linguagem de programação Assembly/Assembler!
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 12 de 12

Título: linguagem de programação Assembly/Assembler!

Piloto de Testes Lourenco's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito linguagem de programação Assembly/Assembler!

Tenho que fazer um trabalho sobre varias linguagens de programação, mas desta ha muito pouca coisa na net, sera k alguem m pode dar umas luzes???

obrigado

Piloto de Fórmula 1 pmct's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

assembly é um liguagem de baixo nivel ! não que seja ordinaria mas quer dizer que esta muito proxima do hardware, e é usada especificaemnte para ledar com hardware, depende do microprocessador com que se esta a lidar.
    O assembler é um utilitario semelhante ao compilador mas com alguma diferenças.
    O assembler tranforma "assembly language statements" em liguagem maquina, o compilador compila codigo de uma liguagem de uma liguagem de alto nivel em codigo maquina, a difereça é que o ssemble é um-pra-um uma intrução é "assemblada" numa instrução maquina, ao passo que uma intrução de C++ por erxemplo é compildada em N intruiçoes maquina.

assembly não é o meu forte e acho que nuca o usei para alem da curiosidade, ate porque é usado para lidar com o processador acesso aos registos e na contrução de drivers, mesmo assim em ansi C quaso tudo se faz portanto...

Piloto de Fórmula 1 pmct's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

a wiki esta simpatica neste assunto

http://en.wikipedia.org/wiki/Assembl...embly_language

P_M
    P_M está offline
    Banido
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

assembly é basicamente a linguagem maquina. Todas as outras linguagens, C, java etc etc etc sao apenas cosmetica para facilitar a vida ao programador facilitada. O que os compiladores fazem, é transformar a sintaxe/semantica em linguagem maquina, assembly portanto.

Piloto de Testes Lourenco's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pmct Ver Post
    a wiki esta simpatica neste assunto

http://en.wikipedia.org/wiki/Assembl...embly_language

eu tb ja tinha encontrado isso, o problema e k ta em ingles

ja agora, assembler e assembly e a mesma coisa?

Piloto de Rallye ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por lourenco Ver Post
    eu tb ja tinha encontrado isso, o problema e k ta em ingles

ja agora, assembler e assembly e a mesma coisa?

Não!

O pmct já explicou:

- Assembly é a linguagem.
    - Assembler é um programa que transforma o programa escrito para código máquina.

Um programador, essencialmente, escreve um ficheiro de texto. Texto puro, do ASCII mais puro...

A ferramenta Assembler irá "ler" o ficheiro de texto escrito pelo programador e gerar o código máquina correspondente.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por P_M Ver Post
    assembly é basicamente a linguagem maquina. Todas as outras linguagens, C, java etc etc etc sao apenas cosmetica para facilitar a vida ao programador facilitada. O que os compiladores fazem, é transformar a sintaxe/semantica em linguagem maquina, assembly portanto.
    Erradíssimo, desculpa dizer-to. O código máquina é aquilo que o CPU interpreta, enquanto assembly é uma linguagem de programação de baixo nível.

Piloto de Testes EyesOnly's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

O que posso dizer é que não gosto dessa linguagem de programação.. aliás, ando com ela ás voltas á algum tempo... ainda não fiz a cadeira de Microprocessadores... na volta é do prof, o que vale é que este ano é outro!! vamos ver se é de vez!!!

Piloto de Testes blink's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por lourenco Ver Post
    Tenho que fazer um trabalho sobre varias linguagens de programação, mas desta ha muito pouca coisa na net, sera k alguem m pode dar umas luzes???

obrigado
    Há pouca coisa?? Se calhar é ao contrário, há tanta coisa que nem sabes por onde começar...

Piloto de Testes JoaoBen's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

o assembly é uma linguagem de baixo nivel, em que cada linha de codigo representa uma instrução. Cada instrução tem tradução directa para linguagem maquina (basicamente sequencia de 0's e 1's). O assembly, dependendo do processador usa normalmente uma quantidade limitada de registos, que podem ser usados para o guardar de valores e variaveis.

A gestão dos registos disponiveis para o utilizador tem de ser muito bem gerida, e todo o codigo assembly roda em torno desses mesmos registos.

Normalmente existem 16 registos (R0 ao R15), sendo que os registos disponiveis para o utilizador normalmente sao do R1 ao R8 inclusive.

Os restantes registos contem informação importante, tal como o stack pointer.

Basicamente é uma linguagem muito poderosa, que permite fazer quase tudo, mas muito trabalhosa, pois sendo de baixo nivel para fazer uma pequena coisa e preciso uma data de instruçoes.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Fiz essa cadeira prai há uns 15 anos.
    Do que é que me lembro? Muito pouco

Para já acho que tens que saber qual é o CPU. Sou do tempo do microcontrolador 80251 (ou coisa parecida).
    A cada CPU corresponde um set de instruções. Com estas instruções (MOV, ADD, etc) a par com os registos já aqui falados (R0 a Rn) fazes o teu programa num qualquer ficheiro de texto.
    Assemblas (compilar) o programa, que não é mais do que trasnformar as instruções do teu ficheiro de texto numa sequência de números em hexadécimal que o teu CPU vai entender.
    Depois é só submeter o programa através dum interface específico que o CPU entenda e esperar que corra tudo bem à primeira (que aliás nunca corre ).

E pronto acho que era assim, Se houver por aqui algum erro, peço desculpa, mas já passaram 15 anos.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Cuidado aí com as confusões:

NÃO existe UMA linguagem assembly.

Existem VÁRIAS linguagens assembly. Cada família de processadores tem a sua! O número de registos tb é diferente de processador p/ processador (inclusivamente dentro da mesma famíla).

Mais: o assembly não serve apenas para micro-controladores. Podem programar o PC em assembly.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.