Boas
Com esta história toda da falência de bancos pus-me a pensar:
E se o meu banco falisse?
Imaginemos que devo X ao banco do crédito habitação e tenho na conta 5% de X...
Quais seriam os procedimentos adoptados?
|
|||||
Boas
Com esta história toda da falência de bancos pus-me a pensar:
E se o meu banco falisse?
Imaginemos que devo X ao banco do crédito habitação e tenho na conta 5% de X...
Quais seriam os procedimentos adoptados?
ficavas a dever o mesmo dinheiro aos credores do banco
Se o meu banco falisse, o estado teria que me devolver os 7,5€ que lá tenho. De momento não me preocuparia com mais. Além disso teria que arranjar outro banco para ter cartão de débito.
Depende... se tivesse lá dinheiro ia lá reclamar e partir aquilo tudo até trazer o dinheiro![]()
se no banco tivesse emprestimo e falisse.... pronto ficava tudo pago![]()
se o meu banco falisse...eu falia tb![]()
É uma empresa normal
É nomeado alguém para administrar a empresa, que se desfaz dos activos vendendo todas as posses da empresa, vendendo créditos de clientes a terceiros executa dividas já vencidas, depois com o dinheiro conseguido pagarão aos credores, fornecedores, estado, depositantes acabando o dinheiro da venda dos activos os passivos que não foram pagos não o serão.
Ai entra os avais, fianças e garantias dadas por alguém ao banco em certos negócios, o fundo de garantia salarial, os seguros de crédito, no caso dos bancos a garantia de 25.000 dado pelo estado a quem tiver depósitos...
A questão dos 50.000€ não é bem assim e infelizmente ainda ninguém explicou exactamente como é!
1º O valor em vigor são 25.000€ e quem cobre não é o estado mas um Fundo criado para o efeito.
2º O valor foi aumentado como mínimo para 50.000€ pela UE (a maioria queria 100.000€) mas ainda não está em vigor. E ainda ninguém explicou quando entrará!
3º Segundo fui informado o valor é por titular da conta, se a conta tiver 2 ou 3 titulares, é o valor x2 ou x3!
4º Há fundos e investimentos que supostamente estão a salvo mesmo em caso de falência, porque é dinheiro investido em outros locais e que não está 100% ligado ao banco! (Também ainda não consegui saber exactament como funciona!)
ou seja...tendo em conta o pais em que vivemos, se os nossos bancos falirem, nós vamos atrás e falidos ficamos.
Porque ninguem sabe, porque não foi explicado, e porque quem devia saber explicar tambem não tem informação and so on...
acho que esta crise mundial que se vive, em Portugal já se vivie á mais uns anos, não em tão grande escala mas o cinto ja anda no ultimo furinho e ainda se iram fazer mais uns quantos para apertar mais...
Um fundo de investimento é uma entidade autónoma que é gerida pelo banco.
O dinheiro que se coloca lá que na pratica consiste na compra de unidades de participação do fundo, é utilizado por este para comprar acções, obrigações, futuros, depósitos, etc.. Se um banco falisse as unidades de participação continuariam a ser do seu titular uma vez que a intervenção do banco nestas situações se limita a gerir UPs, logo os activos onde o fundo aplica os seus recursos continuam a pertencer ao fundo (não ao banco).