De baixa... Posso ir trabalhar?
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 26 de 26

Título: De baixa... Posso ir trabalhar?

Allez BENFICA Allez Stormskaer's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito De baixa... Posso ir trabalhar?

Boas

Fui agora ao médico e ele deu-me baixa... Eu disse que não queria mas ele aconselhou-me a tirar uns diazitos para ajudar a resolver o meu problema (dores num testiculo que podem ser uma hérnia ou um principio de apendicite). Eu não fui capaz de dizer que não queria.

Agora pensando melhor, a não ser que tenha dores mais fortes do que tenho agora, amanhã queria ir trabalhar porque faz-me falta o dinheiro, faz-me falta os 25 dias de férias que a assiduidade dá direito, sinto que não devo "falhar" com o meu chefe porque tem sido 5 estrelas, etc.

Posso ir trabalhar mesmo tendo uma baixa passada? A baixa não é daquelas que temos de mandar para a SS, é computadorizada, ou seja, do PC do doutoir segue logo para a SS.

Obrigado

rum
    rum está offline
    Piloto de Troféu rum's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Bom, eu não sei até que ponto é que uma baixa não obriga a ficar em casa. Se a SS aparece lá e não estás... ficas mal na figura.

Nunca estive de baixa, mas pelo que sei quando é acionada recebes o ordenado pela segurança social e o patrão não paga os dias que faltaste. Se fores trabalhar recebes duas vezes? Isto sem certeza do que estou a dizer sobre quem paga o quê.

[off topic]
    Deve ser tramado faltar ao trabalho e justificar ao chefe que não vais porqeu te doiem os tomates.
    [/off topic]

Piloto de Fórmula 1 ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

A baixa é de quantos dias? Nos primeiros 3 dias n recebes um tusto, portanto dificilmente te bate uma inspecção à porta.

Piloto de Karts Sansoni7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Poder não podes...se aparece a «fiscalização» em casa podes ter problemas.
    No documento da baixa, está assinalado que deves permanecer em casa, ou permite-te sair de casa?

Piloto Lendário PeLeve's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Do lado contrário de todo e qualquer aprendiz de Maquiavel, ou do próprio, que muitos há por aí!

Por Defeito

A baixa prescrita pelo médico deve ser respeitada, por razões óbvias, mas pode sempre ser interrompida formalmente e o trabalhador apresentar-se ao trabalho normalmente e... trabalhar! Claro que é por sua conta e risco de prejudicar a própria saúde, nada mais!...

Piloto de Fórmula 1 ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Fala com o teu patrão, e trabalha de casa...

Banido bento_uno's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

à partida pode! o ano passado o médico passou-me 7 dias de baixa, mas ao fim de 3 entendi estar apto. O curioso é que tive de ir à SS dizer que retomava trabalho

Data de Registo
    Jan 2003
    Do lado contrário de todo e qualquer aprendiz de Maquiavel, ou do próprio, que muitos há por aí!

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bento_uno Ver Post
    à partida pode! o ano passado o médico passou-me 7 dias de baixa, mas ao fim de 3 entendi estar apto. O curioso é que tive de ir à SS dizer que retomava trabalho
    Não devia ser necessário, pois a entidade patronal tem obrigação de fazer essa comunicação, mas...

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
    Não devia ser necessário, pois a entidade patronal tem obrigação de fazer essa comunicação, mas...

Quem tem de informar se se sente apto pata trabalhar é o funcionario e não a entidade patronal a decidir se ele se sente apto.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

e o mais gritante é que trabalho para o Estado!

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Quem tem de informar se se sente apto pata trabalhar é o funcionario e não a entidade patronal a decidir se ele se sente apto.
    Desculpa lá, mas quando o funcionário se apresenta ao serviço, independentemente da indicação médica, é o patrão que tem de informar esse facto à SS, pois o trabalhador apresenta-se ao serviço na empresa (onde são feitas as respectivas actualizações na contabilidade), não na SS!...

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

e o mais gritante é que trabalho para o Estado!
    Ainda mais "me ajudas". Nesse caso nem tem espinhas! A entidade patronal é que tem de informar qual a data a partir da qual o funcionário retomou funções...

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Ainda mais "me ajudas". Nesse caso nem tem espinhas! A entidade patronal é que tem de informar qual a data a partir da qual o funcionário retomou funções...
    pois! teoria!

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

pois! teoria!
    Errado. Prática. Eu nunca estive uma situação dessas, mas funcionários meus já estiveram e foram os serviços administrativos quem teve de tratar disso...

Chefe de Equipa CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

...
    mas funcionários meus já estiveram
    ...
    Como é que é?

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Errado. Prática. Eu nunca estive uma situação dessas, mas funcionários meus já estiveram e foram os serviços administrativos quem teve de tratar disso...
    Pois então os meus serviços sofriam de preguicite

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Pois então os meus serviços sofriam de preguicite
    Então obriga-os a bulir! A sério, eles são obrigados a fazer isso!

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
    Como é que é?
    O que é que não percebeste?...

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Como é que é?
    Pensei o mesmo

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Como é que é?
    Citação Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Pensei o mesmo
    É exactamente como referi!

Piloto de Testes blink's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Se estás de baixa, não podes ir trabalhar. Só um médico é que te pode dar alta. Não és tu, nem a tua empresa que dizem se estás em condições para trabalhar. Se te acontece alguma coisa, de quem é a (i)responsabilidade??

Piloto de Testes mablopes's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por blink Ver Post
    Se estás de baixa, não podes ir trabalhar. Só um médico é que te pode dar alta. Não és tu, nem a tua empresa que dizem se estás em condições para trabalhar. Se te acontece alguma coisa, de quem é a (i)responsabilidade??
    Os mesmos médicos que recusam reformas a cancerosos?!?

Piloto de Kart SKKS's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

como é que ficou essa situação? Estou numa situação igual, o médico de familia deu-me baixa de 12 dias (acaba sexta) no entanto hoje ja fui trabalhar pois já sentia-me apto, do centro de saude dizem que é a empresa que tem que comunicar para a SS, da empresa dizem que é o médico que tem que dar alta, andar a trabalhar para o boneco é que não..

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

eu acho que tu e que tens que ir a SS e apenas informar que já retomaste as funçoes e das baixa da baixa, lol. è uma alta voluntaria. Atenção depois é aos dias, pois se o mes tem 30 dias ( no sistema da SS ), se tens 12 dias de baixa, e trabalhas ( descontos entrados na SS ) 20 dias, o sistema da raia. Isso aconteceu-me quando foi para receber o Subsidio de Maternidade. Eu tinha tido uma baixa de 3 dias, e a entidade patronal declarou que eu trabalhei 30 dias...

Piloto de Kart SKKS's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
    eu acho que tu e que tens que ir a SS e apenas informar que já retomaste as funçoes e das baixa da baixa, lol. è uma alta voluntaria. Atenção depois é aos dias, pois se o mes tem 30 dias ( no sistema da SS ), se tens 12 dias de baixa, e trabalhas ( descontos entrados na SS ) 20 dias, o sistema da raia. Isso aconteceu-me quando foi para receber o Subsidio de Maternidade. Eu tinha tido uma baixa de 3 dias, e a entidade patronal declarou que eu trabalhei 30 dias...
    Pelo que percebi vou receber apenas 60% do que deveria receber, será que por pedir "alta voluntária" só amanhã contam o dia de hoje?

Piloto de Testes kushinadaime's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SKKS Ver Post
    como é que ficou essa situação? Estou numa situação igual, o médico de familia deu-me baixa de 12 dias (acaba sexta) no entanto hoje ja fui trabalhar pois já sentia-me apto, do centro de saude dizem que é a empresa que tem que comunicar para a SS, da empresa dizem que é o médico que tem que dar alta, andar a trabalhar para o boneco é que não..
    O teu patrão paga-te tudo e ele ou o contabilista dele vai enviar um mapa de remunerações com x dias trabalhados e a segurança social com y dias de baixa depois eles dai concluem que gosastes z dias a menos de baixa.
    Mas primeiro pagam-te a baixa por inteiro e uns tempos depois pedem para devolver os z dias foi pago a mais.
    Até porque a baixa vai ser paga cerca de dia 20 deste mês (20 do mês que vem se chegar à segurança social demasiado perto do dia 20) e os mapas de vecimento vão ser enviados durante o inicio do próximo mês até dia 15, demasiado perto do dia 20 do mês que vem que é a data de pagamento previsto para a baixa no pior dos cenários.
    Não sei até que ponto é boa ideia mandares um fax para que não haja confusões lá deles da ss...

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.