Originalmente Colocado por
Jeandré
Claro que implementar aquela "ideia" na
prática seria muito dificil e trabalhoso , no entanto não custa sonhar
Apenas a lancei porque na verdade já li notícias de que noutros países, gradualmente, se tem tentado mudar para ferramentas não-Microsoft, e diga-se de passagem, com algum sucesso, caso da Índia e da França, que nos últimos anos migraram os sistemas de alguns ministérios de Windows para Linux (no caso da França era o das pescas).
Compreendo que exista software "legacy" aos montes nos computadores do estado, parte deles ainda do tempo do MS-DOS, e que seria impossível mudar tudo de um dia para o outro.
Mas se o fizessem lentamente por área, ministério, ou região, talvez, pouco a pouco, talvez algumas aplicações antigas sejam compatíveis com Wine, no entanto tudo isto é um simples sonho longe da realidade portuguesa por dois motivos principais que na minha opinião são:
- as afinidades e colaborações Microsoft / Governo
- a resistência à mudança que as pessoas geralmente manifestam
Basicamente seria complicadíssimo dar formação e "habituar" as pessoas a usar um ambiente diferente daquele que já conhecem, no momento em que deixassem de ver o botão Iniciar no canto inferior esquerdo havia de chover chamadas para os técnicos, as pessoas simplesmente não estão preparadas nem receptivas a aprender outro sistema.
Mas é sempre engraçado imaginar se seria possível... eu acho que a médio longo prazo era possível migrar grande parte das coisas, mas se calhar nem compensava o investimento e esforço que seria necessário.
Cumprimentos