Tópico dos incêndios florestais
 Rede MPL:
Página 1 de 51 1211 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 1521

Título: Tópico dos incêndios florestais

  1. #1
    Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    No Exilio
    Posts
    22,181

    Por Defeito Tópico dos incêndios florestais

    Já nos questionámos sobre isto, mas na ultima semana surgiram na imprensa claras demonstrações que algo vai mal, senão vejamos:

    #8230;.
    A contratação dos helicópteros e aviões que vão estar envolvidos no combate às chamas até 30 de Setembro, fim da época de fogos, vai custar perto de 24 milhões de euros.
    #8230;.
    Quase todos os países da Europa mediterrânica têm frota própria de combate a incêndios. Portugal, país atlântico de sensibilidade mediterrânica, recorre quase exclusivamente ao aluguer a empresas privadas, exceptuando os dois helicópteros do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

    ....DN perguntou ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) se, dada a sua aparente eficácia, havia sido equacionada a compra ou aluguer destes aparelhos. A resposta de Pedro Lopes, então vice-presidente do SNBPC, foi a seguinte "Não interessam porque têm reduzidíssima autonomia e um consumo tão elevado que teríamos de andar com um comboio de combustível atrás deles." Segundo Pedro Lopes, essa reduzida autonomia seria de "uma hora".

    O DN contactou Gian Franco Blower, presidente da European Air-Crane, #8230;De acordo com o que nos disse, a autonomia do S-64 é de duas horas e 25 minutos (para o modelo mais antigo) ou duas horas e dez minutos (para o mais moderno)#8230;#8230;

    O Aircrane S-64 é usado em Itália, Grécia, França, Austrália, Estados Unidos, México, Peru, Equador, Coreia do Sul, Bornéu, Malásia, Indonésia e Nova Guiné, sem que se conheçam reclamações em relação à "reduzida autonomia" ou ao "comboio de combustível" necessário para o manter no ar.

    Durante o Governo Durão Barroso, em contactos com o Ministério das Finanças e o Ministério da Economia, a Rússia terá sugerido a Portugal a permuta da sua dívida ao nosso país por meios aéreos de combate a incêndios, disse ao DN fonte que acompanhou o processo.

    A dívida seria de aproximadamente 120 milhões de euros, número que o DN não conseguiu confirmar, e a oferta era de quatro helicópteros Ka-32 e dois aviões anfí- bios Be-200 (proposta mais tarde alterada para seis Ka-32 e um Be-200, devido a eventuais dificuldades numa entrega rápida deste último).

    A rejeição
    "A dívida russa, em termos contabilísticos, é considerada um activo e abate no défice. A operação não nos interessa porque, se desaparece a dívida, agrava-se o défice. E os aviões não abatem no défice."


    #8230;um alto representante do Ministério da Economia, depois de recusar olhar para os catálogos que quiseram mostrar-lhe, "decretou" simplesmente "Eu não gosto dos meios russos."#8230;

    Na oferta estavam incluídos estaleiros de manutenção, peças sobressalentes e kits para várias utilizações possíveis do Be-200 (transporte de carga ou passageiros, hospital, ambulância, busca e salvamento). Com essas valências, o valor de mercado do aparelho é de 37 milhões de euros (versão-base 27 milhões). Em relação ao Kamov, a proposta incluía um centro de manutenção na Covilhã, para assistência aos aparelhos deste fabricante em toda a Península Ibérica



    Portugal rejeita meios que vai depois pedir de empréstimo a países (Espanha, Itália, França, Grécia, etc.) que os possuem, não toma como exemplo a criação de unidades especiais para o combate a estes desastres.

    Na sua edição de 10-06-05 o jornal publico desenvolve uma reportagem relativa ao preço abusivo praticado por duas empresas que aluguer de aeronaves que iriam disponibilizar os aéreos#8230;..

    José Bento Amaro
    Consórcio formado por duas empresas portuguesas praticamente duplicou o custo dos helicópteros para combate a fogos
    http://jornal.publico.clix.pt/defaul...&uid=&sid=2742


    Para concluir de salientar que algumas das empresas nacionais possuem nos seus quadros administrativos, políticos , deputados e ex-ministros, ligados a variadas alas politicas.


    Aeronaves:

    Canadair Hidrovião turbohelice#8211; Actualmente o Grupo Bombardier tem a produção suspensa, o futuro dos mesmo é incerto
    http://www.bombardier.com/index.jsp?...en/3_0/3_0.jsp

    S 64 Skycrane (versão civil do Sikorski Skycrane) #8211; Possui grande versatilidade e fora da época de incêndios pode ser usado para #8211;Montagem de aerogeradores, cargas pesadas, etc
    http://www.ericksonaircrane.com/index.asp
    http://www.ericksonaircrane.com/videocover.asp
    http://www.dgualdo.it/helics-s64-ita.htm

    BE 200 Hidrovião turbina#8211; Aeronave bastante versatil que permite a sua utilização em busca marítima, ambulância, transporte
    http://www.beriev.com/eng/core_e.html

    Kamov #8211; Helicóptero médio/pesado versatil a nível de transporte de cargas e passageiros
    http://www.aviation.ru/Ka/32/Ka-32-firebuster.jpg
    http://aircraft.ru/imageShop.asp?Okb...=80&PlanID=168

    US 1A Kai Hidrovião turbohelice- Aeronave de fabrico Japonês de proveniência militar, versátil , permite busca marítima, ambulância, transporte.
    http://www.shinmaywa.co.jp/english/p...s/index.htm#01

    http://www.shinmaywa.co.jp/english/list/a_03.htm


    Artigos completos:
    http://www.correiomanha.pt/noticia.a...17&idCanal=181
    http://dn.sapo.pt/2005/06/09/tema/
    Última edição por Excalibur : 06-07-08 às 20:09:28


  2. #2
    Piloto de Troféu TDIsport's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    Barcelos, , Portugal.
    Posts
    9,076

    Por Defeito

    Sabes porque toda a gente inflaciona os valores de tudo que seja vendido/alugado ao estado?


    Porque o Estado é um péssimo cliente!! Paga tardissimo e é responsavel pela falencia de muitas empresas!!

  3. #3
    Piloto de Testes Flyer's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2005
    Localização
    Lx, Portugal.
    Posts
    3,086

    Por Defeito

    é....boa desculpa...o gajo paga tarde então olha...let it burn....

  4. #4
    Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    No Exilio
    Posts
    22,181

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por TDI_sport

    Sabes porque toda a gente inflaciona os valores de tudo que seja vendido/alugado ao estado?


    Porque o Estado é um péssimo cliente!! Paga tardissimo e é responsavel pela falencia de muitas empresas!!

    Sei perfeitamente dessa situação, também tenho organismos do estado como cliente.

    Mas neste caso nem se põe isso em causa, as firmas segundo me deu a entender concorreram em separado tendo apresentado valores completamente distintos e independentes, depois e para não serem acusadas de "Cartel" que como toda a gente sabe é ilegal, elaboraram um consórcio e aumentaram os preços das propostas para quase o dobro.

  5. #5
    Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    No Exilio
    Posts
    22,181

    Por Defeito

    Fica aqui a indicação que logo no Programa Prós & Contras vais estar entre otros o Min. Ad. Interna, o responsável pelo serviço de fogos florestais espanhois, e o coordenador Gen. Ferreira do Amaral.


    Portugal é o país do Sul da Europa que mais incêndios florestais sofreu nos últimos 25 anos e também um dos que tem uma maior área do seu território destruída por este flagelo.

    Segundo esses números, entre 1980 e 2003, houve 398.682 incêndios em Portugal (38,1 por cento do total), 359.157 em Espanha (34), 261.290 em Itália (17,7), 118.690 em França (7,5) e 37.822 na Grécia (2,7).
    A superfície ardida foi de 4.572.462 hectares em Espanha, 2.897.396 em Itália, 2.584.895 em Portugal, 1.138.031 na Grécia e 757.358 em França.

    A situação relativa de Portugal é mais preocupante se se pensar que o país tem uma superfície cinco vezes menor do que a Espanha e três vezes menor do que a Itália, para só falar nos estados com uma maior área ardida.


    http://www.mai.gov.pt/data/001/004/i...po=Intervencao



    Das 52 acções apontadas na sequência dos fogos florestais de 2003, apenas cinco foram concretizadas Instabilidade política dificultou alterações legislativas de fundo.

    Seja por instabilidade política ou por incapacidade técnica, o país não consegue aprender com os erros.
    In JN

  6. #6
    Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    No Exilio
    Posts
    22,181

    Por Defeito

    Como será bom de observar a programção do Prós & Contras foi alterda em virtude da morte de Dr. Álvaro Cunhal

  7. #7
    Consultor Zizo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Woluwe
    Posts
    20,027

    Por Defeito

    Já andam por aí mais tópicos sobre incêndios mas eu não podia de deixar deixar a minha opinião neste.

    Portugal não precisa de Canadairs para combater incêndios.

    Como já disse várias vezes estão a encarar a prevenção de incêndios ao contrário. Deve-se começar pela floresta primeiro e só no fim os aviões e helicópteros. E antes de chegar aos meio aéreos deve-se investir e muito na formação dos meios terrestres. Formação adequada aos bombeiros.

    Acreditem que se se for por aqui fica muito, mas mesmo muito mais barato e os resultados serão imensamente melhores, a nível ecológico, de saúde e económico.

    Pensem primeiro na floresta.

  8. #8
    Piloto de Testes JCorreia211's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    Figueira da Foz, , Portugal.
    Posts
    2,772

    Por Defeito

    Tb acho k era dar muitas formações ás chefias dos bombeiros para ver se conseguem ter melhor coordenação e e se conseguem fazer trabalhar em conjunto as várias corporações nacionais.

  9. #9
    Consultor Zizo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Woluwe
    Posts
    20,027

    Por Defeito

    Era isso que eu queria dizer.

    Alguém se lembra dos 4 bombeiros de Coimbra que morreram há uns meses? Resultado do inquérito - negligência. O que é que aconteceu ao bombeiro sobrevivente? Foi proibído de falar à comunicação social.

    Por favor, dêem formação adequada aos bombeiros e profissionalizem a classe.

  10. #10
    Piloto de Testes JCorreia211's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    Figueira da Foz, , Portugal.
    Posts
    2,772

    Por Defeito

    Tristeza. Já que a protecção civil pelo menos na minha zona nada faz ao menos podia distribuir comida e bebida pelos bombeiros. Só passeiam as suas grandes maquinas. Isto revolta-me mesmo.

  11. #11
    Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    No Exilio
    Posts
    22,181

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Zizo

    Já andam por aí mais tópicos sobre incêndios mas eu não podia de deixar deixar a minha opinião neste.

    Portugal não precisa de Canadairs para combater incêndios.

    Como já disse várias vezes estão a encarar a prevenção de incêndios ao contrário. Deve-se começar pela floresta primeiro e só no fim os aviões e helicópteros. E antes de chegar aos meio aéreos deve-se investir e muito na formação dos meios terrestres. Formação adequada aos bombeiros.

    Acreditem que se se for por aqui fica muito, mas mesmo muito mais barato e os resultados serão imensamente melhores, a nível ecológico, de saúde e económico.

    Pensem primeiro na floresta.
    Boas e bem reaparecido Lord Vader (vai-se la saber porquê ??) :D

    Eu concordo plenamente com o que dizes Zizo, tenho familiares na zona de Vieira Leiria, e era bom de ver que com a mancha florestal que por ali havia era o mesmo que ter o rastilho pronto dado não havr reordenamento ou quando muito a limpeza que seria esperada, mas a razão principal do post tem a ver com a escassez de meios e o total autismo que as autoridades continuam a ter, depois esta negicoatas camufladas (ou não) são por demais evidentes, além de que é uma realidade que cedo ou tarde por muito que nos custe teriam de ser empregues, no meu entender todos se complementam - reordenamento, formação, prevenção e meios de combate eficazes.

  12. #12
    Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    No Exilio
    Posts
    22,181

    Por Defeito

    Já agora Zizo tal como coloquei no tópico da Xalecas

    Logística

    Como é que num incêndio com a Base aérea de Monte Real a sul da Fig. da Foz, se desloca um Heli para abastecer em Stª Comba Dão, o tempo de voo é superior, o consumo de combustível é superior, e o mais essencial é a demora que vai afectar os bombeiros no terreno.
    Isto já faz lembrar a história do passado recente, aviões Canadair a combater incêndios no Algarve vieram abastecer a Lisboa.

    Será que os mentecaptos dos coordenadores não sabem que existem equipas de especialistas e meios da FAP – de campanha - que se podem deslocar para aeródromos, campos de futebol, heliportos e aeroportos civis ???
    Será que ninguém se lembra que os corpos de bombeiros não têm logística que lhes permita apioar os homens no terreno, que chegam a estar horas a fio sem descanso, sem comer, sem apoio moral sem um local de repouso ???
    Lembram-se os Fuzos, a BMI, e o Exército realizam exercícios militares e ninguém no terreno vai comer ao restaurante da esquina, ou só temos engenho para o Kosovo, Iraque e Afganistão !!!
    Porque é que não requesitam/solicitam os meios ao Min. da Defesa, ou será que o Sr. General Ferreira do Amaral, só sabe a arte da guerra e aceitou este cargo porque dá mais uns €€€€€.

    Gasta-se tanto dinheiro mal, ao menos mandem algumas destas chefias aprender a coordenar meios, a prevenir, a estudar o ordenamento, a coordenar a logística.

  13. #13
    Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Oct 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    25,812

    Por Defeito

    viajei de aviao por cima de portugal (praticamente o pais todo mm) na 6º feira passada, que ja nao foi um dos dias mais quentes. avistei 3 incendios, todos em portugal. espanha e a ponta de frança que vi...nada.

    ja o verao passado tinha visto a mesma situaçao (com a diferença que tinha visto um incendio mt pequeno em espanha e 6 em portugal).

    as causas sao mais que conhecidas. dificilmente serao tantos incendios assim somente por "causas naturais". dizem que investem milhoes na prevençao, mas assim que aparece o sol, la aparecem os incendios em grande!
    depois temos sempre a mania das grandezas...nunca é um incendio tipo fogueira, é sempre algo gigantesco, com aldeias em risco etc.

  14. #14
    Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    No Exilio
    Posts
    22,181

    Por Defeito

    É só para alertar que o programa Pós & Contras sobre este assunto volta a estar agendado para hoje

  15. #15
    Consultor Zizo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Woluwe
    Posts
    20,027

    Por Defeito

    Vou estar atento portanto portem-se bem logo:D:D:D (j/k);)

    ESpero que esteja lá um ex-professor meu e que desta vez o deixem falar. Engº Sande Silva. Espero que também esteja lá a maior autoridade nacional em incêndios florestais, o Professor Domingos Xavier Viegas.

    Mas se bem conheço estes problemas quase que posso adivinhar o que é que se vai passar.

    "É uma grande desgraça, blá blá blá, mais meios, bla bla bla, é necessário ordenamento florestal (90% das pessoas lá confundem ordenamento florestal com árvores em carreirinha), é uma grande desgraça, blá blá blá, é necessário fazer algo, blá blá blá, o Governo está fazer isto e aquilo, blá blá blá, mais meios blá blá blá, em Espanha fez-se assim, em França fez-se assado, já está em estudo um projecto, blá blá blá...."

    E amanhã lá voltam todos para os gabinetes[8][8]

    Wait and see

  16. #16
    Consultor Zizo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Woluwe
    Posts
    20,027

    Por Defeito

    Até agora só estou a acertar no blá blá blá[8][8]

  17. #17
    Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004
    Localização
    Veritatis simplex oratio.
    Posts
    21,085

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por JCorreia211

    Tristeza. Já que a protecção civil pelo menos na minha zona nada faz ao menos podia distribuir comida e bebida pelos bombeiros. Só passeiam as suas grandes maquinas. Isto revolta-me mesmo.
    Um dos grandes problemas é mesmo a protecção civil que ninguem sabe muito bem o que é suposto fazer (acho que nem eles) e depois ficarem a coordenar os bombeiros quando eles aida sabem menos do combate a incendios e tecnicas utilizadas.

    No caso dos bombeiros não entendo pq é que (quase sempre) os comandantes é que tem formação.




  18. #18
    Piloto de Rallye joao's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Lisboa, , .
    Posts
    13,553

    Por Defeito

    E o que terão os comerciantes de madeiras a dizer de muitos fogos? O que terão eles a dizer do facto de que a madeira queimada é muito mais barata, mas ainda assim aproveitável?

    E como é que ficou aquele caso do ano passado das viagens com os helicopteros alugados pelo Estado? E o que dizer da situação no post inicial?


  19. #19
    Consultor Zizo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Woluwe
    Posts
    20,027

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por joao

    E o que terão os comerciantes de madeiras a dizer de muitos fogos? O que terão eles a dizer do facto de que a madeira queimada é muito mais barata, mas ainda assim aproveitável?
    A madeira queimada é mais barata mas tem muitas limitações. Tem que ser laborada num prazo máximo de 3 meses porque depois oxida, fica azulada. Por isso é que em Oleiros ainda há muita que não foi cortada e já não é.

  20. #20
    Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    No Exilio
    Posts
    22,181

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Zizo

    Vou estar atento portanto portem-se bem logo:D:D:D (j/k);)

    ESpero que esteja lá um ex-professor meu e que desta vez o deixem falar. Engº Sande Silva. Espero que também esteja lá a maior autoridade nacional em incêndios florestais, o Professor Domingos Xavier Viegas.

    Mas se bem conheço estes problemas quase que posso adivinhar o que é que se vai passar.

    "É uma grande desgraça, blá blá blá, mais meios, bla bla bla, é necessário ordenamento florestal (90% das pessoas lá confundem ordenamento florestal com árvores em carreirinha), é uma grande desgraça, blá blá blá, é necessário fazer algo, blá blá blá, o Governo está fazer isto e aquilo, blá blá blá, mais meios blá blá blá, em Espanha fez-se assim, em França fez-se assado, já está em estudo um projecto, blá blá blá...."

    E amanhã lá voltam todos para os gabinetes[8][8]

    Wait and see

    Essencialmente foi nisto que deu, já pensas-te em dar forte no Euromilhões!?

    Realmente lá falaram no que pensam fazer no futuro mas a conversa/debate podia ter sido muito mais produtivo, esta a minha opinião não sei se partilham do mesmo sentido.
    Continuo sem saber que raio de papel desempenha ali o Sr. General porque pouco ou nada disse que não se saiba já.

    Chego á conclusão que isto - falta de ordenamanento, estudo e metodologia a aplicar, sensibilização dos proprietários - vai durar infelizmente muitos anos, oxalá me engane.

  21. #21
    Piloto de Testes pmgoliv's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Amora, Margem Sul Tejo, Deserto.
    Posts
    2,486

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Zizo
    A madeira queimada é mais barata mas tem muitas limitações. Tem que ser laborada num prazo máximo de 3 meses porque depois oxida, fica azulada. Por isso é que em Oleiros ainda há muita que não foi cortada e já não é.
    Exactoqual.
    A que ainda não ficou está a aprodrecer toda. E a que ainda não aprodeceu, isso só acontece porque o Inverno foi pouco chuvoso. Neste momento já nada daquilo se aproveita.

    Quanto à questão dos incêndios, estou com o Zizo. Primeiro, a floresta. Limpeza, ordenamento, perímetro de segurança em torno das aldeias.
    Alguém vê coisas destas em Portugal? Nomeadamente o perímetro de segurança em torno das aldeias, uma coisa BÁSICA?

    A questão da formação dos bombeiros é também muito importante. Muitos são muito prestáveis, completamente abnegados, mas a quantidade de burrices que se fazem, sobretudo ao nível da coordenação de meios, é demais.

    Mas eu também dou muita importância aos meios aéreos, até porque há áreas tão inacessíveis, que só mesmo desta forma se podem combater incêndios rapidamente.
    E para mim é também importante porque isto dos meios aéreos é um grande negócio. Os meios são contratados para um determinado ano, independentemente dos incêndios que existirem, mas quantos mais existirem, maior a probabilidade de serem contratados mais meios para o ano seguinte.
    E a história do lançamento de bombas incendiárias por aviões e helicópteros, não é apenas história. Já foi visto por várias pessoas lá para as bandas da terra dos meus sogros. Isto acontece mesmo.
    Acho que não podemos contar apenas com meios privados.

    Quanto mais não seja, que a Força Aérea tenha intervenção nisto também. Sabiam que há equipamento de combate a incêncio para os C130, que está a enferrujar numa qualquer Base Aérea do país? Será isto normal?


  22. #22
    Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    No Exilio
    Posts
    22,181

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por pmgoliv
    Quanto mais não seja, que a Força Aérea tenha intervenção nisto também. Sabiam que há equipamento de combate a incêncio para os C130, que está a enferrujar numa qualquer Base Aérea do país? Será isto normal?
    Houve um iluminado governamental que na decada de 80, achou que era mais vantajoso alugar meios aereos de combate a incêndios, assim os pilotos da FAp deixaram de ter credênciação- horas de vôo no manuseamento e largada de carga/calda retardante - lembram-se do incêndio do Chiado !!?? na altura ainda havia tripulações aptas, na Base do Montijo esteve um paraelho de prevenção para largar a calda sobre a baixa de Lisboa.
    Dotem a FAP de meios e qualifiquem os Pilotos, tal como disse acima há aeronaves com papeis variadissimos e que podem ajudar noutros campos quando estão fora da chamada epoca de incêndios.

    Agora o vantajoso do negócio é para... Aero**dor, Heli**via, Air...,etc. que nos seus quadros da administração têm..... [8][8)] politicos e familiares de politicos, amigos de politicos, etc, etc. numa cadeia de interesses, mas disso nem PS nem PSD falam quando falam no parlamento sobre os problemas dos incêndios.

  23. #23
    Piloto de Troféu Messerschmitt's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004
    Localização
    Kingdom of Heaven
    Posts
    7,198

    Por Defeito

    Em todos os sentidos... portugal cada vez está pior...

  24. #24
    Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004
    Localização
    Veritatis simplex oratio.
    Posts
    21,085

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Excalibur

    citação:Originalmente colocada por pmgoliv
    Quanto mais não seja, que a Força Aérea tenha intervenção nisto também. Sabiam que há equipamento de combate a incêncio para os C130, que está a enferrujar numa qualquer Base Aérea do país? Será isto normal?
    Houve um iluminado governamental que na decada de 80, achou que era mais vantajoso alugar meios aereos de combate a incêndios, assim os pilotos da FAp deixaram de ter credênciação- horas de vôo no manuseamento e largada de carga/calda retardante - lembram-se do incêndio do Chiado !!?? na altura ainda havia tripulações aptas, na Base do Montijo esteve um paraelho de prevenção para largar a calda sobre a baixa de Lisboa.
    Dotem a FAP de meios e qualifiquem os Pilotos, tal como disse acima há aeronaves com papeis variadissimos e que podem ajudar noutros campos quando estão fora da chamada epoca de incêndios.

    Agora o vantajoso do negócio é para... Aero**dor, Heli**via, Air...,etc. que nos seus quadros da administração têm..... [8][8)] politicos e familiares de politicos, amigos de politicos, etc, etc. numa cadeia de interesses, mas disso nem PS nem PSD falam quando falam no parlamento sobre os problemas dos incêndios.
    E depois dizem onde é que se vai buscar dinheiro para mudar isto, não há dinheiro para aumentar salarios e melhorar as condições de vida das familias Portuguesas e a culpa é da FP que ganha mal e se reforma aos 65 com eformas de miseria, mas tem de haver sempre um bode ...




  25. #25
    Piloto de Fórmula 1 pmct's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003
    Posts
    19,451

    Por Defeito

    Eu ja fui voluntario e ja andei a apagar fogos.
    e em primeiro lugar os meios aereos nunca apagaram um fogo.
    faz-se muita demagogia acerca dos aviões.
    são porreiros ajudam mas são de utilização limitada.


    mais interessantre seria equipas de combate pesado a incendios.


    um Komatsu D475 ou um Caterpillar D11 colocados a tempo e horas no locar cetto são muito mais eficientes que os aviões, e podem trabalhar 24 horas ibninterruptamente.;)







    e que eu tenha conhecimento este tipo de equipas com equipamento pesado não existe por ca.
    alem disso é preciso garantir a sua mobilidade rapida, pelo que é preciso toda uma serie de camoões de transporte etc...
    pelo que os avioes podem esperar .
    na minha opinião

  26. #26
    Piloto Lendário PeLeve's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Neste momento estou aqui!
    Posts
    72,456

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por pmct

    Eu ja fui voluntario e ja andei a apagar fogos.
    e em primeiro lugar os meios aereos nunca apagaram um fogo.
    faz-se muita demagogia acerca dos aviões.
    são porreiros ajudam mas são de utilização limitada.


    mais interessantre seria equipas de combate pesado a incendios.


    um Komatsu D475 ou um Caterpillar D11 colocados a tempo e horas no locar cetto são muito mais eficientes que os aviões, e podem trabalhar 24 horas ibninterruptamente.;)







    e que eu tenha conhecimento este tipo de equipas com equipamento pesado não existe por ca.
    alem disso é preciso garantir a sua mobilidade rapida, pelo que é preciso toda uma serie de camoões de transporte etc...
    pelo que os avioes podem esperar .
    na minha opinião
    Gostava de saber como é que colocavas essas unidades por exemplo na Serra da Arrábida!?...

    Não há meios melhores e meios piores. O que há são os meios adequados aos locais afectados e a necessidade de que os diversos planos de aplicação (...) não tropecem uns nos outros quando começa a arder...

  27. #27
    Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    No Exilio
    Posts
    22,181

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por pmct

    Eu ja fui voluntario e ja andei a apagar fogos.
    e em primeiro lugar os meios aereos nunca apagaram um fogo.
    faz-se muita demagogia acerca dos aviões.
    são porreiros ajudam mas são de utilização limitada.


    mais interessantre seria equipas de combate pesado a incendios.


    um Komatsu D475 ou um Caterpillar D11 colocados a tempo e horas no locar cetto são muito mais eficientes que os aviões, e podem trabalhar 24 horas ibninterruptamente.;)







    e que eu tenha conhecimento este tipo de equipas com equipamento pesado não existe por ca.
    alem disso é preciso garantir a sua mobilidade rapida, pelo que é preciso toda uma serie de camoões de transporte etc...
    pelo que os avioes podem esperar .
    na minha opinião

    Leia-se logistica
    E nisso o estado nas suas diversas valências e conjugação de esforços falha rotundamente, aliás como acima já coloquei

    Desculpa não concordar mas é a conjugação de meios que faz a diferença, além de que tudo depende dos tipo de meio aereo usado.


    Dou um exemplo
    Á dois anos estava em Lagos quando se declararam os incêndios no sopé da Serra de Monchique, estiveram presente no local dois Canadair espanhois que executavam ciclos de vôo ou o chamado "carrossel" de +/- 5~7 minutos entre abastecer na meia praia e fazer a largada no sopé serra, começaram perto das 09.30h e quando eram 11.15h o incendio estava em vias de estar circunscrito, e pasme-se os aviões foram retirados para reabastecimento em LISBOA, o que representa no minimo 3 horas sem meios dequele genero, ficou apenas um Heli médio, concluindo o incêndio ficou fora de controlo e durou mais 4 dias e entrou pela Serra Acima, o que resultou nas imagens que todos vimos depois.

    Só um aparte para quem gosta de aviação como é o meu caso, tirando a parte infeliz pela qual os aviões estavam no local, deu gosto ver que os pilotos estavam bem rotinados e sabiam exactamente o que fazer, alem de que os aviões eram de uma eficácia extrema.

    Falta a prevenção eficaz para que o incêndio não se declare com rapidez, mas depois deste estar activo faltam os meios terrestres, aereos e acima de tudo coordenação, quanto á formação como aqui já adiantaram já será um mal crónico no pais.

  28. #28
    Piloto Lendário PeLeve's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Neste momento estou aqui!
    Posts
    72,456

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Excalibur
    ...Desculpa não concordar mas é a conjugação de meios que faz a diferença, além de que tudo depende dos tipo de meio aereo usado.

    Dou um exemplo
    Á dois anos estava em Lagos quando se declararam os incêndios no sopé da Serra de Monchique, estiveram presente no local dois Canadair espanhois que executavam ciclos de vôo ou o chamado "carrossel" de +/- 5~7 minutos entre abastecer na meia praia e fazer a largada no sopé serra, começaram perto das 09.30h e quando eram 11.15h o incendio estava em vias de estar circunscrito, e pasme-se os aviões foram retirados para reabastecimento em LISBOA, o que representa no minimo 3 horas sem meios dequele genero, ficou apenas um Heli médio, concluindo o incêndio ficou fora de controlo e durou mais 4 dias e entrou pela Serra Acima, o que resultou nas imagens que todos vimos depois.

    Só um aparte para quem gosta de aviação como é o meu caso, tirando a parte infeliz pela qual os aviões estavam no local, deu gosto ver que os pilotos estavam bem rotinados e sabiam exactamente o que fazer, alem de que os aviões eram de uma eficácia extrema.

    Falta a prevenção eficaz para que o incêndio não se declare com rapidez, mas depois deste estar activo faltam os meios terrestres, aereos e acima de tudo coordenação, quanto á formação como aqui já adiantaram já será um mal crónico no pais.
    Exactamente.

    E até porque se apenas se usarem os meios pesados, como ilustrado, basta haver uma mudança súbida do sentido do vento para... já terem sido...;)

  29. #29
    Piloto de Fórmula 1 pmct's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003
    Posts
    19,451

    Por Defeito

    Pe Leve eu ja andei com um D9R a apagar gfogo na serra de Ossa, e alem de apagar fogo, abri estradas para os restantes meios.

    alem de que onde um D11 não for ninguem vai, e os aviões não apgam fogos, so retardam, portanto se o CAt não for la, faz um corta fogo e deixa arder ate ao corta fogo

    Os meios aereos são uteis mas acessorios.

    os meios prioritarios são Os tractores de rastos e o autotanques.

    disso não tenho qualquer duvida.
    ;)

  30. #30
    Piloto de Fórmula 1 pmct's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003
    Posts
    19,451

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

    citação:Originalmente colocada por Excalibur
    ...Desculpa não concordar mas é a conjugação de meios que faz a diferença, além de que tudo depende dos tipo de meio aereo usado.

    Dou um exemplo
    Á dois anos estava em Lagos quando se declararam os incêndios no sopé da Serra de Monchique, estiveram presente no local dois Canadair espanhois que executavam ciclos de vôo ou o chamado "carrossel" de +/- 5~7 minutos entre abastecer na meia praia e fazer a largada no sopé serra, começaram perto das 09.30h e quando eram 11.15h o incendio estava em vias de estar circunscrito, e pasme-se os aviões foram retirados para reabastecimento em LISBOA, o que representa no minimo 3 horas sem meios dequele genero, ficou apenas um Heli médio, concluindo o incêndio ficou fora de controlo e durou mais 4 dias e entrou pela Serra Acima, o que resultou nas imagens que todos vimos depois.

    Só um aparte para quem gosta de aviação como é o meu caso, tirando a parte infeliz pela qual os aviões estavam no local, deu gosto ver que os pilotos estavam bem rotinados e sabiam exactamente o que fazer, alem de que os aviões eram de uma eficácia extrema.

    Falta a prevenção eficaz para que o incêndio não se declare com rapidez, mas depois deste estar activo faltam os meios terrestres, aereos e acima de tudo coordenação, quanto á formação como aqui já adiantaram já será um mal crónico no pais.
    Exactamente.

    E até porque se apenas se usarem os meios pesados, como ilustrado, basta haver uma mudança súbida do sentido do vento para... já terem sido...;)
    pe leve esquece os aviões.
    enquanto não tiveres meios terrestres fortes os aviões são apenas um sorvedoro de dinheiro.
    o aviões so voam de dia.
    os avioes tem que ir abastecer no raio que o parta, num ano de seca com as barragens vazias são quase inuteis.
    Um D11 colocado na frente de fogo fam mais que 3 aviões.

    o problema é a logistica.
    olocar um komatsu D575 com 1150 cavalos e 108 toneladas de peso rapidamente na frente de fogo é que é complicado.

    Eu PMCT com Um komatsu D575 na frente de fogo corto a serra da arrabida ao m eio se for preciso.

    o problema é que a logistica destas maquinas é dificil e dispendiosa.

    mas uma vez la, quem é que quer avionetes
    :D

    estrou a falar a serio;)

Tópicos semelhantes

  1. Respostas: 24075
    Último Post: Hoje, 18:09:59
  2. Tópico dos que detestam o dia dos namorados..
    Por bizarro na secção OFF Topic
    Respostas: 68
    Último Post: 27-04-12, 22:22:09
  3. [Crime] incendios
    Por Tux na secção OFF Topic
    Respostas: 61
    Último Post: 30-08-10, 20:48:27
  4. Topico Geral dos Incendios
    Por Drifter na secção OFF Topic
    Respostas: 5
    Último Post: 30-07-07, 21:49:42
  5. Já será o regresso dos incêndios??!!!
    Por 100do na secção OFF Topic
    Respostas: 16
    Último Post: 10-05-06, 15:04:41

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.