PSP e GNR deveriam voltar exclusivamente à segurança pública?
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 23 de 23

Título: PSP e GNR deveriam voltar exclusivamente à segurança pública?

Piloto Lendário PeLeve's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito PSP e GNR deveriam voltar exclusivamente à segurança pública?

É uma dúvida que me tem assaltado, e nisso concordo com o bastonário dos Advogados, sobre a verdadeira vocação para a PSP e a GNR.

Não seria melhor deixar a investigação criminal para outras forças?

Será que estas duas forças policiais, PSP e GNR, não serviriam melhor se se dedicassem exclusivamente, ou quase, à segurança pública? Regulação da ordem pública, do trânsito e, no fundo, de tudo o que diga respeito às contra - ordenações não seria um aproveitamento melhor e mais consentâneo com as valências destas duas forças policiais?

É que não se vêem quase polícias na rua, em patrulha, verificando o tráfego automóvel e as respectivas infracções ao código, não se vislumbram patrulhas nas vias urbanas de algum modo prevenindo o crime e reforçando a sensação de "segurança pública" perdida nos últimos tempos...

É caso para perguntar "onde pára a policia?"...

Piloto de Testes freefall2900's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
    É uma dúvida que me tem assaltado, e nisso concordo com o bastonário dos Advogados, sobre a verdadeira vocação para a PSP e a GNR.

Será que estas duas forças policiais, PSP e GNR, não serviriam melhor se se dedicassem exclusivamente, ou quase, à segurança pública? Regulação da ordem pública, do trânsito e, no fundo, de tudo o que diga respeito às contra - ordenações não seria um aproveitamento melhor e mais consentâneo com as valências destas duas forças policiais?

É que não se vêem quase polícias na rua, em patrulha, verificando o tráfego automóvel e as respectivas infracções ao código, não se vislumbram patrulhas nas vias urbanas de algum modo prevenindo o crime e reforçando a sensação de "segurança pública" perdida nos últimos tempos...

Como já referi há algum tempo atrás, tenho um amigo GNR que tem excesso de trabalho, uma zona gigante para patrulhar e poucos efectivos e meios para o fazer.

E que a zona da Belavista (uma das zonas mais perigosas do País) tem apenas 2 efectivos de noite.

Para nem falar dos problemas que são deter ou disparar sobbre quem for. É que nem imaginas a carga de trabalhos.

É ter muito pão e pouca manteiga...

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Estás a falar da Bela Vista em Setúbal, certo? Conheço bem.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
    Como já referi há algum tempo atrás, tenho um amigo GNR que tem excesso de trabalho, uma zona gigante para patrulhar e poucos efectivos e meios para o fazer.

E que a zona da Belavista (uma das zonas mais perigosas do País) tem apenas 2 efectivos de noite.

Para nem falar dos problemas que são deter ou disparar sobbre quem for. É que nem imaginas a carga de trabalhos.

É ter muito pão e pouca manteiga...
    Uma das coisas que não consigo entender é dizerem que há poucos agentes de autoridade, quando temos um país tão pequeno e com a maioria da população confinada aos centros urbanos, geralmente mais pro litoral do que no interior do país. Não será o problema a distribuição inadequada de agentes e o falta de poder e de liberdade de actuação da autoridade , resumindo problema de logística?

Outra coisa que me mete impressão é em muitas operações stop se ver 20 a 30 agentes, onde metade parece que tão lá só para esfregar a micose, e depois ouve-se histórias como esta que acabaste de contar em que existe só 2 efectivos de noite para patrulhar uma zona problemática e duma área considerável.

Enfim é o país que temos...

Suspenso CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Somos um país pobre e mal gerido.

Quantos efectivos da polícia estão afectos a trabalhos administrativos, quantos estão em baixa?

Acresce-se a escassez natural de recursos, a sua má distribuição...

Mas é interessante ver que nos dias da bola, quando os grande jogam entre sim, lá conseguem juntar 600 polícias.

Eu sou daqueles que concorda com a investigação no seio das forças policiais. Por diversas razões, desde a intervenção em pequenos crimes até ao controlo mútuo entre as diversas forças.

São muitas as histórias de pessoas de GNR apanhados pela PJ, da PJ apanhados pela PSP, enfim um desequilíbrio natural.

Claro que no entretanto também poderiam apanhar uns criminosos.

Mas isto já é piada...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Não me parece que sejam as funções de investigação criminal que prejudicam esse policiamento de proximidd.

Mais: Conjugando o serviço de rua e a investigação criminal cria-se uma óptima network de informações. Se fossem 2 forças diferentes a fazer esse trabalho de certeza absoluta que a qualidade e quantidade da informação que as forças de ordem pública dispoem neste momento seria mto menor.

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Eu nem sei porque temos duas forças policiais de segurança e mesmo assim temos falta de policia nas ruas.

Mas neste país há tanta coisa sem sentido...

Por exemplo, porque é que a competência da investigação criminal é do ministério publico coadjuvado pelas policias?

Isto não faz sentido nenhum, porque eu não vejo magistrados do ministério publico a recolher provas na rua, não os vejo infiltrados a fazer investigação (tb não vejo os policias o que só pode ser bom sinal ) não os vejo a levar detidos a tribunal, a instruir processos, nada.

Mas vejo as policias a fazer isso, o mais natural era termos um sistema como o Alemão, que tb diz que a competência da investigação criminal é do ministério publico (não conheço mais nenhum país que tenha optado por esta solução, excepto, claro Portugal e que ainda assim conseguiu subverter a ordem lógica da situação), mas onde um policia de investigação criminal ascende naturalmente, no evoluir da carreira à condição de Promotor Investigador.

Por cá seria impossível ver isso.

Ou então alterar a lei nesse aspecto e colocar as rodas nos carris, escrevendo que a competência da investigação criminal é das policias de investigação criminal coadjuvadas e supervisionadas pelo ministério publico (algo que tb creio, fosse uma evolução à actual situação), mas que mais uma vez seria impossível ver.

Outra situação que não faz sentido é (e isto não tem nada a ver com o tema do tópico, mas é mais um conjunto de exemplos) o pagar-se aos agricultores Portugueses para deixarem de produzir, enquanto se financia o país celeiro da Europa, para produzir mais, ou o caso dos subsídios atribuídos pela UE aos agricultores Espanhóis, a produzir em Portugal, para cultivar e o negar desses subsídios aos Portugueses.

Há muita coisa em Portugal sem sentido.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
    Eu nem sei porque temos duas forças policiais de segurança e mesmo assim temos falta de policia nas ruas.

Mas neste país há tanta coisa sem sentido...
    Sim, não se percebe...
    Por exemplo, porque é que a competência da investigação criminal é do ministério publico coadjuvado pelas policias?
    É da Lei que temos, mas nesse aspecto nem acho mal...

Isto não faz sentido nenhum, porque eu não vejo magistrados do ministério publico a recolher provas na rua, não os vejo infiltrados a fazer investigação (tb não vejo os policias o que só pode ser bom sinal ) não os vejo a levar detidos a tribunal, a instruir processos, nada.
    Isso já é da mentalidade tuga. Por exemplo lá fora os engenheiros vestem fato de macaco e fazem eles próprios as tarefas que cá os engenheiros, de fato e gravata, mandam fazer. É verdade que isto não é regra, mas é para se perceber porque é que os Magistrados não andam na rua a investigar!

Mas vejo as policias a fazer isso, o mais natural era termos um sistema como o Alemão, que tb diz que a competência da investigação criminal é do ministério publico (não conheço mais nenhum país que tenha optado por esta solução, excepto, claro Portugal e que ainda assim conseguiu subverter a ordem lógica da situação), mas onde um policia de investigação criminal ascende naturalmente, no evoluir da carreira à condição de Promotor Investigador.

Por cá seria impossível ver isso.
    Sim, o conceito é interessante, mas por cá não reuniria apoiantes!...

Ou então alterar a lei nesse aspecto e colocar as rodas nos carris, escrevendo que a competência da investigação criminal é das policias de investigação criminal coadjuvadas e supervisionadas pelo ministério publico (algo que tb creio, fosse uma evolução à actual situação), mas que mais uma vez seria impossível ver.
    Isso não faz sentido e subverteria a lógica da tutela da investigação criminal.

Outra situação que não faz sentido é (e isto não tem nada a ver com o tema do tópico, mas é mais um conjunto de exemplos) o pagar-se aos agricultores Portugueses para deixarem de produzir, enquanto se financia o país celeiro da Europa, para produzir mais, ou o caso dos subsídios atribuídos pela UE aos agricultores Espanhóis, a produzir em Portugal, para cultivar e o negar desses subsídios aos Portugueses.
    Sim, isso também não faz sentido...

Há muita coisa em Portugal sem sentido.
    Pois há, mas alterar isso é a mesma coisa que uma formiga sozinha levantar em ombros um elefante...

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Isso não faz sentido e subverteria a lógica da tutela da investigação criminal.
    A tutela continuaria ser a mesma, mas as competências seriam clarificadas.

Assim há o risco de uma tresloucada mudança de tutela para um outro ministério, com os desastrosos resultados que se conhecem noutros países (já para não falar de um eventual "guerra" de competências entre tanta policia).

E não correríamos o risco de a investigação criminal, poder eventualmente, ficar dependente de pressões e loucuras da politica e políticos.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

A tutela continuaria ser a mesma, mas as competências seriam clarificadas.

Assim há o risco de uma tresloucada mudança de tutela para um outro ministério, com os desastrosos resultados que se conhecem noutros países (já para não falar de um eventual "guerra" de competências entre tanta policia).

E não correríamos o risco de a investigação criminal, poder eventualmente, ficar dependente de pressões e loucuras da politica e políticos.
    O MP é mais resistente a qualquer investida política dos que as polícias...

De todo o modo, e em termos de competências legais os termos "coadjuvadas e supervisionadas" são antagónicos. Os que coadjuvam "servem" os coadjuvados e, pela mesma lógica, os que supervisionam não coadjuvam!

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Tanto a PSP como a GNR deveriam fazer exclusivamente segurança publica.

Para as investigações criminais, existe a PJ e poderia se criar dentro da PSP/GNR uma divisão especializada em investigação criminal, ou seja, o nosso CSI.

Outra coisa que me perturba é ver a imensidade de agentes de ambas as forças a desempenhar funções burocraticas, que deviam ser desempenhadas por civis ou agentes em idade de pré e pós-reforma e libertar essas pessoas para o patrulhamento.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post

Para as investigações criminais, existe a PJ e poderia se criar dentro da PSP/GNR uma divisão especializada em investigação criminal, ou seja, o nosso CSI.

Outra coisa que me perturba é ver a imensidade de agentes de ambas as forças a desempenhar funções burocraticas, que deviam ser desempenhadas por civis ou agentes em idade de pré e pós-reforma e libertar essas pessoas para o patrulhamento.
    É essa, no geral, a minha ideia.

eu
    eu está offline
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

É uma dúvida que me tem assaltado,
    Curiosa forma de começar esta discussão

Agora a sério, parece-me óbvio que não deve haver sobreposição de responsabilidades entre forças diferentes

nto
    nto está offline
    Piloto Veterano nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Quanto ao facto de termos GNR e PSP, não somos os unicos onde existe essa distinção, a França, a Espanha, a Suiça... também tem essas distinções entre forças de segurança (só que a nós a GNR continua "colada" à imagem do exercito e sobre alçada do mesmo).

Agora o que me faz realmente confusão, é o facto de termos forças da segurança a fazer trabalho burocrático... Aí é que discordo na totalidade.

A função deles é o terreno, se assim fosse para além de termos as ruas mais "seguras" e vigiadas, também se criaria mais postos de emprego...

Houvesse vontade para tal e que a forças de segurança não fossem contra...

Suspenso CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

...

As amplas e profundas reformas anunciadas por este Governo no seu início, ficaram na gaveta.

Mas também há que reconhecer que a nível de aptidão física, muitos dos agentes deveriam estar inibidos de prestar serviço externo.

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
    As amplas e profundas reformas anunciadas por este Governo no seu início, ficaram na gaveta.

Mas também há que reconhecer que a nível de aptidão física, muitos dos agentes deveriam estar inibidos de prestar serviço externo.
    As reformas foram para a gaveta no dia em que começaram a mexer nos imensos interesses das chefias de ambas as forças.

Agora em relação aos agentes, os que não tem aptidão para prestar serviços externos poderão passar a fazer serviços de secretaria.
    O que vemos agora é muitos agentes validos sentados atras da secretaria e outros menos validos a prestar serviços externos.

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

O MP é mais resistente a qualquer investida política dos que as polícias...

De todo o modo, e em termos de competências legais os termos "coadjuvadas e supervisionadas" são antagónicos. Os que coadjuvam "servem" os coadjuvados e, pela mesma lógica, os que supervisionam não coadjuvam!
    Ah, ok já entendi.

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Salvo erro fora as agora Unidade de Trânsito ou Fiscal, ambas as forças tem os departamentos de Investigação criminal.
    Creio serem necessárias. A PJ se calhar não chega para tudo e estas IC tratam principalmente dos pequenos delitos, furtos, pequeno trafego, etc, são os paisana que entram nos bairros e se infiltram para tentar deter esta pequena criminalidade.

Quanto ao resto totalmente de acordo, não faz sentido ir apresentar queixa e estar lá um PSP de vinte e poucos anos para registar, quando temos uns já com peso e idade excessiva na rua.

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    ...

Agora o que me faz realmente confusão, é o facto de termos forças da segurança a fazer trabalho burocrático... Aí é que discordo na totalidade.

A função deles é o terreno, se assim fosse para além de termos as ruas mais "seguras" e vigiadas, também se criaria mais postos de emprego...

Houvesse vontade para tal e que a forças de segurança não fossem contra...
    Concordo, seria de extrema racionalidade os excessos que existem em alguns locais da FP por exemplo ser reconduzidos para estas funções burocráticas, libertando os agentes para a sua verdadeira vocação.

Aliás o exército já emprega muitos civis para este tipo de função, tendo depois obviamente um graduado à frente do serviço.

Mas o contra não seria só das forças de segurança, como sindicatos da FP etc...

nto
    nto está offline
    Piloto Veterano nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Salvo erro fora as agora Unidade de Trânsito ou Fiscal, ambas as forças tem os departamentos de Investigação criminal.
    Creio serem necessárias. A PJ se calhar não chega para tudo e estas IC tratam principalmente dos pequenos delitos, furtos, pequeno trafego, etc, são os paisana que entram nos bairros e se infiltram para tentar deter esta pequena criminalidade.

Quanto ao resto totalmente de acordo, não faz sentido ir apresentar queixa e estar lá um PSP de vinte e poucos anos para registar, quando temos uns já com peso e idade excessiva na rua.

Concordo, seria de extrema racionalidade os excessos que existem em alguns locais da FP por exemplo ser reconduzidos para estas funções burocráticas, libertando os agentes para a sua verdadeira vocação.

Aliás o exército já emprega muitos civis para este tipo de função, tendo depois obviamente um graduado à frente do serviço.

Mas o contra não seria só das forças de segurança, como sindicatos da FP etc...
    Expliquei-me mal.

É claro que não estou contra que agentes façam serviços de secretaria ou outros...

Mas em excesso é que não. Bastaria ter alguns agentes a supervisionar e os restantes viriam para a rua.

Quanto à questão de Investigação Criminal, realmente a área da PJ (crimes em que intervem) não é a mesma da PSP/GNR.

Piloto de Testes freefall2900's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Enquanto as leis e a Justiça deste país dos plátanos não mudarem, a segurança de todos estará em risco.

Seja com 1, seja com 1 milhão de polícias.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
    Enquanto as leis e a Justiça deste país dos plátanos não mudarem, a segurança de todos estará em risco.

Seja com 1, seja com 1 milhão de polícias.
    Sim, sobretudo se eles não estiverem a fazer o que lhes compete, ou a servirem o país nas funções mais adequadas!

Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Thumbs up Policia unica e 100%Civil. Extinção da GNR integração de efectivos.

Pé Leve, a minha posição quanto a isto, há mais de 5 anos a esta parte que a tenho revelado amiúde.

Mas eu volto a frisar o meu ponto de vista.

A GNR não deveria de existir. Ponto.
    A GNR como força militarizada deveria de ser abolida e os seus efectivos integrados na PSP com força 100% CIVIL. Ponto.

Deveria de existir uma autoridade "UNA" no que toca a força de manutenção da ordem publica do patrulhamento, da segurança publica e no patrulhamento fiscalização das estradas.

A investigação criminal e Judiciária deveria incorporar em locais estratégicos ( esquadras ou da departamentos da PSP, em pontos espalhados pelo pais) integrados (mas autónomos) nas referidas instalações, isto implicaria ter esquadras adequadas para albergar PSP e os chamados destacamentos ou secções da PJ.

Sendo que a GNR desaparecia e era integrada na PSP os meios e recursos seriam uniformizados, optimizados no que toca a valências, comunicações, elementos/efectivos, equipamentos.

A Fiscalização de fronteiras terrestres no que toca a mercadorias e pessoas ficaria na dependência do SEF, sendo que deveriam transitar da GNR os elementos e meios (provavelmente os actuais) necessários para criar uma força adequada para fiicalização.

A nivel de fiscalização das fronteiras maritimas de pessoas e bens, deveria ser criada na dependência da Marinha uma Guarda Costeira, mas que respondesse ao Min. da Administração Interna, uma especie de unidade especifica da Marinha que não tivesse de responder ao Min. da Defesa.

Os chamados bombeiros helitransportados da GNR deveriam ser integrados no SNB ou na Protecção Civil, e responder a estas autoridades somente.

Também de igual modo a unidade de protecção e fiscalização da natureza - SEPNA - seria da orbita da PSP.

A GNR ao ser extinta, qualquer acção militar ou militarizada a nivel internacional, seria executada em exclusivo por unidades das FA, as acções de cooperação internacional da PSP seriam nos moldes executados pela PSP na Bosnia e noutros locais onde reconhecidamente foram eficazes e de uma valia e desempenho louvado.

A GNR não tem de continuar a existir para ser a "Guarda Pretoriana do Regime", foi no Quartel do Carmo que em 1974 as "forças leais ao regime" mantiveram resistência, num estado democrático não se aguardam golpes de Estado (constantes) para que seja preciso manter este tipo de "forças leais", um governo que governe correctamente não teme golpes de mão ou sublevações para mudanças de poder.

Considerando que disse acima.

Sim uma força renovada teria mais vocação para executar uma segurança de proximidade com as populações, daria uma imagem mais uniforme e coesa, teria mais visibilidade.
    Ganhariamos com a optimização de recursos, valências e meios.

Consideração final.
    Pensem no seguinte, um canivete SUIÇO não é uma boa faca de mato, não é um bom serrote, não é uma boa lupa ou uma excelente pinça, desenrasca em todos sem compromoter, mas não executa na perfeição as referidas tarefas.
    Isto é o que faz actualmente a GNR.

Piloto de Rallye Agent's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
    Pensem no seguinte, um canivete SUIÇO não é uma boa faca de mato, não é um bom serrote, não é uma boa lupa ou uma excelente pinça, desenrasca em todos sem compromoter, mas não executa na perfeição as referidas tarefas.
    Isto é o que faz actualmente a GNR.
    Perfeito.