Rede MPL:
+ Responder ao tópico
Página 1 de 15 1 2 11 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 429

Título: Emigrantes Franceses e outros - O Tópico

Chefe de Equipa LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Leiria/Lisboa. Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!

Por Defeito Franciús de Alcochete: como não querem ser ridicularizados??

Não sei se conhecem a célebre expressão Franciú de Alcochete, usada para designar o infelizmente muito abundante emigrante luso por terras gaulesas, que quando vem cá é o perfeito hino da estupidez na forma de exibicionismo bacoco através dos seus meios de transporte, indumentárias e, acima de tudo, pela forma de falar!

Ora e no sábado passado pude presenciar mais um desses tristes episódios que depois mais tarde só dá vontade de rir pelo ridículo da situação, quase a roçar mesmo o patético. Ora vejam:

12h36 de sábado, 8 de Março, ao chegar a um supermercado perto de minha casa, para fazer umas compras para o fim de semana. Logo ao chegar, começa o encontro imediato com um destes espécimens em que a estupidez do comportamento está na directa proporção do recheio da carteira. A madame loira de cabelo oxigenado resolve estacionar o seu Mercedes ML deux-cents-soixante-dix cê dê i preto e com vidros traseiros extra escuros de forma a que o dela ainda caiba no parque de estacionamento, mas de forma a que qualquer outro pacóvio du Portugal, ao tentar aceder ao mesmo parque de estacionamento, fique com parte da traseira ainda dentro da estrada. Ouço buzinadelas atrás de mim, enquanto espero pacientemente que a madame (onde será que ela deixou o Fifi?) se aperceba que afinal a voiture está mal estacionada e que tem de puxar pelo menos 1 ou 2 metros à frente, ou então estacionar num local decente. Então ela entra no carro, enquanto a amiga française ou será que era Françoise??? Ah, Francisca?? Pois, isso, isso, vá lá, vá lá... ) fica cá fora, à frente do carro, a ajudar na manoeuvre para que a dona não risque o carro no mur que está à frente! Vamos! Ainda tem uns bons 2 metros de espaço! Ah! Não dá, tenho medo de bater! Ok, pronto . Vi que não saíamos dali, tive que voltar a entrar na estrada de marcha atrás, e entrar por outro sítio, pois dali já não me safava tão cedo.
    Entrei, peguei no carrinho de compras e fui tranquilamente riscando os itens da lista de compras. De repente, o horror, o espanto, o medo: as duas amigas já tinham estacionado la voiture e abasteciam-se também, e logo no mesmo corredor que eu!!! E, azar dos azares, procuravam o mesmo tipo de produto que ainda me faltava comprar! E começa o show de demonstração de conhecimentos de Francês (NOT! ) em que sai a seguinte pérola: "Ah, Françoise, tu veux aussi du fiambre?" Como é que é??? Du fiambre??? Pronto, tinham acabado de descobrir a careca toda! É que a palavra "fiambre" não existe em Francês, mas é "jambon" que se diz!
    Não pude evitar um sorriso cínico cá dentro! Então afinal as francesas dizem fiambre??? Pois, tá bem abelha! Se dúvidas houvesse quanto à nacionalidade das ilustres senhoras oxigenadas, elas ficaram desfeitas quando, chegadas à parte do talho, estão de modo perfeitamente fluente a pedir o tipo de carne que vão levar... em Português, pois é claro!

Por isso, da próxima vez que quiserem avisar que o Jean Michel va tomber, mais vale logo dizer: "Ah, filho da p***, eu não te avisei que ias malhar com os cornos no chão???"

Inté!!!!

Piloto de Testes drtuborg's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Olha...
    rien ao sabor da corrente...

Piloto de Troféu JorgeCorreia's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Quando for a Portugal vou ao teu supermercado e vou dizer assim...

Gdzie jest ten kurwa mać fiambre?

Piloto de Rallye ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post

Do pouco que ouvi de polaco (por convívio com alguns enquanto estudante) suponho que isto é uma asneira, certo?

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Era bem, era bem!

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Quanto ao tópico, já se sabe que estupidez há muita...

Mas no que toca a misturar línguas não posso dizer nada: se vou uma única semana que seja para fora de Portugal começo a misturar as palavras dos idiomas...

Piloto de Testes Ment0r's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dr_tuborg Ver Post
    Olha...
    rien ao sabor da corrente...
    Curiosa essa observação.

Assisti a esta na praia, a criança a tentar nadar. E o imigra para o filho:

- "Rien!" "Rien!"

O que eu ri......

Piloto de Testes Ment0r's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Do pouco que ouvi de polaco (por convívio com alguns enquanto estudante) suponho que isto é uma asneira, certo?
    Em Polaco não sei, mas tenho amigos que fizeram missões na Bósnia que me ensinaram as asneiradas do costume lá do sitio e curva é a profissão mais velha do mundo.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
    Em Polaco não sei, mas tenho amigos que fizeram missões na Bósnia que me ensinaram as asneiradas do costume lá do sitio e curva é a profissão mais velha do mundo.
    Exactamente!

rum
    rum está offline
    Piloto de Troféu rum's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Bom... mas tu certamente que não está inserido no grupo de espécimens, de exibicionismo bacoco, que é referido pelo Lino, e que é uma imagem de marca de muitos emigrantes que cá ostentam um estilo de vida que não tem nada a haver com aquele que levam lá fora e que por norma estão em França.

Piloto Veterano MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Aqui há uns 10 anos trabalhei dois verões em parques de campismo na Nazaré e posso dizer que isso era o prato do dia. O belo do franciú de Alcochete a armar-se aos píncaros na recepção a falar francês e a responder á família com um "raisparta o catraio, já para a "rlóte"!

Claro está que assim que a nacionalidade era descoberta (quer desta forma quer pelo BI) eu recusava-me a falar francês.

Piloto de Testes bizopt's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Ohhh. Prrrr, c´est tu veux...

Tb "habito" numa terra em que no verao, quando esta gente "retorna" fica inundada deles. Há inumeras situações de frances às "trois panquees".. Hilariante!

E um habito que os mais velhos têm de fazer com a boca nofim de uma frase: Fecham os lábios e assopram: "Prrr". E dizem "pas mal"

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rum Ver Post
    Bom... mas tu certamente que não está inserido no grupo de espécimens, de exibicionismo bacoco, que é referido pelo Lino, e que é uma imagem de marca de muitos emigrantes que cá ostentam um estilo de vida que não tem nada a haver com aquele que levam lá fora e que por norma estão em França.
    Sim, e nem todos os emigrantes em França (quero crer que a maioria) são assim... mas como há muitos emigrantes em França, esta é uma situação muito, muito frequente!

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Uma vez no Algarve na praia.

Estava um miúdo dentro de água que gritava para um conjunto de pessoa na areia.

"ohhh mêee olha um pexeeee! " "ohhh mêee olha um pexeeee! " "ohhh mêee olha um pexeeee! "

E grita a Sr lá do fundo.

"Não te disse já dezenas de vezes para só falares em francês???"

"Vacance" no seu melhor.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Eu até tenho um exemplo +/- parecido na família, voltaram de França e apesar de sempre terem usado o português por cá continuam estúpidos que nem calhaus. Levaram uma vida de bicho por lá e cá assim continuam. É só tragédias... mas a vida continua

Mas porque é que só os de França é que voltam estúpidos? Não se conhecem casos do género de emigrantes da Alemanha, Suiça, Luxemburgo ou RU.

Piloto de Troféu C3soul's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Uma vez no Algarve na praia.

Estava um miúdo dentro de água que gritava para um conjunto de pessoa na areia.

"ohhh mêee olha um pexeeee! " "ohhh mêee olha um pexeeee! " "ohhh mêee olha um pexeeee! "

E grita a Sr lá do fundo.

"Não te disse já dezenas de vezes para só falares em francês???"

"Vacance" no seu melhor.
    Vergonhoso...

Piloto de Testes trtl's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Ainda não há muito tempo me acusaram aqui neste forum de ter má imagem dos pobres imigrantes que só querem uma vida melhor e no fundo não temos de os achar 'diferentes' nem parolos.. ora essa..

rum
    rum está offline
    Piloto de Troféu rum's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
    Sim, e nem todos os emigrantes em França (quero crer que a maioria) são assim... mas como há muitos emigrantes em França, esta é uma situação muito, muito frequente!
    Eu de certa forma generalizei, não disse que eram todos como é obvio mas acredito que ainda é uma falange grandita. E só falo daquilo que conheço...

Citação Originalmente Colocado por blouro Ver Post
    Eu até tenho um exemplo +/- parecido na família, voltaram de França e apesar de sempre terem usado o português por cá continuam estúpidos que nem calhaus. Levaram uma vida de bicho por lá e cá assim continuam. É só tragédias... mas a vida continua

Mas porque é que só os de França é que voltam estúpidos? Não se conhecem casos do género de emigrantes da Alemanha, Suiça, Luxemburgo ou RU.
    Não sei porquê, mas é nos de França que se nota mais... não sei se é por serem em maior número, mas quase que não vês isso num emigrante Canadiano ou Autraliano.

Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

eu tou mais habituado ao venezuelanos na Madeira!

Melissa Melissa.....mira o au au !

Piloto de Fórmula 1 REDLINER's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por trtl Ver Post
    Ainda não há muito tempo me acusaram aqui neste forum de ter má imagem dos pobres imigrantes que só querem uma vida melhor e no fundo não temos de os achar 'diferentes' nem parolos.. ora essa..

Diferentes? Não...
    Mas com certas atitudes que alguns tomam, são verdadeiros parolos sim

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Eu quando for a Lisboa vou falar a língua daqui (Moçambique)...

Pretoguês

Vai ser só estilo

Piloto de Testes Indigo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Isso no verão nota-se muito..

Enfim..

Piloto de Troféu SenhorVX's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Olha que eu acho que fiambre existe em Francês, jambon acho que é presunto...

Piloto de Testes Shidoshi's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

É a má sorte do costume...

Em França são descriminados se falam português, cá é se falam francês...
    Triste a vida de emigrante.

Piloto de Testes trtl's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
    Diferentes? Não...
    Mas com certas atitudes que alguns tomam, são verdadeiros parolos sim
    O 'diferentes' estava lá porque não me ocorreu palavra melhor...

Conheço vários colegas a trabalhar no estrangeiro, e é claro que quando chegam cá falam português...
    Agora há aí muitos com a taxa de basófia a níveis elevadíssimos!

Piloto de Provas de Perícia msantos's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Ás vezes essas trocas de palavras nem são por mal...Eu tive duas conhecidas que quando vinham de férias era cada calinada, misturavam o inglês com o português á força toda, mas esforçavam-se o máximo possível por falar em português. Uma vez disseram uma que ficou no andetório da nossa juventude: " - Para o ano agente come back!"

Piloto de Rallye hpventura's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004
    Um Hotel de 5 estrelas no topo do Mundo !

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
    É a má sorte do costume...

Em França são descriminados se falam português, cá é se falam francês...
    Triste a vida de emigrante.
    Só se está o criticar o facto de eles virem para cá falar um francês de vão de escada para se armarem ao pingarelho !!

E não se critica o emigrante, mas sim esse tipo específico de emigrante. O emigrante parolo, labrego, o que lhe quiseres chamar. Que se acha importante por fingir que sabe falar uma lingua que não sabe e por fingir que já não percebe português.

PS: E se vão viver para França, o mais natural é terem que falar Francês.

Consultor Dias's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Na empresa costumam parar muitos emigrantes durante os meses de Verão(agosto e julho sobretudo), sim porque "lá na France" é tudo muito bom, mas pneus se possivel são metidos cá.

Há uma quantidade razoavel de expressões que a malta passa o verão a ouvir:
    "Micelin" é que é bom!
    " allors Anhhh, se voçe quer anhhhh!
    " mais Ouiii, este c'est bom ou nom?!

ou então viram-se po´s putos:, "ici, ici, vien ici car@lho"!

Encara-se com bom humor por aqui. Os chicos espertos puros com a mania que dominam a "fera" toda também aparecem contudo.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Não concordo com o dizer que se confundem as palavras. Vivi durante 4 anos em inglaterra e quando cá vinha não só não falava inglês como muito, mas muito raramente me enganava nas palavras. E quando lá estava raramente falava portugues.
    É realmente a mania que os portugueses têm de achar que tudo o resto é melhor.

Noe
    Noe está offline
    Piloto de Testes Noe's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Bem eu sou "ao contrario" origens francesas a morar em PT... Mas se estou em frança a falar com outros bilingues (ou por exemplo em inglaterra a falar com franceses) as vezes vai uma frase numa lingua, a seguinte na outra lingua.. E trocam-se palavras também! É o que vier mais rapidamente à cabeça!

Por este motivo precisamente os meus pais proibiram-nos de falar entre nós outra coisa que o francês, para não haver dessas mistelas de lingua em casa..

Quando forem bilingues e falarem com um bilingue vao ver que as coisas não são assim tão fáceis!

E tenho pena de ver que tenho eu como francês mais respeito pelos imigrantes do que 99% dos portugueses! (sabem que os imigrantes são / foram uma grande ajuda na economia nacional!).

Claro que quem partiu foi quem tinha menos posses, vivia em zonas mais recuadas, e não tinha educação! Esperam o quê depois ? Se foram a qualquer aldeia em qualquer país são capaz de ver situações mais caricatas que essas!

Choca-me a falta de respeito pelos imigrantes, apesar de é verdade achar horrivel a maneira como falam (o pesadelo dos voos de avião repletos de imigrantes a falar entre eles), mas não vejo mal ou ostentação no que fazem.. Simplesmente torna-se a maneira mais fácil de falar!

Quantas pessoas em portugal não sabem conjugar um simples verbo - e falam português todos os dias - "se eu acorda-se" que são barbaridades MUITO superiores!

+ Responder ao tópico
Página 1 de 15 1 2 11 ... ÚltimaÚltima