Nova Lei dos poços - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 5 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 141

Título: Nova Lei dos poços

Piloto de Testes Braga68's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JPR Ver Post
    Como em tudo e muitas vezes... nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

É preciso encarar e enquadrar algumas notícias com a razoabilidade e o modo do funcionamento do país.
    Num país onde se constroi clandestinamente às claras, não é por uma bombinha de água, num canto do jardim de uma vivenda, de obtenção de água de água para regar umas árvores e lavar o carro (ou para consumo humano) que se chegará ao ponto de se ser incomodado. Mais rapidamente se encontrariam ampliações ou construções ilegais.

Ainda se fosse - como os DL prevêem - campos de golfe, explorações recreativas, campos agrícolas, etc...

De todo o modo, e sem prejuízo de analisar melhor a questão, estive a passar os olhos pelos DL e reparei no seguinte:

"4—A captação de águas particulares exige a simples comunicação do utilizador à entidade competente para a fiscalização de utilização de recursos hídricos quando os meios de extracção não excedam os 5 cv, salvo se a referida captação vier a ser caracterizada pela autoridade competente para o licenciamento como tendo um impacte significativo no estado das águas." - art. 62 da L 58/2005

"O novo regime tem também preocupações de simplificação administrativa, encetando mecanismos que visam tornar mais célere a atribuição de títulos de utilização.
    Desde logo, ao lado das figuras da concessão e da licença, é introduzida a figura da autorização para algumas utilizações de recursos hídricos particulares, tais como construções, implantação, demolição, alteração ou
    reparação de infra-estruturas hidráulicas e captação de águas. O pedido de autorização pode ser tacitamente deferido decorrido um prazo de 2 meses contado desde a apresentação do pedido e verificadas as condições para a utilização. A autorização pode ser inclusivamente substituída por uma mera comunicação prévia às autoridades
    competentes quando estejam em causa captações de água com potência igual ou inferior a 5cv, ou nos casos
    previstos nos regulamentos dos planos de gestão de bacia ou nos planos especiais de ordenamento do território
    aplicáveis." - Preâmbulo do DL 226-A/2007

"1—A autorização pode ser substituída pela mera comunicação prévia de início de utilização às autoridades
    competentes, nos termos e condições previstos em regulamento anexo ao plano de gestão de bacia ou
    ao plano especial de ordenamento do território aplicável e no caso previsto no n.o 4 do artigo 62.o da Lei
    n.o 58/2005, de 29 de Dezembro." art. 16º do DL 226-A/2007

"Com excepção dos casos de captação de águas para consumo humano, o pedido de autorização considera-se
    tacitamente deferido na ausência de decisão expressa no prazo de dois meses a contar da data da sua apresentação
    e desde que não se verifique qualquer dos pressupostos que impusesse o indeferimento." - art. 17º

É como as comunicações ou autorizações para repintar a casa. Ok...

Agora fiquei mais descansado! É que tenho no quintal um furo feito em 2000, com todo o equipamento para captação da àgua mas nunca foi utilizado, porque precisava de uns filtros carotes e ainda não me deu para mandar instalá-los. Creio que o motor do poço tem 1,5 cv. Por quanto fica a legalização? Sendo de Braga, onde posso tratar disto, no Porto?
    Última edição por Braga68 : 11-05-09 às 07:43:26

Piloto de Karts Sansoni7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Informação muito útil...obrigado.
    Só não sei como contactar o Departamento Ambiental do CTIC ( nem sei o que isto é )

Piloto de Testes petrus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Tenho um poço lá num pedaço de terra meu e coloquei a questão a uma pessoa amiga que está por dentro da coisa e a resposta dela foi:

- Deixa-te estar quieto! Não faças nada! Se o fizeres a coisa ainda te sai mais cara!

Depois disto nem sei que diga, mas para já fico mesmo quieto! Ainda por cima, o poço é metade meu, metade do vizinho (coisas antigas) e ele também não pretende fazer nada!!!

Piloto de Testes 100do's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JPR Ver Post
    Como em tudo e muitas vezes... nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

É preciso encarar e enquadrar algumas notícias com a razoabilidade e o modo do funcionamento do país.
    Num país onde se constroi clandestinamente às claras, não é por uma bombinha de água, num canto do jardim de uma vivenda, de obtenção de água de água para regar umas árvores e lavar o carro (ou para consumo humano) que se chegará ao ponto de se ser incomodado. Mais rapidamente se encontrariam ampliações ou construções ilegais.

Ainda se fosse - como os DL prevêem - campos de golfe, explorações recreativas, campos agrícolas, etc...

De todo o modo, e sem prejuízo de analisar melhor a questão, estive a passar os olhos pelos DL e reparei no seguinte:

"4—A captação de águas particulares exige a simples comunicação do utilizador à entidade competente para a fiscalização de utilização de recursos hídricos quando os meios de extracção não excedam os 5 cv, salvo se a referida captação vier a ser caracterizada pela autoridade competente para o licenciamento como tendo um impacte significativo no estado das águas." - art. 62 da L 58/2005

"O novo regime tem também preocupações de simplificação administrativa, encetando mecanismos que visam tornar mais célere a atribuição de títulos de utilização.
    Desde logo, ao lado das figuras da concessão e da licença, é introduzida a figura da autorização para algumas utilizações de recursos hídricos particulares, tais como construções, implantação, demolição, alteração ou
    reparação de infra-estruturas hidráulicas e captação de águas. O pedido de autorização pode ser tacitamente deferido decorrido um prazo de 2 meses contado desde a apresentação do pedido e verificadas as condições para a utilização. A autorização pode ser inclusivamente substituída por uma mera comunicação prévia às autoridades
    competentes quando estejam em causa captações de água com potência igual ou inferior a 5cv,
    ou nos casos
    previstos nos regulamentos dos planos de gestão de bacia ou nos planos especiais de ordenamento do território
    aplicáveis." - Preâmbulo do DL 226-A/2007

"1—A autorização pode ser substituída pela mera comunicação prévia de início de utilização às autoridades
    competentes, nos termos e condições previstos em regulamento anexo ao plano de gestão de bacia ou
    ao plano especial de ordenamento do território aplicável e no caso previsto no n.o 4 do artigo 62.o da Lei
    n.o 58/2005, de 29 de Dezembro." art. 16º do DL 226-A/2007

"Com excepção dos casos de captação de águas para consumo humano, o pedido de autorização considera-se
    tacitamente deferido na ausência de decisão expressa no prazo de dois meses a contar da data da sua apresentação
    e desde que não se verifique qualquer dos pressupostos que impusesse o indeferimento." - art. 17º

É como as comunicações ou autorizações para repintar a casa. Ok...
    Ainda bem que alguém se preocupou em ler e decidiu "descansar" a malta

Resumindo, para poços com profundidade até 20 m, com bombas até 5 cv e construídos até 2007 (para os restantes casos é diferente):

- O prazo foi prorrogado até 31 de Maio de 2010;
    - A "mera comunicação" deve ser feita através dos formulários que estão nos sites das ARH;
    - É necessário localizar os poços (indicar coordenadas Hayford Gauss militares).

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    Tenho um poço lá num pedaço de terra meu e coloquei a questão a uma pessoa amiga que está por dentro da coisa e a resposta dela foi:

- Deixa-te estar quieto! Não faças nada! Se o fizeres a coisa ainda te sai mais cara!

Depois disto nem sei que diga, mas para já fico mesmo quieto! Ainda por cima, o poço é metade meu, metade do vizinho (coisas antigas) e ele também não pretende fazer nada!!!
    Grande amiga...
    Quando a GNR te apanhar a tirar água do poço e te passar a multa, diz-lhe que é essa tua amiga que paga

Acho que multas não serão para breve. Aliás, cá para mim, daqui a um ano o prazo volta a ser prorrogado. Mas de qualquer forma acho muito bem que a abertura de captações de água seja regulamentada

Acredito que daqui em diante será cada vez mais difícil (e mais caro) abrir novas captações. As que já existem, possivelmente apenas será necessário comunicar.
    Para que um dia todas as captações tenham licença terá que ser assim. Isto não quer dizer que os proprietários venham a pagar.

Piloto de Kart NAS27's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Boas
    Acabei de ver, na SIC, isso da “lei dos poços” e fiquei um pouco preocupado.
    Vou mudar de casa, contrato de arrendamento, a partir de Junho. Foi-me dito que a casa tinha um poço, que é utilizado na rega do Jardim. Nesta situação, é da minha responsabilidade ou do senhorio registar o dito poço (utilização)?
    Cumprimentos

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Informação de valor neste tópico.

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por NAS27 Ver Post
    Boas
    Acabei de ver, na SIC, isso da “lei dos poços” e fiquei um pouco preocupado.
    Vou mudar de casa, contrato de arrendamento, a partir de Junho. Foi-me dito que a casa tinha um poço, que é utilizado na rega do Jardim. Nesta situação, é da minha responsabilidade ou do senhorio registar o dito poço (utilização)?
    Cumprimentos
    Julgo que a responsabilidade é tua. Mas se o proprietário o quizer registar...

O registo é gratuito. O processo é que não é muito simples.

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 100do Ver Post

Já agora, dos três modelos disponíveis para download, qual o que devemos optar para efectuar o registo.
    E de que forma se obtêm aquelas coordenadas através do método que lá vem referido?

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
    Já agora, dos três modelos disponíveis para download, qual o que devemos optar para efectuar o registo.
    E de que forma se obtêm aquelas coordenadas através do método que lá vem referido?
    Os formulários são os que dizem "Autorização".
    Uma das questões que lhes coloquei foi: como é que vão saber se o poço já existe ou se vai ser construído?

A resposta foi: o melhor é escrever lá.

Perguntei onde?
    Resposta: Em qualquer sítio, o importante é referir isso.

Se forem à ARHTejo os formulários já são bem melhores que os do centro. Mas no meu caso tenho que usar os do centro.
    Podiam estar bem melhores e mais claros. Quem se vai tramar "numa primeira fase" é quem os vai analisar. Depois trama-se quem não envia tudo correcto.

Fiquei a saber também que se o poço ou furo tiver mais de 20 m de profundidade vai pagar 300€. Ah pois é...
    E legalizar poços para consumo humano não deve ser nada fácil...

Em relação às coordenadas:
    O melhor é pedirem a quem trabalhe em sistemas de informação geográfica. As coordenadas do google earth não devem servir. Podem tentar a sorte, mas duvido muito que eles aceitem.

Uma alternativa possível é usarem as coordenadas do GE e transformarem-nas depois para o sistema Lisboa Hayford Gauss igeoe (as do GE são WGS84). No entanto, eles aconselham a enviar mapas.

Os que eu legalizar vão com um mapa à escala 1:25000 e outro à 1:5000, com as coordenadas e a localização no mapa do poço. Pelo menos assim não é possível terem dúvidas.

Piloto de Troféu pacxito's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Estás enganado, a responsabilidade é do senhorio, uma vez que é ele o proprietário do terreno e do poço, tal como também é o senhorio que paga o IMI e não o inquilino.

Piloto de Kart NAS27's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Com toda essa burocracia, mais vale estar quieto. Não estou a ver os Fiscais a irem às residências das pessoas a perguntar se têm poços...

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por NAS27 Ver Post
    Com toda essa burocracia, mais vale estar quieto. Não estou a ver os Fiscais a irem às residências das pessoas a perguntar se têm poços...
    Não é preciso.

Basta não pagares taxa de saneamento e esgotos á camara que eles ficam logo a saber que tens furo e fossa.

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
    Estás enganado, a responsabilidade é do senhorio, uma vez que é ele o proprietário do terreno e do poço, tal como também é o senhorio que paga o IMI e não o inquilino.
    Acho que li algures... Mas não garanto.

Em relação às coimas, a informação do 1º post está errada.

Art. 97º da Lei nº 58/2005:
    As coimas aplicáveis variam entre um limite mínimo de (euro) 250 e um limite máximo de
    (euro) 2500000 e a fixação de coima concreta depende da gravidade da infracção, da culpa
    do agente, da sua situação económica e do benefício económico obtido.
    Em relação à fiscalização:

Art. 90º da Lei nº 58/2005:
    3 - Colaboram na acção fiscalizadora as autoridades policiais ou administrativas com
    jurisdição na área, devendo prevenir as infracções ao disposto nesta lei e participar as
    transgressões de que tenham conhecimento.
    Parece que não é preciso os fiscais irem fiscalizar

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Fiquei a saber também que se o poço ou furo tiver mais de 20 m de profundidade vai pagar 300€. Ah pois é...

.
    Acho que o meu tem uns 10m...tenho de confirmar, pagará qto?

até qdo se tem que legalizar o poço até 2010? no meu terreno como ta vedado para lá irem tem de bater á porta e se for fiscais ou a policia eu nao abro pois nao foram convidados
    Última edição por Nephilim : 12-05-09 às 11:15:02

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

ontem deu a reportagem sobre este assunto no "nós por cá"
    aconselho a ver

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por GaLLardO Ver Post
    ontem deu a reportagem sobre este assunto no "nós por cá"
    aconselho a ver
    Mas vejo como se já deu?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    Mas vejo como se já deu?
    Com os olhos e ajuda da net.

És tão clarividente para umas coisas e tao limitado para tantas outras.

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Acho que o meu tem uns 10m...tenho de confirmar, pagará qto?

até qdo se tem que legalizar o poço até 2010? no meu terreno como ta vedado para lá irem tem de bater á porta e se for fiscais ou a policia eu nao abro pois nao foram convidados
    Até 20 m não pagas nada.

Vou tentar ver o nós por cá, a ver o que dizem

Pedestre maxradical's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Nós por cá

http://sic.aeiou.pt/programasInformacao/scripts/videoplayer.aspx?ch=nos por ca&videoId={73BF95D1-5E98-4949-B9A3-07AD84D24022**
    http://sic.aeiou.pt/programasInformacao/scripts/videoplayer.aspx?ch=nos por ca&videoId={A9825C79-9ECF-4AA8-9DC2-E387CA772203**

Os poços que tenho são todos até 10m de profundidade, só quero ver o que vou pagar.
    Alias, isto também deve ter alguma coisa a ver com a lei da água, já me tinham falado de contadores nos poços, na parte da agricultura(mais uma taxa) mas esta informação ainda não li em lado nenhum,

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Epá. Acabei agora de ver o video do Nós por cá. Só me apetece rir

Já liguei para lá 2 vezes e julgo que falei uma vez com esse sr. As questões que lhe coloquei eram fáceis mas mesmo assim concluí que não adiantava perguntar mais nada.

Agora entendo porque é que já me disseram que as coordenadas do google earth dão. Parece que este sr. diz que dão... mas, o formulário vem dizer:

Coordenadas Hayford-Gauss militares (metros): M = ________ P= _______

Portanto, esse sr não sabe o que diz.
    Com a confusão que criam ao aceitar vários tipos de coordenadas, ainda vão aparecer poços com 7 m no meio do oceano

Se querem um conselho, aguardem algum tempo. O site da ARHTejo já tem a prorrogação do prazo por mais um ano. Pode ser que até lá aprendam a fazer, pelo menos, uns formulários melhores

Consultor MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Felizmente esta burocracia também vai começar a poder tratar-se na CAP.
    No meu caso, onde antes supostamente tinha que ir a Santarém ou a Abrantes para tratar do assunto, agora é bem mais fácil.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Mas vejo como se já deu?
    ficam aqui os links então:

Nós por cá:
    Lei dos poços video 1
    Lei dos poços video 2
    Lei dos poços video 3
    Lei dos poços video 4
    Lei dos poços video 5
    Video 6

Video 7
    Video 8
    Video 9
    Video 10
    Video 11

ps: é possivel que alguns videos estejam repetidos

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Os formulários são os que dizem "Autorização".
    Uma das questões que lhes coloquei foi: como é que vão saber se o poço já existe ou se vai ser construído?

A resposta foi: o melhor é escrever lá.

Perguntei onde?
    Resposta: Em qualquer sítio, o importante é referir isso.

Se forem à ARHTejo os formulários já são bem melhores que os do centro. Mas no meu caso tenho que usar os do centro.
    Podiam estar bem melhores e mais claros. Quem se vai tramar "numa primeira fase" é quem os vai analisar. Depois trama-se quem não envia tudo correcto.

Em relação às coordenadas:
    O melhor é pedirem a quem trabalhe em sistemas de informação geográfica. As coordenadas do google earth não devem servir. Podem tentar a sorte, mas duvido muito que eles aceitem.

Uma alternativa possível é usarem as coordenadas do GE e transformarem-nas depois para o sistema Lisboa Hayford Gauss igeoe (as do GE são WGS84). No entanto, eles aconselham a enviar mapas.

Os que eu legalizar vão com um mapa à escala 1:25000 e outro à 1:5000, com as coordenadas e a localização no mapa do poço. Pelo menos assim não é possível terem dúvidas.
    obrigado.
    Os meus também são os do Centro.
    Relativamente ás coordenadas...não domino a área....nem a terminologia que usaste.

Piloto de Troféu miguelsantos's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

com tanta criminalidade que ha neste país quem tem de pagar 25000 euros e um tipo que esta a trabalhar com as suas ovelhas

isto nao me cabe na cabeça!!!

Piloto de Rallye Jbranco's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Essas coimas são um disparate. O administrador de uma grande empresa que pratique corrupção activa (caso Bragaparques) paga 5.000 euros.

Um agricultor tem um poço não licenciado paga 25.000 a 37.500 euros.

Este pessoal anda a gozar com o povo!

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Essas coimas são um disparate. O administrador de uma grande empresa que pratique corrupção activa (caso Bragaparques) paga 5.000 euros.

Um agricultor tem um poço não licenciado paga 25.000 a 37.500 euros.

Este pessoal anda a gozar com o povo!
    Eles aumentam as coimas aonde é mais facil irem buscar o graveto

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Só mais uma questão:
    O registo é presencial ou pode enviar-se a documentação pelo correio?

Piloto de Troféu Eddy's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007
    Este post não respeita o [des]acordo ortográfico, qq semelhança é erro ortográfico / gramatical.

Question

Bem,

Mais um dos q desconhecia esta bela *************. de diarreia cerebral tb conhecida por lei.

Devo (como quem diz, vem todos de heranças de avós e ainda estão os filhos todos vivos) ter ainda 2 poços e umas duas represas comunitárias (ou seja são dos donos dos terrenos envolventes) p/ legalizar.

Os poços estão localizados numas terras perto de Vouzela e do Sabugal, presumo p isso q deva ir à região centro...!?

Afinal o q é preciso?
    Nenhum dos poços está a ser utilizado, n sei a potência do motor nem a profundidade LOL

É melhor ligar a Deus (ou ao diabo) a ver se o meu avó anda por lá p/ saber estas coisas...

Tenho de legalizar uma coisa q nem sei bem o que é!...

Thx,
    Edd

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
    Só mais uma questão:
    O registo é presencial ou pode enviar-se a documentação pelo correio?
    Vocês estão a perguntar mas não há nenhum expert na matéria, pelos vistos nem nas ARH.

Nada leva a crer que tenhas que lá ir. A mim disseram-me que posso enviar pelo correio. Vou enviar vários processos no mesmo envelope, mas para cada um deles vai 1 cópia do Bi, do nif, da certidao de teor, o mapa e os requerimentos

Em relação à coima eu já aqui escrevi que a lei diz que é a partir de 250€.

Como de costume, o cidadão preocupa-se tanto com o valor das coimas, que até se esquece de regularizar a situação Não sejam assim

Página 2 de 5 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima