Cavalos Garranos Abatidos - NOVAMENTE 26-06-08 ( Espécie protegida e em risco )
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 29 de 29

Título: Cavalos Garranos Abatidos - NOVAMENTE 26-06-08 ( Espécie protegida e em risco )

Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Angry Cavalos Garranos Abatidos - NOVAMENTE 26-06-08 ( Espécie protegida e em risco )

Desejo que a "bestinha" que fez isto tenhas as maiores provações na vida.

As imagens que mostraram eram revoltantes.
    Há dejectos que são apelidados de humanos, que não merecem o ar que respiram.

IGNÓBEIS DO CANECO.

Dez cavalos abatidos a tiro no Corno do Bico

Garranos foram atingidos a tiro de caçadeira com zagalote nos concelhos de Paredes de Coura e de Arcos de Valdevez, em plena Paisagem Protegida
    13h44m

Cavalos de raça garrana foram abatidos a tiro de caçadeira com zagalote, entre anteontem e ontem, em plena Paisagem Protegida de Corno de Bico. As autoridades estão a investigar mas, para já, não encontram explicações para a chacina.
    Uma dezena de cavalos de raça Garrana foi abatida a tiro de caçadeira com zagalote (munição mortífera utilizada para capturar caça grossa), entre anteontem e ontem, nos concelhos de Paredes de Coura e de Arcos de Valdevez, em plena Paisagem Protegida de Corno de Bico.
    Um primeiro grupo de animais, três mortos e dois gravemente feridos, que acabaram por ter de ser abatidos pelo veterinário municipal, foi encontrado, anteontem, em locais dispersos daquele território classificado, em Arcos de Valdevez, e o restantes cinco, todos já cadáver, ontem durante o dia em zonas pertencentes ao município de Paredes de Coura. Foi detectado ainda um potro ferido, que acabou por escapar às autoridades sanitárias.
    O caso está a ser investigado pela GNR e deverá, segundo fonte daquela força policial, ser participado ao Ministério Público (MP) na qualidade de "crime de dano".
    O proprietário de grande parte dos garranos abatidos, Carlos Araújo, residente na freguesia de Bico e que terá sido o primeiro a alertar a GNR de Paredes de Coura para a situação, anteontem à tarde, adiantou ao JN que irá "seguir a via judicial" apresentando uma queixa-crime contra incertos.
    Motorista de profissão e proprietário de duas dezenas de garranos, terá perdido oito cabeças nesta mortandade ocorrida enquanto as manadas pastavam soltas, nas serranias da Paisagem Protegida de Corno de Bico. Araújo garante desconhecer qual possa ter sido a origem da chacina. "Ontem (segunda-feira) por volta das 16 horas, um colega meu sentiu uns tiros na serra, fui ver e quando lá cheguei já encontrei cinco garranos mortos e hoje (ontem) de manhã, encontrei os outros", contou o proprietário. "Não tenho suspeitos nem vejo motivos para uma coisa destas", refere.
    Fonte da GNR de Arcos de Valdevez referiu, ao JN, não existir, de momento, quaisquer explicação para o sucedido, mas que já estará em curso um processo de averiguações e que o caso será participado ao MP. "Todos os animais vão ser removidos por uma equipa do Ministério da Agricultura, provavelmente, para um aterro sanitário da área de Lisboa", referiu a fonte. Há cerca de um ano, terão sido abatidos de forma idêntica outros cinco garranos, também em Corno de Bico, na área de Arcos de Valdevez.
    De acordo com o Registo Zootécnico da raça iniciado em 1994, em Portugal existirão cerca de dois mil cabeças - 1500 adultos e 500 poldros - dispersos por dezassete concelhos nas províncias do Minho e Trás-os-Montes.

Diário de referência

Última edição por Excalibur : 26-06-08 às 15:06:05 Razão: Edição do titulo

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

há pessoal que só merece mesmo é ser morto...e mesmo assim tou a ser simpatico...

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito Garranos abatidos

Outra noticia sobre os eventuais contornos do sucedido.

Os únicos que não tinham culpa eram os pobres dos animais.

A «chacina» de dez cavalos garranos em Paredes de Coura agudizou a ameaça de extinção daquela raça, que neste momento já conta com menos de 2000 animais, noticia a agência Lusa.

Para o presidente da Fundação Alter Real, Vítor Barros, o garrano é uma raça actualmente «muito ameaçada», precisamente por contar com poucos exemplares pelo que foi classificada como espécie protegida.

«Os dez cavalos vítimas da chacina de Paredes de Coura representavam mais de 0,5 por cento do total de garranos existentes em Portugal», salientou.

Sucedânea da Coudelaria de Alter, a Fundação Alter Real é a autoridade equina nacional, cabendo-lhe preservar as várias raças de cavalo autóctones, sobretudo o lusitano, o garrano e o sorraia.

«O cavalo garrano é um património genético muito importante, que tem que ser preservado, pelo que estamos muito preocupados com o que aconteceu em Paredes de Coura», acrescentou Vítor Barros.

Cavalos mortos a tiro de zagalote
    A ameaça de extinção dos garranos decorre do facto de a criação desta raça exigir um regime «semi-selvagem», solta pelos montes, o que é cada vez mais difícil de conseguir, não só pela falta de espaços, mas sobretudo pelos conflitos que se geram quando os animais decidem invadir terrenos particulares.

Dez garranos foram encontrados mortos, nos últimos dias, na área da Paisagem Protegida de Corno de Bico, em Paredes de Coura, uma ocorrência que já está a ser investigada pela GNR e pelo Ministério Público.

Segundo o presidente da Câmara local, António Pereira Júnior (PS), dois poldros foram igualmente alvejados, mas um pôs-se em fuga e um outro já foi devidamente tratado pelo veterinário municipal e «está a recuperar bem».

Crime: autores desconhecidos
    O autarca disse ainda que se «aventam» várias hipóteses para o crime, mas ressalvou que só as investigações policiais poderão explicar o caso.

«Há quem diga que foi pura maldade de alguém que terá passado por ali de motorizada, outros falam em eventual vingança por problemas pessoais mal resolvidos e há também quem admita que os disparos poderão eventualmente ter sido efectuados pelos proprietários dos terrenos invadidos pelos animais. Mas são tudo meras hipóteses, meras conjecturas, nada mais que isso», referiu.

Contactado pelo Portugal Diário, António Esteves, vereador da Câmara de Paredes de Coura, disse que «as autoridades ainda estão a investigar».
    A câmara já comunicou o caso ao Instituto de Financiamento à Agricultura e Pescas, que se encarregou da remoção das carcaças esta quarta-feira.

Para Pereira Júnior, esta ocorrência vem novamente «pôr a nu» a urgente necessidade do Ministério da Agricultura elaborar uma regulamentação que «discipline» o pastoreio dos animais nos montes.

«O que acontece actualmente é que os animais são deixados à solta nos montes, muitas vezes sem qualquer identificação, e volta e meia descem às estradas e surgem inopinadamente no caminho das viaturas, provocando acidentes atrás de acidentes, ou invadem terrenos privados, destruindo colheitas e sementeiras. O problema é que, nessas alturas, o proprietário nunca aparece e a culpa acaba por morrer solteira», criticou.

Última edição por Excalibur : 06-06-08 às 11:53:46 Razão: Adição foto

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Cambada de animais.

Piloto de Kart siranda's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Era fazer-lhes o mesmo

Piloto de Testes Hanhart's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2004

Por Defeito

Tanta gente boa que sofre na vida, e esses animais (humanos) por cá ficam...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
    Cambada de animais.
    Estás a ofender os animais
    Estes estão abaixo de um verme, muito abaixo

Piloto de Testes Hanhart's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2004

Por Defeito

«Os dez cavalos vítimas da chacina de Paredes de Coura representavam mais de 0,5 por cento do total de garranos existentes em Portugal», salientou.
    Acho que é um número a reter...

O que um acto inequalificável de uma ou poucas pessoas pode fazer a uma espécie animal...

Piloto de Rallye Bj40's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Doentes....

Já não há salvação para estes imbecis, era po-los na casinha amarela fechados num colete de forças e acompanhados por psiquiatras.

Sinto mesmo pena dos animais, na televisão disseram que alguns ainda foram encontrados vivos mas já nada havia a fazer.

Banido Tuaregue's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Revoltante!!!!! Imperdoável!!!!

Fdp Dos Grandes Ao Humano Que Fez Isso!!!!

Piloto de Provas de Perícia PR10's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Eu sabia o que fazer a esses FDP.......

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Hanhart Ver Post
    Acho que é um número a reter...

O que um acto inequalificável de uma ou poucas pessoas pode fazer a uma espécie animal...

As raças autóctones já estão sobre enorme pressão pelo factor humano, se ainda começam com este tipo de actos, é o mesmo para as condenar à extinção.

Banido miguel_trader's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Li ontem esta noticia repugnante no JN, estavam la as fotos dos bichinhos, que dor no coração

Piloto de Testes ks34's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007
    King Kevin, The True Legend - 2 Stroke 4Ever

Por Defeito

Também li no JN e a minha mulher até perguntou se tava tudo bem comigo pois comecei a praguejar. É uma vergonha, nem sei bem o que dizer. Na Austrália também começaram a abater cavalos selvagens, e vão ser cerca de 10 mil.

Piloto de Testes Nefas's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Conheço a zona (Corno de Bico) como a palma da minha mão (sou de paredes de coura), e é das zonas mais belas e calmas do País.

Adoro lá ir para ver os cavalos selvagens e fotografa-los.

È uma vergonha o que foi feito e a pessoa responsável devia ser rapidamente punida!

Doi me a alma só de pensar...

Piloto de Troféu JorgeCorreia's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

A ameaça de extinção dos garranos decorre do facto de a criação desta raça exigir um regime «semi-selvagem», solta pelos montes, o que é cada vez mais difícil de conseguir, não só pela falta de espaços, mas sobretudo pelos conflitos que se geram quando os animais decidem invadir terrenos particulares
    Quase de certeza que temos aqui a resposta.

Bem... ao labrego, raivoso, filho de um cão que disparou a arma era pura e simplesmente encostar-lhe o cano da espingarda na testa e com o zagalote rebentar-lhe o crânio como se fosse uma abóbora e depois dar de comer aos cães vadios os restos da dita abóbora.

Espero que as autoridades apanhem o grande ------ -- ---!

rum
    rum está offline
    Piloto de Troféu rum's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Bom, esperemos que pela balistica se chegue ao criminoso.

Alguém que abate animais desta maneira certamente que não prima pela inteligencia, e se assim é de certo que deixou rasto.

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rum Ver Post
    Bom, esperemos que pela balistica se chegue ao criminoso.

Alguém que abate animais desta maneira certamente que não prima pela inteligencia, e se assim é de certo que deixou rasto.

Hummm ... não sei se isso no zagalote da caçadeira será assim tão fácil.

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Os ferimentos infligidos, devem ter deixado os cavalos ainda a sofrer algum tempo.

Piloto de Testes pvox's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie...

Por Defeito

Uma das coisas que me tinha ficado na memória quando fiz a estrade de paredes de coura para a barragen do lindoso e passei por arcos de valdevez era precisamente esses cavalos à beira da estrada. Bonitos e em paz.... infelizmente existem FDP que deveriam ser trocidados e parça publica.

rum
    rum está offline
    Piloto de Troféu rum's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
    Hummm ... não sei se isso no zagalote da caçadeira será assim tão fácil.

Pois não sei... se calhar são influências do CSI.

Citação Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
    Os ferimentos infligidos, devem ter deixado os cavalos ainda a sofrer algum tempo.

Acho que sim, nem todos morreram na altura.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Conheço uma pessoa de Paredes de Coura que tem suspeitas de quem possa ter sido.

A coisa de 1 mês essa mesma manada causou um despiste a um automovel que ceifou a vida a 3 jovens (um de 19 e 2 de 24 anos). Não vinham em excesso de velocidade. Apenas ao sairem duma curva, não travaram a tempo pelo que se despistaram e o resto já sabem.

E como todos sabem, um pai é capaz de tudo quando está cego de raiva

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sun_Tze Ver Post
    Conheço uma pessoa de Paredes de Coura que tem suspeitas de quem possa ter sido.

A coisa de 1 mês essa mesma manada causou um despiste a um automovel que ceifou a vida a 3 jovens (um de 19 e 2 de 24 anos). Não vinham em excesso de velocidade. Apenas ao sairem duma curva, não travaram a tempo pelo que se despistaram e o resto já sabem.

E como todos sabem, um pai é capaz de tudo quando está cego de raiva
    Esse acidente nao foi bem assim, trust me.
    E mesmo que os cavalos cnheguem ás estradas, ( e chegam nao duvidas disso) é um ser irracional....

Piloto de Troféu NaoInteressa's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Como é possível...?

Que gente mais matarruana.

Se forem ao site de Paredes de Coura aparece um cavalinho na parte da Fauna e Flora, na introdução do site. Até dá a entender que são protegidos e acarinhados pelas pessoas... (Vê-se).

Tadinhos dos bixinhos.

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

A suspeita recai sobre um individuo que no ano passado já abatera TRÊS POTROS.

Guerra de vizinhos termina com chacina de dez garranos

Paredes de Coura. Suspeitas recaem sobre homem que já matara três potros

Raça autóctone protegida ameaçada de extinção com a morte dos cavalos

Com os olhos envoltos pelas lágrimas, Miguel vê as carcaças putrefactas dos cavalos que a família, de Paredes de Coura, criou durante anos serem carregadas para o último destino. Ao todo foram dez, mortos a tiros de zagalote. As suspeitas recaem sobre um vizinho.

"No ano passado matou-me três potros e disse que ia acabar com os outros. Parece que cumpriu a ameaça", contou ao DN o proprietário, reconhecendo que não foi apresentada queixa por temer "mais represálias". "Temos um suspeito, mas ainda não as provas. Estou chocado porque foram os animais a pagar uma guerra de vizinhos", diz Miguel Araújo, revoltado com o cenário de carcaças amontoadas que enfrentou. Suspeitas que ontem mesmo participou à Guarda Nacional Republicana (GNR). Ao todo foram mortalmente atingidos com tiros de zagalote - uma arma de caça automática de cinco cartuchos -, uma dezena de garranos, com idades entre um e sete anos, em dois lugares vizinhos da freguesia de Bico, Paredes de Coura.

Tudo terá acontecido entre as 16.00 e as 17.30 de segunda-feira. "Ouvimos os tiros e viemos para cá. Um dos animais fui eu a matá-lo para acabar com o sofrimento dele", desabafa Miguel. Escaparam apenas duas crias. A família tem mais de uma centena de cavalos que, sendo sua propriedade, pastam livremente pelos montes da freguesia, integrada na Área Protegida de Corno de Bico.

Na origem deste incidente admitem que terá estado o facto de os cavalos invadirem terrenos, no monte, do alegado suspeito. "Os cavalos não fazem mal a ninguém, até fogem das pessoas e comem o pasto que ia arder nos incêndios. Se isto é uma zona protegida então não tem que ter animais selvagens?", sustenta este operário da construção civil que, aos 28 anos, vê na criação de cavalos garranos a sua paixão. "Todo o tempo que me sobra é para cuidar deles. Tenho mais de 40 cavalos, 35 cabras e dez vacas".

Cada cavalo garrano pode ser vendido a cerca de 400 euros, sendo, sobretudo no Minho, um negócio de família. Os animais passam os dias a pastar no monte, isolados, onde pernoitam ao relento. "São livres, apesar de terem donos, que assumem os estragos que fazem", garantiu ao DN o tenente Ricardo Cortinhas, da GNR. "Temos registado, com alguma regularidade, acidentes de viação provocados pelos garranos e estragos em culturas. Desde que os cavalos estejam registados, como é obrigatório, os donos são sempre responsabilizados", disse.

Miguel Araújo admite que "nem sempre é fácil vigiar os animais", mas assegura que, para além dos registos de veterinários e da Associação de Garranos, até os seguros estão em dia. "Qualquer prejuízo que façam assumimos a responsabilidade. Mas não podem estar presos porque são selvagens". Há pouco mais de um ano na actividade, Miguel diz ter apresentado um pedido para os habituais subsídios do ministério, para a criação desta raça protegida, mas ainda sem sucesso. "Não recebi nada, nem sei quanto tenho que receber. Fiquei sem os animais e sem o dinheiro".

Fonte da GNR ligada às investigações confirmou ao DN que "foram recolhidos indícios" nos dois locais onde apareceram mortos os cavalos, no limite entre os concelhos de Arcos de Valdevez e Paredes de Coura. Tudo aponta para um cenário de "premeditação", mas a GNR não avança mais pormenores. Para além da brigada ambiental e do Núcleo de Investigação Criminal da GNR, o caso foi também participado ao Instituto de Financiamento à Agricultura e Pescas, que removeu as carcaças para uma incineradora de Santa Maria da Feira.

In DN

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Não vale a pena desculparem esta atiude covarde com "invasoes" ou descidas dos cavalos á estrada.

O culpado deve ser encontrado e punido com Cadeia!
    Mas como vivemos num País em que os Pedófilos nao sao presos nem os violadores, este URSO que matou os cavalos vai continuar a viver feliz pra sempre.

Banido Tuaregue's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito Mais cinco garranos abatidos

Publicação: 26-06-2008 15:34 | Última actualização: 26-06-2008 15:34
    Mais cinco garranos abatidos

Segundo caso de cavalos mortos a tiro no Minho

Foram abatidos mais cinco cavalos de raça garrana, desta vez em Mourim, no distrito de Viana do Castelo. A GNR esteve no local e concluiu que os garranos terão sido abatidos a tiro de caçadeira disparados a curta distância. A investigação foi entregue à PJ de Braga.

O caso foi transmitido ao Ministério Público da comarca, que ordenou que a investigação fosse conduzida pela PJ, dado que o abate ocorreu com arma de fogo.

Os cavalos foram, depois, transportados para Viana do Castelo onde foram analisados e autopsiados por um veterinário, à ordem do processo.

A morte dos cinco garranos segue-se à chacina de dez outros cavalos garranos ocorrida já três semanas, em Paredes de Coura, e que, também, está a ser investigada pela GNR e pelo Ministério Publico.

Segundo Pedro Alarcão, um naturalista residente em Melgaço que se dedica à investigação de alcateias de lobo na zona, os cavalos são, geralmente, mortos por proprietários de terrenos agrícolas.

"Os garranos saltam os muros e comem as produções agrícolas, milho, hortícolas ou pastos, o que os deixa furiosos", sublinhou.

Em sua opinião, o assassínio de garranos é, não só um crime contra a natureza, mas também, um contra-senso: "os donos dos terrenos deveriam prender os animais, chamar o dono e pedir uma indemnização, o que não acontece se os matarem", acentua.

Pedro Alarcão, que utiliza o cavalo de raça garrana na empresa de turismo de montanha, a Ecotura, que possui na zona, sublinha que, além das mortes a tiro, não tem havido envenenamentos, como sucedia outrora.

Uma outra fonte conhecedora do caso, disse à Lusa que os diferentes postos do Alto Minho da GNR têm recebido "inúmeras denúncias" de proprietários agrícolas, alarmados com os danos que os animais porovocam em culturas agrícolas e que aumentaram com os incêndios dos últimos anos, e a consequente falta de pastos em zonas de montanha.

As mortes de garranos no Alto Minho agudizou a ameaça de extinção daquela raça, que neste momento já conta com menos de 2000 animais, disse à Lusa o presidente da Fundação Alter Real.

Vítor Barros explicou que o garrano é uma raça actualmente "muito ameaçada", precisamente por contar com poucos exemplares pelo que foi classificada como espécie protegida.

"Os dez cavalos vítimas da chacina de Paredes de Coura representavam mais de 0,5 por cento do total de garranos existentes em Portugal", salientou.

Sucedânea da Coudelaria de Alter, a Fundação Alter Real é a autoridade equina nacional, cabendo-lhe preservar as várias raças de cavalo autóctones, sobretudo o lusitano, o garrano e o sorraia.

"O cavalo garrano é um património genético muito importante, que tem que ser preservado, pelo que estamos muito preocupados com o que aconteceu em Paredes de Coura", acrescentou Vítor Barros.

A ameaça de extinção dos garranos decorre do facto de a criação desta raça exigir um regime "semi-selvagem", solta pelos montes, o que é cada vez mais difícil de conseguir, não só pela falta de espaços, mas sobretudo pelos conflitos que se geram quando os animais decidem invadir terrenos particulares.

Com Lusa
    in: SIC
    Última edição por Tuaregue : 26-06-08 às 15:13:06

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
    Mais cinco garranos abatidos

Segundo caso de cavalos mortos a tiro no Minho

Foram abatidos mais cinco cavalos de raça garrana, desta vez em Mourim, no distrito de Viana do Castelo.

A GNR esteve no local e concluiu que os garranos terão sido abatidos a tiro de caçadeira disparados a curta distância.

A investigação foi entregue à PJ de Braga.

Outra vez não !!!!

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

E a PJ não faz nada? quer dizer anda um psicopata de caçadeira a matar cavalos e ninguem sabe quem é?ninguem desconfia, não há suspeitas?

enfim...

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.