Termo Acumuladores vs caldeira a gasóleo
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 11 de 11

Título: Termo Acumuladores vs caldeira a gasóleo

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito Termo Acumuladores vs caldeira a gasóleo

Olá a todos.
    Sempre tive caldeira a gás natural para aquecimento + AQS. Na nova moradia, tenho uma caldeira a gasóleo e um Termo Acumulador (cilindro). Como até Novembro só vou necessitar de aquecer as aguas sanitárias, na vossa opinião seria mais económico usar o termoacumulador ou a caldeira? No caso do termoacumulador devo deixar sempre ligado à corrente? devo usar um relógio para liga-lo entre X horas? Basicamente queria ter água quente entre as 7 e 10 da manhã (duche) e provavelmente à noite (lavar a louça etc). No caso da caldeira, devo deixa-la sempre ligada? ou liga-la uns 10 minutos antes do duche? Aquilo faz-me uma confusão quanto está a funcionar, parece um crematório e com o preço do gasóleo
    o cilindro parece antigo, não tem botões nem indicadores, só mesmo a ficha para ligar à corrente. Somos apenas dois aqui em casa mais uma criança de 2 anos.
    Obrigado...

Piloto de Testes Cheires's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2005
    Eles andem aí... Be afraid, be very afraid

Por Defeito

Ora bem, o termoacumulador tem que estar sempre ligado à corrente para ter água quente. ou seja, tens o depósito onde está a água, e ela tem que estar sempre quente quando precisares, com todos os custos a isso associados. A não ser que ligues o termoacumulador uns minutos antes de necessitares de água quente.
    A caldeira a gasóleo funciona como um esquentador normal, ou se quiseres, como a caldeira a gáz natural que referiste que tinhas. Só liga quando tu abres a torneira de água quente, ou quando ligas o aquecimento central (e neste caso tem termoestato).
    penso que a solução mais poupada será a caldeia a gasóleo, relembrando que o preço do gasóleo para aquecimento é o mesmo do gasóleo agrícola (penso não estar a dizer nenhuma barbaridade).
    Mediante isto, tu é quem tem que perceber qual é a melhor forma de poupança.

Piloto de Troféu XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.

Por Defeito

O termoacumulador não tem que estar sempre ligado, eu tenho um relógio programável na tomada para ele só ligar nas horas de tarifa mais baixa, mas tenho tarifa bi-horária.

A caldeira a gasóleo acho que vai ligando de vez em quando só para estar quente, mas não tenho a certeza.

A caldeira a gasóleo faz barulho, o termoacumulador é silencioso.

Com o termoacumulador a água quente pode acabar, com a caldeira a gasóleo não.

Com o termoacumulador a água sai logo quente, na caldeira demora sempre algum tempo.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Só uma pequena dica, ainda há pouco estive a fazer contas para instalação de um conjunto de AQS+ apoio a pellets e o payback daquilo em relação a uma caldeira a gasóleo era relativamente rápido!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Pois, das várias vezes que liguei a caldeira ela continuava a trabalhar (períodos) depois de fechar as "torneiras". Parece que fica a funcionar para manter uma determinada temperatura. Quanto ao termoacumulador, não sei quantos litros tem (parece ter um metro de altura por uns 40-50 cm de largura). Por exemplo posso pogramar um relogio para acender meia hora, ou 1 hora antes, de querer a água quente?
    Cumprimentos

Piloto de Rallye Cahib's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por NAS27 Ver Post
    Pois, das várias vezes que liguei a caldeira ela continuava a trabalhar (períodos) depois de fechar as "torneiras". Parece que fica a funcionar para manter uma determinada temperatura. Quanto ao termoacumulador, não sei quantos litros tem (parece ter um metro de altura por uns 40-50 cm de largura). Por exemplo posso pogramar um relogio para acender meia hora, ou 1 hora antes, de querer a água quente?
    Cumprimentos
    Aí quase de certeza apanhavas água fria.

Piloto de Troféu XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.

Por Defeito

Cumprimentos
    Podes, mas meia-hora ou 1 hora não deve chegar para aquecer a água.
    O meu leva 2 horas ou mais.

Piloto de Testes Cheires's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2005
    Eles andem aí... Be afraid, be very afraid

Por Defeito

Cumprimentos
    Isso não é verdade, a menos que tenhas o aquecimento central ligado.
    Pode continuar ligada por breves segundos, depois de fechares uma torneira, e não havendo mais nenhuma aberta, devido ao equilibrio de pressão (ou detecção de que a água não está mais a correr). Como disse uma caldeira a gasóleo funciona da mesma forma que um esquentador inteligente, ou uma caldeira a gaz.
    O que te pode indicar que parece que esteja a funcionar é a bomba que faz a circulação de água para o aquecimento central, que normalmente, a água do circuito de aquecimento central é também utilizada para arrefecimento da caldeira.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Obrigado pelos comentários. Julgava que uma meia hora dava para aquecer a água . Quanto à caldeira ainda tenho que ver melhor, mas julgo que o aquecimento está desligado, pois a caldeira tem dois botões, um geral (ligar) e outro que julgo ser para o aquecimento (tem uma referência I, E e encontra-se na posição E)

Piloto de Karts Sansoni7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Obrigado pelos comentários. Julgava que uma meia hora dava para aquecer a água . Quanto à caldeira ainda tenho que ver melhor, mas julgo que o aquecimento está desligado, pois a caldeira tem dois botões, um geral (ligar) e outro que julgo ser para o aquecimento (tem uma referência I, E e encontra-se na posição E)
    Se a caldeira a gasoleo tiver um «depósito» com água quente pronta a ser utilizada nos banhos, trabalha periodicamente por um curto espaço de tempo para poder estar permanentemente apta a aquecer a água em caso de consumo.
    A minha, é assim.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
    Se a caldeira a gasoleo tiver um «depósito» com água quente pronta a ser utilizada nos banhos, trabalha periodicamente por um curto espaço de tempo para poder estar permanentemente apta a aquecer a água em caso de consumo.
    A minha, é assim.
    Acho que daqui de casa funciona do mesmo modo. Quando se liga a caldeira ela começa logo a trabalhar até chegar a uma deteminada temperatura. Depois quando se desliga e abre-se a água ela continua quente por um período.