Porque é que os correios não funcionam fora da hora normal de serviço?
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 28 de 28

Título: Porque é que os correios não funcionam fora da hora normal de serviço?

Piloto Lendário PeLeve's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Do lado contrário de todo e qualquer aprendiz de Maquiavel, ou do próprio, que muitos há por aí!

Por Defeito Porque é que os correios não funcionam fora da hora normal de serviço?

Eu explico. Todos nós já experimentámos a sensação desagradável de estar à espera de uma encomenda que nunca mais chega, pensar que virá num determinado dia, ficar em casa para a receber e ... nada, o carteiro chega, à hora de expediente, no dia seguinte...

Resultado, uma manhã, ou uma tarde, para ir à estação dos CTT e levantar a dita encomenda, sobretudo quando é daquelas que tem de ser o próprio a assinar e levantar!

Não seria mais lógico, decente, prático e, convenhamos, respeitador de quem trabalha e não tem em casa a quem se "encostar" (...), que os carteiros pudessem fazer as entregas num horário mais alargado, por exemplo até às 21 horas ou ao fim de semana, sobretudo numa segunda tentativa?

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

A tua questão é pertinente e realmente era porreiro que assim fosse.
    As entregas não, mas tens estações abertas até mais tarde.

No entanto tens a hipotese de pedir a entrega noutro local, por ex. no local de trabalho ou num local onde estejam pessoas em casa.

Data de Registo
    Jan 2003
    Do lado contrário de todo e qualquer aprendiz de Maquiavel, ou do próprio, que muitos há por aí!

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    A tua questão é pertinente e realmente era porreiro que assim fosse.
    As entregas não, mas tens estações abertas até mais tarde.

No entanto tens a hipótese de pedir a entrega noutro local, por ex. no local de trabalho ou num local onde estejam pessoas em casa.
    Sim, é bem visto e podem usar-se essas alternativas, mas, muitas mais vezes não estamos sequer na "sede" dos nossos locais de trabalho, ou não podemos mesmo receber aí encomendas, e não tendo ninguém em casa para receber as ditas seria um serviço útil (e, "é pá", até podiam cobrar uma pequena taxa por isso) podermos receber correio "em mão" fora do horário "normal"!

Banido Vasco83's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Há estações dos CTT a trabalhar até mais tarde e aos fins de semana, é uma questão de achares uma no site deles e ligares para o nº de telefone no aviso e pedir para enviar a encomenda para lá.
    De resto assumo que deva dar para ligar para esse numero e pedir para ser entregue por EMS ou CTT expresso, não sei até que horas trabalham mas já recebi encomendas deles pelo menos até as 21h.

Piloto de Testes bbaixo's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
    ...

Não seria mais lógico, decente, prático e, convenhamos, respeitador de quem trabalha e não tem em casa a quem se "encostar" (...), que os carteiros pudessem fazer as entregas num horário mais alargado, por exemplo até às 21 horas ou ao fim de semana, sobretudo numa segunda tentativa?
    Questão transversal a todo e qualquer serviço público...

Veja-se o caso da LisboaGás que se enganou a fazer a leitura cá em casa (apresentou-me uma conta 875e para 1mês de consumo) e para resolver a situação "exigem" que esteja alguém em casa entre as 9h-18h... eu respondi que nesse horário trabalho para pagar contas de 800e... obivamente que não estarei cá... que resolvam a situação como acharem melhor...

Banido michaelreznor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Eu explico. Todos nós já experimentámos a sensação desagradável de estar à espera de uma encomenda que nunca mais chega, pensar que virá num determinado dia, ficar em casa para a receber e ... nada, o carteiro chega, à hora de expediente, no dia seguinte...

Resultado, uma manhã, ou uma tarde, para ir à estação dos CTT e levantar a dita encomenda, sobretudo quando é daquelas que tem de ser o próprio a assinar e levantar!

já pensei várias vezes no mesmo.
    mas isso é igual a tudo, pé leve.
    eu também gostava que as finanças funcionassem até às 21, os centros de saúde, as câmaras municipais....

ld

Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Sim, é bem visto e podem usar-se essas alternativas, mas, muitas mais vezes não estamos sequer na "sede" dos nossos locais de trabalho, ou não podemos mesmo receber aí encomendas, e não tendo ninguém em casa para receber as ditas seria um serviço útil (e, "é pá", até podiam cobrar uma pequena taxa por isso) podermos receber correio "em mão" fora do horário "normal"!
    Já é complicado responder a todas as variáveis.

Para a maioria das situações o poder receber numa morada alternativa ou poderes encaminhar para uma estação mais conveniente, por exemplo porque fecha mais tarde, já deve abranger a maioria das situações.

Noutros serviços que já mencionaram e mesmo nos CTT, cada vez mais vai sendo possível tratar via net das situações o que dá imenso jeito, pelo menos para mim...

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por michaelreznor Ver Post
    já pensei várias vezes no mesmo.
    mas isso é igual a tudo, pé leve.
    eu também gostava que as finanças funcionassem até às 21, os centros de saúde, as câmaras municipais....

ld
    E porque não, meu caro?

Desde que o trabalho seja pago não vejo porque não deva ajustar-se às necessidades, conquanto não sirva para prejudicar as pessoas e a rotatividade seja sempre assegurada!

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bbaixo Ver Post

Veja-se o caso da LisboaGás que se enganou a fazer a leitura cá em casa (apresentou-me uma conta 875e para 1mês de consumo) e para resolver a situação "exigem" que esteja alguém em casa entre as 9h-18h... eu respondi que nesse horário trabalho para pagar contas de 800e... obivamente que não estarei cá... que resolvam a situação como acharem melhor...
    Naturalmente que os serviços públicos têm, isso sim, de ver modificadas as suas estruturas,, adaptando-se, mas é, sobretudo, neste tipo de disponibilização de serviço, em vez de dispensarem funcionários indispensáveis!

Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Já é complicado responder a todas as variáveis.

Para a maioria das situações o poder receber numa morada alternativa ou poderes encaminhar para uma estação mais conveniente, por exemplo porque fecha mais tarde, já deve abranger a maioria das situações.

Noutros serviços que já mencionaram e mesmo nos CTT, cada vez mais vai sendo possível tratar via net das situações o que dá imenso jeito, pelo menos para mim...
    De facto é prático haverem essas alternativas, mas nem sempre estão acessíveis, sobretudo se pensarmos na enorme diversidade de trabalhos existentes e das horas vagas de que os mesmos dispõem.

Piloto de Provas de Perícia Inf3rno's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Quando vivi em Itália no final da década de 90, o correio era entregue de 2ª a Sábado. E as estações estavam abertas até às 19h.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Inf3rno Ver Post
    Quando vivi em Itália no final da década de 90, o correio era entregue de 2ª a Sábado. E as estações estavam abertas até às 19h.
    Ora bem!

Chefe de Equipa TURBO's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Ora bem!
    Loja do cidadão (19:30 e até às 15 horas de sábado) e centros de distribuição centrais com respectiva alfandega de serviços incluindo para entregas internacionais, ex. de Cabo Ruivo em Lisboa, salvo erro da parte de manhã de sábado também estão operacionais os serviços para o atendimento ao público.

Desde que o trabalho seja pago não vejo porque não deva ajustar-se às necessidades...

Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Na praça do comercio a estação está aberta até às 18:30, Restauradores até às 20 ou 21, tal como no Aeroporto...

Piloto de Troféu pacxito's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bbaixo Ver Post
    Experimenta enviar alguma coisa pela DHL, UPS e afins e depois diz se é do serviço público.

É que nos CTT ainda podes ir levantar a encomenda à estação perto de casa.

Com os transportadores privados se não estás em casa, "temos pena". A alternativa (quando existe) é levantar no centro de distribuição que pode ficar a mais de 100 km de tua casa e está aberto das 9 ás 18.

jts
    jts está offline
    Piloto de Fórmula 1 jts's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
    Experimenta enviar alguma coisa pela DHL, UPS e afins e depois diz se é do serviço público.

É que nos CTT ainda podes ir levantar a encomenda à estação perto de casa.

Com os transportadores privados se não estás em casa, "temos pena". A alternativa (quando existe) é levantar no centro de distribuição que pode ficar a mais de 100 km de tua casa e está aberto das 9 ás 18.
    Por outro lado nos privados combinas com eles hora e local de entrega, e muitas vezes até te telefonam se à hora da entrega ninguem estiver em casa.

Piloto de Kart ComBota's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

E porque razão têm os carteiros que sacrificar a sua vida familiar ???
    Podiamos trabalhar todos de noite e assim já estavamos em casa quando eles viessem .
    É um serviço com o horário normal de todo o cidadão, para quem não serve existem alternativas dentro dos CTT como o Valium já demonstrou.
    Cumps

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ComBota Ver Post
    Podiamos trabalhar todos de noite e assim já estavamos em casa quando eles viessem .
    É um serviço com o horário normal de todo o cidadão, para quem não serve existem alternativas dentro dos CTT como o Valium já demonstrou.
    Cumps
    E eu que achava que mesmo quem trabalha por turnos, ou de noite, ou em qualquer horário sem ser das 9h às 18h também era cidadão... E esta hein?

Rotatividade... turnos... horários nocturnos... subsídio de turno, etc... diz-te alguma coisa?

Qual seria o problema se, p. ex., se desse prioridade de escolha de horário aos carteiros actualmente em funções?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Engraçado mesmo foi no outro dia, que eu tinha uma coisa urgente para ir levantar aos correios, que estão sempre abertos à hora de almoço e pimba, bato com o nariz na porta.. Logo naquele dia fecharam à hora de almoço, excepcionalmente... Abriram às 14h30, lá vou eu, 12 pessoas à minha frente, resultado, cheguei atrasada ao trabalho.

Piloto de Testes Akagi's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

E pagavas tu as horas de trabalho nocturno, e as horas extordinarias ao fim-de-semana?

Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Cumps
    Como já disseram nem será por aí, eu trabalho numa empresa que um dos serviços funciona 365 dias por ano, 24/24h.

Pessoalmente tb entendo que uma pequena parte da população poderá não gostar dos horários, principalmente quem trabalha, no entanto com as novas possibilidades, nas grandes cidades, deve ser uma minoria.

Nos pequenos locais geralmente há sempre entregue, nem que seja no café ou vizinho (ainda no outro dia da Seur eu não estava em casa e deixaram no meu vizinho do lado)

Piloto de Troféu CLIOthoris's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito RIC - Reencaminhamento Imediato de Correspondências

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito Siga

SIGA

Afinal parece que os CTT, já tem muitas soluções para os nossos problemas do dia a dia

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Tendo em conta que o tópico até falava de encomendas...
    Citação Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
    O serviço RIC não está disponível para os serviços de Encomendas Postais e Express Mail

Citação Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
    SIGA

Afinal parece que os CTT, já tem muitas soluções para os nossos problemas do dia a dia
    ATENÇÃO: Não existe serviço SIGA para os serviços de correio urgente, QUICK, CORFAX, CITAÇÃO VIA POSTAL 2ºTENTATIVA, NOTIFICAÇÃO VIA POSTAL SIMPLES, SACO MULTI-POSTAL e TÍTULOS À COBRANÇA.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
    Tendo em conta que o tópico até falava de encomendas...

O serviço RIC não está disponível para os serviços de Encomendas Postais e Express Mail

ATENÇÃO: Não existe serviço SIGA para os serviços de correio urgente, QUICK, CORFAX, CITAÇÃO VIA POSTAL 2ºTENTATIVA, NOTIFICAÇÃO VIA POSTAL SIMPLES, SACO MULTI-POSTAL e TÍTULOS À COBRANÇA.
    Um complementa-se ao outro e se não for suficiente, é questão de procurar que existe sempre uma solução

Quanto à questão do Pé Leve

estar à espera de uma encomenda que nunca mais chega
    O serviço SIGA, serve mesmo para isso

Sem título.JPG

Piloto de Troféu pacxito's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jts Ver Post
    Por outro lado nos privados combinas com eles hora e local de entrega, e muitas vezes até te telefonam se à hora da entrega ninguem estiver em casa.
    Não combinas uma hora de entrega, combinas um intervalo de algumas horas definido por eles. Por exemplo na DHL nunca, até hoje, cumpriram o horário que me disseram. O mesmo com a seur que demorou mais 3 dias do que o previsto,a desculpa foi que a encomenda era muito grande e não cabia no carro que geralmente faz entregas para aquela zona.

Já tive uma discussão com um gajo da UPS que me ligou 1 hora antes da hora combinada e quando lhe pedi para esperar 20 minutos a resposta dele foi: "oh meu amigo, daqui a 20 minutos já tenho que estar bem longe daqui".

Nem tudo é perfeito e sinceramente entre as transportadoras e os CTT não vejo grandes diferenças...

Piloto de Kart ComBota's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
    E eu que achava que mesmo quem trabalha por turnos, ou de noite, ou em qualquer horário sem ser das 9h às 18h também era cidadão... E esta hein?

Rotatividade... turnos... horários nocturnos... subsídio de turno, etc... diz-te alguma coisa?

Qual seria o problema se, p. ex., se desse prioridade de escolha de horário aos carteiros actualmente em funções?
    Calma, não nos enervemos.

"Rotatividade... turnos... horários nocturnos... subsídio de turno, etc... diz-te alguma coisa"
    têm custos que os CTT não querem suportar, pelo contrario, estão mais virados para cortar custos.

Só achei que o assunto não era grave e que até existem soluções razoaveis, perfeitas não há em parte nenhuma.
    Atendendo á realidade do paìs em geral penso que os CTT funcionam muito bem.
    (venha de lá o presunto Sr. Nazaré ou quem lá está agora)

Piloto de Testes Akagi's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Calma, não nos enervemos.

"Rotatividade... turnos... horários nocturnos... subsídio de turno, etc... diz-te alguma coisa"
    têm custos que os CTT não querem suportar, pelo contrario, estão mais virados para cortar custos.

Só achei que o assunto não era grave e que até existem soluções razoaveis, perfeitas não há em parte nenhuma.
    Atendendo á realidade do paìs em geral penso que os CTT funcionam muito bem.
    (venha de lá o presunto Sr. Nazaré ou quem lá está agora)
    O Nazare já foi, agora e o Estanislau

Banido ManuelBarbosa's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Existem muitas estações dos CTT que estão abertas fora do horario normal, exclusive algumas estão abertas ao fim de semana, é uma questão de ligar ao CTT e pedir para enviar a encomenda para um desses sitios