José Rodrigues dos Santos, despedido...
 Rede MPL:
Página 1 de 5 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 126

Título: José Rodrigues dos Santos, despedido...

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    May 2003

Thumbs down José Rodrigues dos Santos, despedido...

O Expresso sabe que o jornalista José Rodrigues dos Santos foi suspenso de funções e que será alvo de um processo disciplinar que visa o despedimento.
    Em causa estão as declarações do pivot numa entrevista ao 'Público' e um artigo publicado no 'Diário de Notícias' sobre o tempo em que foi director de informação da RTP e as interferências governamentais no canal do Estado.

http://expresso.clix.pt/gen.pl?p=sto...stories/137386

Piloto de Testes Carlos1979's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Hj em dia, nos " socielites " só se vê despedidos por " justa causa ", mas esta justa causa, é em dizer o que realmente se passa.

Não se vê ninguem ser despedido por dizer mentiras !

Piloto Veterano BrunoGrilo's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Li isso no DN de hoje.

Uma VERGONHA!!

Piloto de Fórmula 1 Nitrofurano's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

O Cavaco foi pouco prudente porque no tempo dele reprimia de forma demasiado óbvia, com cargas policiais. Já o Sócrates é bem mais evoluído, fazendo as coisas de uma forma mais discreta.

Mas o gato é gordo e já se lhe vê o rabo por debaixo da mesa...

Banido Gonzas's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Á granda Engº(????) Sócrates!!!
    O nosso 1º ministro cada vez mais em forma

Piloto de Troféu Diamondplus's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

A rtp é que se lixa, perde um jornalista de peso.

Banido michaelreznor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

aproveitem e acabem com a RTP.
    ld

Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Piloto de Testes GT4Pro's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Administração da RTP vai "iniciar procedimentos legais" contra José Rodrigues dos SantosA administração da RTP anunciou hoje que vai "iniciar procedimentos legais" contra o jornalista José Rodrigues dos Santos na sequência das acusações deste sobre alegadas ingerências do conselho de administração em matéria editorial.
    "O conselho de administração decidiu iniciar os procedimentos legais que as circunstâncias requerem" face às declarações de José Rodrigues dos Santos ao jornal Público, do dia 7 de Outubro, afirma hoje a administração em comunicado, sem concretizar que medidas irá tomar.
    Em entrevista dada domingo passado à revista Pública, o pivot da RTP afirmou que a administração da RTP interferiu na nomeação de Rosa Veloso para correspondente em Madrid em 2004, decisão que, segundo defendeu, compete apenas à direcção de informação.
    A alegada interferência levou José Rodrigues dos Santos a demitir-se juntamente com a restante equipa da direcção de Informação.
    No comunicado hoje divulgado, a administração "repudia veementemente [as afirmações de José Rodrigues dos Santos], por serem falsas" e atribui-lhes "a maior gravidade, uma vez que põem em causa a imagem da RTP, designadamente no que toca à informação prestada aos portugueses".
    Avisando que o jornalista "terá de fundamentar" as acusações feitas à administração da empresa - de interferência em matéria editorial, de veicular para a direcção de Informação recados dados pelo poder político e de sujeitar o jornalista a tratamentos indignos -, o conselho de administração rejeita as críticas e acusa José Rodrigues dos Santos de adoptar uma "estratégia de vitimização e busca de protagonismo".

Versão RTP
    http://www.rtp.pt/index.php?article=...isual=16&rss=0

Piloto de Fórmula 1 ManymilesR's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Pela primeira vez vou votar PSD nas proximas legislativas!!

Chefe de Equipa CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Essa história remonta a 2004 e não tenho a certeza quem é que Governava na altura...

RAD
    RAD está offline
    Piloto de Rallye RAD's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

A administração actual da RTP é a mesma de 2004?

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post

Essa história remonta a 2004 e não tenho a certeza quem é que Governava na altura...
    Se as próximas eleições são em 2009, 4 anos de mandato.

Piloto de Troféu andmiguel's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

agora podia ir pra tvi e fazer daqui um canal de televisão

Piloto de Troféu neoxic's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Já o estou a ver na TVI.

Era uma jogada de mestre para credibilizar a informação do canal...

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
    Já o estou a ver na TVI.

Era uma jogada de mestre para credibilizar a informação do canal...
    A TVI nem com o PAPA ia lá...

Piloto de Testes Thatsme's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    No Centro do Mundo celebrizado pelo Neph!

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Expresso
    José Rodrigues dos Santos suspenso de funções
    O jornalista José Rodrigues dos Santos já não apresentará o Telejornal hoje.
    Tudo por causa...

Citação Originalmente Colocado por Portugal Diário
    RTP: administração «passa recados» do poder
    2007/10/07 | 12:30
    Rodrigues dos Santos denuncia «interferência despudorada» na informação

A administração da RTP interfere nas decisões editoriais da informação e «passa recados» do poder político.

Quem o diz é José Rodrigues dos Santos, numa entrevista ao «Público», respondida por correio electrónico. O pivô há mais tempo no ar em horário nobre (16 anos) está «desmotivado» ao «ver o poder interferir despudoradamente na informação».

«Na minha experiência, os governos contactam as administrações e depois estas passam, ou não, os recados».

O jornalista recorda ainda que deixou o cargo de director de informação da estação pública em protesto contra o facto de a administração ter seleccionado, para correspondente em Madrid, a quarta classificada de um concurso para o lugar.

«Uma coisa é a administração, que é nomeada pelo Governo, tentar convencer-me a fazer algo na área editorial, mas a respeitar, mesmo com desagrado, a minha decisão de não me deixar convencer. Isto aconteceu-me com frequência mas não considero que essas tentativas tenham sido interferência, porque a decisão final editorial manteve-se com o director e, com agrado ou irritação, foi sempre respeitada. Outra coisa é a administração tomar uma decisão na área editorial em substituição do director, na realidade contra ele. Isso é interferência consumada», referiu o jornalista, acrescentando que apesar de o episódio da corresponde em Madrid ter sido investigado e condenado pela então Alta Autoridade para a Comunicação Social, o caso ficou sem justiça até hoje.

Desde essa altura, deixou, por sua opção, de ter qualquer intervenção no alinhamento das notícias do Telejornal.

Certo de que ainda hoje está a pagar por se ter «oposto à interferência da actual administação», Rodrigues dos Santos admite que, olhando para trás, talvez não tivesse recusado os convites para director de informação dos canais privados e de correspondente da CNN no Rio de Janeiro.

No entanto, quando lhe perguntam se pretende sair da RTP responde: «Claro que não».

Administração considera acusações «graves»

Confrontado com as declarações do jornalista, o director de informação da RTP Luís Marinho afirmou, ao «Público»: «Não sei do que está a falar José Rodrigues dos Santos. Não sei se está a falar de situações do presente ou do passado. Se são do passado devia tê-las denunciado na altura».

Luís Marinho acrescenta ainda nunca ter sido alvo de pressões da actual administração que classifica como exemplar, sublinhando que «a RTP está sujeita a pressões como outros órgãos de comunicação social o estão».

Por seu lado, o conselho de administração garantiu que «nunca interferiu nem interfere nas opções editoriais da direcção de informação».

Apesar de «não ter por hábito discutir os problemas internos da empresa em público, sobretudo quando têm origem em declarações de um seu funcionário», neste caso, e «dada a gravidade dos excertos que nos foram comunicados, a administração da RTP reserva a possibilidade de uma resposta quando tiver o conhecimento completo das declarações proferidas pelo professor José Rodrigues dos Santos».

Banido catalao's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Na Patonga, à esquerda do Chiripiripipibenguela, como quem vai do Malakuté passando por Katanga

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post

Se é de 2004, então é dos tempos em que o PSL era 1º-ministro.
    Se bem lembro, foi também nessa altura que o Marcelo Rebelo de Sousa teve de "fazer as malas" e sair da TVI.

Piloto de Troféu andmiguel's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Chefe de Equipa CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Nesta frase está tudo muito claro:

«Na minha experiência, os governos contactam as administrações e depois estas passam, ou não, os recados»

Piloto Veterano Taveirada's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Fora com o PS... esse PS é uma porcaria...

Ah é de 2004 é que o JRS é que foi director...... hmmm... PSD no poder!

É bem feito! Ninguém se mete com o PSD...

:S

Nem eu sei se estou a comentar isto correctamente, mas penso que o problema nem é de 2004, nem é de agora... e pelo que percebi ele ataca todos os governos... e todas as administrações. Dizendo que os governoS (atenção ao S) contactam as administrações da rtp para enviar recados... que podem ou não ser enviados.

Então Governos é plural, certo? Então porque é que toda a gente comenta um unico governo? Em especial o actual, já que se tanto ele tem consciencia do que se passa em 2004 e antes?

Claro que vistas assim as coisas já não interessa comentar...
    Última edição por Taveirada : 09-10-07 às 19:40:58

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Eu acho que esté é um caso especifico, ja com o Socrates. Em que ele escolheu determinada pessoa para um lugar, e a Administração pôs outra.

E ele demitiu-se.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

O JRS fala em 2007 das interferências, e não deixa de referir um caso concreto e conhecido que ocorreu há 3 anos, que todos se lembram.

Sabemos perfeitamente quem estava no poder na altura e quem está agora.

Por isso aqui não há virgens.

Particularmente quando diversos jornalistas da RTP já denunciaram, recentemente, que o alinhamento do Telejornal passa diariamente pelo crivo do governo. Foi até capa do SOL.

Nisto tudo há uma só constatação: o serviço público serve para aquilo que serve

MrGrieves
    Guest

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
    Á granda Engº(????) Sócrates!!!
    O nosso 1º ministro cada vez mais em forma
    E a ignorância também cada vez mais em forma. É o que dá não ler as notícias até ao fim.

2004... PSD no poder. Se não estou em erro, foi a altura em que Morais Sarmento quis criar um gabinete de informação.

Piloto de Troféu Zell's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Parece-me que se refere a um episódio de 2004 mas também a outros depois de 2005. Acho que não era 2 ou 3 anos depois, se actualmente as coisas estivessem bem, que ia queixar-se.

Fica o artigo:

http://www.publico.clix.pt/docs/media/publicartp.pdf

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por GT4Pro Ver Post
    Eu acho que esté é um caso especifico, ja com o Socrates. Em que ele escolheu determinada pessoa para um lugar, e a Administração pôs outra.

E ele demitiu-se.
    Retiro o que disse..

Santos demitiu-se em 11/2004 e Sócrates começou em 03/20005.

O tempo passa a correr...

MrGrieves
    Guest

Por Defeito

O episódio da saída de Rodrigues dos Santos da direcção de informação, em Novembro de 2004, foi sobejamente falado — insurgiu-se contra o facto da administração do canal público ter decidido seleccionar como correspondente em Madrid a quarta classifi cada de um concurso para o cargo. Segundo Rodrigues dos Santos a escolha do repórter é da direcção editorial: “Quem escolhe o repórter para fazer uma reportagem na Assembleia da República, na Avenida dos Aliados ou em Las Ramblas não é a administração, é o director”.

(...)

O Governo então em mandato, o de Pedro Santana Lopes, tinha os dias contados. Foi precisamente a 30 de Novembro que o ex-Presidente Jorge Sampaio dissolveu a Assembleia e convocou eleições antecipadas para Fevereiro de 2005. José Rodrigues dos Santos recorda que este caso ficou então soterrado pelo estado de instabilidade política do país.
    “Uma coisa é a administração, que é nomeada pelo Governo, tentar convencer-me a fazer algo na área editorial, mas a respeitar, mesmo com
    desagrado, a minha decisão de não me deixar convencer. Isto aconteceu-me com frequência mas não considero que essas tentativas tenham sido interferências, porque a decisão final editorial manteve-se do director e, com agrado ou irritação, foi sempre respeitada. Outra coisa é a administração tomar uma decisão na área editorial em substituição do director — na
    realidade, contra ele. Isso é interferência consumada
    ”, diz, frisando que, apesar de investigado e condenado pelo regulador, o caso da nomeação do correspondente em Madrid ficou sem justiça até hoje.

Excerto da entrevista - Público

Vergonhoso...

Piloto de Troféu miguelmaia's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
    Pela primeira vez vou votar PSD nas proximas legislativas!!
    Presumo que estejas a ser ironico, porque toda a gente sabe, que independentemente do governo que esteja em funções, sempre houve pressões e influências na RTP, seja PS ou PSD ou PP (também lá esteve).

Independentemente disso, não costumo apreciar pessoas que usam a praça pública (neste caso outros meios de comunicação social) para mostrar os podres da casa. Se ele estava tão ofendido, ou desiludido, ou outra coisa qualquer, demitia-se. Trabalho não lhe ia faltar de certeza.

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Já vimos com o que podemos contar da parte do psd e do ps.

Venham outros.

Finlandeses de preferência .

Página 1 de 5 12 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.