E como é que anda o transito na marginal nas horas de ponta comparando com a A5 ? Tambem existe um decréscimo de carros ?
|
|||||
E como é que anda o transito na marginal nas horas de ponta comparando com a A5 ? Tambem existe um decréscimo de carros ?
Vivo no centro de Lisboa (Telheiras) e estudo no Campo Grande, demoro cerca de 5 min de carro ate a faculdade, de transportes demoro cerca de 20 min, portanto como sou um atrasado, demoro sempre a aprontar, utilizo o carro.Alias utilizo o carro para quase todas as deslocações dentro da cidade (de vez em quanto utilizo o metro) e não tenho apanhado muito trânsito (talvez devido ao preço do combustível).
A bold... Exemplos?? O que são coisas a sério para ti, podem não ser para mim. Neste momento dou importância a ter serviços perto, ter acessos rápidos a outros pontos, etc, etc...
Em relação ao que está a sublinhado, vamos ser sinceros, praticamente toda a AML permite esse tipo de situação, ou seja, ter tudo sem ser preciso grandes deslocamentos, já que existem serviços em todo o lado. Eu estando no sofá da minha casa em Setúbal tenho a menos de 1km: 4 bombas de combustível (uma delas low cost), 5 hiper-mercados, 1 creche, escolas, 4 caixas multibanco, um balcão do meu banco, vários take-away, tabacarias, mcdonalds, cafezinhos e esplanadas, o concessionário da marca do meu carro, norauto, retail park, e ainda mais 2 superfícies comerciais tecnológicas (Staples e MediaMarkt)...
Isto tudo a menos de 1km, no entanto pode ser muito bom e até acho que tenho qualidade de vida no sitio onde moro, contudo não deixa de ter os adjectivos que lhe coloquei, ou seja, não deixa de ser uma zona feia, porca e indesejável.
Senhora da hora. 500€, novo com contrato e recibos e ainda tinha chocolates quando cheguei a casa (não estou a brincar tinha mesmo). 750€ já é qualquer coisa aparte.
A tua interpretação é que é redutora a esse ponto, o que é importante para mim e para a minha vida... não me querendo alongar... é comigo, mas se um dia se vier a enquadrar no perfil que descreves, não vejo mal nenhum em exigir alguma qualidade de vida. Quem tem um emprego comum que trabalha 8 ou mais horas diárias, e quer construir uma vida comum, seguramente quer optimizar o tempo livre... que lhe permita ir a um museu, um concerto, jantar num bom restaurante... se perderes 1h por dia para cada lado a ir para o emprego como acontece à maioria dos mortais que trabalha em Lisboa, trabalhares 8 ou mais horas, fora as restantes obrigações para quem as tem, o tempo livre que te sobra... é só fazer contas. E tempo que sobra, pode ser aproveitado => maior qualidade de vida. Além disso, o comum dos mortais num dia comum de trabalho se tem tempo para, pelo caminho, praticar os seus passatempos: 1) ou tem a felicidade de viver desafogado; 2) ou está desempregado o que não é bom. E além disso não é preciso viver em Lisboa para realizar actividades como as que mencionas, cada região à sua escala e com a sua oferta, o resto do país não é paisagem.
Da tua opinião só conheço mesmo o factor confusão (que aliás fui eu que mencionei). Como poderás já ter lido antes e é um fenómeno que se assiste e infelizmente cada vez mais, muitas pessoas mudam-se para Lisboa, e a maioria é exclusivamente por motivos profissionais, ou porque só lá arranjam vaga na sua área, ou porque só lá existe emprego na sua área, ou em determinados casos porque de facto em determinadas áreas profissionais pode ser uma zona financeiramente mais atractiva (já foi mais). Se perguntares a essas pessoas se tivessem oportunidade profissional equivalente para se mudar para outras zonas do país a sua resposta não seria uma surpresa.Não se pode por a discussão Lisboa vs Interior apenas em termos de custo de vida ou "reboliço". É demasiado simplista e, claro que Lisboa perde nesses aspectos. O que cada um mais valoriza numa cidade e o estilo de vida que pretende adoptar é que determinarão se Lisboa é ou não uma boa opção. Quem quer calma e sossego (acredito que seja o teu caso), é perfeitamente compreensível que não ache piada a Lisboa. A mim não me faz confusão e até gosto da agitação das grandes cidades.
5 minutos? Pelo menos Amadora só para sair de casa (se morares em zonas como Reboleira ou por ali) e chegar ao nó Pina Manique num dia normal são uns 10 minutos no minimo, e depois depende da zona de Lisboa para onde se for. Basta irmos para o campo grande, saldanha, marquês, expo para se acrescentar uns 15 minutos em cima, e secalhar já tem que ser um dia bom.
E onde é que as pessoas têm culpa na existência dessa dicotomia? As pessoas migram à procura de emprego. Cabe ao Estado estimular essas oportunidades no interior...
Depende. Há imóveis de 70 anos que precisam de pouco mais do que uma lavagem de cara. Há 70 anos atrás tens já uma fase construtiva de edifícios de placa, muitos deles hoje adaptados com elevador e sobretudo o edificado do Estado Novo é aquele que ainda apresenta áreas úteis aceitáveis ao que hoje exigimos para eventuais remodelações.
Engraçado referires isso. Foi exactamente o que aconteceu comigo. Vim para cá por razões profissionais... deixei a mulher para trás com a pressa e tudoA ideia era ficar 4-5 anos e voltar ao Porto. Achava que Lisboa não era para mim. Felizmente mudei de opinião. Adoro a cidade e já não me vejo a morar noutro sítio em Portugal.
Sra da Hora é uma zona muito simpática, mas não será uma "zona cara" do Porto (ou grande Porto, neste caso).Quando disseste aquilo pensei que tinhas conseguido um apartamento na Foz ou no Avis por 500 euros! Isso é que era bom negócio
![]()
Conheço Portugal muito bem mas nada se Compra ao meu Alto Minho. As saudades de voltar para aquela terra são enormes.
Aconteceu-me algo parecido (mas eu não me esqueci da mulher atenção!!!), e foi precisamente ao fim de 4 anos e meio que voltamos. Apesar de manter a minha opinião sobre alguns aspectos da cidade, ao início não gostava e agora se tivesse que voltar não era o fim do mundo (longe disso), não é um mau sítio para viver e ao contrário do que se possa pensar podem-se fazer boas e duradouras amizades como em qualquer outro lado.
Sim de facto Sra da Hora nem tem comparação com a foz ou outras zonas mais nobres (alias são concelhos diferentes) ai não há negócios acessíveis![]()
Por acaso tinha ideia da CP da Amadora ao Rossio, demorar 22 minutos (mas há 10 anos quase) - se calhar estou a fazer confusão.
Confirmo. Da estação da Amadora até Lisboa são pouco mais de 10 minutos.