Onde é que se fala o português mais correcto? - Página 8
 Rede MPL:
Página 8 de 9 PrimeiraPrimeira ... 789 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 211 para 240 de 243

Título: Onde é que se fala o português mais correcto?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    sim falo como os restantes sem sotaque

só ha sotaques do norte, alentejo, algarve e ilhas...os de almada/lisboa para esses tem sotaque de lisboa mas o sotaque de lisboa não existe porque é a forma correcta de falar, afinal somos a capital é aqui que estão as televisões e a maioria dos jornais e é aqui que está a lingua portuguesa na sua forma correcta
    mas já agora, se a forma mais correcta de se falar é a da maioria, só os brasileiros é que não têm sotaque é que eles são muito mais do que os portugueses!!!

já agora eu trabalho para as televisões e é verdade que não se quer pôr a frente da câmara alguém com um sotaque muito vincado mas tenta perceber de uma vez por todas que toda a gente tem sotaque. Ninguém fala conforme as regras da fonética e qualquer alteração que seja marca de uma região não é erro mas sim característica.
    É como na escrita, o que está agora "na moda" é a escrita jornalística. Frases curtas e sintéticas com poucas figuras de estilo. Frases descitivas e objectivas. Não quer isto dizer que quem não escreve assim, escreve mal. Apenas escreve diferente não deixando de ser Português.

Já agora, sabes porque nas televisões quase todos têm o sotaque de Lisboa? Porque é aí que estão as escolas de formação de actores assim como a maior parte do mercado audiovisual. Se as coisas se tivessem mantido como antigamente em que a RTP Lisboa estava mais direccionada para a informação e o norte para os trabalhos de produção as coisas seriam um pouco diferente. Lembro-me assim de repente e entre outros do actor José Pinto que tem um sotaque vincado e que não deixa de trabalhar por isso.

O Português correcto não existe.
    O Português que se ouve nas televisões é de "moda", tal como o que se lê na imprensa, o que na minha opinião é pena, pois tão Português é o senhor da aldeia perto de Viseu como o Lisboeta. No fundo só estamos a perder e a deslavar a riqueza do nosso país ao tentar uniformizar o que não interessa ser uniformizado.

Piloto de Troféu Jarod's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    no país onde o povo ora diz "Viva Portugal", ora diz "Tomaríamos ser Espanhóis"... haja paciência

Por Defeito

Coimbra.

Mete uma sondagem no tópico!!!

Não ponhas é a opção "Brasiu"!

Piloto de Rallye Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
    O "truce" é um caso estupidez polissémica. Uma coisa é uma pronuncia típica de uma região, outra é não saber falar ou falar com pressas, o que é muito mais frequente. Agora isso dos "coalhos" é mito... até porque existe uma terra para os lados de Abrantes chamada mesmo Coalhos e nota-se bem a diferença.
    Isso dos coâlhos é verdade. Eu digo coâlho... e a malta de Seia diz coêlho. Tanto uma como a outra estão certas.

Piloto de Troféu Jarod's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    no país onde o povo ora diz "Viva Portugal", ora diz "Tomaríamos ser Espanhóis"... haja paciência

Por Defeito

Sabiam que se pode pronuciar "iPod" tanto da forma habitual "ai pode" como "ii pode"?

Ambas estão correctas, pelo menos segundo o site Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Piloto de Kart Milhouse's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
    Sabiam que se pode pronuciar "iPod" tanto da forma habitual "ai pode" como "ii pode"?

Ambas estão correctas, pelo menos segundo o site Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
    Em ingês é no passado: "ai pôde".

Piloto de Kart Milhouse's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
    "coalhos" "coantros"?
    Já fui gozado por não dizer "espalho" em vez de "espelho"...

Piloto de Provas de Perícia nios26's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Sempre ouvi dizer q era Coimbra e já m disseram q em Fafe fala-de parecido com os de Coimbra exagerando mais nos depende fafense, q segundo dizem os entendidos esta forma q parece exagerada é a forma correcta de dizer estas palavras. No tele rural gozam muitas vezes c isso...
    cump

Piloto de Troféu Zell's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
    E eu a pensar que vivia perto de Lisboa... Nunca ouvi ninguém de Lisboa a falar assim, mas enfim...
    Então talvez não vivas assim tão perto, ou não te dês com lisboetas a sério ou então andas simplesmente distraído.

Piloto de Troféu Zell's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Milhouse Ver Post
    Já fui gozado por não dizer "espalho" em vez de "espelho"...
    Lá está... o "a" em vez do "e".

Piloto de Kart HipolitoEsteves's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
    Coimbra.

Mete uma sondagem no tópico!!!

Não ponhas é a opção "Brasiu"!
    Não sei ainda colocar sondagens, mas parece-me que não é precisa para o esclarecimento da pergunta

Piloto de Rallye Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Zell Ver Post
    Lá está... o "a" em vez do "e".
    Mais uma vez, tanto uma como a outra são formas correctas de dizer a mesma palavra.

Piloto de Provas de Perícia MiniZ's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Pelo menos aqui no Norte eu em vez de dizer "entre" digo "entra"!

Exemplo:

Típico Nortenho:
    "Oh pá entre aqui na minha casa!"

Eu digo:
    "Oh pá entra aqui na minha casa!"

Outro exemplo:

Típico Nortenho:
    "Entre em campo na minha vez"

Eu digo:
    "Entra em campo na minha vez"

De resto acho que dou as calinadas que qualquer tipico nortenho dá, se calhar até tenho sotaque embora não esteja muito acentuado, visto que eu a ouvir pessoas do Sul acho que tenho o mesmo tom de voz que elas.

Agora para mandar uma alfinetada, porque é que alguns lisboetas quando vêm passar férias cá cima têm a mania que são finos? É por ser de Lisboa? Que eu saiba as pessoas cultas não estão só em Lisboa...

Piloto de Testes Fadista's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Isto é um tópico a discutir o sexo dos anjos

Na minha faculdade e curso, pouquíssimas pessoas não são alunos deslocados, portanto temos alunos do país todo.

E é giro quando alguém pede um "afia-lápis", o do lado pergunta se isso é um "aguça" e o da frente se é um "apara". O que pediu desiste de pedir e pede uma "lapiseira", e o da mesa ao lado pergunta se isso é um "lápis de minas".

E depois é pôr o pessoal a dizer CTT. Desde o lisboeta "CêTêTê", ao mais nortenho "CiêTiêTiê" passando pelo "SôTôTô" (nem sei escrever como dizem ) dos Açorianos.

Mas, sendo eu lisboeta, acho o sotaque do norte, se não demasiado pronunciado, muito bonito!

Piloto de Rallye Raistaparta's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Já li para aqui tantos disparates que nem sei por onde começar.

Eu sou um apaixonado pelos diversos sotaques, derivado de correr o país semanalmente de Trás-os-Montes ao Algarve, passando pelas ilhas (ainda há pouco cheguei do Faial) e não percebo como é que tanta gente goza ou se considera superior em relação a outros que falam de forma diferente. Aqui mesmo ao lado em Espanha até se falam línguas diferentes, quanto mais sotaques... Em Inglaterra comparem um londrino com um nortenho. Nos EUA comparem o sotaque de um texano com o de um nova-iorquino. É tudo inglês, tal como cá é tudo português, toda a gente se entende e isso é o que interessa.

Mas há mitos em relação ao sotaque de Lisboa que importa esclarecer:

Coisas como "treuze", "iágua", "coantros", "lêsbôaaaa" (wtf!!! llol) e tantas outras que vi por aqui não fazem seguramente parte do sotaque do lisboeta de gema. E eu falo com muitos lisboetas todos os dias há 30 anos. E o "bué" apesar de vir no dicionário (o que na altura muito me revoltou) não é mais do que calão usado pelos miúdos, fruto da cada vez maior influência das hordas de africanos que vivem na capital e nos arredores. Portanto, quando ouvirem alguém de Lisboa a dizer "Lesbôaaaa" não tomem isso como sendo regra. Eu por acaso até digo "pechina" mas em muitos sítios do norte dizem "pissina" quando o correcto é "piscina" mesmo.

E não stressem com "dez para as duas" ou "duas menos dez" vai tudo dar ao mesmo.

Sotaque mesmo lixado de entender é o micaelense de São Miguel, mas que eu já imito na perfeição, é um sotaque lindo.

PS - Nephilim, é por causa de gajos baralhados das ideias como tu que muitos nortenhos detestam os lisboetas e metem tudo no mesmo saco. Se tens orgulho em ser lisboeta/almadense por favor não digas mais disparates.

Piloto de Troféu GansoLFM's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Eu acho que é na margem sul do Tejo. Zona metropolitana de Lisboa. Não há tantas pessoas a falar com o sotaque lisboeta. No fundo é o lado certo do rio!

Piloto de Rallye Movyk's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post

Eu sou um apaixonado pelos diversos sotaques, derivado de correr o país semanalmente de Trás-os-Montes ao Algarve, passando pelas ilhas (ainda há pouco cheguei do Faial) e não percebo como é que tanta gente goza ou se considera superior em relação a outros que falam de forma diferente. Aqui mesmo ao lado em Espanha até se falam línguas diferentes, quanto mais sotaques... Em Inglaterra comparem um londrino com um nortenho. Nos EUA comparem o sotaque de um texano com o de um nova-iorquino. É tudo inglês, tal como cá é tudo português, toda a gente se entende e isso é o que interessa.

Coisas como "treuze", "iágua", "coantros", "lêsbôaaaa" (wtf!!! llol) e tantas outras que vi por aqui não fazem seguramente parte do sotaque do lisboeta de gema. E eu falo com muitos lisboetas todos os dias há 30 anos. E o "bué" apesar de vir no dicionário (o que na altura muito me revoltou) não é mais do que calão usado pelos miúdos, fruto da cada vez maior influência das hordas de africanos que vivem na capital e nos arredores. Portanto, quando ouvirem alguém de Lisboa a dizer "Lesbôaaaa" não tomem isso como sendo regra. Eu por acaso até digo "pechina" mas em muitos sítios do norte dizem "pissina" quando o correcto é "piscina" mesmo.

E não stressem com "dez para as duas" ou "duas menos dez" vai tudo dar ao mesmo.

Sotaque mesmo lixado de entender é o micaelense de São Miguel, mas que eu já imito na perfeição, é um sotaque lindo.

PS - Nephilim, é por causa de gajos baralhados das ideias como tu que muitos nortenhos detestam os lisboetas e metem tudo no mesmo saco. Se tens orgulho em ser lisboeta/almadense por favor não digas mais disparates.

Piloto de Kart CondutorXico's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
    Eu acho que é na margem sul do Tejo. Zona metropolitana de Lisboa. Não há tantas pessoas a falar com o sotaque lisboeta. No fundo é o lado certo do rio!

Pois, é a zona do país onde moram mais alentejanos. Mais do que no próprio Alentejo Nã dizên os ditonguuuuuuus

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

exacto! quando dei esses exemplo "exagerados" foi mesmo para tentar explicar melhor o meu ponto de vista

Piloto de Provas de Perícia TheMonk's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Lisboa nem pensar, Porto muito menos!

Coimbra parece-me que tem vindo a assemelhar-se cada vez mais a Lisboa, mas ainda assim talvez seja onde se fala o português mais correcto.

Cumps.

Banido maybach_exelero's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

apesar de cá em S.Miguel dizerem que nao tenho o sotaque de cá (felizmente), nota-se sempre um pouco... nada que uns meses em lisboa nao curem

Piloto de Troféu RDSBorges's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008
    Segundo o Exmo. Sr. Ex - Ministro das Obras Públicas Mário Lino, vivo no Deserto!

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Zell Ver Post
    Então talvez não vivas assim tão perto, ou não te dês com lisboetas a sério ou então andas simplesmente distraído.
    O que me parece é que este tópico não tem o intuito de mostrar quem tem mais sotaque, mas sim quem mais mal fala.

Porque até agora foi só isso que vi aqui.
    Última edição por RDSBorges : 17-07-08 às 19:04:25

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    sim falo como os restantes sem sotaque

só ha sotaques do norte, alentejo, algarve e ilhas...os de almada/lisboa para esses tem sotaque de lisboa mas o sotaque de lisboa não existe porque é a forma correcta de falar, afinal somos a capital é aqui que estão as televisões e a maioria dos jornais e é aqui que está a lingua portuguesa na sua forma correcta
    Sim senhor! Já está no Top 5 das coisas mais ridículas que já vi escritas num fórum. Continua...

Piloto de Troféu Whisperdancer's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sys7eM Ver Post
    Sim senhor! Já está no Top 5 das coisas mais ridículas que já vi escritas num fórum. Continua...
    Acho que a maioria deve vir do mesmo user...

Foi quase um silogismo: lisboeta fala bem, na televisão fala-se lisboeta, eu sou liboeta, logo eu sou bom...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Eu sou de Lisboa, digo o coalho, espalho etc... Coêntros já digo com "e".

Não se fala muito do sotaque Lisboeta mas que existe, existe!

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Nunca ouvi ninguem dizer "coantros" sempre ouvi coentros!!! Não sei que raio de lisboetas voces ouviram, porque eu em 24 anos de vida vividos em Lisboa nunca ouvi tal aberração!!!

Se há pronuncia que eu não suporto são alguns beirões e talvez transmontanos, que até axobiam a falar! Não é por dizerem X em vez de S, é mesmo os assobios que me fazem confusão ao sistema nervoso.

Piloto de Rallye Raistaparta's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

O sotaque transmontano é lindo, pena trocarem os "v" pelos "b", dependendo da zona. Mas aquele prolongar dos "i", como em "queiiiijo" é lindo.

Piloto de Troféu ClioIIIRS's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Desculpem lá mas muito pessoal de lisboa diz lesboa..

Eu sou do alentejo mas não passo por alentejano em lisboa que é onde estou a estudar..

Piloto de Rallye ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

O sotaque transmontano é lindo, pena trocarem os "v" pelos "b", dependendo da zona. Mas aquele prolongar dos "i", como em "queiiiijo" é lindo.
    Os Vonveiros Boluntários de Balvom vorraram as votas com vosta de baca!

rks
    rks está offline
    Piloto de Testes rks's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Ainda não percebi o raio de sotaque que dizem que o pessoal da Beira Baixa tem... se alguém puder elucidar-me agradecia

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Vai ao Fundão para ouvir assobiar, mais nas aldeias do que na cidade!

Em Oleiros não assobiam mas dizem Ulhêiros, poisjé, masjagente...
    Última edição por CondutorXico : 17-07-08 às 23:13:09

Página 8 de 9 PrimeiraPrimeira ... 789 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.