Construção: Pavimentos flutuantes e Pintar Azulejos
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 31

Título: Construção: Pavimentos flutuantes e Pintar Azulejos

foo
    foo está offline
    Piloto de Testes foo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito Construção: Pavimentos flutuantes e Pintar Azulejos

Viva pessoal como sei que há aqui quem esteja por dentro destas matérias queria ver se me conseguiam dar umas dicas!

Estou a tratar de orçamentar as obras aqui para um pequeno espaço e estou com algumas duvidas. As obras vão ser contratadas a um profissional mas eu queria ter algumas luzes para as coisas sairem como eu quero.

1. Pavimentos flutuantes

Pelo que entendi há varios tipos, podemos ter pavimento flutuante normal, e Parquet. Supostamente o parquet isola mais acusticamente, é a unica vantagem? Ou estou mesmo totalmente confuso?

Procurava algo que fosse resistente a humidade, isolamento térmico razoavel e isolamento acustico razoavel. É para substituir um chão daqueles de cerâmica ou algo assim, não me lembro do nome.

Sabem na zona de Lisboa - Sintra - Cascais alguma loja com showroom que possa ir ver? Recomendam alguma marca especifica?

2. Pintar Azulejos

No outro dia estava a ver naqueles programas da SIC e os gajos pintaram por cima duns azulejos. Alguem tem experiência? Fica alguma coisa decente? Não queria ter que arrancar os azulejos todos das casas de banho e da cozinha.

Obrigado!

Banido Tó Zé's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Para pintar por cima de azulejos é preciso aplicar primeiro uma tinta especial para que a tinta final agarre.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por foo Ver Post
    Viva pessoal como sei que há aqui quem esteja por dentro destas matérias queria ver se me conseguiam dar umas dicas!

Estou a tratar de orçamentar as obras aqui para um pequeno espaço e estou com algumas duvidas. As obras vão ser contratadas a um profissional mas eu queria ter algumas luzes para as coisas sairem como eu quero.

1. Pavimentos flutuantes

Pelo que entendi há varios tipos, podemos ter pavimento flutuante normal, e Parquet. Supostamente o parquet isola mais acusticamente, é a unica vantagem? Ou estou mesmo totalmente confuso?

Procurava algo que fosse resistente a humidade, isolamento térmico razoavel e isolamento acustico razoavel. É para substituir um chão daqueles de cerâmica ou algo assim, não me lembro do nome.

Sabem na zona de Lisboa - Sintra - Cascais alguma loja com showroom que possa ir ver? Recomendam alguma marca especifica?

2. Pintar Azulejos

No outro dia estava a ver naqueles programas da SIC e os gajos pintaram por cima duns azulejos. Alguem tem experiência? Fica alguma coisa decente? Não queria ter que arrancar os azulejos todos das casas de banho e da cozinha.

Obrigado!
    Qualquer pavimento flutuante é muito bom isolante acústico e também é um excelente isolante térmico. Eu não sei ao certo mas penso que o Parquet são placas que se colocam em cima de um elemento resiliente tipo cola, sem terem contacto com as paredes. A laje flutuante segue o mesmo método, mas normalmente o elemento resiliente está abaixo da laje. Penso que o pavimento flutuante deve ter mais massa do que o Parquet portanto deve ser melhor isolante térmico, mas não tenho a certeza.

De qualquer maneira tudo depende do que se pretende que o pavimento seja. Mas a laje flutuante tem um excelente isolamento acústico à percurssão. Aliás... foi para isso que ela foi criada.

Piloto de Rallye augustus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Não domino bem essa ciência mas na zona de Lisboa tens a Pedro&Mantovani que sempre me pareceu bem acima do aceitável: http://www.mantovani.pt/

Piloto de Fórmula 1 ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Tó Zé Ver Post
    Para pintar por cima de azulejos é preciso aplicar primeiro uma tinta especial para que a tinta final agarre.
    Exacto.

Na minha antiga casa pintei WC e cozinha. Tinha uns azulejos velhos, rachados e com muitos furos.

Para começar tapei os furos, deixei secar e voltei a rectificar os furos (têm tendência a "chupar" a massa de fendas).

Depois tive de aplicar um primário em cima do azulejo. O primário é uma base que adere bem ao azulejo, e depois a tinta adere bem ao primário. Não dá para aplicar a tinta directamente no azulejo.

Aqui há uns 5 anos (qd eu fiz esse serviço - sim, fui mesmo eu a fazer) usei primário da Cin. Estes primários p/ azulejos são raros. Lembro-me que havia da Robbialac (muito mais caro) e da Sotinco, se n estou em erro.

Dei duas demãos de primário e, por cima, duas demãos de esmalte. Foram precisas estas demãos todas porque os azulejos eram sobre o escuro e tinham desenhos, e portanto n foi fácil tapar.

No meu caso usei tinta de esmalte. O esmalte é uma c@gada de se trabalhar (não se limpam facilmente os resíduos, n é solúvel em água, agarra-se à pele que é uma nóia, tem muita tendência a formar escorrências) mas é muito resistente a humidades e não ganha bolores e fungos. Com paciência e a "puxar" bem a tinta fica bom.

Já agora, eu pintei a parede com uns rolos especiais para esmalte para dar um acabamento mais certinho. É preciso cuidado em passar primário/tinta com um pincel nas juntas do azulejo para estas ficarem bem cobertas, e só depois passar o rolo. Caso contrário as juntas ficam sem tinta.

ADF
    ADF está offline
    Piloto de Testes ADF's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

1. Pavimentos flutuantes

Pelo que entendi há varios tipos, podemos ter pavimento flutuante normal,...

Recomendam alguma marca especifica?
    Eu pus da marca "Poliface" com isolamento acústico num apartamento e ficou impecável.
    (Acho que sai a um preço mais caro que o normal)

foo
    foo está offline
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Pessoal, obrigado pelas respostas!

zinde: laje flutuante é tipo pedra?!? Se for disso não me dá muito jeito porque queria algo um material mais "quente" ao toque.

Clio: E achas que ficou bem? Nota-se muito que estão pintados por cima? Os azulejos que quero pintar são de cores claras mas tambem tem alguns desenhos.

ADF: Poliface? Pesquisei e parece que é uma empresa da sonae. Tenho que ver se encontro isso nalgum showroom.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Clio: E achas que ficou bem? Nota-se muito que estão pintados por cima? Os azulejos que quero pintar são de cores claras mas tambem tem alguns desenhos.
    Viva. A pintura fica bastante bem. Se os azulejos tiverem rachadelas e desníveis obviamente que se vai notar. Quanto aos burados e esbotenadelas, é uma questão de paciência e rigor para os pintar convenientemente.

Quanto à pintura, pelo método que descrevi acima eles ficaram muito bem pintados, não vias a cor dos desenhos. Os azulejos tinham um padrão "à lá anos 70" com uma figura geométrica em forma de flor e várias cores. As cores ficaram bem cobertas, e eu pintei de amarelo clarinho.

O azulejo em si tinha um ligeiríssimo relevo (os contornos da tal flor) que olhado de esguelha conseguia-se perceber (e a passar os dedos também), mas isso depende mesmo do azulejo. Lembra-te que aquilo é uma simples tinta, o relevo nota-se sempre.

Outra questão: eu não tirei fora, por exemplo, os móveis da cozinha, ou o bidé. Obviamente que, se um dia mais tarde, alguém tirar aqueles móveis fora, irão ficar à vista os azulejos não pintados.

Mais outro pormenor: aquilo como te disse é uma tinta, portanto objectos que raspes com pontas aguçadas na parede (por exemplo, uma tesoura por distracção ou acidente) terão tendência a deixar uma marcazita visível já que a tinta sai. Isto tb acontece numa parede normal, mas n se nota tanto pq normalmente são paredes estucadas a gesso branco pintadas de branco.

Eu gostei do resultado no meu apartamento, foi bastante trabalhoso mas ficou bem feito e o ambiente ficou 10x melhor.

Já agora: o produto da Robbialac tinha um primário especial com uma tinta especial. O acabamento final parecia ser muito, mas muito melhor e mais resistente. Eu optei pelo da CIN pq era muito mais barato e a casa era alugada e o senhorio não deu um tusto furado para as obras.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Não é nada...tens tinta especial para azuleijo e agarra mto bem...

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ziNde Ver Post
    Qualquer pavimento flutuante é muito bom isolante acústico e também é um excelente isolante térmico. Eu não sei ao certo mas penso que o Parquet são placas que se colocam em cima de um elemento resiliente tipo cola, sem terem contacto com as paredes. A laje flutuante segue o mesmo método, mas normalmente o elemento resiliente está abaixo da laje. Penso que o pavimento flutuante deve ter mais massa do que o Parquet portanto deve ser melhor isolante térmico, mas não tenho a certeza.

De qualquer maneira tudo depende do que se pretende que o pavimento seja. Mas a laje flutuante tem um excelente isolamento acústico à percurssão. Aliás... foi para isso que ela foi criada.
    o k entendes por laje flutuante?

Banido
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito Preciso da vossa ajuda :)

Olá a todos!!!

Estive a ler as vossas dicas sobre como pintar azulejos. Eu tenho lambrim de azulejo no hall de entrada e quero pintar aquilo. A questão é que nao queria que se notasse as juntas dos azulejos. Ja me disseram que tenho qe passar uma massa qualquer antes do primario, para uniformizar a parede. Será que fica bem???? É que quem vai fazer aquilo sou eu mesma . Pois é.... Estava a pensar ir ao AKI e pedir ajuda a um daqueles senhores muito simpaticos que quando veem uma srª a querer fazer certas coisas, ficam com um ar muito paternalista. Imagino-os tambem a pensarem:"mulheres a meterem-se em coisas de homens ... ". Mas indepententemente de tudo, quero é tapar aquilo e acabou-se. Ah!!! Outra coisa. Numa das paredes quero por papel de parede em cima do estuque e passando por cima do lambrim já previamente pintado. Será que se vai notar o azulejo por baixo do papel??? Fico espera das vossas opiniões. Obrigada a todos.

(meu mail: dinamorgado@hotmail.com)

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Dina Morgado Ver Post
    Olá a todos!!!

Estive a ler as vossas dicas sobre como pintar azulejos. Eu tenho lambrim de azulejo no hall de entrada e quero pintar aquilo. A questão é que nao queria que se notasse as juntas dos azulejos. Ja me disseram que tenho qe passar uma massa qualquer antes do primario, para uniformizar a parede. Será que fica bem???? É que quem vai fazer aquilo sou eu mesma . Pois é.... Estava a pensar ir ao AKI e pedir ajuda a um daqueles senhores muito simpaticos que quando veem uma srª a querer fazer certas coisas, ficam com um ar muito paternalista. Imagino-os tambem a pensarem:"mulheres a meterem-se em coisas de homens ... ". Mas indepententemente de tudo, quero é tapar aquilo e acabou-se. Ah!!! Outra coisa. Numa das paredes quero por papel de parede em cima do estuque e passando por cima do lambrim já previamente pintado. Será que se vai notar o azulejo por baixo do papel??? Fico espera das vossas opiniões. Obrigada a todos.

se os azuleijos forem regularizados com massa deixam de ter relevo incluido as juntas e depois o papel pode ser aplicado e fica lisinho.

rum
    rum está offline
    Piloto de Troféu rum's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Dina Morgado Ver Post
    Olá a todos!!!

Eu na minha casa tinha o mesma situação que a tua, só que optei por estucar por cima em vez de pintar. Mesmo passando a tal massa corres o risco de se ficar a notar o relevo das juntas.

Banido Tó Zé's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rum Ver Post
    Eu na minha casa tinha o mesma situação que a tua, só que optei por estucar por cima em vez de pintar. Mesmo passando a tal massa corres o risco de se ficar a notar o relevo das juntas.
    Aplicas massa, deixas secar, lixas, vês se está uniforme. Está? Pintas. Não está, mais massa, deixas secar,.......dá trabalho, mas é assim que se faz.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Aplicas massa, deixas secar, lixas, vês se está uniforme. Está? Pintas. Não está, mais massa, deixas secar,.......dá trabalho, mas é assim que se faz.
    olha que não é mto vulgar se aplicar estuque em cima de azuleijos...

se é para se por estuque pk nao se retiram os azuleijos primeiro?

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Para fazer isso era preciso que os azulejos estivessem planinhos de todo, e isso nunca é verdade. Ainda que se encham as juntas de massa vão-se notar azulejos mais dentro e azulejos mais fora.

Sugestão: cobrir o lambril de azulejos com uma madeira fininha, envernizar ou pintar da cor que se quiser.

Banido Tó Zé's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Para fazer isso era preciso que os azulejos estivessem planinhos de todo, e isso nunca é verdade. Ainda que se encham as juntas de massa vão-se notar azulejos mais dentro e azulejos mais fora.

Sugestão: cobrir o lambril de azulejos com uma madeira fininha, envernizar ou pintar da cor que se quiser.
    Também resolve.

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Por falar em azulejos, mosaicos, etc, estou a pensar em revestir o chão da minha garagem (que é em cimento) com mosaico. Isto porque o cimento é do melhor para fazer pó e ficar manchado sempre que cai qualquer tipo de líquido. Já me falarem em aplicar tinta lavável, mas acho que o mosaico é uma solução mais prática e higiénica.

Aconselham algum tipo de mosaico em particular? Ou basta um que seja resistente?

foo
    foo está offline
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
    Por falar em azulejos, mosaicos, etc, estou a pensar em revestir o chão da minha garagem (que é em cimento) com mosaico. Isto porque o cimento é do melhor para fazer pó e ficar manchado sempre que cai qualquer tipo de líquido. Já me falarem em aplicar tinta lavável, mas acho que o mosaico é uma solução mais prática e higiénica.

Aconselham algum tipo de mosaico em particular? Ou basta um que seja resistente?
    Penso que há pavimentos especificos para garagens, mas não te sei ajudar mais. Lembro-me de ver na net, supostamente eram muito resistentes e faceis da limpar.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Escolhe um que imite granito, ou imite tijolo burro, ou semelhante, onde a sujidade que os pneus trazem não se notam assim tanto.

O meu pai tece a brilhante ideia de revestir o chão de uma garagem a branco, já deves estar a imaginar que aquilo nunca está limpo mais do que umas horas.

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Escolhe um que imite granito, ou imite tijolo burro, ou semelhante, onde a sujidade que os pneus trazem não se notam assim tanto.

O meu pai tece a brilhante ideia de revestir o chão de uma garagem a branco, já deves estar a imaginar que aquilo nunca está limpo mais do que umas horas.
    Sim, o ideal será escolher um em que a sujidade não se note muito mas que seja fácil de limpar.

Depois na parede onde tenho lenha encostada o que sugerem... revestir a azulejo ou, aí sim, pintar com tinta lavável? (julgo haver uma tinta de borracha que é muito resistente)

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Para uma garagem ao contrario do que aqui foi dito não acho boa solução a imitar granito nem tijolo burro...

Aconselho um grés ceramico liso e impermeavel, de cor neutra(nao nao se ver o sujo) e aconselho as juntas serem betumadas a preto, para munca se sujarem e ser tudo facilmente lavavel.

Chão de com texturas e poroso é do pior(para uma garagem) assim como com juntas brancas...

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Sim, o ideal será escolher um em que a sujidade não se note muito mas que seja fácil de limpar.

Depois na parede onde tenho lenha encostada o que sugerem... revestir a azulejo ou, aí sim, pintar com tinta lavável? (julgo haver uma tinta de borracha que é muito resistente)
    isso é uma treta e é mais caro que um bom pavimento ceramico

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    isso é uma treta e é mais caro que um bom pavimento ceramico
    Falas em pavimento, mas eu estou a falar de uma parede... foi propositado?

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Com o manobrar da lenha, um dia, outro dia, etc... acabas por arrancar pedacinhos de tinta. Mais vale por cerâmica, e nem precisa de ser de grande qualidade p/ o efeito.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Falas em pavimento, mas eu estou a falar de uma parede... foi propositado?
    pera estava-me a referir ao chão...

a parede dá para onde? é para a rua ou é uma cave enterrada?

para a parede pode ser tinta normal lavavel para interiores ou até pa exteriores

aconselho um acetinado acho que é o suficiente.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Com o manobrar da lenha, um dia, outro dia, etc... acabas por arrancar pedacinhos de tinta. Mais vale por cerâmica, e nem precisa de ser de grande qualidade p/ o efeito.

tb é uma opção valida para a parede embora mais cara e trabalhosa

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    pera estava-me a referir ao chão...
    a parede dá para onde? é para a rua ou é uma cave enterrada?
    para a parede pode ser tinta normal lavavel para interiores ou até pa exteriores
    aconselho um acetinado acho que é o suficiente.
    A garagem é uma box fechada numa cave. A parede em causa dá para a garagem do vizinho.

Gosto mais do aspecto dos azulejos mas a tinta fica mais baratucha. A parede é +/- rugosa, ou seja, não levou aquele reboco lisinho ou se levou a areia devia ser grossita. Como leva a massa por baixo do azulejo não há qualquer necessidade especial para a sua aplicação pois não?

Lá em casa ainda estamos a ponderar se fazemos nós o trabalho ou se compramos o material e pagamos ao construtor do prédio para o aplicar.

Banido Jared's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Pessoal quanto tempo depois de aplicar o primário nos azulejos devemos esperar para pintar?

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jared Ver Post
    Pessoal quanto tempo depois de aplicar o primário nos azulejos devemos esperar para pintar?
    Até que esteja seco

Boa sorte nesse trabalho... eu pinturas de azulejos tentei uma vez fiz uma cagada de tal ordem que nunca mais na vida quero ouvir falar nisso

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.