Aquecimento eficiente - o que melhor existe? - Página 13
 Rede MPL:
Página 13 de 14 PrimeiraPrimeira ... 3121314 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 361 para 390 de 410
Like Tree8Likes

Título: Aquecimento eficiente - o que melhor existe?

Piloto de Testes Visitante's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

O meu pai acabou de meter em casa um sistema totalmente novo de aquecimento.

Depois de uns 10 anos desde que a casa foi construída com caldeira a gasóleo estava no momento de mudar, o litro de gasoleo para aquecimento já passou o 1€ por litro e torna-se insustentável. No verão apenas para aquecimento de águas de banhos e afins eram mais ou menos 100 litros/mes, às vezes um pouco mais, no inverno o céu é o limite, com uma vivenda de 3 andares, com 4 horas à noite e 1hora de manha, um pouco mais ao fds 350/400 litros de gasoleo era normal.

Agora instalou-se um sistema com painéis solares, cilindro termoacumulador e caldeira a pellets. O investimento foi grande mas já deveria ter sido feito à mais tempo. Foi tudo instalado à três semanas, até agora a caldeira não ligou uma única vez, os painéis, claro que o sol atípico para esta altura ajuda, são mais do que suficientes para as necessidades de aguas quentes, se a caldeira a pellets cumprir com um consumo aproximado de 3,5kg/hora em cruzeiro e já dando o desconto, a poupança é incrível. (meia tonelada de pellets custaram 110 euros)

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Pessoal, existindo já um sistema de aquecimento central a gás natural é possível montar um recuperador de calor numa lareira da casa e alimentar o circuito dos radiadores?

Exige nova caldeira? Ou é possível converter a actual e esta passar a funcionar com os dois tipos de combustível?

Piloto de Testes asjesus's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Neste momento, o aquecimento para um apartamento mais eficiente será porventura um Ar condicionado. Existem neste momento no mercado equipamentos muito eficientes e com um consumo A++.

Piloto de Testes TMoura's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

No meu apartamento tenho aquecimento central com gás natural. E não acho que seja caro. O ano passado em pleno Janeiro, ligava diariamente 4h e mais umas horitas ao fds. Tenho um T2 com 105m2, com excelente exposição solar, nascente poente. A factura mais elevada que tive foi á volta dos 75€, não acho caro para o conforto que oferece. No verão chego a receber dinheiro da EDPgás. Se for fazer as contas, o gasto mensal de gás é bastante baixo. Só uso para banhos e aquecimento central.

Tem de se ter atenção na diferença de preço do gás natural para o outro, o gás natural é muito mais barato.

Esta semana o meu pai pediu um orçamento para aquecimento central com caldeira a lenha, deve ser o recurso mais barato a seguir ao solar neste momento. Já têm um recuperador de calor na sala, mas o aquecimento é insuficiente. Se for para a frente vai montar a máquina na garagem, pois tinha de partir a lareira toda actual para aproveitar a mesma.

Alguém tem este tipo de aquecimento em casa? Está satisfeito com o mesmo?

Cumps

Ton
    Ton está offline
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Pessoal, existindo já um sistema de aquecimento central a gás natural é possível montar um recuperador de calor numa lareira da casa e alimentar o circuito dos radiadores?

Exige nova caldeira? Ou é possível converter a actual e esta passar a funcionar com os dois tipos de combustível?
    Há agora umas bombas de calor de alta temperatura que talvez sejam muito interessantes para utilizar com um sistema de radiadores. (Daikin Portugal - Novidade)

Piloto de Testes FilipeCunha's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2004

Por Defeito

Eu tenho aquecimento solar por termosifão para aguas sanitarias e para já tem dado, com apoio de esquentador a gás.. tenho poupado umas garrafitas.
    Para aquecimento central tenho caldeira a gasoleo... está carote.
    Tenho lareira de sala com sem recuperador, com recuperador acho que a coisa seria outra....

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ton Ver Post
    Há agora umas bombas de calor de alta temperatura que talvez sejam muito interessantes para utilizar com um sistema de radiadores. (Daikin Portugal - Novidade)
    Mas o que é que consome? Sou completamente leigo nisto. Que energia gasta para aquecer a água? Eléctrica?

air
    air está online
    Piloto Veterano air's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Não é a minha especialidade, mas uma coisa é uma caldeira, outra é um recuperador de calor. O que podes fazer é colocar os 2 sistemas ligados ao circuito de água que alimenta os radiadores e usares um como base e o outro como apoio. Por exemplo o recuperador de calor pode ser a base e em caso de falta de potência a caldeira ajuda.

Piloto de Testes HMartinho's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Aqui em casa, os meus pais fizeram um bom investimento: colocaram um recuperador de calor na sala/cozinha, com tubagens para o 1º andar para "passar" o calor para os quartos.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por air Ver Post
    Não é a minha especialidade, mas uma coisa é uma caldeira, outra é um recuperador de calor. O que podes fazer é colocar os 2 sistemas ligados ao circuito de água que alimenta os radiadores e usares um como base e o outro como apoio. Por exemplo o recuperador de calor pode ser a base e em caso de falta de potência a caldeira ajuda.
    A minha questão é se um aquecimento central alimentado por um recuperador de calor utiliza uma caldeira ou não (como aquece a água presente no circuito que liga os radiadores?) e, utilizando, se é possível "transformar" uma que funcione a GN (para que possa funcionar com os 2 tipos de combustível, consoante as necessidades)

v7
    v7 está offline
    Chefe de Equipa v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

A minha questão é se um aquecimento central alimentado por um recuperador de calor utiliza uma caldeira ou não (como aquece a água presente no circuito que liga os radiadores?) e, utilizando, se é possível "transformar" uma que funcione a GN (para que possa funcionar com os 2 tipos de combustível, consoante as necessidades)
    Confesso que não percebi bem a tua questão.

Não sei se ajuda, mas o que se faz habitualmente quando se tem duas formas de aquecimento é montá-las em sequência. Por exemplo se tiveres aquecimento solar e caldeiras para um sistema de aquecimento central e de águas, será normal que a água aquecida nas caldeiras tenha previamente passado pelo circuito do aquecimento solar, o que em principio significará que as caldeiras têm que trabalhar menos e portanto que se gasta menos gás.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TMoura Ver Post
    No meu apartamento tenho aquecimento central com gás natural. E não acho que seja caro. O ano passado em pleno Janeiro, ligava diariamente 4h e mais umas horitas ao fds. Tenho um T2 com 105m2, com excelente exposição solar, nascente poente. A factura mais elevada que tive foi á volta dos 75€, não acho caro para o conforto que oferece. No verão chego a receber dinheiro da EDPgás. Se for fazer as contas, o gasto mensal de gás é bastante baixo. Só uso para banhos e aquecimento central.
    Pela minha experiência é um sistema de aquecimento caro, apesar de ser muito confortável.

Pegando no exemplo da casa de férias dos meus pais, temos facturas que variam de 130 a 170 euros no período Novembro-Março, com uma utilização, em média de 2 fds por mês + o período das férias do natal/ano novo. E isto aquecendo a casa ao final da tarde/noite e ao início da manhã e para temperaturas da ordem dos 20ºC...

Como tal o único contra é mesmo o preço.

E por isso estamos a pensar de há uns tempos para cá em arranjar uma outra solução.

AC está fora de questão (provavelmente seria a solução mais económica), porque não gostamos do tipo de calor que faz nem do barulho.

Instalar piso radiante ia ser muito caro (3 pisos, mais de 300 m2...), além das obras inerentes que não devem ser propriamente fáceis.

Dado que lá em casa o uso da lareira é apreciado (mesmo com aquecimento central a gás o meu pai faz questão e a verdade é que acaba por ser um ritual de família , estar a ler e/ou a conversar à beira do lume), pensámos recentemente em espetar lá um recuperador de calor e aproveitar essa energia para o circuito de aquecimento central. Não sei o que é necessário para fazer a conversão ou sequer se será possível ter este sistema "misto" que era o ideal.

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Pela minha experiência é um sistema de aquecimento caro, apesar de ser muito confortável.

Pegando no exemplo da casa de férias dos meus pais, temos facturas que variam de 130 a 170 euros no período Novembro-Março, com uma utilização, em média de 2 fds por mês + o período das férias do natal/ano novo. E isto aquecendo a casa ao final da tarde/noite e ao início da manhã e para temperaturas da ordem dos 20ºC...

Como tal o único contra é mesmo o preço.

E por isso estamos a pensar de há uns tempos para cá em arranjar uma outra solução.

AC está fora de questão (provavelmente seria a solução mais económica), porque não gostamos do tipo de calor que faz nem do barulho.

Instalar piso radiante ia ser muito caro (3 pisos, mais de 300 m2...), além das obras inerentes que não devem ser propriamente fáceis.

Dado que lá em casa o uso da lareira é apreciado (mesmo com aquecimento central a gás o meu pai faz questão e a verdade é que acaba por ser um ritual de família , estar a ler e/ou a conversar à beira do lume), pensámos recentemente em espetar lá um recuperador de calor e aproveitar essa energia para o circuito de aquecimento central. Não sei o que é necessário para fazer a conversão ou sequer se será possível ter este sistema "misto" que era o ideal.

300m2 é muita área. Mas é gás natural?

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Confesso que não percebi bem a tua questão.

Não sei se ajuda, mas o que se faz habitualmente quando se tem duas formas de aquecimento é montá-las em sequência. Por exemplo se tiveres aquecimento solar e caldeiras para um sistema de aquecimento central e de águas, será normal que a água aquecida nas caldeiras tenha previamente passado pelo circuito do aquecimento solar, o que em principio significará que as caldeiras têm que trabalhar menos e portanto que se gasta menos gás.
    Eu não me devo estar a explicar nada bem

Mas basicamente a minha questão é se é possível ter um sistema de aquecimento central misto, utilizando o GN e utilizando o calor aproveitado num recuperador de calor!

Isto porque há casas que têm aquecimento central utilizando exclusivamente a energia gerada na queima de lenha na lareira...

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

300m2 é muita área. Mas é gás natural?
    Sim, gás natural!

Para banhos/cozinha eu acho que o GN é acessível, agora quando é para aquecimento...não.

E basta ver que é uma segunda casa e os valores da factura são desta ordem!!! Nem imagino se fosse habitação permanente

air
    air está online
    Piloto Veterano air's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Podes colocar uma caldeira a GPL a queimar GN, mas precisas mudar pelo menos injectores (ou seja, mudança permanente). Como já tens a caldeira a GN, coloca um recuperador de calor em série e usa o que te dá mais jeito. Os radiadores querem água quente e caudal, os queimadores apenas aumentam a temperatura X ºC para compensar as perdas nos radiadores. Se o recuperador de calor aquecer X-10, a caldeira entra em funcionamento e aquece os outros 10ºC.

Piloto de Karts Sansoni7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Tem de se ter atenção na diferença de preço do gás natural para o outro, o gás natural é muito mais barato.

Esta semana o meu pai pediu um orçamento para aquecimento central com caldeira a lenha, deve ser o recurso mais barato a seguir ao solar neste momento. Já têm um recuperador de calor na sala, mas o aquecimento é insuficiente. Se for para a frente vai montar a máquina na garagem, pois tinha de partir a lareira toda actual para aproveitar a mesma.

Alguém tem este tipo de aquecimento em casa? Está satisfeito com o mesmo?

Cumps
    O problema é quando, de noite, com as pessoas a dormir, a lenha acaba.

Porque é que ele não opta pelos «pelletes»? A caldeira, segundo creio, «tem um bom stock» para evitar «surpresas»....

Tux
    Tux está offline
    Piloto de Troféu Tux's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

e é mais económico que a lenha.

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

pelletes??????

Piloto de Testes orion's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Eu não me devo estar a explicar nada bem

Mas basicamente a minha questão é se é possível ter um sistema de aquecimento central misto, utilizando o GN e utilizando o calor aproveitado num recuperador de calor!

Isto porque há casas que têm aquecimento central utilizando exclusivamente a energia gerada na queima de lenha na lareira...
    Sim é possível. Mas é necessário adquirir algum equipamento para além do recuperador. E atenção à canalização: se for em pex a temperatura da água não deve ultrapassar 90ºC.

SitioDasLareiras.com - Recuperadores a agua

Piloto de Rallye AMGfan's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Tux Ver Post
    Isso dos pellets encontra-se já bem distribuído nos hipermercados? Tinha ideia que não...

Tux
    Tux está offline
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
    Isso dos pellets encontra-se já bem distribuído nos hipermercados? Tinha ideia que não...

Ja se encontra de vários tamanhos, e feitios ;)
    e o melhor é que é ecológico e barato.
    AMGfan gosta disto.

Ton
    Ton está offline
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Mas o que é que consome? Sou completamente leigo nisto. Que energia gasta para aquecer a água? Eléctrica?
    Energia eléctrica. Sai muito económico mesmo.

Piloto de Testes Visitante's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
    O problema é quando, de noite, com as pessoas a dormir, a lenha acaba.

Porque é que ele não opta pelos «pelletes»? A caldeira, segundo creio, «tem um bom stock» para evitar «surpresas»....
    Citação Originalmente Colocado por Tux Ver Post
    pelletes??????

Em casa dos meus pais já bomba uma caldeira a pellets e confirma-se que é excelente. Tirando o incoveniente do investimento incial é 5*.

Tux
    Tux está offline
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

ca esta o esquema da caldeira:

Tux
    Tux está offline
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

explicação em inglish:
    Wood pellet appliances use an automated auger system with a controlled fuel/air mixture to ensure efficient operation.

Wood pellets are manufactured from the waste of lumbermill operations and give a very clean burn at considerable savings.

• Wood pellets are placed into a hopper (1)
    • An electric auger (3) feeds the pellets into a burn grate (7) at a rate determined by the temperature control
    • An automatic igniter (5) starts the fire (optional on some units)
    • Fire heats the air in heat exchange tubes (6) and a convection fan (2) blows this heated, uncontaminated air into the room where a stove is situated
    • There is an ash pan (4) below the burn grate into which the residue falls. Typically, a stove only needs to be filled once a day and the ash pan needs to be emptied only once or twice a year.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Eu tenho num apartamento recente com uns 130m2 aquecimento a gas natural, e ate ver, não ha nada que possa trocar que seja rentabilizavel em menos que 1.000.000 de anos

Estes graficos são relativos aos consumos.. O da esquerda é o consumo aculumado ao longo do ano, e convertido para o que teria de pagar mensalmente no modelo 'conta certa', em €

O da direita é o consumo de gás diario, também em €.

Instalei um destes termostatos, e até ver, não tenho razão de queixa.. Programo com a temperatura que quero a uma determinada hora, e ele decide qto tempo antes tem de ligar o aquecimento para que, pex as 8 da manha, estejam 21ºC

Estes consumos sao com a programaçao a manter a casa a 21º das 8 - 9h30 da manha, e das 19.30 as 0h. Fora destes intervalos baixa para 16º.

Va... se fizesse um upgrade, seria para por um destes termostatos:

www.nest.com

Última edição por mariorenato : 07-11-11 às 00:32:20

Piloto de Troféu TommyPT's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Desde que vim morar para Lisboa que mal se começaram as obras na casa decidimos abolir tudo o que são aquecimentos centrais e aquecedores e afins.
    O melhor sistema é mesmo:

-Quadro trifásico
    -Contador Bi-Horario
    -2 Motores de AC que alimentam 5 splitters (3 quartos+sala+escritório)
    -Janelas com vidros duplos e caixa de ar de 5mm
    -Estores de alumínio

A conta mais alta que tivemos até hoje foi de 170€, e foi no verão de há 2 ou 3 anos em que era simplesmente impossível desligar o AC, estiveram o mês todo a trabalhar praticamente 24 sobre 24h.
    A minha roupa da cama é igual de verão e de inverno, um edredon e um lençol.
    Quer seja de inverno, quer seja de verão ando de boxers em casa o ano todo.

Portanto o AC tem várias vantagens:

-Investimento baixo inicial
    -Serve para o verão e para o inverno
    -Manutenção é quase inexistente (limpar filtros)
    -Consome relativamente pouco
    -Retira cheiros que possam estar na atmosfera
    -Serve de desumidificador evitando quaisquer humidades
    AMGfan e asjesus gostam disto.

Piloto de Testes orion's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

O gás natural era bom, mas a partir do momento que pagarem 23% de iva como todos os que não temos acesso a ele vão ver quanto custa...
    Eu tenho propano e em mês de pico (Jan ou Dez) chego a pagar 360 €. Isto com caldeira de condensação, porque com a anterior era mais.

Piloto de Testes oruisilva's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

AC Panasonic Etherea? Algum feedback?

Página 13 de 14 PrimeiraPrimeira ... 3121314 ÚltimaÚltima