, este é transformado numa central e canalizado para as habitações e tu pagas o consumo de vapor.

Tens aqui um exemplo de uma das empresas que presta este serviço: Con Edison: steam operations - welcome to the con edison steam operations

Obviamente que a central principal utilizará algo para transformar a água em vapor (a menos que exista uma fonte termal ou natural de vapor), mas o consumidor não terá que pagar o consumo dessa matéria.
    Na Expo o sistema é semelhante a esse que mostras (se percebi bem). Há uma rede de quente e frio que fornece aqucimento, águas quentes sanitárias e arrefecimento. Eu tenho um esquentador apenas para aquecer àguas sanitárias (não precisava, mas prefiro...), mas o aquecimento dos radiadores é feito por essa rede. É um modelo que, se bem concebido, me parece uma solução que se podia adoptar em mais locais.
    Climaespaço

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
    Sim o gajo das pellets veio com essa conversa, o ciclo do carbono... mas eu tenho a ideia que esse ciclo anda mais a mandar que a capturar...

As pellets têm outro problema, os equipamentos xpto levam um "deposito" com um sem fim que alimenta a caldeira, o ideal é meter o deposito enterrado com um alçapão por cima para um camião descarregar as pellets directamente.

Para fazer isso é preciso espaço!!!

Bem, podem sempre carregar ás costas os sacos das pellets para a cave...

Quando falam "no estrageiro" não se esqueçam que eles gastam fortunas em aquecimento mas não têm alternativa, há sitios onde faz muito frio mesmo.

Sempre ouvi falar nos Ingleses que com o dinheiro gasto em aquecimento em Janeiro... faziam um mês de ferias no Algarve!!!!
    Mesmo contabilizando a energia gasta na recolha, produção e entrega dos pellets temos um sistema mais limpo!
    Sabias que a queima de cada 100kg de pellets origina apenas 2kg de cinza?
    Quanto ao tamanho, existem muitas opções. Desde queimadores de pellets tipo salamandra, facilmente instaláveis numa sala de um apartamento a esses tais sistemas com tremonha de alimentação...não te esqueças que estes últimos são uma alternativa à caldeira a gasóleo tradicional e seu depósito, que também ocupam espaço e são normalmente usados em vivendas.
    Por exemplo, em Espanha já existe uma rede de distribuidores que abastecem as casas de pellets e desenganem-se que aquilo não é feito com uma caixa basculante à pazada mas sim com filtros ciclónicos. Esta será, aliás, uma oportunidade de negócio quando o sistema estiver mais difundido, até porque já existem fábricas de pellets cá pra cima. Muita desta produção destina-se, para já, a padarias!

eu
    eu está online
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Isto não é "conversa", são factos científicos. Todo o carbono das plantas é extraído do ar, por isso, ao queimar plantas não estás a introduzir mais carbono no ciclo.

Quando se queimam derivados do petróleo, aí sim, estás a acrescentar carbono ao ciclo, pois estás a queimar carbono que estava fora desse ciclo (enterrado na crosta terrestre).

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Isto não é "conversa", são factos científicos. Todo o carbono das plantas é extraído do ar, por isso, ao queimar plantas não estás a introduzir mais carbono no ciclo.

Quando se queimam derivados do petróleo, aí sim, estás a acrescentar carbono ao ciclo, pois estás a queimar carbono que estava fora desse ciclo (enterrado na crosta terrestre).
    Não me expliquei bem, quando se anda a defender as limitações de emissões de carbono espero que tenham feito contas á capacidade de regeneração da floresta vs a velocidade de queima dos residuos.

Claro que não me parece aceitavel queimar todas as florestas do mundo com a desculpa que não indroduz carbono no ciclo, o ciclo é isso mesmo, agora está sob uma formar, agora está sobre outra, se passar tudo para a atmosfera... não sei se é boa ideia.

Só digo isto porque acho perigoso o argumento usado, porque é facil as coisas descambarem, na pequena idade do gelo os ingleses cortaram as arvores todas para se aquecerem (acabou por dar origem á revolução industrial ).

Enquanto se assumir como um subproduto da floresta é optimo, agora não me parece boa ideia ao abrigo "do ciclo do carbono" fazer uso desenfriado da queima de serradura, porque facilmente destruimos mais do que a natureza repõe.

Se me falares do sol, do mar do vento, tudo bem, da madeira... não me parece, mas isto sou eu, eles é que são cientistas!!!

Se é pallets!!! vamos nessa!!!! Não é assim que o mundo é gerido? quanda acabar, logo pensamos noutra coisa...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Não me expliquei bem, quando se anda a defender as limitações de emissões de carbono espero que tenham feito contas á capacidade de regeneração da floresta vs a velocidade de queima dos residuos.

Claro que não me parece aceitavel queimar todas as florestas do mundo com a desculpa que não indroduz carbono no ciclo, o ciclo é isso mesmo, agora está sob uma formar, agora está sobre outra, se passar tudo para a atmosfera... não sei se é boa ideia.

Só digo isto porque acho perigoso o argumento usado, porque é facil as coisas descambarem, na pequena idade do gelo os ingleses cortaram as arvores todas para se aquecerem (acabou por dar origem á revolução industrial ).

Enquanto se assumir como um subproduto da floresta é optimo, agora não me parece boa ideia ao abrigo "do ciclo do carbono" fazer uso desenfriado da queima de serradura, porque facilmente destruimos mais do que a natureza repõe.

Se me falares do sol, do mar do vento, tudo bem, da madeira... não me parece, mas isto sou eu, eles é que são cientistas!!!

Se é pallets!!! vamos nessa!!!! Não é assim que o mundo é gerido? quanda acabar, logo pensamos noutra coisa...
    Não acho que haja esse perigo, a principal vantagem é mesmo o uso de resíduos...além de não se poder abater árvores a torto e a direito, não é economicamente viável. As máquinas de pellets serão qq coisa como uma moulinex grande, logo não poderás lá pôr troncos!

Piloto de Troféu ASAS's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Não digas mais asneiras...
    Afinal, tu é que és o "Bob, o Construtor" e a MrsX, é que percebe da "poda"?!

Tal como ela referiu, onde escreves-te "super eficiente", deverias ter escrito: pouco eficiente, caro e necessita de mais manutenção (principalmente as caldeiras a gasóleo!

Também gostei dessa comparação com Espanha, quando dizes que cá o sistema não é eficiente porque é montado "às três pancadas", quando a qualidade de construção na Espanha é pior do que a nossa e das piores da Europa....
    Como já trabalhei na assistência técnica da Vulcano/Junkers (não fazia montagem; só reparação/manutenção), posso-te dizer que a maioria, estava bem dimensionada e montada e, funciona muito bem!
    O problema é que são sistemas caros, poluem o ambiente e consomem muita energia para o calor que produzem; daí serem pouco eficientes!

Nos países do centro/norte da Europa, que referiste, a maioria das caldeiras usadas, são caldeiras de condensação (cá também se vão vendo algumas), que tem um rendimento bastante superior às normais (mas também são bem mais caras)!
    Mas, mesmo assim, podes ir buscar a melhor caldeira do mundo, que não tem o rendimento, por ex., da bomba de calor!
    O facto de eles usarem caldeiras não tem a ver com o facto de serem burros ou não, mas sim, com o facto de apenas necessitarem de aquecimento (não tem problemas com o calor), de terem o gás (russo), ali à "mão" (embora ás vezes, "falhe"!!!) e de lá, todas as casas necessitarem de aquecimento e cá não!

Até gostava de ver uma estatística de equipamentos de aquecimento usados nas casas novas nos países mais frios; quase que aposto que as vendas das bombas de calor estão a crescer e das caldeiras a diminuir!

De qualquer modo, não nos podemos compara com eles, pois temos climas/necessidades diferentes!

Ate te digo que, qualquer AC bem dimensionado,, terá um rendimento superior (e um preço equivalente), a um sistema de aquecimento com caldeira, para além de, também servir para o verão, de praticamente, não necessitar de manutenção, etc, etc....

Na relação preço/rendimento/custo de utilização, a minha escolha seria, sem duvida o AC (inverter, obviamente)!

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
    Sem querer ser um expert em aquecimento, ja vi que andam por aqui alguns, aqui em Londres todas as casas usam isto:

Anexo 67182

Funciona a gas canalizado e aquece bastante bem. Sei que o clima pode ser menos rigoroso, mas nunca entendi o porque das casas em Portugal (com excepcao das mais recentes), nunca terem tido um aquecedores equipados.

Digo-vos que apesar de Londres ser bastante mais fria, dentro de casa, sinto mais frio ai em Lisboa, do que aqui.
    Está bem.....
    A comparar uma casa com aquecimento, com outra sem aquecimento, querias o quê?!

Piloto de Troféu Eddy's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007
    Este post não respeita o [des]acordo ortográfico, qq semelhança é erro ortográfico / gramatical.

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ASAS Ver Post

Tal como ela referiu, onde escreves-te "super eficiente", deverias ter escrito: pouco eficiente, caro e necessita de mais manutenção (principalmente as caldeiras a gasóleo!

(...)
    Mas, mesmo assim, podes ir buscar a melhor caldeira do mundo, que não tem o rendimento, por ex., da bomba de calor!
    (...)
    Ate te digo que, qualquer AC bem dimensionado,, terá um rendimento superior (e um preço equivalente), a um sistema de aquecimento com caldeira, para além de, também servir para o verão, de praticamente, não necessitar de manutenção, etc, etc....

Na relação preço/rendimento/custo de utilização, a minha escolha seria, sem duvida o AC (inverter, obviamente)!
    Eu já tentei demonstrar isso com dados, embora q técnicos/teóricos:

Citação Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
    Desculpem lá mas como é q há sistemas (sem ser os de energia alternativas) q cheguem aos pés do AC?

Vamos por exemplo o q está cá em casa...
    Inverter/Bomba/Unidade exterior (o q quiserem chamar)
    Consumo p/ frio: 580-2510W
    Consumo p/ calor: 710-2590W

Frio produzido: 1,9-8,9kW
    Calor produzido: 2,3-10,3kW

Spliters/ventiladores
    Consumo: 35W

Bem, é só fazer as contas! Ainda tenho um simples ventilador (funciona c/ uma ventoinha) desumidificador (esta n sei c/ é q o meto a funcionar - LOL), tudo no msm caixote.

De todos os sistemas q falaram aí ainda n vi 1 único com rendimento superior a 1, nem superior a 0,5 se quer...!

Edd

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Tem lá calma contigo.

Nunca disse que era barato mas o sistema desses radiadores seja a diesel ou a gas sao eficazes no calor, e os a gas nao poluem tanto

Também gostei dessa comparação com Espanha, quando dizes que cá o sistema não é eficiente porque é montado "às três pancadas", quando a qualidade de construção na Espanha é pior do que a nossa e das piores da Europa....
    Como já trabalhei na assistência técnica da Vulcano/Junkers (não fazia montagem; só reparação/manutenção), posso-te dizer que a maioria, estava bem dimensionada e montada e, funciona muito bem!
    O problema é que são sistemas caros, poluem o ambiente e consomem muita energia para o calor que produzem; daí serem pouco eficientes!
    Funciona muito bem dizes tu é porque é eficaz se é caro é outra conversa

Sei muito bem a qualidade da construção cá e em algumas zonas de espanha
    e essa de ser das piores da europa é relativo depende da forma como se interpreta as coisas.

Bem sei, o meu 1º comentário foi a falar dos AC como sendo actualmente a soluçao "oficial" da climatização em portugal
    Em todas as obras é o sistema AVAC que é adoptado.

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Nem mais...

Se alguém tiver dúvidas sobre isto, vá assistir a umas aulinhas de Termodinâmica.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Tem lá calma contigo.

Nunca disse que era barato mas o sistema desses radiadores seja a diesel ou a gas sao eficazes no calor, e os a gas nao poluem tanto

Funciona muito bem dizes tu é porque é eficaz se é caro é outra conversa

Sei muito bem a qualidade da construção cá e em algumas zonas de espanha
    e essa de ser das piores da europa é relativo depende da forma como se interpreta as coisas.

Bem sei, o meu 1º comentário foi a falar dos AC como sendo actualmente a soluçao "oficial" da climatização em portugal
    Em todas as obras é o sistema AVAC que é adoptado.
    Eu estou calmo; tu é que estás a dizer que os outros não sabem do que falam...

Vamos lá ver:
    As caldeiras funcionam e aquecem bem a casa, MAS, a sua relação entre o consumo energético (diesel ou gás), e o calor que produzem é das piores em comparação com outras soluções de aquecimento/climatização!

É como um carro rápido e bom dinamicamente, mas que consome 30l/100km e outro, que faz exactamente o mesmo, mas com consumos de 15l/100km!
    Ou seja são os dois bons, mas um gasta metade do que o outro; logo, um é muito mais eficaz (energicamente) do que o outro, embora o resultado pratico seja o mesmo!

Página 3 de 14 PrimeiraPrimeira ... 23413 ... ÚltimaÚltima