Financiamento inicial: banca ou acesso a capital de risco?
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 10 de 10

Título: Financiamento inicial: banca ou acesso a capital de risco?

LE0
    LE0 está offline
    Piloto de Kart LE0's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito Financiamento inicial: banca ou acesso a capital de risco?

A título de exemplo, pretende-se a criaçao de uma empresa com um capital inicial de 300.000 EUR.

Não tendo esse dinheiro disponível, haverá duas opções: recorrer à banca, ou tentar acesso a capital de risco.

Tenho algumas dúvidas, se alguém me puder esclarecer.

1. Que garantias vai a banca exigir, não tendo eu património nem a empresa constituída, e não tendo experiência empresarial? Para além de um plano de negócio elaborado e considerado pelo banco, viável, o que poderá e deverá valorizar o meu projecto?

2. Recorrendo a capital de risco (business angels), que tipo de participação terá a empresa financiadora?

3. Quais poderão ser os benefícios e contras de optar pela banca e em alternativa, por capital de risco, tendo em conta os valores em questão?

Obrigado!

eu
    eu está offline
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LE0 Ver Post
    1. Que garantias vai a banca exigir, não tendo eu património nem a empresa constituída, e não tendo experiência empresarial?
    Nestas condições, duvido que algum banco te empreste sequer um cêntimo. É triste, mas é assim mesmo...

air
    air está offline
    Piloto de Fórmula 1 air's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Nestas condições, duvido que algum banco te empreste sequer um cêntimo. É triste, mas é assim mesmo...
    E sociedades de risco só se o projecto/ideia for muito boa e com um excelente plano de negócios.

Banido AutoFan's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Se não tens nenhuma garantia, achas que te vão emprestar dinheiro? Porque razão o capital tem q ser de 300 mil euros??

LE0
    LE0 está offline
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
    Se não tens nenhuma garantia, achas que te vão emprestar dinheiro? Porque razão o capital tem q ser de 300 mil euros??
    Se o equipamento necessário para iniciar a produção for dessa ordem de grandeza. Ninguém me faz um leasing sobre equipamento industrial.

Recordo que é apenas um exemplo. Estou apenas a tentar entender o panorama actual, e como funciona o processo de obtenção do seed capital ou start-up capital.

Em relação às garantias, significa então que, se eu tiver um plano de negócios elaborado, considerado viável, de um modelo inovador em Portugal... azar.
    Última edição por LE0 : 28-10-08 às 14:32:08

Piloto de Rallye hpventura's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004
    Um Hotel de 5 estrelas no topo do Mundo !

Por Defeito

300.000 € sem dinheiro e sem experiência não vais conseguir em lado nenhum. Nem na banc nem em venture capital.

Isto porque os bancos precisam de garantias reais, e os BA não assumem, regra geral, o risco sozinhos.

Além de que uma das componentes que mais credibilidade dá a um plano de negócios é precisamente as competências da equipa de gestão ! Não tendo experiência, só se tivesses encontrado a alternativa ao petróleo !

Banido AutoFan's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Entendido. Precisas de 300 mil euros para montar o negocio. O que é substancialmente diferente, de precisares de ter um capital social desse valor! Existem empresas com a finalidade que pretendes. No entanto, sem nenhuma garantia, julgo ser uma "guerra" ingloria.

Piloto de Kart Inf3rno's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Viva,
    Estou desempregado e por isso estou a criar o meu próprio posto de trabalho através do IEFP e digo-te que pelas condições que apresentas nenhum banco te empresta nem 10% do valor que necessitas.
    Para o meu projecto necessito de 35 000€ apenas para o investimento inicial e todos os bancos a que fui no máximo financiam 15 000€ com fiadores, se hipotecar a casa, o empréstimo já ultrapassa o investimento inicial. Eu tenho 7 anos de experiência na área de negócio que vou investir mas os bancos nesta altura fazem tudo o que podem para não dar crédito, ou arranjas um sócio que tenha garantias ou então esquece.
    O iefp patrocina no máximo 40% projectos de investimento com valor máximo de 150 000€.

http://www.iefp.pt/apoios/candidatos...isEmprego.aspx
    Última edição por Inf3rno : 28-10-08 às 16:52:12

Piloto de Troféu Axxantis's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
    Entendido. Precisas de 300 mil euros para montar o negocio. O que é substancialmente diferente, de precisares de ter um capital social desse valor! Existem empresas com a finalidade que pretendes. No entanto, sem nenhuma garantia, julgo ser uma "guerra" ingloria.
    Exacto.
    É preciso entender a postura dos bancos. Os Bancos não apoiam projectos nem fazem parcerias, por muito que a retórica dos seus gestores de conta queira convencer-nos do contrário. Um banco limita-se emprestar dinheiro, após avaliar a capacidade do Cliente pagar o que vai pedir emprestado, e a avaliar as garantias, ou seja, aquilo a que se pode agarrar caso o Cliente deixe de poder pagar.
    No caso apontado, parece que nenhum dos 2 pressupostos está cumprido: por um lado, não havendo experiência de trabalho nem nenhum histórico de gestão, não há como o Banco avaliar positivamente a tal capacidade de pagar; por outro lado, não havendo garantias para dar... está tudo dito. As Capitais de Risco são um pouco mais afoitas, mas as diferenças não são assim tantas, e no caso em concreto o resultado dever ser o mesmo, ou seja, um rotundo não.

Além disso é um pouco ingénuo chegar a um banco ou capital de risco e pedir que sejam eles a arriscar 100% do capital necessário. Não faz sentido. Um projecto empresarial deve ser uma partilha de riscos, onde os mais interessados (os sócios) devem ser os que mais riscos estão dispostos a correr. Se os sócios tivessem 200 mil para investir, e fossem pedir ao banco 100 mil (autonomia financeira de 67%), aí talvez já se conseguisse alguma coisa, desde que, claro, houvesse garantias interessantes para dar. Assim..

Por fim, tenho a certeza que o LEO terá pensado nisto, mas nunca é demais sublinhá-lo: os capitais necessários para o início de uma actividade qualquer nunca se devem resumir ao custo previsto dos equipamentos. Tão importante quanto isso é contar com fundo de maneio suficiente para financiar as primeiras aquisições de matérias-primas, os custos de funcionamento (electricidade, combustíveis), os custos da mão-de-obra e outros consumos, para pelo menos 1 ano. É que, mesmo na melhor da hipóteses, o dinheiro só começa a entrar ao fim de 4 ou 5 meses de actividade, e para isto acontecer é preciso que tudo corra muito bem.

LE0
    LE0 está offline
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
    Exacto.
    É preciso entender a postura dos bancos. Os Bancos não apoiam projectos nem fazem parcerias, por muito que a retórica dos seus gestores de conta queira convencer-nos do contrário. Um banco limita-se emprestar dinheiro, após avaliar a capacidade do Cliente pagar o que vai pedir emprestado, e a avaliar as garantias, ou seja, aquilo a que se pode agarrar caso o Cliente deixe de poder pagar.
    No caso apontado, parece que nenhum dos 2 pressupostos está cumprido: por um lado, não havendo experiência de trabalho nem nenhum histórico de gestão, não há como o Banco avaliar positivamente a tal capacidade de pagar; por outro lado, não havendo garantias para dar... está tudo dito. As Capitais de Risco são um pouco mais afoitas, mas as diferenças não são assim tantas, e no caso em concreto o resultado dever ser o mesmo, ou seja, um rotundo não.

Além disso é um pouco ingénuo chegar a um banco ou capital de risco e pedir que sejam eles a arriscar 100% do capital necessário. Não faz sentido. Um projecto empresarial deve ser uma partilha de riscos, onde os mais interessados (os sócios) devem ser os que mais riscos estão dispostos a correr. Se os sócios tivessem 200 mil para investir, e fossem pedir ao banco 100 mil (autonomia financeira de 67%), aí talvez já se conseguisse alguma coisa, desde que, claro, houvesse garantias interessantes para dar. Assim..

Por fim, tenho a certeza que o LEO terá pensado nisto, mas nunca é demais sublinhá-lo: os capitais necessários para o início de uma actividade qualquer nunca se devem resumir ao custo previsto dos equipamentos. Tão importante quanto isso é contar com fundo de maneio suficiente para financiar as primeiras aquisições de matérias-primas, os custos de funcionamento (electricidade, combustíveis), os custos da mão-de-obra e outros consumos, para pelo menos 1 ano. É que, mesmo na melhor da hipóteses, o dinheiro só começa a entrar ao fim de 4 ou 5 meses de actividade, e para isto acontecer é preciso que tudo corra muito bem.
    Correctíssimo.

Obrigado a todos pelo V/ contributo