Curso de soldador
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 37

Título: Curso de soldador

Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito Curso de soldador

boas,

Quero tirar um curso de soldador, mas na minha área nao há moro na figueira da foz. Ja vi que em alguns sitios ha cursos de um ano ou ano e meio, queria que fosse menos tempo pos os cursos de um ano normalmente sao para dar equivalencia ao 9º ano, sei tb que há empresas que dao cursos de menos horas tipo 96 horas, mas a questao é se dps de um curso destes posso trabalhar como soldador? Será facil conseguir emprego com um curso destes?

Tentei no ISQ mas de momento nao tem cursos disponiveis, falei com uma empresa chama SMC Metalomecanica e dao certificados do ISQ é um curso pós laboral ou laboral de 96 horas a descriçao é esta:

Cursos de Soldadura ( iniciação ou aperfeiçoamento)

Eléctrodo Revestido, TIG e MIG/MAG (semi-automático)

agora as perguntas:

1º o certificado do ISQ é bom ou nem por isso? tenho colegas que o têm e tao a trabalhar fora do país a ganhar bem por isso penso que seja.

2ª em 96 horas aprendo o suficiente para ser soldador?

ainda dentro desta questao o que temos que aprender alem de soldar?

estes cursos sao suficientes para sermos soldadores? tenho consciencia que depois precisamos de experiencia a trabalhar para evoluir, mas é este curso suficiente para sermos soldadores?

desculpem as perguntas, agradeço desde já as vossas respostas.

Obrigado

Piloto de Testes kortese's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Acho que o IEFP tem esse curso no centro de formação da Pedrulha em Coimbra.
    Última edição por kortese : 02-11-08 às 19:57:22 Razão: ortografia

Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

mas na pedrulha pelo IEFP deve ser daqueles cursos de um ano ou ano e meio, o IEFP no tem cursos mais curtos? de qq das maneiras vou informar me do curso na Pedrulha, obrigado

eu
    eu está offline
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Digo-te já que é um curso de futuro, com muita procura. Um bom soldador pode ganhar mesmo muito bem.

Piloto Veterano Rasec's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Digo-te já que é um curso de futuro, com muita procura. Um bom soldador pode ganhar mesmo muito bem.

Fiquei escandalizado quando soube quanto um tipo que andava a soldar equipamentos industriais ganhava!! Era de doidos. é sem dúvida uma boa área para se especializar!!

Piloto de Testes Hanhart's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2004

Por Defeito

Um bom soldador, devidamente certificado, ganha muito, mas muito dinheiro; então se enveredares por uma carreira ligada ao mundo dos hidrocarbonetos nem se fala.

A título de exemplo, onde estou actualmente (Argélia) um soldador certificado a trabalhar numa obra de oleodutos/gasodutos, chega a ganhar 10x mais um que um indeferenciado, e bem mais do dobro de um engenheiro "sénior".

A proporção varia, como é óbvio, mas é sem dúvida muito bem paga.

Mas atenção que nestas andanças, a qualidade é que faz a diferença, e quem não servir vai mesmo embora, pois são habitualmente trabalhos de grande responsabilidade.

Por isso, se quiseres mesmo seguir esta carreira, aprende as coisas com calma, e se puderes opta pela variante que te dá mais horas de formação.

Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

eu sei isso tudo de ser boa carreira o meu pai trabalha fora do país como soldador, mas nao tem certificados de cá sao todos de fora do país, nao faz uma minima ideia onde consegui los cá.

isso de ter formação longa era bonito se nao houvesse despesas e responsabilidades, por isso é que perguntei se o curso de 96 horas é suficiente para começar a trabalhar visto que o certificado é do ISQ, o mesmo que é recebido na Pedrulha em Coimbra pelo IEFP.

Prefiro tirar esse curso se realmente for bom e começar a trabalhar por cá para ganhar experiência e depois ir para fora é essa a ideia.

Alguém sabe ou conhece alguém que tenha tirado algum curso destes de 96 horas?

Obrigado a todos pelas respostas

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Conheço um rapaz que vai agora tirar um na escola profissional de almada, acho que é caro e tem a duranção de 2 meses e é intensivo.

Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

este curso de que falo de 96 horas custa 1500€ tou disposto a dar o dinheiro se realmente valer a pena, consegues saber mais alguma coisa desse teu colega?
    Obrigado

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ff2008 Ver Post
    este curso de que falo de 96 horas custa 1500€ tou disposto a dar o dinheiro se realmente valer a pena, consegues saber mais alguma coisa desse teu colega?
    Obrigado
    posso tentar...

Banido CarlosPinto's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

quanto ganha um soldador?

Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

depende de onde trabalhares e para quem trabalhares.

Piloto de Testes hazakis's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Aqui em pt, nem ganham isso,mas lá fora...the sky is the limit. O meu velho é soltador e também tubista, e o preço da hora pelo menos na holanda anda a volta dos 24 a 26, 27 euros. Fazem 10horas por dia e voilá, bem bom não é?
    E tou a falar na europa...se for em lugares mais remotos não sei não.
    Claro que depois ha descontos e impostos,mas também quando a firma paga casa, dá carro e ajudas de custos por ele ser chefe de equipa, acaba por compensar e muito.
    E tá-me sempre a dizer que cada vez ha menos gente competente e especializada tanto numa area como noutra, e este ano tem havido trabalho até não poder mais, tem sido muito bom mesmo. Neste ramo profissional não há crise...ainda...e pelo andar da carroagem, não vai haver.
    Mas o meu velho tem contrato com uma empresa alemã, mas eu acho que se forem independentes os valores ainda são maiores.

Banido Fresh_Fruit's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006
    Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto

Por Defeito

Aproveita e faz curso de soldador Subaquático ...

Na escandinavia pagam 100/hora por um bom soldador subaquático ... tenho lá varios da empresa.

Piloto de Testes 306dm's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004

Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
    Aproveita e faz curso de soldador Subaquático ...

Na escandinavia pagam 100/hora por um bom soldador subaquático ... tenho lá varios da empresa.

assim que puder ;)

um passo de cada vez, mas o plano é esse mesmo.

Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 306 dm Ver Post

ja tinha visto isso, nao é bem o que quero, isso só me ia servir para trabalhar nessa industria, o outro é mais completo, mas obrigado na mesma.

Banido Fresh_Fruit's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006
    Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ff2008 Ver Post
    assim que puder ;)

um passo de cada vez, mas o plano é esse mesmo.
    Nem hesites ... é um profissão com futuro e com falta de mão de obra no estrangeiro. Para alem disso é muito bem paga.

Pedestre DaveMirra's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito Soldador

Boas...

Estou a 1 dia de terminar o meu curso de Soldador na Escola Profissional de Almada como foi mencionado por um dos users ai em cima^.

Posso-te dizer que estou super satisfeito com o curso, o formador, e os equipamentos...

Cursos:
    1º - Soldadura S.E.R. (Electrodo Revestido) + MIG-MAG (Semi-Automatica)
    2º - Soldadura T.I.G. (TWA - ARGON) + S.E.R. (Electrodo Revistido)

Duração:
    120h cada curso
    240h os 2 (cerca de 2 meses)

Custos:
    1º curso 1300€
    2º curso 1700€ ---> Com certificação! (sem este, o primeiro não te certifica nada!)

Certificação em Eletrodo Revestido e TIG, não certificam em MIG-MAG (por enquanto... porque estão a pensar adquirir mais maquinas para possibilitar um curso em condições e com qualidade)

Para mais informações... já sabes é só perguntares

Piloto de Troféu ELgatu's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

ja a algum tempo q gostava muito de fazer um curso de soldador, um vizinho meu q era soldador, trabalhava na lisnave e ja nessa altura falava q era muito bem renumerada a sua funçao....a uns anos atras foi trabalhar para a holanda, tb relacionado com embarcaçoes de grande porte, penso q era manutençao....numca mais ouvi falar dele.

nem é tanto a renumeraçao q me move, é mesmo o gosto pelas estreturas, e por ser uma trabalho "artesanal"

air
    air está offline
    Piloto Veterano air's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Um soldador por norma ganha muito bem, mas tem de ser um bom soldador. Nao e' um "gajo" que da uns "pingos". E' tudo obras de responsabilidade onde mais vale pagar muito bem do que ter de refazer ou pior que isso deixar ir um defeito.

E' uma especializacao a que nao viro costas..

Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito curso de soldador

Boa tarde

gostava que me tirassem dúvidas quem conheçe, em relação á escola profissional de almada e ISQ. é que estou disposto a ingressar no curso de soldador, mas tenho algum receio que não seja credivel uma vez que sou de longe e ficava um pouco dispendioso, precisava de uma opinião vossa acerca deste curso numa e outra instituição se vale a pena tirar em termos de trabalho. pois eastou desempregado e queria um opinião

obrigado

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por sergiopereira2 Ver Post

Boa tarde

gostava que me tirassem dúvidas quem conheçe, em relação á escola profissional de almada e ISQ. é que estou disposto a ingressar no curso de soldador, mas tenho algum receio que não seja credivel uma vez que sou de longe e ficava um pouco dispendioso, precisava de uma opinião vossa acerca deste curso numa e outra instituição se vale a pena tirar em termos de trabalho. pois eastou desempregado e queria um opinião

obrigado
    O ISQ é a entidade acreditadora da soldadura em Portugal, por isso eles mais que ninguém tem de dar garantias de qualidade de formação.

Piloto de Rallye hpventura's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004
    Um Hotel de 5 estrelas no topo do Mundo !

Por Defeito

O ISQ e a Rinave (que agora pertence à BVQI) são as "autoridades" nacionais em soldadura de metais, pelo que qualquer curso sob a chancela de qualquer uma destas entidades é garantidamente bom.

Piloto de Rallye ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Nunca tinha reparado neste tópico.

Cuidado que não é por acaso que há poucos e ganham bem.
    Ser um soldador certificado é um misto de trabalho, experiência, perícia e não se passa a ganhar fortunas de um dia para o outro. Normalmente são contratados para trabalho de responsabilidade, onde as soldaduras são depois por obrigação ou opção, verificadas por métodos não destrutivos. E se não fizerem o trabalho correctamente, toca de refazer e pagar as despesas.
    Só gostava que as pessoas não ficassem a pensar que se tira um curso e tcharam, caem milhares. Se fosse fácil havia muitos mais, em tempos complicados é sempre fácil pessoas serem facilmente "adormecidas" apenas com as partes boas.

Piloto de Rallye AMGfan's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Já tinha ouvido falar dos valores chorudos auferidos por bons soldadores...sobretudo os ligados à industria petrolífera. Deve ser duro andar ali ao sol a soldar tubagem mas aos valores que um formador do ISQ me falou, epá era homem para fazer lá um part time

Mas alinho pelo repto do ESPRIT. Se fosse fácil, não haveria este "desiquilíbrio".

Piloto de Troféu jomaso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Posso dizer-vos que na minha empresa há soldadores que conseguem tirar 7.500€ por mês (em obra).

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Olá a todos.. O meu irmão gostava de tirar um curso de soldador mas com qualidade e certificações reconhecidas. O básico mesmo ele já sabe precisa é de um curso onde aprenda o que falta e o certifique caso ele queira enveredar por esta profissão. Por isso e tendo em conta que ele vive no norte sabem que cursos é que ele pode tirar entre Viana e Porto e tendo em conta que ele tem o 12º ano completo por isso esses cursos de novas oportunidades e afins não dão para ele.
    Obrigado

Piloto de Rallye ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Eu não quero desencorajar ninguém, até porque é uma profissão pela qual qualquer Engenheiro Mecânico têm imenso respeito e admiração.

Gostava só de dizer, porque são esses que ganham milhares, estão dispostos a soldar pendurados numa estrutura a 25 metros do chão, dentro de uma gruta, dentro de uma caldeira com um fato de protecção e máscara de oxigénio, de pernas para baixo dentro de um tanque, pendurados sobre o mar numa plataforma?

air
    air está offline
    Piloto Veterano air's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Eu não quero desencorajar ninguém, até porque é uma profissão pela qual qualquer Engenheiro Mecânico têm imenso respeito e admiração.

Gostava só de dizer, porque são esses que ganham milhares, estão dispostos a soldar pendurados numa estrutura a 25 metros do chão, dentro de uma gruta, dentro de uma caldeira com um fato de protecção e máscara de oxigénio, de pernas para baixo dentro de um tanque, pendurados sobre o mar numa plataforma?
    Ora nem mais. É uma profissão que se ganha muito dinheiro, mas é um pouco como os jogadores da bola, não é para todos.

Ser-se um soldador de milhares não se aprende apenas com um curso, a maior parte nem sequer o consegue ser. Por isso muita atenção às expectativas. Se tiverem "o jeito" é muito fácil, se não o tiverem pode ser muito complicado.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima