Uma médica veterinária, portuguesa, no desemprego... :(
 Rede MPL:
Página 1 de 4 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 108

Título: Uma médica veterinária, portuguesa, no desemprego... :(

Piloto Lendário PeLeve's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Do lado contrário de todo e qualquer aprendiz de Maquiavel, ou do próprio, que muitos há por aí!

Por Defeito Uma médica veterinária, portuguesa, no desemprego... :(

Na RTP passou há pouco uma reportagem em que, entre outros aspectos, se falava que o desemprego reduziu-se nesta quadra... Fraca imagem num pouco pitoresco quadro nacional em que esta redução é, acima de tudo, tão temporária quanto volátil é este período!...

E, entre outros, surgiu uma menina (sim, que era muito jovem) recém formada em medicina veterinária ... desempregada e a embrulhar prendas, como profissão...

Não é, convenhamos, desonroso uma médica ter de embrulhar prendas. O trabalho nada tem de desonroso. Desonroso é um país que importa mão de obra especializada e tem os seus a passar por situações destas...

Que raio de país é este?... Que futuro será o nosso?...

bg2
    bg2 está offline
    Piloto de Rallye bg2's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

qual futuro?

Data de Registo
    Jan 2003
    Do lado contrário de todo e qualquer aprendiz de Maquiavel, ou do próprio, que muitos há por aí!

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
    qual futuro?

Eu não vejo em exemplos destes motivo para, sequer, sorrir neste tipo de situações...

Piloto de Troféu Flyingsauce's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
    Na RTP passou há pouco uma reportagem em que, entre outros aspectos, se falava que o desemprego reduziu-se nesta quadra... Fraca imagem num pouco pitoresco quadro nacional em que esta redução é, acima de tudo, tão temporária quanto volátil é este período!...

E, entre outros, surgiu uma menina (sim, que era muito jovem) recém formada em medicina veterinária ... desempregada e a embrulhar prendas, como profissão...

Não é, convenhamos, desonroso uma médica ter de embrulhar prendas. O trabalho nada tem de desonroso. Desonroso é um país que importa mão de obra especializada e tem os seus a passar por situações destas...

Sábias palavras, ainda que por um tema que tem tanto de triste como de grave.

Em breve devem surgir por aqui os profetas de que há muito emprego e que as pessoas é que não querem trabalhar. Quanto a isso prefiro não me expressar pois respeito todas as opiniões.

No entanto, e pegando no caso focado pelo Pé Leve, existem muitas pessoas (jovens e menos jovens) com muitas qualificações e/ou experiência, que, pelas mais variadas razões, se sujeitam a empregos variados que, infelizmente, têm como denominador comum salários muito baixos, daqueles que mal servem para sobreviver (ainda que com a ajuda de terceiros), quanto mais viver ou poder aspirar a coisas básicas.

Perante isto, o futuro (ou o que se lhe queira chamar) é demasiado sombrio para muitos daqueles que estão empregados de forma precária ou procuram emprego (como eu). A humilhação começa nas entrevistas e estende-se ao trabalho e condições proporcionadas. Com tudo isto, caminhamos para uma "brasileirização" do nosso tecido social, com o que de perigoso daí pode advir, nomeadamente no que toca a tensões sociais, que é coisa que este país ainda não viu verdadeiramente.

Neste momento, e quiçá pela primeira vez na nossa história recente (século XX, XXI), as gerações mais recentes terão menos probabilidades de ter um nível de vida equivalente ou melhor do que as suas gerações precedentes, dada a escassez de emprego ou a forma precária como o mesmo é preconizado pela nossa sociedade actual.

Exemplos como o dessa veterinária abundam nas mais variadas formações e idades. É triste ver este presente e ainda o é mais quando se olha para o futuro que de luminoso pouco parece ter.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

O problema é uma "corrente filosofica" enganosa defendida por muitos que acham que tudo o que se faz cá é mau e tudo o que vem de fora é que é bom...apartir deste pensamento estamos a desacreditar-nos a nós proprios e autodestruir-nos.

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

É de aplaudir a atitude dessa jovem.

Não é vergonha e sempre é melhor do que ficar em casa a viver do RSI.

Não creio que importemos veterinários mas mesmo que importemos estamos na UE para o bem e para o mal.

Não concordo com esse pensamento de que os outros vêm para aqui "roubar" os nossos empregos, não te esqueças que existem muitos portugueses no estrangeiro a trabalhar. Entrar nesse tipo de atitudes/pensamentos poderá conduzir-nos à xenófobia.

Existem oportunidades de trabalho no estrangeiro, cada vez menos eu sei, mas existem e se cá não há trabalho é ir à procuro noutros lugares.

O futuro é incerto e temos que trabalhar e fazer sempre o melhor que podemos.
    Eu pessoalmente acredito que um bom profissional consegue sempre arranjar trabalho.

Piloto de Troféu nunomplopes's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2007
    Eu não sou do tamanho da minha altura, sou do tamanho daquilo que vejo. Benedita/Alcobaça/Leiria.

Por Defeito

PeLeve consegues colocar a dita reportagem?

Data de Registo
    Jan 2003

Piloto de Troféu smi1e's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Quando houver coragem para fechar faculdades em excesso, apostar seriamente em vias profissionalizantes e fazer ver aos jovens que devem optar por profissões com saída, talvez apareça uma luz ao fundo do túnel.

Muito gostam os nosso primeiros ministros de anunciar todos os anos que as vagas para o ensino superior aumentaram.

Piloto de Testes SavageXp's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

O nosso país é o mais injusto e cheio de desigualdade, ora bolas!

LIC
    LIC está online
    Piloto de Rallye LIC's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
    Sábias palavras, ainda que por um tema que tem tanto de triste como de grave.
    Em breve devem surgir por aqui os profetas de que há muito emprego e que as pessoas é que não querem trabalhar. Quanto a isso prefiro não me expressar pois respeito todas as opiniões.
    Isso não deve acontecer. Porque andou aqui um tópico para trabalho no MARL e não se viu ninguém a procurar essa ajuda. Só ao fim d eum mês apareceu um interessado, UM. Viu-se sim trabalhadores dizerem que não podiam por já estarem carregados.
    Eu encontro-me também nessa situação de recém licenciado à procura (por agora) de um part-time para pagar o mestrado. Tenho procurado, não tanto como devia é certo além de que se uma pessoa procurar da forma errada não encontra. Falo por experiência própria. Ainda não encontrei porque ou procuram pessoas do sexo feminino, ou procuro da forma errada
    Espero que não tenha sido muito off tópic, mas também se encoadra.

Piloto de Testes bimmer318tds's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

O exemplo dessa jovem é apenas um num mar de licenciados e outros até com estudos pós licenciatura em situação de desempgrego. Choca-me? Sim, claro, e não é fácil ver situações dessas... Como também me chocam as pseudo-ofertas de trabalho que podem surgir, para postos com qualificações superiores, por uns enormes 600 eur. Dizem que é a crise... Uns falam dela, outros aproveitam-se dela...

É quese como o outro da SIC: "eu quero voltar para a ilha!"

Piloto de Testes Braga68's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LIC Ver Post
    Isso não deve acontecer. Porque andou aqui um tópico para trabalho no MARL e não se viu ninguém a procurar essa ajuda. Só ao fim d eum mês apareceu um interessado, UM. Viu-se sim trabalhadores dizerem que não podiam por já estarem carregados.
    Eu encontro-me também nessa situação de recém licenciado à procura (por agora) de um part-time para pagar o mestrado. Tenho procurado, não tanto como devia é certo além de que se uma pessoa procurar da forma errada não encontra. Falo por experiência própria. Ainda não encontrei porque ou procuram pessoas do sexo feminino, ou procuro da forma errada
    Espero que não tenha sido muito off tópic, mas também se encoadra.
    És licenciado em quê mesmo?

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
    Quando houver coragem para fechar faculdades em excesso, apostar seriamente em vias profissionalizantes e fazer ver aos jovens que devem optar por profissões com saída, talvez apareça uma luz ao fundo do túnel.

Muito gostam os nosso primeiros ministros de anunciar todos os anos que as vagas para o ensino superior aumentaram.
    Medicina veterinária é só um dos exemplos em que o mercado de trabalho está saturado.

Outro por exemplo é a minha área, Medicina dentária, que se encontra mais que saturado, no entanto as faculdades continuam a "fabricar" a todo o gás.

É apenas natural que haja desemprego e situações como esta...em que a opção emigrar (que foi o que fiz) é a única forma de se poder trabalhar à vontade na área.

Piloto de Troféu Flyingsauce's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
    O exemplo dessa jovem é apenas um num mar de licenciados e outros até com estudos pós licenciatura em situação de desempgrego. Choca-me? Sim, claro, e não é fácil ver situações dessas... Como também me chocam as pseudo-ofertas de trabalho que podem surgir, para postos com qualificações superiores, por uns enormes 600 eur. Dizem que é a crise... Uns falam dela, outros aproveitam-se dela...

É quese como o outro da SIC: "eu quero voltar para a ilha!"
    Pois, as "pseudo-ofertas" de emprego. As "famosas" que contam com condições tão mirabolantes que quase não permitem sobreviver a não ser com ajuda, com tudo o que isso de mau tem em termos financeiros e psicológicos.

Ainda esta semana falei com uma pessoa que hoje em dia tem um cargo bastante interessante numa empresa, tendo ele excelentes condições de remuneração e não só. Nessa mesma empresa abriram algumas vagas e para as quais o ordenado é de 500 euros, dando essa pessoa, em jeito de justificação do baixo salário oferecido, que ele, quando começou a trabalhar, ganhava 200 euros. Esqueceu-se foi de referir que era num part-time, num call-center, há dez anos atrás. O ordenado que a pessoa que vai trabalhar com ele aufere, dá para pagar pouco mais... de um terço da sua (da pessoa com quem falei) renda de casa.

E assim vamos andando, com pessoas e empresas destas. Perante isto há que manter o espírito positivo mas há dias em que é menos fácil. Dito isto, deixei lá o meu cv pois não estamos em tempos de esquisitices e ficar parado é que não!

Piloto de Testes Lourenco's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

então, mas segundo a rapariga, se ainda nao acabou o curso, é normal que ainda não esteja a trabalhar na área, ela referiu que acaba o curso em Janeiro...

Piloto de Troféu smi1e's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Medicina veterinária é só um dos exemplos em que o mercado de trabalho está saturado.

Outro por exemplo é a minha área, Medicina dentária, que se encontra mais que saturado, no entanto as faculdades continuam a "fabricar" a todo o gás.

É apenas natural que haja desemprego e situações como esta...em que a opção emigrar (que foi o que fiz) é a única forma de se poder trabalhar à vontade na área.
    Então deves saber que na tua área quem vingou em tempos hoje em dia vê-se aflito porque a concorrência feroz e selvática não deixa margem de manobra.

E anda toda a gente contente porque as consultas estão a baixar, no entanto os custos aumentam de ano para ano. Sou só eu ou mais alguém não acha que esta direcção vai levar a uma fraca qualidade da medicina dentária no nosso país???

Obviamente que este é apenas um caso, mas extrapolável para outros. Como é que trabalhando por amor a camisola se vai ter gente motivada???

A concorrência é boa, mas o excesso é mau como em tudo.

Piloto de Testes LCTN's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
    Pois, as "pseudo-ofertas" de emprego. As "famosas" que contam com condições tão mirabolantes que quase não permitem sobreviver a não ser com ajuda, com tudo o que isso de mau tem em termos financeiros e psicológicos.

Ainda esta semana falei com uma pessoa que hoje em dia tem um cargo bastante interessante numa empresa, tendo ele excelentes condições de remuneração e não só. Nessa mesma empresa abriram algumas vagas e para as quais o ordenado é de 500 euros, dando essa pessoa, em jeito de justificação do baixo salário oferecido, que ele, quando começou a trabalhar, ganhava 200 euros. Esqueceu-se foi de referir que era num part-time, num call-center, há dez anos atrás. O ordenado que a pessoa que vai trabalhar com ele aufere, dá para pagar pouco mais... de um terço da sua (da pessoa com quem falei) renda de casa.

E assim vamos andando, com pessoas e empresas destas. Perante isto há que manter o espírito positivo mas há dias em que é menos fácil. Dito isto, deixei lá o meu cv pois não estamos em tempos de esquisitices e ficar parado é que não!
    @bold

Isso é bem verdade. A procura de trabalho é muito desanimadora, porque a maioria não responde e os que respondem e pedem uma entrevista dizem "pra semana ligamos a informar o resultado", passa um mês e nada.... nem sim nem não.

No outro dia fui a uma entrevista em grupo que após 1h30m de "tanga" lá o sr. disse que para entrar para a empresa é preciso pagar uns quantos milhares de euros e tal. Primeiro a "lavagem cerebral" depois a "bomba". Obviamente que no anúncio não referia nada disso, anda meio mundo a enganar o outro meio.

Cumps

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post

Direito outra, há muitas áreas é aos anos.

Tinha ficado com a sensação que a rapariga estava em final de curso, tanto que disse que o fim deste part-time coincidia com a altura de fim de estágio e início de procura de trabalho ou algo parecido.

Tirando isso uma ex-namorada também chegou a fazer estes trabalhos ainda andava no Secundário, ou seja, pelo menos há 8 anos...

Este tipo de trabalho de época ou sazonais é muito normal serem ocupados por jovens estudantes, de secundário ou universitários, a fazer um pé de meia ou para estourar nas férias ou passagem de ano.

bg2
    bg2 está offline
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Eu não vejo em exemplos destes motivo para, sequer, sorrir neste tipo de situações...

não acredito que tu não tenhas percebido a ironia
    e era em relação ao futuro, não ao caso

o caso é infelizmente comum em qualquer país com desemprego a mais de 10%, sendo este muitissímo maior nos recém licenciados.

mas, nem acho que portugal importe muita mão de obra qualificada.

mais importante é que continue exportar mão de obra qualificada.

cumprimentos

bg2
    bg2 está offline
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

quanto á questão das faculdades andarem a produzir pessoas para sectores saturados, essa é outra questão.

reflexo das faculdades viradas para si mesmo e, também, da liberdade de cada um escolher o que quer estudar (que eu defendo)

cumprimentos

Piloto de Troféu nunomplopes's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2007
    Eu não sou do tamanho da minha altura, sou do tamanho daquilo que vejo. Benedita/Alcobaça/Leiria.

Por Defeito

Psicologia é uma área sobrecarregada também, tenho pretenções futuras nesta área mas não para exercer, por motivos pessoais apenas.

Tenho andado explorar formas de fazer voluntariado e dedicar-me a outras causas.

Em conversa com um psicólogo clinico, meu conhecido, me diz que muitos recém licenciados nesta área, se dedicam ao voluntariado, não pondo em causa pretensões suas sobre isto, mas também o fazem como uma porta de saida ao desemprego e entrada ao mercado de trabalho.

Pode ser, no meu ponto de vista até positivo, de forma a evoluirem, ter prática e conhecimento de campo.

Chefe de Equipa TURBO's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

, por mera curiosidade esta semana que passou um título de jornal verificava num artigo que os cursos superiores com maior procura era exactamente aqueles que forneciam maior taxa de desemprego aos formandos nas respectivas àreas.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Também vi a entrevista. Mas há uma coisa que não está correcta, pois a menina referiu que só acaba o curso para Janeiro e que aí sim, o mais certo seria ir para o desemprego. Eu também não percebo o que passa pela cabeça das pessoas quando se metem em cursos que já todos sabemos não têm saída, mas prontos, hoje em dia para que todos têm um curso. Agora vou-me preocupar é em acabar o meu, porque trabalho penso que não irá faltar.

Piloto Lendário gtabarth's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Quais restariam abertas?

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
    Também vi a entrevista. Mas há uma coisa que não está correcta, pois a menina referiu que só acaba o curso para Janeiro e que aí sim, o mais certo seria ir para o desemprego. Eu também não percebo o que passa pela cabeça das pessoas quando se metem em cursos que já todos sabemos não têm saída, mas prontos, hoje em dia para que todos têm um curso. Agora vou-me preocupar é em acabar o meu, porque trabalho penso que não irá faltar.
    Bem, na peça é referido que ela é, , licenciada em Medicina Veterinária. O que acontece é que aproveitou ter finalizado o curso para fazer algum dinheiro nesta quadra em em Janeiro, então, incluir-se no mercado de trabalho... como desempregada, este, com efeito, o problema central!

Piloto de Testes Lourenco's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

ela ainda nao está licenciada, ate refere que este emprego tem o "timing perfeito" pois em janeiro fica no desemprego de med. veterinaria logo acaba o curso e acaba também o contrato de embrulhar as prendas.

Piloto de Testes Wolfman's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Lourenco Ver Post
    então, mas segundo a rapariga, se ainda nao acabou o curso, é normal que ainda não esteja a trabalhar na área, ela referiu que acaba o curso em Janeiro...
    Lool, nem mais.

Uma amiga, que se encontra a estudar medicina, está a trabalhar "comigo", e no entanto não lhe cai nada, por ter um emprego dito normal, até que acabe o curso...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Este já é um problema de há longa data.

Passa-se o mesmo com licenciados em Direito, etc....

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Lourenco Ver Post
    ela ainda nao está licenciada, ate refere que este emprego tem o "timing perfeito" pois em janeiro fica no desemprego de med. veterinaria logo acaba o curso e acaba também o contrato de embrulhar as prendas.
    Não foi isso que percebi da reportagem, aliás como se refere a partir do 26":

Economia - No Natal o trabalho duplica nas lojas com mais clientes e mais vendas o que significa também mais embrulhos - RTP Noticias, Vídeo

Mas o importante nem é isso, mas o facto de haverem licenciados, ou em vias disso, no desemprego em Portugal!

Página 1 de 4 12 ... ÚltimaÚltima