Horas extraordinárias !! O que pensam disto !? - Página 2
 Rede MPL:

Ver Resultados da Sondagem: Concordam com esta "instituicionalização" de não remunerar horas extras ?

Votantes
52. Não pode votar nesta sondagem
  • Sim.

4 7.69%
  • Não.

43 82.69%
  • Outro (desenvolver)

5 9.62%
Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
A mostrar resultados 31 para 59 de 59

Título: Horas extraordinárias !! O que pensam disto !?

Piloto Veterano Rasec's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ricrodrigues Ver Post
    Ainda bem que existe este tópico!
    Eu sou um dos lutadores para que todos os trabalhadores abram a pestana e percebam que são pagos 8 horas fazem as 8 horas e nem mais um minuto, se a pedido especial precisarem de mais ficam a haver esse exacto tempo ou são remunerados para tal, isto como excepções e não como sistema!
    Quem faz horas extra à borla para mostrar empenho são pessoas sem carácter pois isso não mostra empenho, mostra é ausência de vida social e se o patrão levar isso em conta como positivo é uma GRANDE injustiça, para além de descabido, pois eu posso ser um excelente funcionário e TER vida social, o que implica fazer as minhas horinhas e ir embora para onde quer que seja como é de meu direito e como o outro faz horas extras e não pia é melhor que eu! MAS O QUE É ISTO?! infelizmente é a realidade actual!!!
    só rir...

Piloto de Troféu Grolubao's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pmct Ver Post
    se tem que fazer horas extraordinarias, é porque trabalham pouco e por isso não acabam o que deviam no horario estabelecido.
    Maior mito... ponto!

Two
    Two está offline
    Piloto de Testes Two's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

O trabalho é para ser feito dentro do horário de trabalho, se não é feito é porque:
    a) o funcionário andou a mandriar e não merece receber horas extra
    b) o responsável não planeou/controlou o trabalho como devia e deve ser reavaliado e susbituído.
    c) a entidade tem funcionários a menos para o trabalho que tem e encontra-se a roubar aos trabalhadores as suas horas de descanso remuneradas ou não, não é uma situação admissível a entidade deve ser punida e equacionar se não deve fechar as portas porque evidentimente tem problemas graves de rentabilidade.

Pode haver situações pontuais em que seja necessário fazer horas extra, situação com que eu concordo e devem ser remuneradas mas são situações absolutamente excepcionais e pontuais. Jamais se devem fazer horas extra por sistema, isso para mim é um roubo.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

se tem que fazer horas extraordinarias, é porque trabalham pouco e por isso não acabam o que deviam no horario estabelecido.
    Que teoria mais basica

numa empresa bem gerida ninguem trabalha pouco, pode é haver mto trabalho para o pessoal existente , ou a calendarização estar mal feita.
    Numa obra o pagar horas extraordinária pode dar lucro...nem tudo é o que parece

No entanto o trabalho não fisico é normal ás vezes se ficar depois da hora...eu fico mtas vezes e nunca recebi mais por isso...mas comigo já sabem o que a casa gasta , se fico mais tempo no fim fico menos no inicio...tem que levar comigo é certo como o destino

Mas trabalho fisico as horas extras sao PAGAS!!!

Piloto de Fórmula 1 ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Ya, right! Basta ir subindo ao volume de trabalho atribuído...

Piloto Veterano BrunoGrilo's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Queres vir para aqui para a empresa onde trabalho para ver se é mesmo assim?

Piloto de Testes Nightwisher's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Two Ver Post
    O trabalho é para ser feito dentro do horário de trabalho, se não é feito é porque:
    b) o responsável não planeou/controlou o trabalho como devia e deve ser reavaliado e susbituído.
    c) a entidade tem funcionários a menos para o trabalho que tem e encontra-se a roubar aos trabalhadores as suas horas de descanso remuneradas ou não, não é uma situação admissível a entidade deve ser punida e equacionar se não deve fechar as portas porque evidentimente tem problemas graves de rentabilidade.

Pode haver situações pontuais em que seja necessário fazer horas extra, situação com que eu concordo e devem ser remuneradas mas são situações absolutamente excepcionais e pontuais. Jamais se devem fazer horas extra por sistema, isso para mim é um roubo.
    O post mais lucido do topico.

air
    air está online
    Piloto Veterano air's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Tenho isenção de horário e isso dá mais 25% do ordenado base. A teoria é que trabalha-se 40h por semana, mas tem-se de trabalhar quando for preciso. Se um dia trabalhar mais no dia seguinte posso entrar mais tarde, ou se fizer um sábado posso faltar um dia à semana. Porém todos os dias faço mais 1/2h, estou há pouco tempo e acredito que ainda esteja a entrar no esquema, mas é uma empresa com muita burocracia e tenho noção que perco muito tempo do meu dia a fazer coisa sem aparente valor acrescentado. Mesmo assim ainda vou acumulando alguns assuntos..

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Isso pessoalmente é coisa que não me afecta, mas sou de opinião que, desde que feito recorrentemente, o trabalho extraordinário deve ser remunerado. Isto naturalmente se essa necessidade se ficar a dever a excesso de trabalho e não a excesso de balda do funcionário pois nesta ultima, pqp.

Sim, porque já vi (e vejo) muita gente (muita mesmo) a trabalhar efectivamente apenas 4 horas das 8 que devia no periodo normal e depois ficar mais 2 horas para lá do horário de saida e fazer-se de coitadinho, qual explorado pelo patronato...

Chefe de Equipa CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Air, a isenção de horário não dá direito à entidade patronal de exigir mais tempo ao funcionário. É só para sair do horário normal.

Penso que a questão das horas extras é um bull shit extraordinário. Muito frequente em Portugal, faz com que o pessoal em vez de lutar pelos seus legítimos direitos das 8h ou o que seja, ande a engonhar à espera de receber mais algum.

Haverá casos extraordinários, reconheço, mas na maioria é um forma de fugir à realidade.

Eu não pago horas extra. Pago pelo desempenho de cada um.

Piloto de Testes 330i's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

esta é a questao de base, praticar/remunerar, trabalho suplementar, tem que ter um caracter de excepçao, e ocasional, de contrario sou por natureza contra, e pelas 3 razoes que citaste!

para a maioria dos portugueses,a filosofia das horas extras é uma forma batoteira de "complementar" o vencimento (!!!)

Piloto Lendário PeLeve's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Do lado contrário de todo e qualquer aprendiz de Maquiavel, ou do próprio, que muitos há por aí!

Por Defeito

Relativamente a esta problemática das horas extraordinárias - e estou particularmente à vontade, porque nos cerca de 22 anos de função pública fiz milhares de horas extra que nunca me foram pagas - acho vergonhoso que se trabalhe, mesmo, para além do horário de trabalho e esse trabalho não seja devidamente pago. Na prática é trabalho escravo que conta com o tal "amor à camisola", abusando dessa boa vontade, que permite que se faça de tapete quem vende a sua força de trabalho! Vergonhoso.

Não me refiro, como é evidente, aos manhosos que se arrastam durante o horário normal (que também os há) para, depois, "se fazerem" às horas extra! Falo dos que bulem até dizer chega durante o horário normal e, depois, fartam-se de bulir mais algumas horas para o trabalho atingir os patamares que se pretenda, em função dos objectivos determinados!

Não pagar trabalho, sem que outra compensação adequada e acordada mutuamente seja devolvida de forma proporcional e justa, é, no mínimo, indecente...

Piloto de Kart Timoshenko's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

O trabalhador deve saber gerir o seu tempo e fazer o seu trabalho em 8 horas.

É o dever da chefia, ao invés de pedir horas extras, pedir sem explicações aqueles que necessitam mais horas para concretizar trabalho... é que enquanto ele andou a passear no fórum ou a tomar café com os colegas alguem ficou pendurado pelo que não foi feito.

Se querem horas extras remuneradas, a 1ª acção é cortar o acesso à internet e bloquear os pc´s só para as aplicações necessárias para o desempenho das funções. É vergonhoso o que se passa hoje em dia na maioria das empresas e dos serviços, alguns publicos pagos por nós, com centenas de pessoas a bricar no messenger e nos fóruns dias inteiros...

...eu trabalho numa multinacional, onde o acesso à internet está bloqueado.

Depois dizem que a produtividade é baixa...

Data de Registo
    Jan 2003
    Do lado contrário de todo e qualquer aprendiz de Maquiavel, ou do próprio, que muitos há por aí!

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Timoshenko Ver Post
    O trabalhador deve saber gerir o seu tempo e fazer o seu trabalho em 8 horas.
    Percebe-se e concordo. No entanto há empresas/instituições que pedem mais algum trabalho para além do que foi feito no dia "normal" e, por isso, o colaborador é "convidado" a ficar mais algumas horas a pedido da empresa!

É o dever da chefia, ao invés de pedir horas extras, pedir sem explicações aqueles que necessitam mais horas para concretizar trabalho... é que enquanto ele andou a passear no fórum ou a tomar café com os colegas alguem ficou pendurado pelo que não foi feito.
    Correcto, sobretudo quando o que era exigível ser feito durante o dia acabou por não ser cabalmente realizado.

Se querem horas extras remuneradas, a 1ª acção é cortar o acesso à internet e bloquear os pc´s só para as aplicações necessárias para o desempenho das funções. É vergonhoso o que se passa hoje em dia na maioria das empresas e dos serviços, alguns publicos pagos por nós, com centenas de pessoas a bricar no messenger e nos fóruns dias inteiros...
    Isso depende de caso para caso. Muitas empresas e serviços funcionam quer em rede interna (intranet) quer em rede externa, sendo ambas as acessibilidades úteis e indispensáveis à realização das tarefas! O problema são os abusos, mas esses são, parece-me, relativamente fáceis de fiscalizar e "limpar" por um sector informático competente!
    ...eu trabalho numa multinacional, onde o acesso à internet está bloqueado.
    Pois, mas outras há que têm o acesso livre!

Depois dizem que a produtividade é baixa...
    Bem, essa discussão tem sido muito vasta por cá e não se esgota no presente tema!

Piloto de Fórmula 1 K2000's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Se houve algo que me ficou das aulas de gestão, foi a questão dos objectivos. Creio que se pode aplicar muito bem ao caso, quando os objectivos se desviam muito das metas traçadas, algo correu mal. No caso concreto, as horas extra deviam de ser desnecessárias desde que o trabalho seja convenientemente distribuido e planeado.

Quase que podíamos entrar nos tais objectivos pessoais, por exemplo:

"Quantas horas precisas para fazer X (e quais os meios necessários)?"

Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

A minha opinião básicamente é esta.
    Apenas acrescentaria que deve existir lealdade e respeito de parte a parte ....

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Omega Ver Post
    A minha opinião básicamente é esta.
    Apenas acrescentaria que deve existir lealdade e respeito de parte a parte ....
    Pois, também concordo, por princípio. Mas não nos esqueçamos que há serviços e serviços e em muitos o trabalho surge de forma imprevista e impossível de programar, resultando em trabalho extra... não pago!...

Quanto à lealdade de parte a parte, nem se compreende que hajam relações laborais, ou mesmo qualquer tipo de trabalho em grupo, ou em equipa, sem ela!

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
    Se houve algo que me ficou das aulas de gestão, foi a questão dos objectivos. Creio que se pode aplicar muito bem ao caso, quando os objectivos se desviam muito das metas traçadas, algo correu mal. No caso concreto, as horas extra deviam de ser desnecessárias desde que o trabalho seja convenientemente distribuido e planeado.

Quase que podíamos entrar nos tais objectivos pessoais, por exemplo:

"Quantas horas precisas para fazer X (e quais os meios necessários)?"
    Certo. No entanto nas fábricas, por exemplo, por vezes é preciso "injectar" aumentos pontuais de produção nas linhas para satisfazer encomendas de última hora e, claro, lá vêm as horas extra!

Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
    Pois, também concordo, por princípio. Mas não nos esqueçamos que há serviços e serviços e em muitos o trabalho surge de forma imprevista e impossível de programar, resultando em trabalho extra... não pago!...

Quanto à lealdade de parte a parte, nem se compreende que hajam relações laborais, ou mesmo qualquer tipo de trabalho em grupo, ou em equipa, sem ela!
    Sim, por isso é que eu digo que tem que haver lealdade de parte a parte...... porque se não houver ..... "não há pão pr'a malucos" ....
    E já o meu avô dizia : "há muita maneira de caçar ratos...."

Piloto de Kart Timoshenko's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Bom, temos que diferenciar horas extra em trabalho fisico e em trabalho burocrático ou de autogestão.

No que diz respeito a trabalho físico, o caso de fábricas que conheço bem, as horas extra devem sempre ser remuneradas, e são. Até porque existem "n" indicadores de performance das linhas, dos homens e dos meios, aos quais não é possivel fugir e portanto em picos de produção além da capacidade normal, as horas extra são justificaveis e justificadas.

Na parte do trabalho burocrático, o tal trabalho de "backgroud", é sempre complicado justificar horas extra, uma vez que as pessoas neste tipo de situações tem liberdade total de autogestão organizativa.

Nestes casos penso mesmo, embora com algum "extremismo" que por cada hora extra devia ser obrigatório a apresentação de um plano de acções por parte da hierarquia, porque aqui a hora extra significa que algo não está a funcionar bem, o serviço não está bem organizado ou um dos colegas anda na moina...

Piloto de Fórmula 1 K2000's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
    Certo. No entanto nas fábricas, por exemplo, por vezes é preciso "injectar" aumentos pontuais de produção nas linhas para satisfazer encomendas de última hora e, claro, lá vêm as horas extra!
    Por isso, há casos e casos, e nesse caso, o aumento de horas, deve de ser, remunerado e não muito prolongado no tempo pois isso queria dizer que faz falta mais mão de obra.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

O não pagar horas extra é apenas mais uma forma de fugir aos impostos e ao pagamento da segurança social...coisas tipicas do empresário português.

Two
    Two está offline
    Piloto de Testes Two's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
    O não pagar horas extra é apenas mais uma forma de fugir aos impostos e ao pagamento da segurança social...coisas tipicas do empresário português.
    Isso é uma questão diferente porque não é o fisco que recebe as horas extras.

Piloto de Troféu Grolubao's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

A questão Pé Leve é q tds as pessoas axam vergonhoso, mas são as mesmas q fazem...

Piloto de Kart Vipedro's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito Eu devo viver noutro planeta

Apenas me refiro ao sector privado, e ao chamado sector financeiro, pois nunca trabalhei no público.

Alguém tem dúvidas que nos dias que correm os trabalhadores sentem-se na obrigação de ficar para além do horário de trabalho, estabelecido contractualmente?
    As empresas é evidente que preferem ter num departamento 5 trabalhadores em vez de 7, é lógico.
    Agora vejamos se cada 1 desses 5 fizer diariamente mais 3 h para além do horário normal, temos que são efectuadas mais 15h diárias. Para um horário diário de 7 h, lá estão os 2 trabalhadores à borla.
    E porque ficam os trabalhadores esse tempo a mais?
    É que há avaliações, ah pois é. E quem não fica, pode esquecer os prémios e qualquer promoção.
    As direcções nem precisam de exigir mais horas de trabalho.
    Mais, como temos uma Inspecção de Trabalho que é uma M...@. As empresas andam na maior. E mesmo quando são caçados, compensa pagar a multa. Quando começa a haver reincidência já dói mais.
    Mas enfim...

Cláusula 30.ª
    Horário de referência
    Na falta de acordo entre a fixação dos horários ou se outro não tiver sido fixado nos termos da cláusula anterior, o horário normal
    será o seguinte:
    a) Entre as 8 horas e 45 minutos e as 12 horas e 45 minutos e entre as 13 horas e 45 minutos e as 16 horas e 45 minutos,
    de segunda-feira a sexta-feira;
    b) Nas Regiões Autónomas será o compreendido entre as 8 horas e 30 minutos e as 12 horas e entre as 13 horas e as 16
    horas e 30 minutos.
    Trabalho suplementar
    O trabalho suplementar será prestado nos termos legais e remunerado de acordo com o estabelecido nos números seguintes:
    1 - Se prestado em dia normal e for diurno:
    a) 1.ª hora - retribuição/hora acrescida de 50% = 150%;
    b) 2.ª hora - retribuição/hora acrescida de 75%= 175%.
    2 - Se prestado em dia normal e for nocturno:
    a) 1.ª hora - retribuição/hora acrescida de 87,5% = 187,5%;
    b) 2.ª hora - retribuição/hora acrescida de 118,75% =218,75%.
    3 - Se prestado em dias de descanso semanal e de descanso semanal complementar ou em feriado, terá um acréscimo de 145 % da retribuição normal, num total de 245%.
    4 - Para além de cem horas anuais, o trabalho suplementar carece de acordo, prévio e escrito, do trabalhador.

eu
    eu está online
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vipedro Ver Post
    Cláusula 30.ª
    Horário de referência
    Na falta de acordo entre a fixação dos horários ou se outro não tiver sido fixado nos termos da cláusula anterior, o horário normal
    será o seguinte:
    a) Entre as 8 horas e 45 minutos e as 12 horas e 45 minutos e entre as 13 horas e 45 minutos e as 16 horas e 45 minutos,
    de segunda-feira a sexta-feira;
    b) Nas Regiões Autónomas será o compreendido entre as 8 horas e 30 minutos e as 12 horas e entre as 13 horas e as 16
    horas e 30 minutos.
    Trabalho suplementar
    O trabalho suplementar será prestado nos termos legais e remunerado de acordo com o estabelecido nos números seguintes:
    1 - Se prestado em dia normal e for diurno:
    a) 1.ª hora - retribuição/hora acrescida de 50% = 150%;
    b) 2.ª hora - retribuição/hora acrescida de 75%= 175%.
    2 - Se prestado em dia normal e for nocturno:
    a) 1.ª hora - retribuição/hora acrescida de 87,5% = 187,5%;
    b) 2.ª hora - retribuição/hora acrescida de 118,75% =218,75%.
    3 - Se prestado em dias de descanso semanal e de descanso semanal complementar ou em feriado, terá um acréscimo de 145 % da retribuição normal, num total de 245%.
    4 - Para além de cem horas anuais, o trabalho suplementar carece de acordo, prévio e escrito, do trabalhador.
    Assim é que deve ser !!!! Tudo muito bem definido no contrato de trabalho.

Quanto às empresas que esperam "naturalmente" dos seus colaboradores mais horas de trabalho que as contratadas... será que essas empresas também fornecem aos seus clientes mais serviços (de borla) que os contratados?

Piloto Veterano BrunoGrilo's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Pergunta:

Porque é que em Portugal é assim:

O trabalhador quando faz horas extraordinárias é porque durante o dia não fez a ponta.

O empresário quando faz horas extraordinárias é porque teve muito trabalho durante o dia e continua a tê-lo para a noite.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Uma das razões para a existência de horas extraordinárias sistemáticas em certas profissões é que é politicamente incorrecto para não dizer "moralmente errado", existirem contratos de trabalho de 70 ou 80h/semanais.

Ah pois é, na prática é o que acaba por acontecer mas para o papel diz-se que fazem 40 ou 45h por semana porque isso sim é "aceitável".

PSL
    PSL está offline
    Banido
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Na empresa onde estive a trabalhar (consultoria), era raro alguem sair antes das 22 hr (com entrada as 9 da manha) e haviam projectos onde os elementos saiam á 1 da manha.
    E isto porque?
    Porque demoravam 2 horas a almoçar, tavam o dia todo a coçar a micose e depois chegavam ás 20 da noite e reparavam que o projecto tinha erros.Então toca de ficar lá até as tantas.

Como eu não compactuo com essa falta de organização nem ganhava o suficiente para correr riscos de assaltos e dormir 4 horas diárias, vi-me embora.

Nas restantes empresas não sei, mas nas consultoras, o pessoal mais antigo AKA chefes, habituaram-se a trabalhar até as tantas, que fazem disso regra geral.Eu na minha humilde opinião, penso que depois de 8 horas inteiras de trabalho, já ninguem produz nada de jeito, e após 2 semanas a este ritmo, um gajo tá capaz é de ir para o hospital.
    Sinceramente não percebo bem esta logica de trabalhar 12 a 16 horas nas consultoras.

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.