Tenho estado a usar uma placa vitrocerâmica e não sei como a limpar. Basta fazer algo que salte um pouco de gordura e fica logo toda "baça" .
Penso que há uns produtos mesmo dedicados a este tipo de material, será que fazem a diferença?
|
|||||
Tenho estado a usar uma placa vitrocerâmica e não sei como a limpar. Basta fazer algo que salte um pouco de gordura e fica logo toda "baça" .
Penso que há uns produtos mesmo dedicados a este tipo de material, será que fazem a diferença?
Há um produto de tampa verde, embalagem cinzenta (não me perguntes o nome que eu não sei) que se vende no continente que efectivamente funciona bem .
É parecido com o Cif tradicional, e limpa muito bem. O principal "truque" para ter um aspecto impecavel nas vitrocerâmicas é passar sempre com um pano bem limpo e seco, depois de a acabares de limpar![]()
Há vários produtos no Hiper.
E atenção aos esfregõesHá uns no Hyper que são específicos. E umas "espátulas" de plástico para retirar a gordura que ás vezes queima e faz "crosta".
Chama-se... "Dinol". Mas não foi escolhido a dedo, isto é, comprei pela função e não pela marca.Não conheço esse glassex, mas estes produtos pela textura e "viscosidade" parecem-me bastante agressivos e abrasivos...
Pelo nome não me parece que vás lá, nem sei se são todos iguais, mas os que tenho tido aprovam. É que as vezes fico encarregue de vigiar "os tachos" e esqueço-me e toca a limpar tudo.
De qualquer maneira o "nosso" problema não é o mesmo, o meu é que aquilo fica mesmo estorricado e agarrado ao "disco".
vitro clean (embalagem preta) ou cif creme
A placa da teka em casa dos meus pais trazia uma espátula de metal mas não sei se alguma vez foi preciso usá-la!
Trazia também um liquido especifico mas isso encontras em qualquer hiper.
A minha é bosch e também tem uma espátula em metal que funciona 5 estrelas.
Vitro Clean é uma embalagem preta que tem incluida uma esponja propria para limpar isso ...
É, a espátula ajuda....
Uma coisa que nunca devem fazer. Verter açúcar caramelizado quente.
Nunca mais sai.![]()
Aplicar o creme ( nem todos aprovam....logo meto a marca do que se usa em cas), deixar actuar algum ytempo ( normalmente até o creme secar) e «raspar» com a lâmina apropriada.....
Isto se houver sugidade queimada.
A sujidade mais «leve», dispensa a utilização da lâmina que pode ser substituída por uma «toalha de papel de cozinha»....![]()
Para ser sincero ... tenho saudades do meu fogão a gás ... lume mesmo !!!
Eu não.
Então para limpar, o trabalho que aquilo dava... Tirar grelha, desmontar bicos, limpar parte do fundo, limpar grelha, ver se os furos dos bicos não estavam entupidos com sujidade, voltar a montar tudo...
Agora se entorno alguma coisa é só por papel absorvente para retirar o maior e no fim passar a esponja. Já para não falar na segurança, porque se entornar alguma coisa a placa desliga-se sozinha.
E a indução é muito mais rápidas e eficaz que o gás, não tendo que andar a acartar com bilhas ás costas.
Limpar a placa vitrocerâmica é 100 vezes mais fácil de limpar que o fogão a gás, desde que com os produtos adequados.
Existem os tais cremes de limpeza, que dizem mesmo no rótulo que são para placas vitrocerâmicas, é só procurar no supermercado.
E existem também esponjas próprias anti-risco para vitrocerâmica, em geral são umas esponjas azuis e mais caras que as verdes. Lá em minha casa já só usamos essas esponjas anti-riscos para tudo. São mais caras, mas duram muito mais tempo, são mais eficazes e não estragam os materiais com riscos.
Depois existe ainda a espátula de metal, para o caso de ter ficado uma quantidade muito grande comida queimada e agarrada à placa.
Raramente é preciso usar.
Vitroclean, a tal embalagem preta, era o que a minha placa trazia e que eu uso para limpar
Silver, só deverás usar o raspador em conjunto com um bom produto especifico. Nunca usar esfregões de louça abrasivos porque isso risca a placa toda.
![]()
Tenho uns tios que depois de fazer obras em casa meteram placas , mas o meu tio recusa-se a fazer ali comer e tem o antigo fogão no quintal onde só ele faz comida no lume, ele diz que a placa é uma enorme mariquice
Eu nunca usei placa para saber se gosto ou nao gosto, ja me disseram que gasta mto... de qualquer forma tenho receio de investir numa placa e depois de a ter achar tambem uma mariquice e preferir o gas...![]()
É melhor esperarem que chegue uma mulher a este tópico para explicar bem essas questões da limpeza !!!
Agora vou ali dar uma volta e já venho !
Para quem gosta de cozinhar em temperaturas altas ... é preferivel nao mudar ...
Eu tenho o meu antigo fogão na churrasqueira ... é lá que cozinho muitas vezes ... então no WOK é muito melhor ... ou se quiseres flambejar algo ... nada como o lumezinho ...
Concordo que a placa é 100x mais facil e pratica de limpar ... mas em alturas deixa a desejar ...
Se fosse hoje nao tinha colocado placa ... e comprava um bom fogão americano a gas ...