Vantanges/possibilidades dos sistema ECTS?
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 7 de 7

Título: Vantanges/possibilidades dos sistema ECTS?

Piloto de Troféu Rudzer's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito Vantanges/possibilidades dos sistema ECTS?

Estou com um serie de dilemas, e gostaria de saber quais as vantagens ou possibilidades que o sistema de ECTS possibilita (a nivel de mobilidade, re-utilização ou pseudo-equivalencias,etc..).

Os sites da UE sobre o assunto são confusos (para não dizer outra coisa...)

Desde já obrigado

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

ECTS é diminutivo de European Credit Transfer System.

Cada credito corresponde a um conjunto de horas de de estudo por parte do estudante.

Cada disciplina tem um conjunto definido de créditos.

Genericamente cada semestre tem 30 créditos ECTS.

A estes 30 créditos podem corresponder menos ou mais disciplinas conforme definido por cada universidade.

Podem ter 6 cadeiras de 5 créditos, 5 cadeiras de 6 créditos ou qualquer combinação que resulte em 30 créditos por semestre....

Posto isto, e no caso de universidades europeias aderentes ao processo de Bolonha, o reconhecimento dos créditos é automático, mas o currículo correspondente pode não ser, dada a liberdade individual de cada universidade em definir os conteúdos académicos dos seus currículos.

O que se tem vindo a verificar é no entanto uma grande uniformização dos conteúdos programáticos curriculares a nível europeu, pelo que cada ano que passa a probabilidade de ver reconhecida em programas de mobilidade, a totalidade dos créditos é cada vez maior...

No caso de mobilidade PROFISSIONAL para titulares de cursos Bolonha, esse reconhecimento é total e automatico, a nivel das competencias academicas e profissionais.

ou seja, não é necessario iniciar um processo de equivalencia e reconhecimento de titulo entre paises, universidades, e cursos em sistema Bolonha.

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Obrigado.

A nível de transferências de curso\instituição, a equivalência seria assim automática mesmo que não representasse equivalência nas competências, dependendo assim da entidade envolvida correcto?

Piloto de Troféu TILT's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Rudzer Ver Post
    Obrigado.

A nível de transferências de curso\instituição, a equivalência seria assim automática mesmo que não representasse equivalência nas competências, dependendo assim da entidade envolvida correcto?
    Numa transferência tens à partida garantidos 90% de ECTS equivalentes (a minha dúvida é se isto está no regulamento interno da UP ou se é válido para todas as Universidades).

No meu caso, que fiz uma transferência ainda este ano, tive 100% de equivalências. Diria que os ECTS facilitam bastante o processo de equivalências numa transferência.

eu
    eu está offline
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TILT Ver Post
    Numa transferência tens à partida garantidos 90% de ECTS equivalentes (a minha dúvida é se isto está no regulamento interno da UP ou se é válido para todas as Universidades).
    Existe legislação comunitária que obriga todas as instituições de todos os países a um conjunto de regras. Uma dessas regras obriga as instituições a reconhecerem a grande maioria dos ECTS que o aluno realizou noutra instituição.

Para os alunos, isto é fenomenal, pois garante-lhes que podem fazer um curso em várias instituições diferentes sem perder trabalho realizado.

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Existe legislação comunitária que obriga todas as instituições de todos os países a um conjunto de regras. Uma dessas regras obriga as instituições a reconhecerem a grande maioria dos ECTS que o aluno realizou noutra instituição.

Para os alunos, isto é fenomenal, pois garante-lhes que podem fazer um curso em várias instituições diferentes sem perder trabalho realizado.
    É exactamente essa componente que me interessa.

Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

bump....