Rede MPL:

FÓRUM AUTOHOJE ONLINE  

Ir Para Trás   FÓRUM AUTOHOJE ONLINE > Autohoje Fórum > OFF Topic
Registar Perguntas Frequentes Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

OFF Topic Todos os temas que não tenham directa ou indirectamente a ver com automóveis, mas que entendam ter um motivo forte para serem levados à discussão, devem ser colocados neste fórum.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Pesquisar neste tópico Modos de visualização
Antigo 10-05-09, 21:01:57   #1 (link)
Piloto de Testes

mmao's Avatar

Data de Registo: Mar 2007
Poder de avaliar: 17
mmao os demais users começam a dar atenção ao que diz. Continue assim.mmao os demais users começam a dar atenção ao que diz. Continue assim.
Por Defeito Nova Lei dos poços

para quem ainda não tenha conhecimento, aqui está mais uma maneira de roubar o povo.

"De acordo com o Decreto-Lei nº 226A/2007, de 31 de Maio, todos os proprietários e arrendatários de utilizações dos recursos hídricos, que à data da entrada deste decreto-lei não disponham de título que permita essa utilização, têm que pedir as devidas autorizações/licenças/concessões de utilização, junto das autoridades competentes.
O pedido de autorizações/licenças/concessões é obrigatório para todos os proprietários de terrenos em que haja qualquer tipo de utilização dos recursos hídricos, existentes e que não esteja legalizada, sejam elas poços, noras, furos, minas, charcas, barragens e ou açudes, quer se destine para consumo humano, rega ou actividade industrial.
Para o caso de poços ou furos, executados antes da entrada em vigor da referida legislação, o Artº 89º do mesmo diploma prevê a sua regularização no prazo de 2 anos, isto é, até dia 31 de Maio de 2009.
A legislação citada prevê o regime sobre as utilizações dos recursos hídricos, devendo os pedidos de emissão de títulos de utilização dos recursos hídricos ser instruídos conforme o regulamentado na Portaria n.º 1450/2007, de 12 de Novembro.
A Regularização deve ser requerida mediante requerimento com o tipo e as características da captação, sua localização, características da exploração e o relatório final.
A inexistência deste, deverá ser substituída pela entrega de um relatório de peritagem técnica da captação, efectuada por um técnico com formação na área da hidrogeologia. Após apreciação será emitido o respectivo título de acordo com a legislação (Licença ou Autorização).
Se o requerimento for apresentado até 31 de Maio de 2009, os utilizadores ficam isentos da aplicação da coima.
Só através de declaração, os serviços da Administração da Região Hidrográfica do Tejo, I.P. (ARH Tejo) poderão atribuir as concessões, licenças e autorizações necessárias para cada tipo de utilização.
Caso seja detectada qualquer utilização não declarada após 31 de Maio, o seu proprietário incorre numa contra-ordenação muito grave, cuja coima mínima, para particulares, pode ir de 25 mil a 37.500 euros. No caso de pessoas colectivas, a coima pode ir de 60 mil a 2,5 milhões de euros.
Para evitar as contra-ordenações e as coimas previstas na Lei, os utilizadores deverão fazer o pedido de título com a máxima urgência. Se necessitar de apoio na instrução do referido pedido, contacte o Departamento de Ambiente do CTIC para o apoiar."

http://www.ctic-pt.eu/if_info.aspx?g...e-fecdd9149016

mmao está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 10-05-09, 21:19:51   #2 (link)
Moderador

Omega's Avatar

Data de Registo: Feb 2003
Poder de avaliar: 0
Omega Desactivou a Reputação
Por Defeito

Já tinha ouvido falar nisto ....
Omega está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 21:25:24   #3 (link)
Moderador

SilverArrow's Avatar

Data de Registo: Nov 2003
SilverArrow Desactivou a Reputação
Por Defeito

25.000€ de valor mínimo de coima?
SilverArrow está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 21:26:43   #4 (link)
Piloto de Testes

PauloOliveira's Avatar

Data de Registo: Nov 2003
Poder de avaliar: 22
PauloOliveira começa a destacar-se pela qualidade das suas participaçõesPauloOliveira começa a destacar-se pela qualidade das suas participaçõesPauloOliveira começa a destacar-se pela qualidade das suas participações
Por Defeito

Faz sentido...
- Compro um carro, pago quase dois
- Compro uma casa, pago um carro em impostos
- Pago uma prestação mensal ao banco, e pago uma ao estado anual por ter casa.
- Trabalho e eu e a minha entidade empregadora paga e bem... impostos, para muito pouco em troca
- Pessoas sem esgotos...pagam isso na factura da água
- Fazes um furo no teu terreno e pagas taxa...

Perfeitamente normal
PauloOliveira está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 21:27:17   #5 (link)
Piloto de Testes

100do's Avatar

Data de Registo: Jan 2006
Poder de avaliar: 16
100do os demais users começam a dar atenção ao que diz. Continue assim.100do os demais users começam a dar atenção ao que diz. Continue assim.
Por Defeito

Eu já estou a tratar da legalização de uma série de poços.
Só me resta esclarecer algumas dúvidas...

Para já acho que não é correcto dizer "roubar o povo" e considero importante que as captações de água sejam licenciadas e de alguma forma controladas.

A questão dos furos, principalmente, considero fundamental. Conheço situações em que até terreno público serviu para abrir um furo privado.

Já não era sem tempo que se fazia alguma coisa para regular isto.
100do está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 21:28:52   #6 (link)
Moderador

Omega's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por 100do Ver Post
Eu já estou a tratar da legalização de uma série de poços.
Só me resta esclarecer algumas dúvidas...

Para já acho que não é correcto dizer "roubar o povo" e considero importante que as captações de água sejam licenciadas e de alguma forma controladas.

A questão dos furos, principalmente, considero fundamental. Conheço situações em que até terreno público serviu para abrir um furo privado.

Já não era sem tempo que se fazia alguma coisa para regular isto.
Explica lá onde é que foste e o que é preciso fazer, custos, etc ....
Antigo 10-05-09, 21:30:14   #7 (link)
Piloto de Testes

100do's Avatar

100do os demais users começam a dar atenção ao que diz. Continue assim.100do os demais users começam a dar atenção ao que diz. Continue assim.
Por Defeito

Nem me lembrava do mais importante:

O prazo foi prorrogado por 1 ano, portanto, até 31 de Maio de 2010. A entidade responsável é a Administração Regional Hidrográfica (Centro, Tejo, Norte, não sei se há mais).

Desconheço que já estejam previstas multas.
Antigo 10-05-09, 21:31:41   #8 (link)
Piloto de Testes

100do's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por Omega Ver Post
Explica lá onde é que foste e o que é preciso fazer, custos, etc ....
Antes que o tópico avence mais lembrem-se: falta mais de 1 ANO para o fim do prazo, por isso calma.

ARH Centro I.P.
ARH do Norte, I.P.
ARH do Algarve, IP
ARH do Alentejo I.P.
http://www.arhtejo.pt/

Última edição por 100do : 10-05-09 às 21:35:21
Antigo 10-05-09, 21:38:29   #9 (link)
Moderador

Omega's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por 100do Ver Post
Antes que o tópico avence mais lembrem-se: falta mais de 1 ANO para o fim do prazo, por isso calma.

ARH Centro I.P.
ARH do Norte, I.P.
ARH do Algarve, IP
ARH do Alentejo I.P.
Administrao de Regio Hidrogrfica do Tejo, I.P.
Apenas nesses locais ?!? Um velhote de 80 anos que resida em Leiria e que tenha um poço para regar o quintal e que construiu à 40 anos atrás tem que ir tratar disso a Coimbra ?!?
Antigo 10-05-09, 21:42:18   #10 (link)
Piloto de Testes

100do's Avatar

Por Defeito

Citação:
Apenas nesses locais ?!? Um velhote de 80 anos que resida em Leiria e que tenha um poço para regar o quintal e que construiu à 40 anos atrás tem que ir tratar disso a Coimbra ?!?
Não sei
Apenas sei que há pessoas que cobram um x por cada processo e tratam de tudo.
Para além do requerimento é preciso enviar as coordenadas exactas do local, e isso o velhote de 80 anos também não sabe fazer.

Eu vou tratar de uns quantos, já me pediram para tratar de mais. Por isso estou a informar-me (ainda) sobre o assunto.
Antigo 10-05-09, 21:59:34   #11 (link)
Piloto de Provas de Perícia

JohnnT's Avatar

Data de Registo: Oct 2007
Poder de avaliar: 6
JohnnT está no bom caminho!
Por Defeito

eu tenho um poço em casa vedado e selado, que é usado pra regar o jardim e lavar a calçada.

Tenho de tratar tb dessas papeladas?

Agradecia esclarecimentos

obrigado
JohnnT está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 22:01:13   #12 (link)
Piloto de Troféu

jcpr's Avatar

Data de Registo: Mar 2003
Poder de avaliar: 33
jcpr os demais users começam a dar atenção ao que diz. Continue assim.jcpr os demais users começam a dar atenção ao que diz. Continue assim.
Por Defeito

Isso vai obrigar ao pagamento de taxas de utilização (como se paga em casa, por metro cúbico)?
jcpr está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 22:06:01   #13 (link)
eu
Piloto de Rallye

Poder de avaliar: 43
eu acredite que muito poucos chegam ao seu nível de qualidadeeu acredite que muito poucos chegam ao seu nível de qualidadeeu acredite que muito poucos chegam ao seu nível de qualidadeeu acredite que muito poucos chegam ao seu nível de qualidadeeu acredite que muito poucos chegam ao seu nível de qualidadeeu acredite que muito poucos chegam ao seu nível de qualidadeeu acredite que muito poucos chegam ao seu nível de qualidade
Por Defeito

Eu acho ridículo que um Estado que ainda não fornece sequer o saneamento básico a uma grande parte da população tenha a lata de exigir isto da população...
eu está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 22:06:32   #14 (link)
Moderador

Omega's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
Isso vai obrigar ao pagamento de taxas de utilização (como se paga em casa, por metro cúbico)?
Provavelmente ....
Antigo 10-05-09, 22:08:51   #15 (link)
Piloto de Testes

100do's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por Johnn_t Ver Post
eu tenho um poço em casa vedado e selado, que é usado pra regar o jardim e lavar a calçada.

Tenho de tratar tb dessas papeladas?

Agradecia esclarecimentos

obrigado
Sim, qualquer captação terá que ser licenciada
Antigo 10-05-09, 22:12:11   #16 (link)
Piloto de Testes

Data de Registo: Apr 2004
Poder de avaliar: 15
GaLLardO está no bom caminho!
Por Defeito

aindei a tentar tratar dessa papelada por causa de um furo de água que temos numa pequena casa do alentejo....3 vezes a pedir informações à câmara municipal, e das tres vezes ficamos com as mãos a abanar.
eles dizem que ainda não dispoem de informações suficientes para poder ajudar a população no preenchimento da papelada....
GaLLardO está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 22:17:27   #17 (link)
Piloto de Testes

100do's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por GaLLardO Ver Post
aindei a tentar tratar dessa papelada por causa de um furo de água que temos numa pequena casa do alentejo....3 vezes a pedir informações à câmara municipal, e das tres vezes ficamos com as mãos a abanar.
eles dizem que ainda não dispoem de informações suficientes para poder ajudar a população no preenchimento da papelada....
E não, as câmaras municipais não têm nada a ver com o assunto, sei do que digo. Se calhar até deviam ter, mas não têm.
Antigo 10-05-09, 22:18:46   #18 (link)

FilipeCunha's Avatar

Data de Registo: Oct 2004
Poder de avaliar: 13
FilipeCunha está no bom caminho!
Por Defeito

Eu tenho um que me abastece a casa e afins... vou ter que pensar nisso, na minha freguesia ainda não há abastecimento de agua... de certeza que é para cobrar a agua que se gasta... pensam em tudo....
Mas acaba a 31/05/2009 ou 31/05/2010?
FilipeCunha está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 22:28:55   #19 (link)
Piloto de Troféu

ciber007's Avatar

Data de Registo: Mar 2004
Poder de avaliar: 31
ciber007 começa a destacar-se pela qualidade das suas participaçõesciber007 começa a destacar-se pela qualidade das suas participações
Por Defeito

Pois..pensavam que ia faltar muito até arranjarem uma maneira de converter as pessoas todas para a água da câmara? Eles não dormem!

Cumprimentos.
ciber007 está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 22:32:21   #20 (link)
Piloto de Testes

mmao's Avatar

Data de Registo: Mar 2007
Poder de avaliar: 17
mmao os demais users começam a dar atenção ao que diz. Continue assim.mmao os demais users começam a dar atenção ao que diz. Continue assim.
Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por filipe cunha Ver Post
Eu tenho um que me abastece a casa e afins... vou ter que pensar nisso, na minha freguesia ainda não há abastecimento de agua... de certeza que é para cobrar a agua que se gasta... pensam em tudo....
Mas acaba a 31/05/2009 ou 31/05/2010?
parece que já houve prorrogação de prazo por um ano, mas ainda não me informei bem sobre isso.
onde moro só se pode entregar os papeis em abrantes ou santarém e para quem não tem possibilidades de se deslocar vai ter que "pedir favores".
acho uma parvoíce esta lei.
se a lei fosse para quem consome quantidades avultadas de agua, como por ex. fábricas, piscinas etc, até compreendia, mas até o desgraçado que tenha um terreno com um poço para regar as batatas, tem que pagar
mmao está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 22:34:06   #21 (link)
Piloto de Testes

jomaso's Avatar

Data de Registo: Jun 2004
Poder de avaliar: 19
jomaso está no bom caminho!
Por Defeito

Que tristeza tão grande...
jomaso está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 22:35:20   #22 (link)
Moderador

Omega's Avatar

Por Defeito

Como é que é no resto da Europa ?
Antigo 10-05-09, 22:37:29   #23 (link)

FilipeCunha's Avatar

Data de Registo: Oct 2004
Poder de avaliar: 13
FilipeCunha está no bom caminho!
Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
Pois..pensavam que ia faltar muito até arranjarem uma maneira de converter as pessoas todas para a água da câmara? Eles não dormem!

Cumprimentos.

Em vez das camaras instalarem a agua ao domicilio ou saneamento, os necessitados tem que se desenrascarem, e agora de certeza que é para cobrar.... mais uma receita para colocarem mais estatuas....
FilipeCunha está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 22:37:35   #24 (link)
Piloto de Testes

Data de Registo: Dec 2005
Poder de avaliar: 11
Tadeu está no bom caminho!
Por Defeito

Citação:
Provavelmente ....
lol... é isso!
Tadeu está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 22:45:04   #25 (link)
Piloto de Testes

biker's Avatar

Data de Registo: Aug 2007
Poder de avaliar: 10
biker os demais users começam a dar atenção ao que diz. Continue assim.
Por Defeito

Já vi que quem compra um terreno nunca chega a apoderar-se dele, simplesmente nunca chega a ser nosso mesmo depois de pago.
biker está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 22:59:46   #26 (link)
Consultor

panpipe's Avatar

Poder de avaliar: 168
panpipe Desactivou a Reputação
Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por biker Ver Post
Já vi que quem compra um terreno nunca chega a apoderar-se dele, simplesmente nunca chega a ser nosso mesmo depois de pago.
porque achas que pagas o IMI?
Antigo 10-05-09, 23:02:05   #27 (link)
Banido

Nthor's Avatar

Data de Registo: Jul 2004
Nthor é uma das referências deste fórumNthor é uma das referências deste fórumNthor é uma das referências deste fórumNthor é uma das referências deste fórumNthor é uma das referências deste fórumNthor é uma das referências deste fórumNthor é uma das referências deste fórumNthor é uma das referências deste fórumNthor é uma das referências deste fórumNthor é uma das referências deste fórumNthor é uma das referências deste fórum
Por Defeito

Citação:
Como é que é no resto da Europa ?
Boa questão.

Não faço ideia, mas provavelmente fazem uma gestão dos recursos hídricos sem chular a malta...

...não sei.
Nthor está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 23:04:00   #28 (link)
Piloto Lendário

Nephilim's Avatar

Data de Registo: Jul 2005
Poder de avaliar: 88
Nephilim começa a tornar-se imprescindível ao fórumNephilim começa a tornar-se imprescindível ao fórumNephilim começa a tornar-se imprescindível ao fórumNephilim começa a tornar-se imprescindível ao fórumNephilim começa a tornar-se imprescindível ao fórumNephilim começa a tornar-se imprescindível ao fórumNephilim começa a tornar-se imprescindível ao fórumNephilim começa a tornar-se imprescindível ao fórumNephilim começa a tornar-se imprescindível ao fórum
Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por mmao Ver Post
Caso seja detectada qualquer utilização não declarada após 31 de Maio, o seu proprietário incorre numa contra-ordenação muito grave, cuja coima mínima, para particulares, pode ir de 25 mil a 37.500 euros. No caso de pessoas colectivas, a coima pode ir de 60 mil a 2,5 milhões de euros.
Para evitar as contra-ordenações e as coimas previstas na Lei, os utilizadores deverão fazer o pedido de título com a máxima urgência.

http://www.ctic-pt.eu/if_info.aspx?g...e-fecdd9149016

Este país está perdido e ninguem faz nada... ainda esta uma contra -ordenação grave parece uma lei de transito

e atirar coqtails molotov á policia é o que? que multa é que dá?...

Mas pronto os bandidos é que tem de pagar 25mil euros de multa porque cometeram a contra ordenação muito grave de ter um poço e eu tenho um poço...

As leis deste país sao nojentasnao sao as leis que eu quero e o pior nojo é ainda existirem certos fantoches a fazerem cumprir leis absurdas que abundam no nosso país.
Nephilim está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 23:28:33   #29 (link)
Piloto de Kart

quimbeto's Avatar

Data de Registo: Jul 2007
Poder de avaliar: 6
quimbeto os demais users começam a dar atenção ao que diz. Continue assim.
Por Defeito

O pior são aqueles poços perdido em terrenos em que já ninguém sabe que os mesmos lá estão, pois os pais já faleceram e os filhos moram em Lx ou noutro lado e nãpo fazem ideia do que akilo lá tem.

Esses são perigosos para caçadores e animais.

Por causa dessas, o meu pai já mandou aterrar 2 ou 3 poços k estavam perdidos lá nos confins de terrenos abandonados.
Sai mais barato
quimbeto está offline   Responder com citação
Antigo 10-05-09, 23:46:19   #30 (link)
JPR
Piloto de Testes

JPR's Avatar

Data de Registo: May 2004
Poder de avaliar: 18
JPR começa a destacar-se pela qualidade das suas participaçõesJPR começa a destacar-se pela qualidade das suas participaçõesJPR começa a destacar-se pela qualidade das suas participações
Por Defeito

Como em tudo e muitas vezes... nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

É preciso encarar e enquadrar algumas notícias com a razoabilidade e o modo do funcionamento do país.
Num país onde se constroi clandestinamente às claras, não é por uma bombinha de água, num canto do jardim de uma vivenda, de obtenção de água de água para regar umas árvores e lavar o carro (ou para consumo humano) que se chegará ao ponto de se ser incomodado. Mais rapidamente se encontrariam ampliações ou construções ilegais.

Ainda se fosse - como os DL prevêem - campos de golfe, explorações recreativas, campos agrícolas, etc...

De todo o modo, e sem prejuízo de analisar melhor a questão, estive a passar os olhos pelos DL e reparei no seguinte:

"4—A captação de águas particulares exige a simples comunicação do utilizador à entidade competente para a fiscalização de utilização de recursos hídricos quando os meios de extracção não excedam os 5 cv, salvo se a referida captação vier a ser caracterizada pela autoridade competente para o licenciamento como tendo um impacte significativo no estado das águas." - art. 62 da L 58/2005

"O novo regime tem também preocupações de simplificação administrativa, encetando mecanismos que visam tornar mais célere a atribuição de títulos de utilização.
Desde logo, ao lado das figuras da concessão e da licença, é introduzida a figura da autorização para algumas utilizações de recursos hídricos particulares, tais como construções, implantação, demolição, alteração ou
reparação de infra-estruturas hidráulicas e captação de águas. O pedido de autorização pode ser tacitamente deferido decorrido um prazo de 2 meses contado desde a apresentação do pedido e verificadas as condições para a utilização. A autorização pode ser inclusivamente substituída por uma mera comunicação prévia às autoridades
competentes quando estejam em causa captações de água com potência igual ou inferior a 5cv,
ou nos casos
previstos nos regulamentos dos planos de gestão de bacia ou nos planos especiais de ordenamento do território
aplicáveis." - Preâmbulo do DL 226-A/2007

"1—A autorização pode ser substituída pela mera comunicação prévia de início de utilização às autoridades
competentes, nos termos e condições previstos em regulamento anexo ao plano de gestão de bacia ou
ao plano especial de ordenamento do território aplicável e no caso previsto no n.o 4 do artigo 62.o da Lei
n.o 58/2005, de 29 de Dezembro." art. 16º do DL 226-A/2007

"Com excepção dos casos de captação de águas para consumo humano, o pedido de autorização considera-se
tacitamente deferido na ausência de decisão expressa no prazo de dois meses a contar da data da sua apresentação
e desde que não se verifique qualquer dos pressupostos que impusesse o indeferimento." - art. 17º

É como as comunicações ou autorizações para repintar a casa. Ok...

Última edição por JPR : 10-05-09 às 23:52:16
JPR está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico Pesquisar neste tópico
Pesquisar neste tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts