Trabalhador independente - algumas questões
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 4 de 4

Título: Trabalhador independente - algumas questões

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito Trabalhador independente - algumas questões

Viva!

Gostaria se possivel que alguem do ramo da contabilidade ou equivalente me desse aqui umas informações.

Sou estudante universitário e como tal faço parte do agregado familiar dos meus pais. Se iniciar actividade como trabalhador independente, para ganhar uns trocos enquanto estudo, ou seja - TRABALHADOR - ESTUDANTE, tenho que sair do agregado familiar dos meus pais ? tenho que fazer um IRS apenas para mim ? E consequentemente, como tenho direito a ADSE dos meus pais, fico sem ela ?

Se alguem me conseguir responder a isto com certezas agradecia!

Banido CitroenC5II's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nunoli Ver Post
    Viva!

Gostaria se possivel que alguem do ramo da contabilidade ou equivalente me desse aqui umas informações.

Sou estudante universitário e como tal faço parte do agregado familiar dos meus pais. Se iniciar actividade como trabalhador independente, para ganhar uns trocos enquanto estudo, ou seja - TRABALHADOR - ESTUDANTE, tenho que sair do agregado familiar dos meus pais ? tenho que fazer um IRS apenas para mim ? E consequentemente, como tenho direito a ADSE dos meus pais, fico sem ela ?

Se alguem me conseguir responder a isto com certezas agradecia!
    Até aos 25 anos e desde que tenhas a mesma morada fiscal, podes continuar a fazer o IRS em conjunto com os teus pais. Atenção que se trabalhares como independente e os teus pais trabalharem como dependentes, entregando como tal o IRS na primeira fase, eles terão que o deixar de fazer e passarão a entregar apenas e só na segunda fase por causa do teu trabalho que implicará o preenchimento do anexo B.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Obrigado pela resposta.

Muito bem, então posso continuar com o IRS deles. Agora relativamente à inscrição de trabalhador independente, tenho estas opções todas para definir a situação profissional:

• Profissional livre, incluindo a actividade de carácter científico, artístico ou técnico;
    • Cônjuge de profissional livre;
    • Trabalhador intelectual, incluindo a actividade de carácter científico, artístico ou técnico;
    • Artistas intérpretes ou executantes;
    • Empresário em nome individual, inclui a actividade comercial ou industrial;
    • Cônjuge de empresário em nome individual;
    • Produtor agrícola;
    • Cônjuge de produtor agrícola;
    • Sócio ou membro de sociedade de profissionais livres;
    • Sócios de sociedades de agricultura de grupo;
    • Membros de cooperativas de produção e serviços;
    • Trabalhador com apoio à criação de actividade independente.
    Bem, sou estudante, e vou vender software feito por mim...Em qual me enquadro ?

Quanto ao "Escalão de remuneração estabelecido com base no valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS)", isto é o que tenho que pagar À segurança social certo ? Mas escolho em função de quê ? Para que serve ? Que mais tenho que pagar à segurança social depois mais tarde ? Como calculo o que tenho que pagar ao IRS em função das minhas remunerações ?

Se alguém me puder ajudar quanto a isto...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

anyone?