Acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos
 Rede MPL:
Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 89

Título: Acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito Acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos

Boas

Em relação a isto, alguém sabe ou fez o exame de admissão ao curso, exame esse que faz parte do processo de selecção dos candidatos?

Incide sobre a matéria do curso em questão ou é um exame geral de interpretação oral e escrita ou.. ouvi varios mitos em relação a esses exames mas se souberem alguma coisa acerca disto deixem a dica.

Btw, é para uma privada na área de letras.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

eu entrei o ano passado por os "maiores de 23", tens uma entrevista, um exame um pouco geral e depois um outro especifico a uma area, td relativo com o curso que vais ingressar.

por um lado tem uma vantagem em relação aos exames nacionais que é um pouco mais facil por outro lado é pior, pq tens que saber 10,11,12º de varias areas, se fores a um exame nacional basta sabers a especifica.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

não vás por ái se queres ir para engenharia

é BEM mais fácil, não é um pouco , é BEM mais fácil, mas quando dás de caras com as analises, fisicas etc do curso percebes que afinal o caminho mais dificil era o que mais ajudava no curso

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paragon Ver Post

é BEM mais fácil, não é um pouco , é BEM mais fácil, mas quando dás de caras com as analises, fisicas etc do curso percebes que afinal o caminho mais dificil era o que mais ajudava no curso
    bem mais facil também não acho, mas cada caso é um caso, e eu no meu caso posso-te dizer que o exame especifico de quimica tinha o mesmo nivel do exame de quimica do 12º.

em relação ás analises, se fores uma engenharia, é bom q tenhas bases do 12º ano de matematica pois senão vão custar um bocado a ser feitas.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paragon Ver Post

n leste a ultima linha

e a ir para engenharia, ia directamente para o centro de emprego pq smp me antecipava 5 anos

Piloto de Fórmula 1 Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Para engenharia estive a ver umas provas e aquilo não é com 2 cantigas que se entra. Na minha antiga faculdade, em 37 candidatos só 6 tiveram positiva na prova de matemática.

Se é para a área de letras e para uma privada... em princípio não deve haver problemas.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Diria mais: mesmo que precises de ajuda para escrever o nome, entras...

Piloto de Testes freefall2900's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Entrei por via dos maiores de 23 o ano passado e ao nível de provas posso dizer que as provas são relativamente fáceis, sobretudo as especificas do curso que queres seguir. A de matemática nem por isso, mas faz-se bem. Interessa é ter boa nota tendo em conta a quantidade de vagas disponíveis. Tive 14 e mesmo assim foi dificil entrar... Quem teve 11 e 10 nem vê-los.

Portanto...estuda!

Piloto de Troféu rum's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pirelli Ver Post
    Boas

Em relação a isto, alguém sabe ou fez o exame de admissão ao curso, exame esse que faz parte do processo de selecção dos candidatos?

Incide sobre a matéria do curso em questão ou é um exame geral de interpretação oral e escrita ou.. ouvi varios mitos em relação a esses exames mas se souberem alguma coisa acerca disto deixem a dica.

Btw, é para uma privada na área de letras.

Cada faculdade tem o seu exame próprio de admissão. Nas estatais por norma o acesso tem um processo semelhante aos acessos normais. Ou seja, se queres ir para um Engenharia fazes um exame de matemática ou enventualmente física mas isso já fica ao critério de cada faculdade. Antes do exame é normal passares por uma entrevista.

Quanto à facilidade de acesso é que a porca torce o rabo, os candidatos são muitos e as vagas para estas candidaturas especiais são poucas, isto nos cursos mais apetecíveis.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

n leste a ultima linha

e a ir para engenharia, ia directamente para o centro de emprego pq smp me antecipava 5 anos
    achas que as letras têm mais saída q engenharias?

conheço muito poucos, eng mecanicos, eng electro, eng civil e outros no desemprego, no caso das letras, conheço gente a trabalhar na zara, stradivarius, continente.

n quero desanimar com isto, pq quem realmente é bom, e fazs as coisas bem tem trabalho.

Piloto de Kart wasp's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2007

Por Defeito

Alguém me sabe dizer os prazos limites das candidaturas para Engenharia Mecânica no ISEP. Disseram-me para ir vendo o site www.sa.ipp.pt, mas ainda não vi nada lá, e no ano passado terminaram por esta altura.
    Cumps

Piloto de Testes Filas's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Também entrei este ano em Solicitadoria através dos "maiores de 23".

Fiz um exame de Português e outro de "Maturidade" mais uma entrevista. Acho que tive média final de 12 valores.

Só entrei porque abriram mais vagas no curso pois a média não era grande coisa. No entanto, vou pedir transferência para outra universidade com este curso para perto de casa.

Tenta ver em www.ipp.pt, acho que encontras a informação que precisas lá.

Um abraço, by Filas

Piloto de Testes DarkRose's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Só posso responder com base numa amiga que entrou este ano em engenharia biomédica, pelo menos na nossa escola tem de se escolher cursos por ordem de preferência, e tem de se fazer uns exames com as específicas de cada curso (por exemplo, para engenharia biomédica, uma das específicas era química), que consistem em conhecimentos adquiridos.
    Depois se fores aprovado nos exames, podes concorrer ao ensino superior, tal como o aluno que acaba os exames nacionais.

Piloto Veterano ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

n leste a ultima linha

Não te quero desencorojar, mas se pensas ir para letras, para mais numa privada, então é que podes mesmo poupar os 5 anos de esforço e ir directamente ao IEFP...

Piloto Veterano DarthVader1933's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

n leste a ultima linha

quem és tu?

Banido kolchak's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

E então, alguém se inscreveu este ano?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kolchak Ver Post
    E então, alguém se inscreveu este ano?

Eu este ano não me inscrevi mas estou com ideias de me inscrever para o ano, queria começar já a preparar-me é que já terminei 12º ano há 15 anos... mas não sei por onde começar.

Alguem andou / anda no ips de setubal?

Estava a querer concorrer para lá.

Piloto de Testes freefall2900's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SobreRodas2009 Ver Post
    Eu este ano não me inscrevi mas estou com ideias de me inscrever para o ano, queria começar já a preparar-me é que já terminei 12º ano há 15 anos... mas não sei por onde começar.

Alguem andou / anda no ips de setubal?

Estava a querer concorrer para lá.
    Ando eu.

Se precisares de alguma coisa diz.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
    Ando eu.

Se precisares de alguma coisa diz.
    Bom dia;

Pois eu por acaso precisar vou precisar de muita coisa... começando pela parte burocratica passando para o exame etc... se me poderes ajudar eu agradecia.

Tens algum mail que me possas enviar?

Olha, que curso estas a tirar? Qual foi a tua prova que fizeste?

Piloto de Kart Sunsura's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Eu tambem lá ando, em Engenharia Informática, nas turmas da noite ( que ainda nem sei se vão continuar a existir ou não ).

Entrei por transferência que tinha uma inscrição válida noutra universidade.

Não sei se consigo ajudar em muita coisa até porque raramente lá estou ( sem ser em aulas ), o tempo não abunda. Mas se precisares de algo concreto envia PM que vejo se consigo ajudar.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

ainda nao há informaçoes sobre os exames a fazer no neste ano,so a meio de fevereiro!

ha faculdades que n fazes exames,no caso de desporto na lusofona,ouves uma palestra de 15min e logo a seguir fazes um trabalho sobre isso na hora seguinte seguindo-se uma entrvista do teu perfil para o curso e cv!

so n percebo 1 coisa:como sabemos que entramos e quando?

Piloto de Testes JoaoNascimento's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Alguém frequenta ou conhece a Universidade Aberta?
    É básicamente formação online.
    Sabem qual o grau de dificuldade (é relativo, eu sei)? E experiências reais de coordenação com a vida familiar.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Sei que este ano já vou tarde, mas ainda assim queria colocar umas perguntas:

- Uma pessoa licenciada pode concorrer pelos maiores de 23?
    - Em caso afirmativo, que prova ou provas específicas teria de prestar para se candidatar ao curso de informática de gestão?

Já ouvi pessoas dizerem que as provas são fáceis, outras que são difíceis... mas partindo do princípio que pessoas sem o 12º também podem concorrer, não pode ser assim tão difícil, ou pode?

Piloto de Fórmula 1 Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Phili Ver Post
    Sei que este ano já vou tarde, mas ainda assim queria colocar umas perguntas:

- Uma pessoa licenciada pode concorrer pelos maiores de 23?
    - Em caso afirmativo, que prova ou provas específicas teria de prestar para se candidatar ao curso de informática de gestão?

Já ouvi pessoas dizerem que as provas são fáceis, outras que são difíceis... mas partindo do princípio que pessoas sem o 12º também podem concorrer, não pode ser assim tão difícil, ou pode?
    Claro que pode ser difícil, depende da exigência da faculdade.

Uma prova de matemática para candidatos com +23 anos da faculdade onde eu andei:
    http://www.fct.unl.pt/candidato/como...ca-%202009.pdf

Boa sorte!

Piloto de Troféu Israel's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Claro que pode ser difícil, depende da exigência da faculdade.

Uma prova de matemática para candidatos com +23 anos da faculdade onde eu andei:
    http://www.fct.unl.pt/candidato/como...ca-%202009.pdf

Boa sorte!
    É de mim ou é extremamente parecido com os exames nacionais?Pelo menos na matéria.

Banido Fumega's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Israel Ver Post
    É de mim ou é extremamente parecido com os exames nacionais?Pelo menos na matéria.
    Sim, é parecida, às vezes até é mais difícil.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Pois, estou a ver que pode ser difícil.. Obrigada

E já agora, alguém sabe responder às minhas duas questões?

Banido Fumega's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Phili Ver Post
    Pois, estou a ver que pode ser difícil.. Obrigada

E já agora, alguém sabe responder às minhas duas questões?
    Um exame de 12º mat não é difícil. O que tem que se tem que ter é tempo para relembrar a matéria, e se precisar um explicador.
    Agora se é daqueles que tirou o 12º nas novas oportunidades ou naqueles cursos profissionais em que passa toda a gente, aí já é mais difícil...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Fumega Ver Post
    Um exame de 12º mat não é difícil. O que tem que se tem que ter é tempo para relembrar a matéria, e se precisar um explicador.
    Agora se é daqueles que tirou o 12º nas novas oportunidades ou naqueles cursos profissionais em que passa toda a gente, aí já é mais difícil...
    No meu caso acho difícil. Sou licenciada, mas na área das ciências sociais. Nada de matemáticas. E a matemática há séculos que não sei o que é isso, embora tenha tirado boas notas a métodos quantitativos no secundário..

Piloto de Testes rks's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Uma pessoa sem o 12º mesmo que fizesse o exame chegava a Análise I e não a fazia. Pelo menos na FCT-UNL e outras que tais não fazia de certeza.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.