Esquentador Vulcano[Ajuda]
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 12 de 12

Título: Esquentador Vulcano[Ajuda]

Piloto de Provas de Perícia UnDeRScOr3's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito Esquentador Vulcano[Ajuda]

Boa noite pessoal, pois é... tenho um problema no meu esquentador, que passo a descrever. Tenho gás natural, e o esquentador é um Vulcano electrónico, já coloquei pilhas novas, e aconteçe que ele só trabalha de vez em quando... quando abro a torneira de água quente, ele faz a dita faisca, e ao mesmo tempo pisca o led vermelho, mas raramente acende. Depois de fechar a torneira, o led continua a piscar, tipo código morse, e deve representar um certo erro, mas n sei qual... Alguém me consegue ajudar com este problema?

Cumprimentos para todos e um santo natal para todos

Piloto de Provas de Perícia texMCMLXXXIII's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2007

Por Defeito

Quanto tempo tem a instalação?
    Qual é o modelo?
    Tem ventilação?
    Pode ser acumulação de gases. Os esquentadores têm um sensor que não permite o acendimento quando não têm saída de gases suficiente.
    Ou então pode ser a sonda do sensor suja. Nesta última hipótese limpa-se com um cotonete embebido em álcool etílico, a sonda fica junto ao piloto.

Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

A instalação n sei quanto tempo tem, porque já comprei a casa com ele instalado... quanto ao modelo, n sei qual é, sei que não tem ventilação, e é igual a este:

Ele faz a faisca quando abro a torneira, mas n acende, e ao fim de uns segundos a faisca pára também. E o tal led continua sempre a piscar... segundo a tampa das pilhas, diz que se o led piscar, é porque as pilhas n estão boas, mas já as mudei, comprei umas Sony alcalinas, e o led pisca na mesma, e ele faz bem a faisca. Parece que não chega o gás, ou algo não está a permitir o gás chegar...
    Isso do piloto, é onde tá a peça que faz a faisca? Vão dois tubos de borracha para ai... um para a peça que faz a faisca e outro que vai para o mesmo sitio, mas não sei para que serve...

Cumprimentos e obrigado pela ajuda

Piloto de Fórmula 1 Nitrofurano's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Já pensaste em chamar um técnico a casa?

É que isso não é problema de sonda...

Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Sim, já pensei em chamar um técnico, e certamente é isso que vou ter de fazer... mas podia ser que fosse alguma coisa simples, e alguém que tivesse tido o mesmo problema me pudesse ajudar. E depois as reparações em esquentadores, ainda por cima electrónicos, não são nada baratas, e estando em começo de vida, todos os centimos contam...

Cumprimentos, e espero que passem todos um excelente dia de Natal

Piloto de Provas de Perícia texMCMLXXXIII's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2007

Por Defeito

Se moras em Setúbal, vais a Avenida Dom Manuel I tens ai uma loja Tien 21, falas com o Sr. Agostinho Marques que ele resolve-te o problema.
    Mexer com instalações de gás pode ser perigoso, mais vale prevenir.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
    Boa noite pessoal, pois é... tenho um problema no meu esquentador, que passo a descrever. Tenho gás natural, e o esquentador é um Vulcano electrónico, já coloquei pilhas novas, e aconteçe que ele só trabalha de vez em quando... quando abro a torneira de água quente, ele faz a dita faisca, e ao mesmo tempo pisca o led vermelho, mas raramente acende. Depois de fechar a torneira, o led continua a piscar, tipo código morse, e deve representar um certo erro, mas n sei qual... Alguém me consegue ajudar com este problema?

Cumprimentos para todos e um santo natal para todos
    boas, fiz uma pesquisa no google e vim dar aqui, sei que já se passaram uns anos depois deste tópico, mas estou com o mesmo problema e pela foto até me parece que o esquentador é o mesmo. como resolveste isso?

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por basten Ver Post
    boas, fiz uma pesquisa no google e vim dar aqui, sei que já se passaram uns anos depois deste tópico, mas estou com o mesmo problema e pela foto até me parece que o esquentador é o mesmo. como resolveste isso?
    Poderá ser uma coisa tão simples como o injector entupido e então não dá passagem de gás para fazer a chama.

Experimenta a comprar 1, isso é coisa para 2/3€ e vê se resulta. Atenção, não tentes desentupir o velho pondo agulhas ou coisas do género no injector, que isso faz logo abrir o buraco demais e em cez de com um esquentador ficas com um maçarico.

Outra opção também poderá ser o termopar.

Quer uma coisa quer outra, são coisas simples de trocar. Se não for nada disto, ai já será melhor chamar mesmo um tecnico pois poderá ser algo já mais complicado... e dispendioso.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Boas,
    A sonda AGU (sensor de gases de combustão) não é, pois caso fosse o esquentador nem sequer tentava a ignição (faiscava).
    O problema pode estar na sonda de ionização (sitio onde faz a faisca) com o uso vai-se degradando, num caso mais chato pode ser mesmo a válvula de gás a dar as ultimas....
    Só para nós que ninguém nos ouve, tenta dar umas pequenas pancaditas com uma chave na válvula de gás quando ele esta a tentar fazer a ignição (pancadinhas soft´s mesmo).

Abraço

Piloto de Testes biker's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Mudaram o injector assim que fizeram a conversão de gás ???

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

eu não tenho gás natural. mas o meu já funciona. o problema era exactamente como descrito neste post (devia ter feito quote deste):

Ele faz a faisca quando abro a torneira, mas n acende, e ao fim de uns segundos a faisca pára também. E o tal led continua sempre a piscar... segundo a tampa das pilhas, diz que se o led piscar, é porque as pilhas n estão boas
    como ele estava a fazer faísca parti do princípio que não podia ser das pilhas, mas a verdade é que depois de as mudar e de apertar os contactos do sensor ele começou a funcionar. o estranho é que o led continua a piscar, mas pelo menos já tenho água quente.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

No meu caso ele fazia faísca, mas mesmo assim era fraca para acender o gaz... Chamei a assistência, larguei os euros (80€!!!) e ficou bom...