Originalmente Colocado por
Andre
Pela minha experiência é um sistema de aquecimento caro, apesar de ser muito confortável.
Pegando no exemplo da casa de férias dos meus pais, temos facturas que variam de 130 a 170 euros no período Novembro-Março, com uma utilização, em média de 2 fds por mês + o período das férias do natal/ano novo. E isto aquecendo a casa ao final da tarde/noite e ao início da manhã e para temperaturas da ordem dos 20ºC...
Como tal o único contra é mesmo o preço.
E por isso estamos a pensar de há uns tempos para cá em arranjar uma outra solução.
AC está fora de questão (provavelmente seria a solução mais económica), porque não gostamos do tipo de calor que faz nem do barulho.
Instalar piso radiante ia ser muito caro (3 pisos, mais de 300 m2...), além das obras inerentes que não devem ser propriamente fáceis.
Dado que lá em casa o uso da lareira é apreciado (mesmo com aquecimento central a gás o meu pai faz questão e a verdade é que acaba por ser um ritual de família

, estar a ler e/ou a conversar à beira do lume), pensámos recentemente em espetar lá um recuperador de calor e aproveitar essa energia para o circuito de aquecimento central. Não sei o que é necessário para fazer a conversão ou sequer se será possível ter este sistema "misto" que era o ideal.