O regresso da agricultura - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 3 PrimeiraPrimeira 123 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 79

Título: O regresso da agricultura

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação:
    António Comprido: «Meta nacional dos biocombustíveis pode levar a decisões políticas precipitadas»

2007-08-30

O presidente da British Petroleum (BP) em Portugal critica a antecipação das metas nacionais para os biocombustíveis e lança um alerta relativamente à subsidiação de novas tecnologias, que pode conduzir à caça do subsídio.

Em entrevista ao jornal Água&Ambiente, António Comprido sublinhou que nas energias emergentes deverá haver apoios, mas não se devem cometer erros de fixar apoios imutáveis no tempo e por largos períodos. «Devem ser flexíveis no sentido de não distorcer o mercado. Por exemplo, uma subsidiação de uma tarifa eléctrica, faz hoje sentido mas pode não fazer daqui a cinco anos, tem de haver mecanismos de indexação, pois o subsídio deve ser o que baste para ajudar a desenvolver essas energias e não tornar-se no alvo dos operadores. E em Portugal corremos o risco da caça ao subsídio, ao invés de fazer crescer uma indústria», afirmou.

O responsável considerou também que, em termos nacionais, a antecipação das metas de 2020 para 2010 pode não ter vindo no momento certo. «Não vejo como Portugal tenha condições para poder antecipar esta meta de maneira sustentável e clara. Pode, aliás, ser contraproducente porque pode levar a que sejam tomadas decisões precipitadas. Faltam apenas 2,5 anos, e atingir 10 por cento neste tempo é muito difícil e a ser feito pode ser de uma maneira precipitada e pouco sustentável. Portugal fazia melhor em alinhar as suas metas com o resto da Europa», defendeu.

Perante este cenário, prevê, um benefício da importação em detrimento da produção nacional porque «há países produtores, nomeadamente o Brasil, que estão mais preparados do que Portugal para iniciar esta produção».
    Em http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=5502
    uma vez deu nota mínima enquanto ministro da Agricultura e nota máxima como ministro dos Subsídios, assume ele próprio o primado do lucro como um benefício que os produtores portugueses devem aproveitar.
    A situação dos subsídios terá que ser obrigatóriamente uma matéria bem aplicada nesta mátéria e como alguém já o escreveu aqui em dimensão pois existe mais do que a fase de produção da dita matéria-prima para a produção de BC.

Piloto de Fórmula 1 BrunoGrilo's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Isto traz-me à memória as situações de chuva e seca em que depois de tudo destruído, a malta vai pedir ajuda ao Estado....mas fazer um seguro, tá quieto...

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Mas vocês estão a defender cooperativas agrícolas?

Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
    eh eh eh......................
    Tu é mau.....

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
    Como referi agora mesmo, não era por aí que eu estava a ir com o meu ponto de vista....
    Também sei que o proprietário pode fazer o que quiser!
    Apenas respondi pelo que inicilamente foi escrito, mas já foi esclarecido

Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
    Apenas respondi pelo que inicilamente foi escrito, mas já foi esclarecido
    No worries!

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

A defender as cooperativas agricolas enquanto empresas privadas e não sugadoras de fundos e dinheiros publicos.

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Neste área em particular poderá haver uma cooperação estratégica entre a produção de matéria-prima e o detentor da tecnologia de trasnformação, aliás os EUA são um modelo a seguir por incrivel que pareça neste modelo.

Ou então é o açarbacamento total das terras pelas companhias.

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    A defender as cooperativas agricolas enquanto empresas privadas e não sugadoras de fundos e dinheiros publicos.
    Pronto já estou mais descansado, ufa.

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Em Espanha a noção do cooperativismo é muito forte.
    A espaços geográficos.

Piloto de Testes 100do's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
    Em Espanha a noção do cooperativismo é muito forte.

Claro que há por lá imensos latifúndios, mas o conceito de exploração colectiva está muito estabelecida naquela gente.

E eu já vi explorações agrícolas a perder de vista que são de propriedade de um pueblo (das pessoas que vivem lá).
    É possível.
    Mas independentemente disso nós temos o que temos, e acho que o caminho não pode ser esse.
    Temos terrenos pequenos na maioria do país e apenas conseguimos ter pequenas explorações. No entanto, eu acredito que o caminho seja esse.
    Se cada pequeno agricultor produzir um ou dois produtos, ele pode ser bom e pode viver com o rendimento dele. Falo principalmente no sector do leite. Acho que era de longe preferível termos 5000 pequenos produtores do que 500 grandes. Infelizmente temos vindo a caminhar para os 500 grandes.
    Conheço a realidade dos pequenos agricultores e como já disse e volto a dizer: a continuar assim, esses estão condenados.
    Por outro lado as grandes explorações vingam, e ao mesmo tempo vingam também as calamidades: vacas loucas, gripe das aves, etc. Já pensaram nisso??
    É a política que temos, e que cada dia que passa me desilude mais.

Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Amigos liberais...têm que reconhecer que aqui o moço esteve muito bem!!!!

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Existe em Portugal excelentes exemplos de cooperativas de sucesso.

Basta ver o caso das cooperativas vinicolas.

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

É um moço com boa disposição

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

eh eh eh......................
    Tu é mau.....
    Não sou nada .

Mas gosto de ver tudo bem explicado, há sempre quem se queira aproveitar de conceitos mal explicados para fazer valer conceitos errados .

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Isto traz-me à memória as situações de chuva e seca em que depois de tudo destruído, a malta vai pedir ajuda ao Estado....mas fazer um seguro, tá quieto...
    Também é necessário relembrar que nem todas as companhias de seguros (e as que fazem tem apólices de seguros bastante elevadas) fazem apólices que cubram desastres naturais na agricultura ou má épocas agrícolas em termos de produção, ou seja acaba muitas vezes por se tornar um ciclo vicioso bastante complicado de se quebrar.

Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
    Também é necessário relembrar que nem todas as companhias de seguros (e as que fazem tem apólices de seguros bastante elevadas) fazem apólices que cubram desastres naturais na agricultura ou má épocas agrícolas em termos de produção, ou seja acaba muitas vezes por se tornar um ciclo vicioso bastante complicado de se quebrar.
    Eu sei....

Mas também não me esqueço duma fábrica de plásticos que ardeu há uns tempos e quando perguntaram ao proprietário porque é que não tinha seguro, ele respondeu "porque era caro"

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Eu sei....

Mas também não me esqueço duma fábrica de plásticos que ardeu há uns tempos e quando perguntaram ao proprietário porque é que não tinha seguro, ele respondeu "porque era caro"
    Então temos 2 situações ou foi clara negligência da parte do proprietário em proteger um bem seu, ou não tinha mesmo possibilidade de ter esse mesmo seguro.

Quando um proprietário agrícola (individual/colectivo) tem a real possibilidade de ter o dito seguro, é verdade que talvez haja uma determinada resistência a fazê-lo (digo eu ).

eu
    eu está offline
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Existe em Portugal excelentes exemplos de cooperativas de sucesso.

Basta ver o caso das cooperativas vinicolas.
    São muito poucas as que têm sucesso. A maior parte... fechou por má gestão.

Aliás, a área vinícola só é rentável nos vinhos de grande qualidade e marketing. Nos vinhos de mesa, é impossível combater o chile, a califórnia ou a austrália

Quanto ao aumento dos preços dos produtos agrícolas: é normal e é bom para o mercado. Os preços estavam estupidamente baixos, pelo menos no produtor.

Moderador Nightlord's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

O Alpiger respondeu à letra

Não fosse ficar algum mal entendido

Moderador Nightlord's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post

Aliás, a área vinícola só é rentável nos vinhos de grande qualidade e marketing. Nos vinhos de mesa, é impossível combater o chile, a califórnia ou a austrália

Quanto ao aumento dos preços dos produtos agrícolas: é normal e é bom para o mercado. Os preços estavam estupidamente baixos, pelo menos no produtor.
    Tenho alguns clientes meus que são/foram cooperativas viniculas (ver resposta do Alpiger ) e com algum ou muito sucesso na sua actividade...ou não tivessem dinheiro para comprar software caro mas para rentabilizar a sua gestão

O sector dos vinhos, mas não só, o dos lacticinios, o fruticola, as carnes, congelados, etc. estão cheios de bons exemplos de sucesso por cá...e outros haverá que nem conheço

Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post

Não é bem assim.

Existem cooperativas que estão a ter bastante sucesso de vendas em paises asiaticos, nomeadamente a China.
    E a concorrer directamente com os novos paises produtores.

Agora vão é á luta e sem medo.
    Investir em marketing, promoções, feiras, tudo o que possa potencias as vendas do produto.
    Isso é o que chama actos de boa gestão.

Antigamente é que boa gestão cooperativa era dar emprego a toda a familia e amigos, á conta dos dinheiros do Estado, que supostamente deviam ser empregues na modernização das cooperativas.

eu
    eu está offline
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Não é bem assim.

Existem cooperativas que estão a ter bastante sucesso de vendas em paises asiaticos, nomeadamente a China.
    Sim, claro. Eu próprio disse que existem bons exemplos: é pena serem poucas

Chefe de Equipa CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Parece-me que há por aqui uma certa confusão sobre o tema Cooperativa.

Eu sei que logo ao 25 do A, as pessoas foram expoliadas dos seus bens, que com a cobertura de vários partidos comunistas, o PCP em destaque, iniciaram aquilo que seria conhecido por reforma agrária.

As explorações forem feitas sob a forma de cooperativas, onde alguns trabalhadores originais e muitos parasitas da sociedade arranjaram um emprego. Claro que o desfecho da Reforma Agrária só poderia ser um. A falência das Cooperativas e o saque indescriminado por parte dos seus membros.

Há uma certa moral neste história. O que nasce por obra de roubo, nunca há de ter sucesso.

Agora percebo porque alguns membros se referiam às ditas Cooperativas.

Mas não. Estou a falar de Cooperativas em que os seus membros são os legítimos proprietários dos bens que decidem gerir em comum.

Não tem nada a ver com o assalto que se fez aos bens de pessoas honradas e trabalhadoras que este País deveria ter protegido do saque desenfrado do PCP.

Piloto de Fórmula 1 pmct's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

as cooperativas tem um enorme problema o direito de voto não +e proporcional ao capital detido, basicamente uma cabeça = 1 voto.
    bom isto esta a levar ao desagregar das cooperativas.

mesmo as mais foret comoa adega cooperativa de borba, reguengos e redondo estão a entra em colapso.
    a razão foi simples os maiores criaram empresas privadas e estão a esmagar as margens .

quanto ao topico é o triunfo do mercado sobre o subsidio.

a agricultura renasce porque o mercado assim o entendeu.

primeiro as mulas comaim favas, depois passaram a berber gasoleo e agora voltam a comer favas, milhos girassol whatever .

long live the market

Piloto Lendário PeLeve's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pmct Ver Post
    Este ano, os produtores agrícolas portugueses estão a aumentar significativamente a área de cultivo de cereais. Em vários casos, a sementeira que por estes dias se faz vai duplicar ou mesmo triplicar. Porquê? Porque dá dinheiro. O mercado está a vingar-se do dirigismo da PAC.

A Política Agrícola Comum criou uma economia planificada na agricultura europeia, que há 20 anos chocou um Portugal agrícola e atrasado. A Europa gere as produções da comunidade, contendo e distribuindo a oferta de modo a suavizar assimetrias de preços e de quantidades oferecidas. O que implica ter uma agricultura conduzida por subsídios – incluindo a subversão de muitos agricultores receberem subsídios para produzir nada.
    Este ano é ao contrário. O mercado sublevou-se face a Bruxelas, os preços tornaram-se melhor estímulo que os subsídios e os agricultores tomaram a decisão racional de escolher o melhor negócio. E Alentejo e Ribatejo, outrora o “celeiro da Europa” (chegou a ter mais de cem mil hectares só de girassol, dos quais restam 15 mil), está a ser coberto de sementes.
    A razão essencial é o aumento brutal dos preços destas matérias-primas. Em todo o Mundo. E em Portugal. Em benefício do produtor e seus intermediários. Em prejuízo do consumidor final. Não é maniqueísmo. É a lei da oferta e da procura, pura e simples.
    Os biocombustíveis são parte da razão para essa explosão. Processa-se girassol, milho, trigo para gerar energia e assim desloca-se produção, tirando da boca para dar aos motores. Nesta tese, que é muito contestada (os produtores argumentam com a “gota no oceano” que os biocombustíveis representam no consumo de cereais), o Planeta está perante um paradoxo de crescimento acelerado: há cada vez mais cereais e esgotamento dos solos, mas a fome persiste.
    É a pressão da procura planetária, a par de um mau ano agrícola nos Estados Unidos, que contribui decisivamente para o desequilíbrio que se manifesta nos preços. Nos cereais, nas massas, na carne, no leite – no coração da roda dos alimentos.
    A população mundial está a crescer aceleradamente. A China e a Índia são um “baby boom” de classe média, que cresce todos os dias, consumindo energia e comprando alimentos. A Europa passa de planificada a panificada, ultrapassada pelo lucro e pela oportunidade de negócio. Pagamos o papo-seco 30% mais caro que em Janeiro. E os padeiros não estão a enriquecer.
    São claras as explicações que publicamos hoje de Jaime Silva. O governante, a que Henrique Granadeiro (que além de presidente da PT é agricultor e que por acaso também está a duplicar área cerealífera) uma vez deu nota mínima enquanto ministro da Agricultura e nota máxima como ministro dos Subsídios, assume ele próprio o primado do lucro como um benefício que os produtores portugueses devem aproveitar. Mas é o mesmo ministro que, lúcido, diz que esta nova realidade vai ter repercussões na inflação em 2008; e que a Europa deve avançar para reservas estratégicas. Já ouviu falar deste tipo de preocupações? Já. Mas era acerca do petróleo...
    Economia pura e dura: a procura dispara, os preços sobem, os produtores apropriam-se da margem paga pelos consumidores, a oferta reage e aumenta. Mas o ajustamento é lento e depende de factores incontroláveis, que ditam boas ou más colheitas.
    É hoje dado como certo que a alimentação e a agricultura serão um dos grandes negócios da próxima década. No Mundo. Na Europa. Em Portugal.
    Quem diria?

http://www.jornaldenegocios.pt/defau...ntentId=305823
    De facto não era de prever que Portugal, seguindo a tendência, "regressasse" à sua vocação de não há muito tempo a esta parte, afinal tem muito espaço rural completamente desaproveitado pelos portugueses que, surpresa, está a ser aproveitado por ingleses, belgas, alemães e espanhóis, que têm vindo a comprar terra um pouco por todo o lado e a aproveitá-la, e bem, digo eu...

Pena é que tivesse sido precisamente pelo Ministério respectivo que começou a "desfaçatez" política das dispensas de funcionários, alegadamente a mais...

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Não é bem assim.

Agora vão é á luta e sem medo.
    Investir em marketing, promoções, feiras, tudo o que possa potencias as vendas do produto.
    Isso é o que chama actos de boa gestão.

Antigamente é que boa gestão cooperativa era dar emprego a toda a familia e amigos, á conta dos dinheiros do Estado, que supostamente deviam ser empregues na modernização das cooperativas.
    Exactamente são exemplos de boa gestão e modernização, investimentos pensados e apoiados e estudos.

Há por oposição alguns proprietários que fazem o que algumas cooperativas tb fizeram depois do prec como escreveu o Carlos l, que apenas recebem os subsídios do estado e deixam os terrenos ao abandono.

É certo que são propriedades privadas, mas a sua falta de produtividade contribui para a nossa dependência das importações de produtos agrícolas.

Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
    De facto não era de prever que Portugal, seguindo a tendência, "regressasse" à sua vocação de não há muito tempo a esta parte, afinal tem muito espaço rural completamente desaproveitado pelos portugueses que, surpresa, está a ser aproveitado por ingleses, belgas, alemães e espanhóis, que têm vindo a comprar terra um pouco por todo o lado e a aproveitá-la, e bem, digo eu...
    Uma andorinha não faz a primavera.

São casos isolados.

Os únicos movimentos dignos de registo têm sido o da vinha (está na moda, como é costume...) e a zona do Alqueva que agora já permite um outro tipo de agricultura.

Ah, e também o azeite.

Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
    Pena é que tivesse sido precisamente pelo Ministério respectivo que começou a "desfaçatez" política das dispensas de funcionários, alegadamente a mais...
    Mas tu querias que eles cavassem no Ministério?

Página 2 de 3 PrimeiraPrimeira 123 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.