|
|||||
E pronto já descambouBem que ia agora uma alheira, qualquer coisa para comer. Estes tópicos dão-me sempre fome
![]()
a alheira idealmente é grelhada na brasa. Não dando faz-se no forno, ou algo semelhante a um grill.
Para evitar rebentamentos convem dar várias picadelas com um alfinete (se for algo mais grosso faz com que a tripa perca resistência e ajuda ao "rebentamento").
Isto de ter família em mirandela dá uma ajuda nestas coisas. Aqui como umas alheiras "home made" pelas mulheres da família, que delícia.
E eu, aqui na Holanda, cheio de saudades desses belos petiscos portugueses... e voces a fazerem-me fome! E saudades!
"Acalma-te... ja' so' falta um mesinho para as ferias de Natal..."
Boas, sendo eu de Mirandela, posso-vos dar algumas dicas:
1º Tenham atenção com as alheiras que compram, as que rebentam facilmente, por norma tem muita banha e pouca carne.
2º Não são as mais lisinhas e mais clarinhas as melhores, as enrugadas, meio escuras e com cheiro mais intenso, tiveram melhor fumeiro.
3º O picar normalmente evita que rebentem.
4º Para quem não tem lareira, há uma maneira de as cozinhar e ficar bem, comprem uma talocha ( forno redondo de resistencias ) e coloquem-nas lá simples sem azeite ou oleo ( gordura já elas tem que chegue ), ligando só a resistencia de cima e irem-nas rodando.
5º Mas para serem mesmo boas, acendem a lareira puxem umas brasas e em cima de uma grelha coloquem-nas lá, uma delicia.
Se algum dia organizarem um piquenique AHO terei o prazer de levar algumas alheiras mas das caseiras, ainda feitas dá maneira tradicional.
RMVC
Última edição por RMVC : 24-11-08 às 09:17:10
Ena pá! Nunca pensei ter tantas respostas!
Vamos por partes:
Maneiras de cozinhar alheiras:
- Fritas em óleo muito quente;
- Fritas na própria gordura;
- Assadas no forno;
- Grelhadas;
Em qualquer dos casos podem-se fazer furos fininhos com um alfinete;
Quanto a assá-las, o calor deve ser só por cima? Porquê?
Por norma nos restaurantes são feitas fritas.
E é como disse o Nthor. Um corte longitudinal e depois deitar para dentro de óleo bem quente.
A pele encolhe e a alheira cria uma camada e não se desfaz!
Não é fácil das 1ªs vezes!
Eu costumo fazer um corte de um lado ao outro na alheira com um bisturi, frigideira com ela em lume brando e normalmente não se desmancha...
tem é q se ter cuidado ao virar para não a partir ao meio.
Não sei se já falaram no "meu" método que aprendi quando trabalhei num restaurante onde as alheiras íam sempre inteiras para o cliente, e nada enjoativas...
Fazer um corte longitudinal, pela parte de fora da alheira, de um extremo ao outro, de modo a cortar a pele.
Usar preferencialmente uma frigideira anti aderente e passar um papel absorvente embebido em óleo só mesmo para garantir que não se pega ao fundo. Quando a frigideira estiver BEM QUENTE, coloca-se lá a alheira. Deixa-se grelhar de um lado, e depois com a ajuda de uma escumadeira e uma espátula, vira-se do outro lado e comprime-se ligeiramente.
Por fora fica estaladiça, e por dentro cozinhada. Não fica nada enjoativa, e é de comer e chorar... não por mais, para mim, porque estou de dieta e não posso nem cheirá-las... por isso choro por não as poder comer
Bon apétit!!!
Xuga
Bem, até me babo a ler este tópico
Depois de ler isto tudo fiquei com imensa vontade de experimentar cozinhar alheira em casa. Mas o acompanhamento que costumo ver servir com as alheiras é a bela da batata frita. Só que batatas fritas é uma coisa que nunca faço em casa. Que alternativas posso ter á batata frita?
Vá...agora repitam bem rápido: "eu quero alheira, eu quero alheira" !
Última edição por RMVC : 24-11-08 às 14:37:25
Eu como alheiras caseiras![]()
![]()
, feitas pela minha sogra...
![]()