Acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 3 PrimeiraPrimeira 123 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 89

Título: Acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos

Piloto de Fórmula 1 Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Phili Ver Post
    Pois, estou a ver que pode ser difícil.. Obrigada

E já agora, alguém sabe responder às minhas duas questões?
    Os titulares de cursos médios e superiores entram por outro contingente. O dos maiores de 23 é exclusivamente para quem não tem curso superior.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Os titulares de cursos médios e superiores entram por outro contingente. O dos maiores de 23 é exclusivamente para quem não tem curso superior.
    Perguntei porque conheço quem tenha curso e entrou pelos maiores de 23 (!). Mas tb já ouvi dizer que não se pode. Terá entrado à socapa?? Já concorri pela outra via, mas com dezenas de pessoal com prioridade à minha frente nunca consigo, pois as vagas são poucas e os licenciados ficam no fim da lista.

• Candidatos titulares de cursos superiores, médios e pós-secundários:

a) Classificação final do curso com a seguinte ordem de prioridade;
    1 – Curso de Pós-Secundário
    2 – Curso Médio
    3 – Curso Superior não conferente de grau
    4 – Bacharelato
    5 – Licenciatura
    Última edição por Phili : 01-05-10 às 19:54:11

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Phili Ver Post
    Perguntei porque conheço quem tenha curso e entrou pelos maiores de 23 (!). Mas tb já ouvi dizer que não se pode. Terá entrado à socapa?? Já concorri pela outra via, mas com dezenas de pessoal com prioridade à minha frente nunca consigo, pois as vagas são poucas e os licenciados ficam no fim da lista.

• Candidatos titulares de cursos superiores, médios e pós-secundários:

a) Classificação final do curso com a seguinte ordem de prioridade;
    1 – Curso de Pós-Secundário
    2 – Curso Médio
    3 – Curso Superior não conferente de grau
    4 – Bacharelato
    5 – Licenciatura
    CONDIÇÕES ESPECIAIS DE ACESSO PARA MAIORES DE 23 ANOS

QUEM?

Os candidatos titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

Para a realização das referidas provas podem inscrever-se os candidatos que:

* completem 23 anos até ao dia 31 de Dezembro, do ano que antecede a realização das mesmas e

* não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior (se realizaram e obtiveram aprovação nas provas de ingresso para o curso superior onde pretendem ingressar, são titulares da referida habilitação de acesso).

DGES - Maiores de 23 anos

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

CONDIÇÕES ESPECIAIS DE ACESSO PARA MAIORES DE 23 ANOS

QUEM?

Os candidatos titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

Para a realização das referidas provas podem inscrever-se os candidatos que:

* completem 23 anos até ao dia 31 de Dezembro, do ano que antecede a realização das mesmas e

* não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior (se realizaram e obtiveram aprovação nas provas de ingresso para o curso superior onde pretendem ingressar, são titulares da referida habilitação de acesso).

DGES - Maiores de 23 anos
    Pois... devem haver escolas com vários critérios... eu conheço pessoal licenciado a frequentar informática na ESGS de Santarém e que entrou pelos maiores de 23. E tenho a certeza pois as listas são públicas e estava lá o nome dessas pessoas. :S

Banido Fumega's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rks Ver Post
    Uma pessoa sem o 12º mesmo que fizesse o exame chegava a Análise I e não a fazia. Pelo menos na FCT-UNL e outras que tais não fazia de certeza.
    Se passares no ad-hoc, que é tão ou mais difícil que o exame de mat 12º, até podias ter a quarta classe que passavas.

Piloto de Testes Sandokan83's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

Uma pessoa que esteja na universidade não pode concorrer aos maiores de 23 pois não?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sandokan83 Ver Post
    Uma pessoa que esteja na universidade não pode concorrer aos maiores de 23 pois não?
    Não, isso é para entrar. Quem já está, pede transferência.

Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
    Não, isso é para entrar. Quem já está, pede transferência.
    Curiosamente estou nesta situação, mas quero mudar de curso e escola.

Estou a pensar ir para os + 23 pois, segundo o site, para conseguir transferência preciso de ter nota numa especifica e não fiz nenhuma delas, logo não posso pedir transferência certo?

Piloto de Testes delta18's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2012

Por Defeito

Alguém me poderá dizer como são as entrevistas neste tipo de casos?

Piloto de Testes Ricardo109's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
    Não sei como é nas outras mas na que tive foi perguntas do género:

- Porque escolheste este curso?
    - O que sabes do curso?
    - Porque escolheste esta Universidade?
    - Experiência profissional?
    - Estudos?
    - Costumas ler?
    (e não me lembro de mais )
    Essas coisas...

Pode depender também de curso para curso, o meu era de Direito (dai a pergunta dos hábitos de leitura), se calhar se fores para um de Matemática não te vão perguntar isso

Nada de complicado

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2013

Por Defeito

isto ainda existe?
    tinha ideia de terem acabado com isso

Piloto de Testes ASOT's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
    Sou candidato ao Ensino Superior e a minha entrevista foi à base de:
    -Porquê o curso que escolheste?
    -O que fizeste e andas a fazer na vida?
    -Qual o plano curricular do 1º ano do curso?
    -E por fim a minha disponibilidade para trabalhar nas saídas profissionais do curso que escolhi...

Piloto de Testes delta18's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2012

Por Defeito

Não era para mim mas sim para a minha namorada, ela disse-me que antes de entrarem que avisaram que todos tinham passado, os que passaram no exame claro.

A entrevista foi uma mera formalidade que demorou nem 5min.

Obrigado a todos pela ajuda na mesma. ^^

Piloto de Provas de Perícia AndreGuerreiro's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2013

Por Defeito

Boas, criei um tópico e só agora encontrei este.
    Alguém que tenha feito a admissão para a faculdade ISCSP, para Administração Publica através desta via M23?
    Se sim, se me pudessem elucidar em relação às provas e à entrevista, eu ficava agradecido.
    É que eu vou ao site da faculdade e fiquei meio na duvida se faço 3 provas ou se faço apenas uma.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Boas,
    Fiz esse processo todo em 2009, foi o primeiro ano em que houve em pós-laboral.
    As provas eram Português, obrigatório e depois tinhas duas ou três opções, escolhi Geografia. As provas não eram muito fáceis, na de português ficaram logo metade pelo caminho e depois na 2ª prova outros tantos, não te fies muito nas matérias que mandarem estudar, saiu-me tudo ao lado. A prova de português saiu-me muito bem, já a de geografia, foi fraquinha, não tinha estudado quase nada do que saiu.
    A entrevista foi passando um pouco pelo currículo umas perguntas de caracter profissional, dos locais por onde passei e onde estava naquela altura, umas perguntas de caracter geral sobre o Estado, a Sociedade etc... A entrevista foi feita pelo regente do Curso, O Bilhim, na altura e outro Professor acho que do Conselho pedagógico, foi coisa para 10/15m.
    Depois disso a tua nota de acesso era uma média ponderada das 3 provas.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
    Ando eu.

Se precisares de alguma coisa diz.
    Boas, conheces alguém ande no 1 ou 2 ano de engenharia mecânica?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2017

Por Defeito

não quero criar confusão, mas nunca entendi como é que uma pessoa que tenha 23 anos, independentemente do grau académico que tenha, até pode ser a 4ª classe pode entrar no mesmo curso que outro que estudou 12 anos e fez provas nacionais. tremendamente injusto.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
    não quero criar confusão, mas nunca entendi como é que uma pessoa que tenha 23 anos, independentemente do grau académico que tenha, até pode ser a 4ª classe pode entrar no mesmo curso que outro que estudou 12 anos e fez provas nacionais. tremendamente injusto.
    O numerus clausus é menor e tem de fazer á mesma um ou mais exames, para entrar numa boa universidade continua a ser difícil.

Por exemplo, esta é uma pauta do IST: http://academica.tecnico.ulisboa.pt/...23_2015-16.pdf

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2017

Por Defeito

O numerus clausus é menor e tem de fazer á mesma um ou mais exames, para entrar numa boa universidade continua a ser difícil.

Por exemplo, esta é uma pauta do IST: http://academica.tecnico.ulisboa.pt/...23_2015-16.pdf
    até podia ser só 1 vaga continuava a ser injusto.

Acho que é muito mas muito mais fácil, ter o 9º ano, pagar a um explicador durante 2 meses para o preparar para o exame dos maiores de 23 que fazer o 10/11/12 anos + exames nacionais.

Piloto de Troféu aquicas's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Injusto? Onde?
    Tenhas a escolaridade que tiveres tens de prestar provas específicas (especiais e de carácter muito específico para o curso que foi escolhido) e gerais (as mesmas dos exames nacionais) além de uma análise do CV e entrevista profissional. Não vejo onde está a injustiça.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

até podia ser só 1 vaga continuava a ser injusto.

Acho que é muito mas muito mais fácil, ter o 9º ano, pagar a um explicador durante 2 meses para o preparar para o exame dos maiores de 23 que fazer o 10/11/12 anos + exames nacionais.
    Gostava de ver alguém com o 9o ano aprender a matemática de 12o em 2 meses.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
    Injusto? Onde?
    Tenhas a escolaridade que tiveres tens de prestar provas específicas (especiais e de carácter muito específico para o curso que foi escolhido) e gerais (as mesmas dos exames nacionais) além de uma análise do CV e entrevista profissional. Não vejo onde está a injustiça.
    teoricamente isso é muito bonito, na prática é ver-los a entrar sem saber matemática nem coisa alguma. É como os antigos RVCC's.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

teoricamente isso é muito bonito, na prática é ver-los a entrar sem saber matemática nem coisa alguma. É como os antigos RVCC's.
    Em universidades e politécnicos menos credenciados é mais fácil entrar, mas isso acontece o mesmo para quem vem do 12o.

Banido Adams's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2015

Por Defeito

É de facto muito difícil,pelo menos o mais natural é isso, mas não devemos subestimar ninguém. Nem fazer juízos de valor sobre o "9º ano". Há quem o tenho completado de forma exemplar mas, por um ou outro motivo, não tenha podido continuar logo os estudos. Mas os predicados estavam lá todos. E há quem vá a reboque até ao 11º/12º sempre a escapar à justa.

Porque é que te estou a dizer isto? Porque testemunhei, não me contaram, uma preparação para exame nacional de alguém nessas circunstâncias. À época "colaborava" em explicações de Matemática. E parecia tarefa impossível, à primeira vista, realmente...

Do que me lembro, mais coisa menos coisa, ressalvo que não posso precisar, o exame nacional era estruturado da seguinte forma: uma primeira parte de escolha múltipla, com Funções, Probabilidades e Números Complexos. Uma segunda parte de resposta aberta, construção de raciocínio, etc...Julgo, que feitas as contas, não andaria muito longe disto: Funções 12 valores, Probabilidades 6 valores e Números Complexos 2 valores.

Incidiu-se muito sobre as funções e números complexos (que era trigo limpo, farinha Amparo), as probabilidades ficaram para segundo plano. O homem passou, não com uma nota brilhante, mas ainda assim de envergonhar quem lá andou três anos a martelar e teve 7/8 valores.

OK, teve um empenho fora-de-série, horas e horas a levar porrada, mas fez...Portanto, impossível não é.

Ah, da última vez que o vi já tinha concluído o curso e estava a trabalhar para a empresa onde foi servente/pedreiro durante uns 8 anos.

Agora venham dizer que é impossível...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2017

Por Defeito

Em universidades e politécnicos menos credenciados é mais fácil entrar, mas isso acontece o mesmo para quem vem do 12o.
    Mas para quem tem o 12º ano teve de fazer o 10/11/12 com pelo menos 10 valores, + as provas nacionais com pelo menos 10valores. os outros ficam-se pelo 4/5/6/7/8/9ºano... e 1 prova na universidade a que se candidata... não me lixem

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Adams Ver Post
    É de facto muito difícil,pelo menos o mais natural é isso, mas não devemos subestimar ninguém. Nem fazer juízos de valor sobre o "9º ano". Há quem o tenho completado de forma exemplar mas, por um ou outro motivo, não tenha podido continuar logo os estudos. Mas os predicados estavam lá todos. E há quem vá a reboque até ao 11º/12º sempre a escapar à justa.

Porque é que te estou a dizer isto? Porque testemunhei, não me contaram, uma preparação para exame nacional de alguém nessas circunstâncias. À época "colaborava" em explicações de Matemática. E parecia tarefa impossível, à primeira vista, realmente...

Do que me lembro, mais coisa menos coisa, ressalvo que não posso precisar, o exame nacional era estruturado da seguinte forma: uma primeira parte de escolha múltipla, com Funções, Probabilidades e Números Complexos. Uma segunda parte de resposta aberta, construção de raciocínio, etc...Julgo, que feitas as contas, não andaria muito longe disto: Funções 12 valores, Probabilidades 6 valores e Números Complexos 2 valores.

Incidiu-se muito sobre as funções e números complexos (que era trigo limpo, farinha Amparo), as probabilidades ficaram para segundo plano. O homem passou, não com uma nota brilhante, mas ainda assim de envergonhar quem lá andou três anos a martelar e teve 7/8 valores.

OK, teve um empenho fora-de-série, horas e horas a levar porrada, mas fez...Portanto, impossível não é.

Ah, da última vez que o vi já tinha concluído o curso e estava a trabalhar para a empresa onde foi servente/pedreiro durante uns 8 anos.

Agora venham dizer que é impossível...
    Fez isso em 2 meses? Muito bom.

Banido Adams's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2015

Por Defeito

Fez isso em 2 meses? Muito bom.
    Acredites ou não, efectivamente fez.

De fins de Junho a princípios de Setembro, creio que não deverá andar muito longe dos dois meses. Mas ao que consta além de pagar e bem (a mim calhou-me pequena fatia...), foi um autêntico mouro, e isso posso comprovar pelos telefonemas recebidos aos sábados e domingos às tantas da noite.

Também acredito que seja um em 10 ou 20, mas que os há, há.

Piloto de Testes NepYas's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Mas para quem tem o 12º ano teve de fazer o 10/11/12 com pelo menos 10 valores, + as provas nacionais com pelo menos 10valores. os outros ficam-se pelo 4/5/6/7/8/9ºano... e 1 prova na universidade a que se candidata... não me lixem
    É preferível ter um País de iletrados!
    Quem se candidata aos maiores de 23, por norma, não é alguém com 23 ou 24 anos, são pessoas mais velhas que por um motivo ou outro não tiveram oportunidade de prosseguir os estudos.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
    É preferível ter um País de iletrados!
    Quem se candidata aos maiores de 23, por norma, não é alguém com 23 ou 24 anos, são pessoas mais velhas que por um motivo ou outro não tiveram oportunidade de prosseguir os estudos.
    mais vale ter um país de pseudo letrados... tem tudo o 12º de café e para os mais espertos uma licenciatira de vão de escada.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Não e de vao escada. Muitos entram em cursos decentes e la os tiram. E cursos com medias altas. Acho tb injusto...mas e assim. Se tiver um filho meto o nas obras após a 4 classe. Qd tiver 23 mete se na universidade ;-) O € que se poupa

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.