O risco de ser fiador.
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 57

Título: O risco de ser fiador.

Banido
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito O risco de ser fiador.

boas
    1 bom amigo meu pediu-me para ser fiador dele na compra de uma casa. eu até quero aceitar mas tenho algum receio porque nao sei bem o que implica ser fiador.
    imagine-mos que ele tem 1 acidente e deixa de pagar a casa, o que acontece? ele diz que vai fazer seguro e que se acontecer alguma coisa a casa fica paga.
    obrigado

JPR
    JPR está offline
    Piloto de Testes JPR's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Um fiador obriga-se pessoalmente (com o seu património) ao bom e pontual cumprimento das obrigações que cabem ao devedor principal e, regra geral, nos termos em que este se obrigou.
    A fiança tem o conteúdo da obrigação pincipal e cobre as consequências legais e contratuais da mora ou culpa do devedor.

Prestar fiança não é, apenas, formalmente, dar um nome para o processo ser aprovado.
    Significa que alguém garante o bom, pontual e integral cumprimento de obrigação de teceiro, ou, dito de outro modo, a vinculação de alguém ao bom cumprimento de uma obrigação (alheia), sujeitando-se a ser chamado à liça se o devedor principal não cumprir (total ou parcialmente) ou se se atrasar nesse cumprimento.

Ao prestares essa fiança obrigas-te para com o banco a responderes com o teu património à falta ou atraso no cumprimento pelo teu amigo.
    E, na maior parte das vezes (dos contratos), sem que possas exigir que intervenham em primeiro lugar sobre o património do "verdadeiro" devedor.

É óbvio que existem seguros de vida, de acidente... mas, para além dos problemas jurídicos, eventualmente pouco frequentes, que poderão originar (por ex. a seguradora recusa-se a pagar porque alega que o falecido ou inválido não revelou sofrer de um problema de saúde que entende estar na causa morte ou da invalidez - falsas declarações...) a vida é muito mais complexa e dinâmica do que isso...

E se ele perde o emprego ou fonte de rendimento ?
    E se começa a "atrasar-se" no pagamento das mensalidades e tu a receberes, todos os meses, uma cartinha do banco par aires tu pagar ? (e isto quando os bancos notificam... também há os fiadores que só sabem do que se está a passar quando recebem um solicitador de execução em casa, embora seja mais raro este comportamento omissivo por parte dos bancos)
    Se fica acometido de uma doença que o incapacita parcialmente e sem capacidade de obter rendimentos ? (as seguradores são muito exigentes na questão da invalidez permanente...)
    Se o gasta no jogo ?
    Se contrai dívidas decorrentes da sua actividade profissional ou comercial ?
    Se incorre responsabilidade civil perante terceiros (resultante de acidente, por ex.), ficando sem património ?
    Se abandona a mulher e foge com uma gaja qualquer ? Ou piram-se ambos quando a vida lhes passa a correr mal e estão crivados de dívidas ? (muito, muito, muito mais frequente do que aquilo que possas pensar...)

O que acontece ? Estás tu (e todo o o teu património) prontinho para seres chamado ao barulho... Pagas tu !!

Olha... permite-me que use uma linguagem grosseira mas é para perceberes melhor: prestares uma fiança a um amigo é um pouco como ires às prostitutas da beira da estrada e não usares preservativo. Pode ser que não apanhes sífilis, cistites, sida.... ou pode ser que corra mal. Mas que o risco é enorme, é.
    Estás, no fundo, a entregar a tua esfera patrimonial à boa gestão que outros façam do seu próprio património, da sua vida familiar e profssional.

Se soubesses as vezes que tive que, em diligênca de penhora, que despejar de casa ou penhorar tudo a pessoas, alguns casais jovens que... olha... aceitaram ser fiadores de tios, de irmãos a quem a vida correu mal (os negócios correram mal), que os enganaram ou que não souberam geriir a própria vida... Custa muito, é doloroso.

O meu conselho: não te metas nisso sem pensares mais de 100 vezes sobre o assunto. Olha que este tipo de coisas, quando dá para o torto, acabam por originar, até, o fim de um casamento...

(é certo que há situações e situações: se se trata de alguém que tem um bom património, com 2 casas ou terrenos, situação económica e profissional estável e que pretende apenas contrair um empéstimo de 5.000 contos para comprar uma casita de férias na Beira Alta... já será diferente.
    No fundo és tu que tens que perspectivar a situação (fazer a análise do perfil de risco, como o fazem nos bancos) e ter presente que a vida e as pessoas podem mudar. E muito !
    Última edição por JPR : 19-02-08 às 04:10:44

Piloto de Troféu andmiguel's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Exclamation

Citação Originalmente Colocado por _BTTISTA_ Ver Post
    boas
    1 bom amigo meu pediu-me para ser fiador dele na compra de uma casa. eu até quero aceitar mas tenho algum receio porque nao sei bem o que implica ser fiador.
    imagine-mos que ele tem 1 acidente e deixa de pagar a casa, o que acontece? ele diz que vai fazer seguro e que se acontecer alguma coisa a casa fica paga.
    obrigado
    se ele morrer a casa fica paga! senão pagas tu! é para isso que serve o fiador

Piloto Veterano Taveirada's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Fiador... algo que não é muito bom, pela minha experiencia!

Piloto de Testes petrus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Lê detalhadamente cada linha do que o JPR escreveu. Se tiveres dúvidas, volta a ler de novo.

Aceita uma sugestão (não conheço os detalhes do caso): encontra uma forma delicada de dizer não ao teu amigo ou pelo menos pondera bem os riscos e a real situaçaõ do teu amigo...

Posso estar a parecer egocêntrico, mas conheço tantos casos de pessoas que se tramaram por aceitarem essa responsabilidade.

Se precisasse de fiador para alguma coisa iria aos meus pais ou sogros. Dificilmente a mais alguém que não eles!

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Conheço um caso de um bom amigo meu que desde à um ano pra cá nem dorme... Ficou fiador de um amigo dele na compra de uma casa. Esse amigo foi pagando a casa em conjunto com a mulher. Depois divorciaram-se e deixaram de pagar a casa... Adivinha quem vai ter que a pagar... E ele sem posses para isso...

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jeff Ver Post
    Conheço um caso de um bom amigo meu que desde à um ano pra cá nem dorme... Ficou fiador de um amigo dele na compra de uma casa. Esse amigo foi pagando a casa em conjunto com a mulher. Depois divorciaram-se e deixaram de pagar a casa... Adivinha quem vai ter que a pagar... E ele sem posses para isso...
    Tenho um funcionario nessa situação. Agora tem uma divida de mais de 100 mil euros ás costas.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jeff Ver Post
    Eu tb conheço um amigo meu que foi fiador de outro amigo meu, que antes de escolher esse amigo queria que eu fosse o fiador...

Safei-me de uma fantástica, pk o gajo cagou para tudo e bazou do país... Agora adivinha quem vai pagar a prestação?

Ah pois é...

Há coisas fantásticas né?

Eu só fui fiador da minha irmã

XXI
    XXI está offline
    Piloto de Kart XXI's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Nunca se deve ser fiador de ninguém , só de nós própios.
    Se o Banco exige fiador é porque vê um grande risco nesse empréstimo.
    Por exemplo não necessitei de fiador para a compra da minha casa.
    Quanto aos seguros, só cobrem invalidez ou morte em caso de desemprego ou divórcio como é....?

Piloto de Troféu neoxic's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

imagine-mos que ele tem 1 acidente e deixa de pagar a casa, o que acontece?
    "Relacionas-te sexualmente" a ti próprio...

Jfs
    Jfs está offline
    Piloto de Testes Jfs's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

A ser fiador de alguém, só dos meus pais e irmã. O meu conselho é não te meteres nisso!

rum
    rum está offline
    Piloto de Troféu rum's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jfs_ Ver Post
    A ser fiador de alguém, só dos meus pais e irmã. O meu conselho é não te meteres nisso!
    Nem mais.

Piloto de Testes psantos's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

acho que a opinião é geral, ser fiador, ou pedir a alguem para ser fiador, só mesmo a familiares muito chegados (pais e irmãos)

Já fui fiador do meu irmão mais velho quando ele comprou o carro dele. Agora os meus pais vão ser fiadores de um emprestimo que estou a fazer, etc, etc.

Por vezes os fiadores são mesmo a unica forma de obter a aprovação de um crédito ou mesmo que não fossem precisos, por vezes ajuda a obter melhores condições.

Mas acho que nunca pedia a um amigo para ser fiador nem nunca aceitava ser fiador a nenhum amigo. A melhor forma de descartar nessas situações é disseres que preferes não ser fiador, para casa algo corra mal, não perderes o amigo. Se ele for mesmo teu amigo, vai-te compreender.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

É ler o que o JPR escreveu. Nem mais nem menos.

Banido Tuaregue's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Não te fies nisso!

Piloto de Testes Imothep's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Não te metas nisso!

Banido
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

eu confio nele e ele já me ajudou muito mas é 1 grande risco.
    ele já me disse que nao fica chateado se eu nao aceitar.
    nao sei, tenho de pensar bem, mas acho que vou ter que recusar, vai custar 1 bocado...

rum
    rum está offline
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

eu confio nele e ele já me ajudou muito mas é 1 grande risco.
    ele já me disse que nao fica chateado se eu nao aceitar.
    nao sei, tenho de pensar bem, mas acho que vou ter que recusar, vai custar 1 bocado...
    Há mais um pormenor, antigamente ninguem sabia quem era fiador de quem. Hoje, sem certeza absoluta do que estou a dizer, acho que os bancos trocam informação e este nível através do Banco de Portugal e levantam dificuldades em créditos futuros.

Piloto de Troféu XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.

Por Defeito

Então, mas hoje em dia acho que qualquer banco empresta dinheiro
    para uma casa sem fiador, porque é que no caso do teu amigo é
    diferente?
    Quer pedir mais dinheiro do que a casa vale?
    Não tem rendimentos provados que possam pagar o empréstimo?

rum
    rum está offline
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    diferente?
    No meu caso emprestou, sem fiador e até mais do que o valor da avaliação.

E as condições de aprovação de empréstimos mudam de balcão para balcão dentro do mesmo banco. Se num exigem mil e uma coisas, é tentar outro balcão do mesmo banco ou mudar de banco.

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    diferente?
    Se for o unico comprador, é normal o banco requerer um fiador.

Piloto de Testes bbaixo's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Se for o unico comprador, é normal o banco requerer um fiador.
    Eu fui único e sou comprador do "meu apartamento" e se o banco me exigisse fiador eu simplesmente não comprava ou procurava outro banco.

Piloto de Kart tormen1's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

boas
    obrigado
    Tu foge disso. Fiador só da minha filha, e se ela se portar bem (só tem 6 anos).

A sério não te metas nisso, o mais certo é se surgir algum problema além de perderes um amigo podes perder o resto

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bbaixo Ver Post
    Eu fui único e sou comprador do "meu apartamento" e se o banco me exigisse fiador eu simplesmente não comprava ou procurava outro banco.
    Nem mais..essa foi a resposta que dei ao meu banco....passado uma semana aprovaram-me o credito...sem fiador

Abraços

ps: nao te metas amigo..

Piloto de Troféu Grolubao's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

O JPR já disse tudo, ponto final!

rum
    rum está offline
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bbaixo Ver Post
    Tal como eu, mas nem precisei de fazer ameaças... nunca me falaram em tal coisa.

Piloto de Troféu Real's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

E se um dia tu precisares de um empréstimo para qualquer coisa? será que o facto de seres fiador de alguém não te vai prejudicar?

Piloto de Testes Farang's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

boas
    obrigado
    Se ele tiver um acidente(não mortal, Ex: desemprego, etc.) o teu património responde pela divida dele e nunca será nada teu

Nunca na tua vida te passe pela cabeça ser fiador de alguém pela qual não sejas capaz de dar a tua vida.

Piloto de Troféu CJSR's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Muito resumidamente... um fiador serve para ficar e pagar um determinado bem quando alguém o deixa de pagar por problemas financeiros ou de outra natureza. Tenho e ando a pagar um carro que na altura não queria e foi relativamente facil mudar as posições contratuais. Fiador de alguém dificilmente!

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 1970

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rum Ver Post
    Há mais um pormenor, antigamente ninguem sabia quem era fiador de quem. Hoje, sem certeza absoluta do que estou a dizer, acho que os bancos trocam informação e este nível através do Banco de Portugal e levantam dificuldades em créditos futuros.
    Exacto, hoje em dia os bancos tem acesso às fichas interbancárias de empresas (e julgo que de particulares também).
    Ou seja, se um cliente se porta mal fica logo marcado, e quando for bater à porta de outro banco eles sabem logo o histórico daquele cliente, se é bom pagador, se mau, etc.

Cumprimentos

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.