Água em casa com pouca pressão - dúvida
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 19 de 19

Título: Água em casa com pouca pressão - dúvida

Piloto de Testes sgarcsa's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito Água em casa com pouca pressão - dúvida

Caros forunistas,mais uma vez venho pedir-vos a vossa ajuda.

Adquiri uma casa nova, e há cerca de 3 dias os senhores da Penafiel Verde(responsável pela Água na zona) forma a casa ligar a água.

Quando chegamos lá vimos que não tinhamos água e ligamos-lhes.Tinham-se enganado na casa e tinham ligado a do vizinho.

Combinamos com eles no dia a seguir e só apareceram à noite.Ligaram os tubos e disseram que estava tudo da parte deles.Mas,tinhamos que arranjar um manómetro e regulador de pressão pois esta poderia ser muito elevada.

No dia a seguir, e após ter sido montado um sistema de rega, verificou-se que este não funcionava na plenitude. Foi contactado um picheleiro que nos disse que o problema era de termos pouca pressão de água.

Contactàmos a Penafielverde que após se terem inicialmente recusado a ir ao local,acederam ao nosso pedido e apenas verificaram a pressão da água (aproximadamente 3 Kg(?)) e disseram que o limite mínimo estipulado por Lei seria 1,5 kg, e que não iriam fazer mais nada.

Então se nós precisamos de mais pressão, não deveria ser a empresa responsável por nos fornecer a água que nos resolvesse o assunto ?

Sabemos que a pressão na zona da nossa casa é cerca de 6-8 kg,mas em nossa casa é de somente de 3.E precisamos de 6 kg para o sistema de rega funcionar bem.

Quem é que nos deve resolver a situação ?

Obrigado desde já.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
    Caros forunistas,mais uma vez venho pedir-vos a vossa ajuda.

Adquiri uma casa nova, e há cerca de 3 dias os senhores da Penafiel Verde(responsável pela Água na zona) forma a casa ligar a água.

Quando chegamos lá vimos que não tinhamos água e ligamos-lhes.Tinham-se enganado na casa e tinham ligado a do vizinho.

Combinamos com eles no dia a seguir e só apareceram à noite.Ligaram os tubos e disseram que estava tudo da parte deles.Mas,tinhamos que arranjar um manómetro e regulador de pressão pois esta poderia ser muito elevada.

No dia a seguir, e após ter sido montado um sistema de rega, verificou-se que este não funcionava na plenitude. Foi contactado um picheleiro que nos disse que o problema era de termos pouca pressão de água.

Contactàmos a Penafielverde que após se terem inicialmente recusado a ir ao local,acederam ao nosso pedido e apenas verificaram a pressão da água (aproximadamente 3 Kg(?)) e disseram que o limite mínimo estipulado por Lei seria 1,5 kg, e que não iriam fazer mais nada.

Então se nós precisamos de mais pressão, não deveria ser a empresa responsável por nos fornecer a água que nos resolvesse o assunto ?

Sabemos que a pressão na zona da nossa casa é cerca de 6-8 kg,mas em nossa casa é de somente de 3.E precisamos de 6 kg para o sistema de rega funcionar bem.

Quem é que nos deve resolver a situação ?

Obrigado desde já.

Viva!

A pressão do sistema de abastecimento é regulada e há um valor máximo e mínimo (não te consigo confirmar que não tenho aqui o regulamento, mas amanhã digo-te).

Encontrando-se a pressão á entrada de casa dentro do valor legislado, quem distribui a água não tem qualquer obrigação em te fornecer mais ou menos.

Se realmente precisares de mais pressão tens que ser tu a resolver esse problema.

Piloto de Troféu mmao's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

se o problema for do contador para casa, opta por meter uma bomba de balão para teres mais pressão, se tiveres hipotese.
    como a casa é nova, verifica os filtros, pode ser que estejam entupidos

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Se tiver que ser eu a resolver a situação como poderei fazer sem ter que usar um bomba ou algo do género ,que pelo que sei não é muito barato..

Não poderiam eles resolver a situação,mesmo eu pagando ?

Se em relação à electricidade, quando queremos mais potência podemos pedir e pagar,em relação à agua não deveria ser igual ?

Obrigado pelas respostas.

Piloto de Testes bimmer318tds's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

Por causa de uma bricadeira dessas de 6kg uns vizinhos meus tiveram inundações em casa porque a pressão da água da câmara lhes rebentou as canalizações.

Ou seja, o prestador do serviço rege-se por aquilo que lhe é imposto em termos legais (desconheço o valor da pressão mínima). Alguém pode precisar de 6kg, mas isso não tem que ser geral. Aqui por casa a pressão anda entre os 2 e os 4 kg. Acredito que quando houve esse tal problema deveria ter iso aos 6 ou mais. Se eles colocassem 6 kg por defeito, haveria de ser bonito... As casas antigas iriam parecer chafarizes...

Solução: instalar motor de balão.

Quanto à última dúvida, as instalações de água funcionam em série, não sendo possível (acho eu), definir pressões individualizadas. Na electricidade é diferente.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
    Se tiver que ser eu a resolver a situação como poderei fazer sem ter que usar um bomba ou algo do género ,que pelo que sei não é muito barato..

Não poderiam eles resolver a situação,mesmo eu pagando ?

Se em relação à electricidade, quando queremos mais potência podemos pedir e pagar,em relação à agua não deveria ser igual ?

Obrigado pelas respostas.
    Não tens solução para a coisa.

Verifica bem a pressão à entrada de casa e se não tens nenhuma válvula que possa estar a limitar caudal/pressão.

A bomba amanhã/sexta-feira posso-te dar uma ideia dos preços, é uma questão de falar com um dos fornecedores.

Eles não podem fazer nada. O abastecimento de água é feito, geralmente, de forma gravítica. Deve existir um depósito de água que serve a tua casa. Esse depósito tem determinada altura, é a diferença entre a altura do depósito e a tua casa que vai determinar a pressão existente na rede, portanto a única solução é subir o depósito o que não vai acontecer.

Podes-te também informar se está prevista alguma ampliação da rede e a criação de um novo depósito na tua zona que possa garantir mais pressão.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

A pressao como ja se disse tem que ser medida no contador, daí para dentro e por conta do utiilizador e pode ser mtas coisas.

Que tipo de canalização é? se for pex pode algum tubo tar estrangulado ou mail calibrado para haver agua com pressao suficiente.

Pode ser os filtros das torneiras de segurança. Convem medir todos os locais e ver se a falta de pressoa é sempre em todo o lado, se nos vizinhos é igual, e se é a qualquer hora do dia.
    Há zonas que no verao ao fds ao fim da tarde a agua tem menos pressao, pois é a hora que se gasta mais agua.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
    Por causa de uma bricadeira dessas de 6kg uns vizinhos meus tiveram inundações em casa porque a pressão da água da câmara lhes rebentou as canalizações.

Ou seja, o prestador do serviço rege-se por aquilo que lhe é imposto em termos legais (desconheço o valor da pressão mínima). Alguém pode precisar de 6kg, mas isso não tem que ser geral. Aqui por casa a pressão anda entre os 2 e os 4 kg. Acredito que quando houve esse tal problema deveria ter iso aos 6 ou mais. Se eles colocassem 6 kg por defeito, haveria de ser bonito... As casas antigas iriam parecer chafarizes...

Solução: instalar motor de balão.

Quanto à última dúvida, as instalações de água funcionam em série, não sendo possível (acho eu), definir pressões individualizadas. Na electricidade é diferente.

Espero não estar a dizer nenhuma burrada, mas pelo que li daqui, a pressão de teste do sistema de água dentro de casa deve ser o dobro da pressão registada à entrada e deve ser no mínimo de 6kg, ou seja, os 6 kg já são considerada pressão de teste pelo que não devem existir muitas zonas com pressões dessas, dai as fugas aos 6 kg!

Piloto de Testes bimmer318tds's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
    Espero não estar a dizer nenhuma burrada, mas pelo que li daqui, a pressão de teste do sistema de água dentro de casa deve ser o dobro da pressão registada à entrada e deve ser no mínimo de 6kg, ou seja, os 6 kg já são considerada pressão de teste pelo que não devem existir muitas zonas com pressões dessas, dai as fugas aos 6 kg!
    Acredito... Eu disse 6 kg mas não medi nessa altura... Certo é que dois vizinhos tiveram água a cair-lhes na testa enquanto dormiam...

Se alguém precisa de pressão superior à da normalmente fornecida pela rede, o melhor é instalar um motor de balão...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Já agora e a titulo de curiosidade, a EPAL fornece água a 0,3Mpa (3kg) pelo que é mais que suficiente para as utilizações normais.

Precisas mesmo de 6kg para a rega? É jardim normal ou tens alguma cultura que necessites de um pivot?

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
    Já agora e a titulo de curiosidade, a EPAL fornece água a 0,3Mpa (3kg) pelo que é mais que suficiente para as utilizações normais.

Precisas mesmo de 6kg para a rega? É jardim normal ou tens alguma cultura que necessites de um pivot?

Segundo o jardineiro que instalou o sistema de rega, com 4 kg o sistema já funciona.

Já foi verifcado a tubagem e está tudo normal.

Tenho que ver quanto fica a Bomba..

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

sgarcsa,

Tens alguma necessidade de água especifica? Quantas pessoas moram ctg? O jardim é muito grande? Regas todos os dias??

Eu amanha digo-te um preço de uma bomba para teres ideia dos valores.

Piloto de Provas de Perícia freddie's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

6kg para o sistema de rega funcionar? Tens a certeza disso? Isso é muito e no futuro até pode dar chatices.

A pressão de serviço nas tubagens é de aproxidamente 2kg. São ensaiadas a 9 / 10 para ver de fugas. É capaz é de ser um problema na instalação. Verifica as válvulas, se tá tudo bem aberto.

Também podes reduzir a secção da tubagem de adução ao sistema de rega. < diâmetro + pressão...

Piloto de Troféu LelodasTshirts's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Tenho o mesmo problema na minha casa.

Resolvi com uma bomba de balão com pressoestato regulável e instalei 2 depósitos de 300 litros para garantir o caudal para a rega.
    Tive que dividir o jardim em zonas para permitir que o depósito volte a encher antes de regar a zona seguinte.
    A rega é temporizada e tenho protecção na bomba para evitar que funcione com falta de água. Á prova de bala, portanto...

Gastei uns 500€ mas a mão de obra foi minha...

Os depósitos têm também um sistema para aproveitamento de pluviais pelas caleiras do telhado (125m2).
    Quando não chove enchem com água da rede (tem uma boia para fechar quando estão cheios)
    Última edição por LelodasTshirts : 20-08-09 às 10:24:53

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

essas bombas de balão implicam o armazenamento de água num reservatório. tratando-se de água potável, estagna-la sem condições de monitorização / desinfecção é critico.

há sempre a possibilidade de colocação de um grupo electro-bomba à saída do contador adequado ao caudal e pressão máxima admissivel no sistema instalado na casa.
    desvantagens - custo inicial e custos de operacionalidade

A empresa que fornece o serviço de abastecimento de água deveria cumprir o que está estipulado no que respeita a pressão e caudal minimo. Em todo o caso não tenho agora o regulamento para verificar os valores.

assim sendo,

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

O Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais poderá ser consultado aqui:

http://www.estg.ipleiria.pt/files/35...e423a25c86.pdf

.
    Última edição por amorimarc : 20-08-09 às 10:57:50

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

por forma a facilitar a consulta do regulamento deixo a conversão de unidades.
    quando se fala em Kg de pressão não é mais que Kg/cm2

assim sendo:

1Kg/cm2 = 1atm = 0.981bar = 10.33mca = 98.1KPa
    Última edição por amorimarc : 20-08-09 às 12:56:43

Banido super's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

Se a pressão dentro de casa for adequada, o único problema que tens é na rega.
    Um sistema de rega só é feito quando se sabe uma estimativa da pressão existente no local.
    Quando a pressão é baixa a solução passa for aplicação de uma bomba ou um sistema de rega por sectores, como o sistema já se encontra executado a solução mais viável neste momento é aplicação da bomba.
    Cumps

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Bem,como já vi que a´única hipotese viável seria uma bomba,falamos com o jardineiro e ele teve que montar um novo sistema de rega com espresssores (?) mais pequenos e que não ligam ao mesmo tempo..

Segundo ele assim já dá para remediar a situação..

Também me disseram que em situações idênticas com empreiteiros ou algo do género a EMpresa da água resolve este problema facilmente..

Entretanto já contactei um picheleiro para colocar um regulador de pressão.

Obrigado a todos.