Leitura de E-Mails (sem conhecimento de funcionário emissor/destinatários) . Crime ? - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 4 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 108

Título: Leitura de E-Mails (sem conhecimento de funcionário emissor/destinatários) . Crime ?

Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
    A password serve para controlar o acesso ao serviço e não a privacidade dos dados armazenados.

Se querem privacidade encriptem os emails.
    Ao controlares acesso, é para conferir privacidade.

Imagina (FRISEI BEM, IMAGINA) , tu acedes com Nick e password aqui num forum.

Recebes e envias PM's

Agora Imagina que tinham acesso ás PM, porque como dizes, estão alojados no seu servidor.

Imagina que violas as regras, por exemplo, usas de má educação numa PM e insultas um outro user, e isso vem a lume porque te liam a PM sem o teu consentimento ou o do outro user, e te expulsavam.

Imagina porque tu aceitaste as regras impostas pelo forum, como exemplo, esta diposição geral que te indica claramente que isto é privado e que quem manda aqui é a Motropress.

2. Tal como nos outros fóruns, o fórum AHO é propriedade privada, pelo que a moderação reserva-se o direito de admissão e pode impedir o acesso a este espaço a quem entender.
    Ou seja depois de lá estar ... podes ser controlado.

Porque a regra 4 te diz isto

4. Estas regras são aplicáveis em todo o forum e suas funcionalidades, passando pelas comunicações de correio electrónico nele geradas, nas "private messages" (quando reportadas visto serem formas de comunicação privadas) ou por qualquer outro meio.

As suas funcionalidades IMPLICAM as PM's , ou seja nada de insultos, nada de cotações por PM's, envio de links poribidos, etc, etc, ou seja nada que viole as regras do forum.

Na pratica e IMAGINANDO (volto a frisar e bem), se suspeitassem que alguem violava regras por PM, as mesmas poderiam, segundo a vossa interpretação ser lidas porque se encontram alojadas em servidores propriedade da Motorpress (ou alugados)

IMAGINA
    TUDO ISSO.

Parece-te correcto ?

É que se procede exactamente como nos E-mails.

Piloto de Testes kushinadaime's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

A correspondência em papel para empresas, é obrigada a ser registada num livro copiador onde é registada toda a correspondência que entra e sai da empresa, e que pode ser acedida por qualquer um que requeira à gerência ou administração. Esse livro pode ser substituído por algum sistema igualmente fidedigno.
    Dai em muitos sítios toda a correspondência que chega às pessoas já vem aberta e com uma data e uma referencia posta (a do respectivo registo) e com uma fotocópia ou digitalização feita e arquivada, e a correspondência enviada não poder ir fechada, que é para quem de direito faça o registo.
    Isto não é algo equivalente ao que aconteceu com os email´s?

Piloto de Troféu pacxito's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Excalibur não percebi o sentido do teu post.

Essa regra é clara: Mesmo as mensagens privadas tem que obedecer às regras do fórum. A Motorpress não monitoriza constantemente as mensagens privadas, mas em caso de denúncia a Motorpress reserva-se ao direito de aceder a estas mensagens privadas, mesmo sem o consentimento do seu autor. Tal como acontece nos emails.

Se estou de acordo? Claro que estou, caso contrário não postava aqui...

Mesmo no gmail, sapo, yahoo, etc... Todas essas empresas tem toda a legitimidade legal para aceder aos conteúdos armazenados nos seus servidores.

Mais uma vez, se querem confidencialidade e privacidade absoluta no email só existe uma maneira de o conseguir: encriptação das mensagens. Em todos os outros casos existe legitimidade legal para o acesso a esses dados pelos donos dos sistemas onde as mensagens estão armazenadas.

*EDIT
    As ordens judiciais só servem para aceder a conteúdos que estão em posse de terceiros. Ex: MP solicita à Motorpress o acesso ás mensagens trocadas por um determinado utilizador.
    Última edição por pacxito : 27-10-08 às 10:38:13

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Excalibur não percebi o sentido do teu post.

Essa regra é clara: Mesmo as mensagens privadas tem que obedecer às regras do fórum. A Motorpress não monitoriza constantemente as mensagens privadas, mas em caso de denúncia a Motorpress reserva-se ao direito de aceder a estas mensagens privadas, mesmo sem o consentimento do seu autor. Tal como acontece nos emails.

Se estou de acordo? Claro que estou, caso contrário não postava aqui...

Mesmo no gmail, sapo, yahoo, etc... Todas essas empresas tem toda a legitimidade legal para aceder aos conteúdos armazenados nos seus servidores.

Mais uma vez, se querem confidencialidade e privacidade absoluta no email só existe uma maneira de o conseguir: encriptação das mensagens. Em todos os outros casos existe legitimidade legal para o acesso a esses dados pelos donos dos sistemas onde as mensagens estão armazenadas.

Sim e qual a legitimidade de aceder sem um mandato judicial, ou autorização expressa de um organismo juridico ou judiciário para o fazer ?

É isto só que questiono !

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
    Sim e qual a legitimidade de aceder sem um mandato judicial, ou autorização expressa de um organismo juridico ou judiciário para o fazer ?

Toda. Mais uma vez: achas que faz sentido necessitares de mandato judicial para aceder a algo que é teu?

Arranja-me 1 exemplo que seja onde isso se passe. Não estou, obviamente, a falar em casos em que existe um mandato judicial ou contrato a proíbir esse mesmo acesso...

LE0
    LE0 está offline
    Piloto de Kart LE0's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
    A correspondência em papel para empresas, é obrigada a ser registada num livro copiador onde é registada toda a correspondência que entra e sai da empresa, e que pode ser acedida por qualquer um que requeira à gerência ou administração. Esse livro pode ser substituído por algum sistema igualmente fidedigno.
    Dai em muitos sítios toda a correspondência que chega às pessoas já vem aberta e com uma data e uma referencia posta (a do respectivo registo) e com uma fotocópia ou digitalização feita e arquivada, e a correspondência enviada não poder ir fechada, que é para quem de direito faça o registo.
    Isto não é algo equivalente ao que aconteceu com os email´s?
    Exactamente.

E mais:

Paulo Macedo, actualmente administrador do Banco Comercial Português, denunciou um conjunto de situações que indiciavam fugas de informação por parte dos funcionários do fisco, que estão obrigados ao dever de sigilo.
    O director-geral dos Impostos dava mesmo um exemplo: o facto da sua própria situação fiscal ter surgido nos jornais já depois de ter assumido o cargo.
    TSF
    Mas que raio de palhaçada é esta???

Os funcionários do estado têm acesso a informações que podem comprometer um cidadão, se manipulados. Têm acesso a informações sigilosas. Têm maiores responsabilidade que qualquer outro trabalhador, no que diz respeito ao manuseamento de informação.
    Nas finanças podem divulgar os rendimentos e o património de qualquer cidadão, na Justiça podem divulgar dados de processos crime em curso, no Banco de Portugal podem divulgar detalhes de situações de responsabilidade de crédito cujas próprias entidades financeiras não têm acesso.
    Então não será legítimo fazer uma vistoria às ferramentas disponibilizadas ao funcionário pela entidade patronal para exclusivo uso profissional, quando se está perante uma fuga de informação sigilosa?

A fuga de informação sigilosa não é crime??

Excalibur, penso que o colega não está a medir bem as coisas...

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Toda. Mais uma vez: achas que faz sentido necessitares de mandato judicial para aceder a algo que é teu?

Arranja-me 1 exemplo que seja onde isso se passe. Não estou, obviamente, a falar em casos em que existe um mandato judicial ou contrato a proíbir esse mesmo acesso...
    Cedes ou alugas um quarto a um determinado individuo.

Ele recebe correspondência, e esta fica no interior da tua residência, tens legitimidade para a abrir e te inteirares do seu conteúdo ?

Há aqui uma linha ténue entre o que é legitimo e ilegítimo.

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Abres os mails como se estivesses a ler uma mensagem de Texto Normal, ou precisas de ultrapassar a password de acesso ?

No primeiro está OK no segundo já não.
    Podes abrir os email´s que foram para uma qualquer conta como se tivessem ido para a tua, basta que no servidor se tenha establecido tais condições para essa conta, a palavra passe a usar é a tua, cai no teu email mas é para outra pessoa, o que é muito util quando alguém falta ou está de férias, ou quando é preciso reunir documentação para fazer qualquer trabalho mais sensível que requer a maior privacidade possivel, nalguns assuntos por aqui se fosse a pedir às pessoas autorização tal privacidade não era possivel.

LE0
    LE0 está offline
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

E se há um organismo de controlo aprovado para o efeito, porquê sobrecarregar os Tribunais?

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LE0 Ver Post
    A fuga de informação sigilosa não é crime??

É !

E eu sei bem o que isso é.

E se na premissa de se procurar fugas de informação se "abusar" das possibilidades de controlo ?

Quem é que controla os controladores ? Estes regem-se porque regras e normas ?

LE0
    LE0 está offline
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

É !

E eu sei bem o que isso é.

E se na premissa de se procurar fugas de informação se "abusar" das possibilidades de controlo ?

Quem é que controla os controladores ? Estes regem-se porque regras e normas ?

Não vá por aí... então teríamos de rever TODO o sistema, desde os organismos da CE a mais ínfimo organismo de controlo português.

E depois fazia-lhe a seguinte pergunta: então e quem controla o órgão superior que controla os orgãos de controlo??

Não vá por aí...
    Última edição por LE0 : 27-10-08 às 10:53:18

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

E se há um organismo de controlo aprovado para o efeito, porquê sobrecarregar os Tribunais?

Eu já disse que concordo, aliás a noticia até fala da Inspecção Geral de Finanças, partamos do principio que um organismo oficial e idóneo, até porque a investigação parte apoiada em queixa ao DIAP.

Mas o que está em causa, é por exemplo, a legitimidade de uma empresa privada actuar sem essa tal "legitimidade", só porque estão ali no seu servidor.

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Não vá por aí... então teríamos de rever TODO o sistema, desde os organismos da CE a mais ínfimo organismo de controlo português.

E depois fazia-lhe a seguinte pergunta: então e quem controla o órgão superior que controla os orgãos de controlo??

Não vá por aí...

Foi uma força de expressão, mas o meu post anterior dá uma ideia do que quero dizer.

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Ele recebe correspondência, e esta fica no interior da tua residência, tens legitimidade para a abrir e te inteirares do seu conteúdo ?

Neste exemplo é uma relação contratual entre duas pessoas em pé de igualdade, sem qualquer poder de direcção ou autoridade de uma sobre a outra.

Eu por exemplo tenho uma casa arrendada, onde o meu inquilino abre determinada correspondência que chega em meu nome, foi um acordo celebrado entre mim e ele.
    Ao contrário não me parece correcto, pois não tenho qq motivo fundamentado para tal - há senhorios que acedem a casa a qq momento, o que tb me parece um abuso, o mesmo ja não se passa com a entidade patronal, quando está em causa informação privilegiada da própria empresa.

Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Mas o que está em causa, é por exemplo, a legitimidade de uma empresa privada actuar sem essa tal "legitimidade", só porque estão ali no seu servidor.
    As empresas privadas que por norma pretendem fazer isso obtem autorização dos funcionários.

Acredito que exista muitos emails que sejam de alguma forma vistos, com ou sem autorização, e que não se dê qq relevância à informação que lá está.

air
    air está offline
    Piloto de Fórmula 1 air's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Nas empresas em condições apenas se consegue utilizar o mail profissional, e o departamento de informática tem acesso a tudo o que está nele.

E tem que ser assim, se o mail é profissional a entidade patronal tem todo o direito de saber o que fazem com ele e monitorizar a informação.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Um aluguer de casa entra nesta definição:

Arranja-me 1 exemplo que seja onde isso se passe. Não estou, obviamente, a falar em casos em que existe um mandato judicial ou contracto a proíbir esse mesmo acesso...
    De qualquer forma a carta está dentro da tua casa mas está fechada num invólucro que especifica o destinatário. Um email não tem qualquer invólucro. Num servidor um email é armazenado num formato de texto simples e tem os campos todos seguidos. Logo a seguir ao destinatário tens os campos Subject: e o respectivo conteúdo.

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Se tu na tua empresa alugares uma sala a alguém a recibos verdes trabalhar tu não podes abrir a correspondência é como se fosse uma coisa separada, mas se alguém trabalha na tua empresa a recibos verdes recebe na tua empresa uma carta qualquer a empresa é obrigada a abrir, tomar conhecimento do conteúdo e a fazer um registo da carta, pode ser o próprio destinatário que o faz isso, mas pode ser seja alguém de um departamento especifico, mas a empresa é obrigada a ter esse registo, que pode consultar à vontade, até eu que não tenho nada relacionado com a empresa posso ter acesso à correspondência se pedir à gerência.

LE0
    LE0 está offline
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Interessante este debate Excalibur.

Estou curioso por saber o que dirão os constitucionalistas no telejornal.

Piloto de Troféu CLIOthoris's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005
    Última edição por CLIOthoris : 27-10-08 às 11:36:55

LE0
    LE0 está offline
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Ora aí está:

3. 1. Princípios específicos em relação ao e-mail
    13. Eventuais controlos fundamentados na prevenção ou detecção da divulgação de segredos comerciais deve ser direccionado, exclusivamente, para as pessoas que têm acesso a esses segredos e apenas quando existam fundadas suspeitas.

Piloto de Testes Japh's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Acho que mais explicativo é isto:

3. 1. Princípios específicos em relação ao e-mail

1. O facto de a entidade empregadora proibir a utilização do e-mail para fins privados não lhe dá o direito de abrir, automaticamente, o e-mail dirigido ao trabalhador.
    (...)
    15. O acesso ao e-mail deverá ser o último recurso a utilizar pela entidade empregadora, sendo desejável que esse acesso seja feito na presença do trabalhador visado e, de preferência, na presença de um representante da comissão de trabalhadores. O acesso deve limitar-se à visualização dos endereços dos destinatários, o assunto, a data e hora do envio, podendo o trabalhador - se for o caso - especificar a existência de alguns e-mails de natureza privada e que não pretende que sejam lidos pela entidade empregadora.

16. Perante tal situação a entidade empregadora deve abster-se de consultar o conteúdo do e-mail, em face da oposição do trabalhador.
    "V"

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Japh Ver Post

"V"

Ahhhh pois é, pelos vistos não se pode tratar de tudo à ganancia conforme dê na bolha a alguém.

Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Ahhhh pois é, pelos vistos não se pode tratar de tudo à ganancia conforme dê na bolha a alguém.

Mas isso tb ninguem disse

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Interessante este debate Excalibur.

Estou curioso por saber o que dirão os constitucionalistas no telejornal.

Provavelmente dirão que é anti constitucional.

Por atentar contras as liberdades ... em especial se o tal controlo for realizado hadoc ...

Mas curioso, de dezenas de E-mails que (segundo alguns) parece foram originários na função Publica, onde se envia e reenvia os podres de chefias , de figuras publicas em conversas de escárnio e maldizer ...

Esses mails, a serem abertos, dariam para abrir processos disciplinares ?

Haveria matéria que sustentasse quebra de confiança num funcionário perante a chefia, e desta forma proceder em conformidade ?

Estar-se-ia a entrar numa forma "pidesca" limitar um funcionário ?

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Mas isso tb ninguem disse
    O que é que chamas

" Está no servidor da empresa ela tem toda a legitimidade de abrir os mails "

LE0
    LE0 está offline
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

"V"

Estamos a falar de informação sigilosa (segredos comerciais no privado), e mais claro que isto não há:
    13. Eventuais controlos fundamentados na prevenção ou detecção da divulgação de segredos comerciais deve ser direccionado, exclusivamente, para as pessoas que têm acesso a esses segredos e apenas quando existam fundadas suspeitas.
    O acesso ao e-mail dos funcionários deve ser evitado. Caso haja detecção da divulgação de informação sigilosa (como foi o caso das informações do ex-director geral) os controlos efectuados devem ser executados sobre as pessoas que têm acesso a essa informação: os funcionários.

Dúvidas?
    Última edição por LE0 : 27-10-08 às 13:58:14

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

O que é que chamas

" Está no servidor da empresa ela tem toda a legitimidade de abrir os mails "

Parecer não é igual a Lei.

Nem sei se fui eu que escrevi isso, mas se fui, escrevi bem. Legalmente a empresa tem toda a legitimidade para aceder a esses conteúdos.

*EDIT
    E como viste não é necessária nenhuma ordem judicial nem actores externos.
    Última edição por pacxito : 27-10-08 às 14:06:41

Piloto de Testes Japh's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Parecer não é igual a Lei.

Nem sei se fui eu que escrevi isso, mas se fui, escrevi bem. Legalmente a empresa tem toda a legitimidade para aceder a esses conteúdos.

*EDIT
    E como viste não é necessária nenhuma ordem judicial nem actores externos.
    Tenho a ideia de que, para a empresa poder aceder a esses conteúdos, a Autoridade Nacional de Protecção de Dados tem que ser envolvida no assunto...

"V"

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Tenho a ideia de que, para a empresa poder aceder a esses conteúdos, a Autoridade Nacional de Protecção de Dados tem que ser envolvida no assunto...

"V"
    Tenho quase a certeza que não. Pelo menos na lei de protecção dos dados pessoais isso não vem explicitado. E na minha opinião, ainda bem.

A CNPD é dos institutos mais burucratas e ineficazes ao nosso serviço.

Um exemplo prático: Para a CNPD um IP é um dado pessoal. Agora imaginem o que seria se isto fosse levado a sério... Dar a um log o mesmo tratamento que se dá a uma base de dados com contactos pessoais e informações sensíveis...

Página 2 de 4 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima