Usar carro particular em trabalho para a empresa. Quanto cobrar?
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 21 de 21

Título: Usar carro particular em trabalho para a empresa. Quanto cobrar?

MOD
    MOD está offline
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito Usar carro particular em trabalho para a empresa. Quanto cobrar?

Boa noite. Estou com uma duvida sobre o assunto do titulo por isso preciso da vossa ajuda.

Tenho um Mini One D, já pago na totalidade, de setembro de 2003, com 112 mil km. Há mais de um ano que raramento pego no carro pois tenho carro de empresa. Contudo, como nao pertenço aos quadros, (ate posso sair daqui a uns meses) o carro pode nao ser para sempre, logo nao vendo o meu.

Entao, a minha duvida é esta.

Primeira hipotese:Vendo o meu, meto o dinheiro no banco num fundo qualquer e depois se um dia ficar sem carro da empresa logo vejo o que fazer? Aqui a unica duvida é que se fico sem o da empresa, com o dinheiro que o meu vale so compro um se o for buscar a Alemanha.

Segunda hipotese: Tentar saber quanto é que a empresa paga mensalmente pelo meu carro (é um aluguer da Budget, mas com contrato muito especial visto pertencer a um grupo de empresas muito grande) e propor usar o meu carro para o trabalho. Sei que por lei é 0.37 centimos o km , mas tambem sei que nunca me vao pgar isso, pois tanto faço poucos km, como aos 2 mil por semana. A minha proposta para a empresa era de eles me pagarem o mesmo que pagam à Buget (senao eles nao aceitam) e pagam por fora gasoleo, portagens e parques de estacionamento.
    Sei que nesta situaçao deviam pagar me para ai uns 350 euros por mes, o que me dava muito jeito neste inicio de vida profissional.

O que faziam no meu lugar???

Chefe de Equipa CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Acima de tudo, tens de usar muito tacto nessa abordagem, dado que as empresas terem políticas muito próprias no que respeita à utilização do automóvel e não gostarem nada de coisas fora do sistema.

MOD
    MOD está offline
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Pois... tambem ja pensei nisso! Acho q nao descobri a polvora ao pensar em fazer esta proposta. Mas que tipo de politicas têm? Como achas q devo abordar?

Piloto de Testes Fadista's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Se financeiramente não ganhares nada com isso (o que me parece que vai acontecer), eu deixava-me estar quieto. É que vai ser o teu carro que vais desgastar, é o teu carro que vai estar mais sujeito a toques, acidentes, etc...

Eu ficava com o Mini e andava com ele ao fim-de-semana.
    Última edição por Fadista : 19-08-08 às 23:39:22

Piloto de Rallye joao's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Duvido que te ofereçam o mesmo que pagam pelo carro que tens... pelo simples facto que deixavam de poder contabilizar esse valor como uma despesa. (quem realmente perceber de contabilidade que se chegue à frente).

Bottom line: Duvido que consigas o mesmo valor que eles pagam pelo carro!

Chefe de Equipa CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Geralmente as empresas fazem contratos com as AOV (Aluguer Operacional de Veículos) dentro de um conceito de que toma lá o carro e não te preocupes com o resto.

Estamos a falar de empresas já crescidinhas.

Agora, tudo depende de quem conheces e o à vontade com que podes propor a tua sugestão.

Eu, na minha empresa (e só temos meia dúzia de carros) não o aceitaria. Além de que não seria do meu agrado vir um empregado meu com uma proposta similar. Mas isso sou eu e que conheço muitas más experiências com automóveis da empresa.

Para o João, as despesas de km são consideradas custo e não pagam qualquer imposto desde que não ultrapassem o limite indicado para os FP.
    Têm apenas uma tributação autónoma de IRC de 5%, mas isso é para todas as despesas de viaturas ligeiras de passageiros.

bg2
    bg2 está online
    Piloto de Rallye bg2's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

duvido que a empresa aceite.

isso implicava uma alteração na frota.

se a empresa for grandinha e andarem por lá auditores, eles são capazes de pegar por isso.

alem disso acho sempre um mau negocio, pois a preocupação com o carro passa para ti.

cumprimentos

Piloto de Troféu Motora's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Conforme já referiram não acredito que a tua Empresa aceite esse esquema. Na minha nunca se aceitaria.

E eu no teu caso, também preferia não me preocupar com o desgaste do carro, toques e afins.

Já agora, o preço por Kilómetro para transporte em automóvel próprio é de 0,39€, para 2008.

Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Para a empresa esse negócio não tem interesse.
    E se analisares bem para ti também não ....

Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Pensa no seguinte, se tiveres um acidente que inutilize a tua viatura, o teu seguro cobre a compra de um similiar ??

Se disseres que sim podes tentar a abordagem à tua empresa, mas por 350€ mês mais combustivel, portagens e parques não compensa.

Quando começares a ter de abrir os cordões à bolsa para pagares o desgaste da viatura, percebes logo as razões.

Ao Km até compensa, mas estás a ver cerca de 2000kms por mês (um suponhamos) a 0,38€ ??

Dá-te 760€, dos quais tens de retirar cerca de 150€ de gásoleo, sem contar com portagens e parques de estacionamento, seria mais quanto !? Outros 150€ !?

Ficarias com 400€ a 450€, mas dai vão sair as revisões, pneus e todo os desgaste da viatura, além de que mais kms te sujeitam a imprevistos como os tais eventuais acidentes e avarias.

Já andei nessas circunstâncias e sei que não é tão vantajoso como possa parecer, (talvez fosse há 15 anos atrás) além de que se ficares sem "burro" tens de ir desencantar um para realizares as deslocações, porque a firma não vai ter nenhuma obrigação com isso.

MOD
    MOD está offline
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

E despachar o MINI ONE D e meter o guito no banco num fundo qq à espera de que se algum dia ficar sem carro de empresa compro outro? Será precipitado fazer isto? Ha mais de um ano q penso em faze-lo, tenho sempre receio, mas realmente quase nao o uso. O da empresa é para uso total.

AH! o meu carro nao é renting como o Carlos L. referiu. É um carro alugado à bugdet! Como nao pertenço à empresa eles alugam. So para os "quadros" é que a empresa compra carro. Para os outros é sempre alugado.

Piloto de Testes waxo's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Estava numa situação parecida à uns tempos:
    - Carro da empresa - Peugeot 206 1.9 XAd
    - Carro pessoal - Opel Astra GTC 1.3 CDTi

Tendo o 206 a tempo inteiro, o GTC passava a vida parado em casa.
    Andei assim uns meses, até que comecei a pensar em vender o GTC, pois não fazia sentido estar a perder $ com ele parado.

Felizmente as coisas levaram um bom rumo.
    A empresa comprou-me o GTC, e ficou o meu carro de serviço a tempo inteiro. Recebi o valor do carro, e ainda fiquei com ele na mesma.

Banido fmiguel79's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito Pensa bem...

Eu pensava bem...
    Mas analisando a questão o mais racional sera vender o carro...
    Como dizes e bem um carro parado e ainda por cima a diesel desvaloriza bastante...
    A historia de não pertenceres aos quadros, actualmente isso não é garantia de nada, se gostarem do teu trabalho continuas, se não, mesmo efectivo não duras muito tempo...
    Agora surge a questão, o carro da empresa (alugado) é de 5 lugares?
    Agrada-te pessoalmente?
    Mesmo que não te agrade, não te ficaria mais barato alugar um que gostes para passeares em vez de teres o teu com os custos que isso implica (desvalorização + seguro + impostos + revisões).
    Propor o teu carro para utilizar penso que sera um tiro no pé... Tive ex-colegas (quando tive nas vendas) que fizeram isso e arrependeram-se. Um teve um acidente com o carro em serviço e teve de o arranjar com o dinheiro dele (so para te dar um exemplo)
    Pensa bem antes de fazer algo...

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Trabalhar com o meu carro nunca...a menos que eles desses dinheiro para eu investir num comercial usado para o trabalho mas para isso tinham que se chegar á frente com guito.

acho que deves ficar sossegado estima o mini que nem é carro de trabalho

Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    I'll see you on the dark side of the moon

Por Defeito

Bolas, isto é só pessoal do contra. Não se arranja nada positivo para dizer ???

Então digo eu.

Eu conheço o caso de um vendedor em que isso acontecia.
    Ele usava o carro dele e a empresa pagava as despesas.

Acham que não faz sentido ?
    Então vejamos:

O carro próprio dele era um E220 CDI comprado usado. O carro que a empresa lhe disponibilizava era um 106 comercial.

Proponho agora a análise por este prisma:

Dado que o 106 não dava para a família, e ele até gostava imenso de mercedes, ele teria sempre o custo de ter um Mercedes parado na garagem.
    Passado uns anos, o Mercedes desvaloriza tenha ele feito muitos ou nenhuns quilómetros.

Então, porque não utilizar algo que lhe dá prazer, conforto e segurança para trabalhar, desde que os custos sejam suportados pela empresa ?

O carro vai ter desgaste ? - Sem dúvida !

Mas será que era preferível fazer a esmagadora maioria dos kms numa pandeireta para ter o Mercedes parado na garagem para fazer 50 kms ao fds ?

No fundo, se ele não fizesse os kms com o mercedes, acabaria por perder o mesmo dinheiro no dia em que o fosse trocar. Será que não faz mais sentido utilizar o carro, já que se perde sempre o dinheiro ?

É preciso notar que tanto quanto sei, a empresa não pagava nenhum valor pelo "aluguer" do carro.
    Apenas pagava a manutenção e o combustível.

Será que isto era um mau negócio para a empresa ? - Não me parece.

Será que era um mau negócio para o empregado, que fazia o seu dia-a-dia no carro que escolheu em vez de um comercial ? - Também não me parece.

Esta é uma visão diferente (mas válida) de utilizar carro próprio para trabalhar.

A única diferença que vejo aqui (e é grande) é querer por a empresa a pagar o aluguer do carro. Atendendo a que desse modo não há documentos para justificar do ponto de vista fiscal a despesa, parece-me que o interesse seria nulo.

Banido fmiguel79's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

1) Estamos a falar de um Mini one D de 2003... não de um Mercedes E220 CDI... (contra um 106)
    2) Não sabemos qual é o carro da empresa (de aluguer) mas de certeza que é mais recente que o Mini... (mesmo não sendo tão giro)
    3) Como muito bem esta destacado pela maioria, com o aluguer a despesa consegue entrar de uma forma mais vantajosa na contabilidade da empresa.
    4) As varias experiencias (boas e mas) é que podem ajuda-lo a decidir, se so conheço experiencias menos positivas não vou inventar boas...

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
    1) Estamos a falar de um Mini one D de 2003... não de um Mercedes E220 CDI... (contra um 106)
    2) Não sabemos qual é o carro da empresa (de aluguer) mas de certeza que é mais recente que o Mini... (mesmo não sendo tão giro)
    3) Como muito bem esta destacado pela maioria, com o aluguer a despesa consegue entrar de uma forma mais vantajosa na contabilidade da empresa.
    4) As varias experiencias (boas e mas) é que podem ajuda-lo a decidir, se so conheço experiencias menos positivas não vou inventar boas...
    E que tal ler tudo ?

Eu salientei que para a empresa não existe qualquer vantagem em pagar um aluguer a um funcionário.

O ser recente ou não, não interessa.
    Tudo depende do carro que a empresa lhe disponibiliza agora. Até pode ser uma berlingo com 1 mês de idade, eu continuaria a preferir andar no mini,

MOD
    MOD está offline
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

O meu carro de empresa é um Renault Clio 1.5 dci de 5 lugares. Acho é para este motor é a versao de equipamento melhor. Tem coisas que o MINI nem tem

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MOD Ver Post
    O meu carro de empresa é um Renault Clio 1.5 dci de 5 lugares. Acho é para este motor é a versao de equipamento melhor. Tem coisas que o MINI nem tem
    Um "aluguer" do teu carro eu duvido que qualquer empresa aceite.
    Talvez a situação que eu descrevi fosse pelo menos aberto a discussão.

Mas podes sempre vender o teu carro a particular.
    Como esse carro tem uma procura interessante e um valor bom em usado, podes por à venda por um valor justo, e esperar calmamente que apareça o cliente ideal.

Se "amanhã" saires tens o valor do teu carro no banco.

Se fizeres bem o negócio, imaginando que vendias hoje e compravas outro igual daqui a dois anos, ficavas com um carro com 2 anos a menos pelo mesmo dinheiro.

Piloto de Rallye AMGfan's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Se te pagarem apenas o budget por Km não compensa muito...

A mim pagam-me +- isso por km e mais x por mês para manutenção, que é um valor fixo todos os meses...que é bastante bom diga-se de passagem! O meu carro é carro de trabalho mas tambem o meu trabalho não é nada que se pareça com vendedor ambulante, é um trabalho normal mas terei que me deslocar a todo o país caso seja preciso...acho que me compensa bem!

Por isso o que digo, não sei é se será possivel, é negociares um x para manutenção etc...senão esquece deixa tar o mini!

Piloto de Testes antoniop's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Engraçado que estou numa situação parecida, com algumas diferênças.
    Em casa temos 2 carros: um Corsa 1.3 CDTI de 2007 e um Peugeot 307 1.6XSI de 2001.
    Tenho um Clio 2 lugares da empresa para uso total com gasóleo pago (sem abusos!). O 307 só sai da garagem por caridade e porque gosto muito de o conduzir, de resto, ando com o Clio ou Corsa.
    Após pensar um pouco, e apesar de adorar o 307, é o mais antigo e decidimos vendê-lo. Mantemos o Corsa (para a minha esposa), tenho o Clio para as voltinhas e o dinheiro do 307 dá-nos muito jeito, apesar de ter consciência que não é um carro que apesar de impecável, não se vende do pé para a mão.