Chipar PS2 é ilegal?!?
 Rede MPL:
Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 62

Título: Chipar PS2 é ilegal?!?

Piloto de Provas de Perícia bralmeidapt's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito Chipar PS2 é ilegal?!?

Boas - recebi um "cadeado" por perguntar onde se chipava PS2...

A minha questão é: tenho imensos jogos (originais) PS2 da America (estive lá uns tempos) e agora comprei uma PS2 nova cá em PT. Resumindo - os jogos não dão (fica tudo uma porcaria).

Sei que com um chip ele faz a conversão NTSC -- PAL e ficam a dar.

A minha questão é - chipar uma PS2 é ilegal?!??! Onde é que está o decreto lei que diz isso????
    Penso que o DOWNLOAD de jogos é ilegal, certo?

Mas eu só quero aproveitar os jogos (originais) que aqui tenho!!
    São dezenas - o que lhes faço?? Mando fora???

Piloto Veterano RicardoHdi's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Isto vai ser bloqueado, mas tenta no miau porque há cabos que fazem a mudança.

Banido a.reis's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

ela é tua, acho que podes legalmente fazer-lhe o que quiseres, inclusive manda-la pela janela desde que não acertes em alguém ou propriedade alheia

por outro lado se o sr guarda desconfiar, vai parar à inspecção B

Piloto de Testes RuiBarata's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
    Isto vai ser bloqueado, mas tenta no miau porque há cabos que fazem a mudança.

Sim, no miau vais encontrar inclusivamente quem te faz o serviço de colocar o chip na PS2.

No meu ponto de vista não tem qualquer ponta de ilegalidade. Para além de correr jogos internacionais originais, o chip corrige ainda alguns bugs da PS2 como é o caso da visualização de Filmes DVD, em que era necessário andar a trocar de cabo...

É um pouco como o emule... no fundo este é apenas um SW que permite a troca de ficheiros entre várias pessoas. Se eu quiser partilhar o vídeo que filmei no último Rallie de Portugal, ou as fotos das minhas ultimas férias, ou outra coisa qualquer que não tenha copyright, então o emule é utilizado de forma legal...

No caso da PS2 a colocação do chip em sim nada tem de ilegal... Ilegal é o que por norma se associa aos chips...

Piloto de Troféu Jacare's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bralmeidapt Ver Post
    A minha questão é - chipar uma PS2 é ilegal?!??!
    Não!

Chipar uma PS2 NÃO tem nada de ilegal!

O que é ilegal é copiares material protegido por "copyrights" para outras pessoas.

Piloto de Troféu C3soul's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Penso que seja ilegal visto que altera uma "propriedade intelectual" que não é tua. Como é o caso do hardware da PS2.

Tu compras e é tua, mas não podes alterar o hardware/software...

Para alem de que ela vem restringida apenas a dvds de zona 2, e tu ao alterares isso está a comer uma ilegalidade...

Piloto de Troféu Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Vais à Sony e perguntas se existe alguma coisa que faça isso. Caso não exista é porque é ilegal visto que altera o produto original sem autorização do fabricante.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Ok, essa é uma boa - já agora levo os jogos para lhes mostrar que estou a falar a sério... se for ilegal - deixo-os lá no balcão

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Vais à Sony e perguntas se existe alguma coisa que faça isso. Caso não exista é porque é ilegal visto que altera o produto original sem autorização do fabricante.
    Mas desde quando alterar uma PS2 original tua é ilegal???

Quanto muito perdes a garantia e isso são coisas MUITO diferentes.

Piloto de Testes bbaixo's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Por esse ponto de vista tb será ilegal alterar as jantes do nosso veículo caso o construtur não autorize...

Piloto de Rallye zerorpm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Podes comprar o Swap Magic.

O Swap Magic não é "crime" porque foi feito para correr backups e os backups são legais.

Alterar uma PS2 não é "crime" porque a PS2 é tua e tu podes fazer o que bem entender dela (no âmbito do direito de propriedade).
    Última edição por zerorpm : 04-10-07 às 08:50:16

Piloto de Troféu C3soul's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
    Mas desde quando alterar uma PS2 original tua é ilegal???

Quanto muito perdes a garantia e isso são coisas MUITO diferentes.
    Perdes a garantia ao ABRIR a PS2, mas altera-la é ilegal.

Não tenho aqui nenhum manual da PS2 à mão, mas se deres por lá uma olhadela vem lá escrito.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
    Penso que seja ilegal visto que altera uma "propriedade intelectual" que não é tua. Como é o caso do hardware da PS2.

Tu compras e é tua, mas não podes alterar o hardware/software...

Para alem de que ela vem restringida apenas a dvds de zona 2, e tu ao alterares isso está a comer uma ilegalidade...
    Pensas mal!

A propriedade intelectual não protege a PS2 de qualquer alteração lhe queiras fazer desde que seja para consumo individua!

Piloto de Rallye zerorpm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Se é ilegal, qual é a norma que viola?

Banido Fresh_Fruit's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006
    Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto

Por Defeito

Se nao fosse ilegal chipar PS2 havia lojas abertas com esse serviço ... e nao precisavas de andar nos confins de lojas manhosas para o fazerem .

Mas sinceramente nao percebo nem conheço essa lei .

Ps : Perdes a garantia de certeza.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Sim, isso da garantia tenho a certeza....

É que às vezes existem assim "nevoeiros" em relação a leis e ao que podes ou não fazer com coisas que tens.
    Depois é do género "cada um por si".

Acho que chipar uma PS2 só se torna ilegal na altura em que haja um decreto lei que indique especificamente isso, certo?

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

O decreto nao vai dizer especificamente isso ... mas pode existir algum que salvaguarde essas situações ...

Suspenso CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Não conheço nenhuma lei que impeça de mexer e alterar o que quer que eu tenha comprado. Desde uma torradeira, a um PC ou uma bicicleta. A PS2 e qualquer das consolas está incluída.

Fazer cópias ilegais dos jogos (neste caso) é que não é permitido.

Eu só faço cópias legais para ter um backup bem organizado, pois não gosto de ver os originais a derreterem ao sol.

Mas para correr esses CD de backup tive que mandar fazer uma alteração na PS2.

Nada de ilegal, portanto.

Piloto de Testes sleepl's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
    Podes comprar o Swap Magic.

O Swap Magic não é "crime" porque foi feito para correr backups e os backups são legais.

Alterar uma PS2 não é "crime" porque a PS2 é tua e tu podes fazer o que bem entender dela (no âmbito do direito de propriedade).

A solução mais simpática é mesmo o swap magic! Também não consigo entender em que ponto é que um DVD/Cd e umas aplicações em plástico, removíveis, vão ter de ilegal. Então um suporte de GPS para um automóvel que o permite afixar um aparelho no vidro, evitando assim ter de comprar um GPS da marca, também é ilegal!

Piloto de Testes 407coupe's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

pelo q percebo, tens jogos NTSC e precisas dos os correr em PAL.

talvez este adaptador te sirva: http://www.worldgate.pt/proddet.php?Produto_ID=347

Piloto de Troféu CJSR's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Na minha PS2 tenho o Cd Swap Magic que permite arrancar com os backups dos jogos originais que tenho... e reparei que dá para alterar o sistema de imagem... julgo que o Swap Magic é o ideal para o que pretendes.

Rover 216 Sportcoupé Neruson's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bralmeidapt Ver Post
    Ok, essa é uma boa - já agora levo os jogos para lhes mostrar que estou a falar a sério... se for ilegal - deixo-os lá no balcão
    Eles faziam era bem em trocar-te os jogos... assim já não cometias nenhuma ilegalidade... penso eu de que...

Quanto ao ser ilegal ou não chipar... bem eu sempre pensei que seria ilegal se o fizessem apenas com o intuito de alterar ou usurpar direitos de outrém e obter lucros com isso... como é para uso pessoal... bem seria a mesma coisa que dizerem que não podemos gravar umas faixas de musica num "mix cd" nosso...

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
    Quanto ao ser ilegal ou não chipar... bem eu sempre pensei que seria ilegal se o fizessem apenas com o intuito de alterar ou usurpar direitos de outrém e obter lucros com isso... como é para uso pessoal... bem seria a mesma coisa que dizerem que não podemos gravar umas faixas de musica num "mix cd" nosso...
    Esta conversa faz-me lembrar há uns tempos atrás quando havia quem considerava o emule um software ilegal!

O emule é legal.... o que fazem com ele é que pode não ser...

Com a PS2 passa-se +- o mesmo.... "chipá-la" diz respeito apenas ao dono da mesma e não tem NADA de ilegal!

Os próprios chips permitem fazer muitas coisas completamente LEGAIS que vão muito além do que normalmente se associa a este tipo de produtos:

-Ver filmes divx, avi, mpg, wmv, etc etc etc
    -Ter um multimedia center em linux muito avançado.
    -Ouvir rádio on-line onde existe a possibilidade de escolher uma estação entre milhares!
    -Gravar os seus jogos legítimos para o disco rigido sem ter sempre que andar com os dvd atrás.
    - Ver o estado do tempo
    -Ler emails
    -navegar na net
    -etc etc etc

Dizer que chipar uma xbox ou ps2 é ilegal é o mesmo que dizer que fazer overcklock a um processador é ilegal porque isso vai contra as especificações do contrutor!
    Última edição por Jacare : 04-10-07 às 09:48:44

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Mas se nao é ilegal porque nao há lojas que o fazem livremente ?

Piloto de Troféu Papi's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

swap magic é mesmo bom para fritar a consola... acho que para correr jogos dos EUA n precisas de chip, mas sim de um cabo especial...

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
    Esta conversa faz-me lembrar há uns tempos atrás quando havia quem considerava o emule um software ilegal!

O emule é legal.... o que fazem com ele é que pode não ser...

Com a PS2 passa-se +- o mesmo.... "chipá-la" diz respeito apenas ao dono da mesma e não tem NADA de ilegal!

Os próprios chips permitem fazer muitas coisas completamente LEGAIS que vão muito além do que normalmente se associa a este tipo de produtos:

-Ver filmes divx, avi, mpg, wmv, etc etc etc
    -Ter um multimedia center em linux muito avançado.
    -Ouvir rádio on-line onde existe a possibilidade de escolher uma estação entre milhares!
    -Gravar os seus jogos legítimos para o disco rigido sem ter sempre que andar com os dvd atrás.
    - Ver o estado do tempo
    -Ler emails
    -navegar na net
    -etc etc etc

Dizer que chipar uma xbox ou ps2 é ilegal é o mesmo que dizer que fazer overcklock a um processador é ilegal porque isso vai contra as especificações do contrutor!
    E pá eu ando a ler o tópico e vou concordando com quase todos os tópicos.

Já estou baralhado se é ou não legal.

Mas tu dizes que podes alterar a consola com o chip e dá para fazer muita coisa legal com ela.

Mas para leres Divx ou ter um centro multimédia em linux, estás a usar uma base que não te pertence intelectualmente para tu alterares. O chip sozinho (sem a PS2 de base) não serve para nada.

Ou seja posso pegar numa música que existe de um cd que comprei, e corto umas partes e junto a outra musica e faço uma música minha. Ou pego numa opera e meto-lhe ritmo e batida e já dá para a disco.

Posso fazer isso? Não!! Pq não conseguia o resultado sem a base que está protegida legalmente.

O Chip só lê Divx com a base de electrónica da PS2, e ao meter o chip estás a alterar essa base, mas estás a usar para outro fim. Logo penso que seja ilegal.

Piloto de Troféu Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

The UK High Court has judged that the sale, advertisement, possession for commercial purposes and use of PlayStation 2 modification chips is illegal in this country.

Under the UK's implementation of the European Union Copyright Directive (EUCD), Europe's answer to the controversial US Digital Millennium Copyright Act, it is illegal to bypass copy protection mechanisms. On that basis Mr Justice Laddie ruled that David Ball had acted unlawfully by selling 1500 Messiah 2 mod chips which enabled such circumvention.

The Messiah chips were offered as a way to allow UK PS2s not only to play legitimate US and Japanese games, but pirated titles and back-up copies made by users, which Sony forbids in the UK.

The UK enacted the EUCD in October 2003. The Directive has similarly been enacted in a number of other EU member states, allowing Sony to pursue mod chip sellers. Recently, it won just such a case in Belgium.

That said, there have been setbacks. Earlier this year, the Italian court ruled that mod chips are legal on the basis that it's up to the user, not Sony, how they use their PS2. It even went so far as to name mod chips as crucial tools to "avoid monopolistic positions".

And in Spain, it emerged that a loophole in Spanish copyright law legalises mod chips even though they run contrary to the spirit of the country's intellectual property legislation.

http://www.dvd-recordable.org/Articl...reshold0.phtml

Piloto de Kart kako's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Resumindo:
    Ilegal é teres a PS2 "alterada".................................e "eles" saberem!

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

The UK High Court has judged that the sale, advertisement, possession for commercial purposes and use of PlayStation 2 modification chips is illegal in this country.

Under the UK's implementation of the European Union Copyright Directive (EUCD), Europe's answer to the controversial US Digital Millennium Copyright Act, it is illegal to bypass copy protection mechanisms. On that basis Mr Justice Laddie ruled that David Ball had acted unlawfully by selling 1500 Messiah 2 mod chips which enabled such circumvention.

The Messiah chips were offered as a way to allow UK PS2s not only to play legitimate US and Japanese games, but pirated titles and back-up copies made by users, which Sony forbids in the UK.

The UK enacted the EUCD in October 2003. The Directive has similarly been enacted in a number of other EU member states, allowing Sony to pursue mod chip sellers. Recently, it won just such a case in Belgium.

That said, there have been setbacks. Earlier this year, the Italian court ruled that mod chips are legal on the basis that it's up to the user, not Sony, how they use their PS2. It even went so far as to name mod chips as crucial tools to "avoid monopolistic positions".

And in Spain, it emerged that a loophole in Spanish copyright law legalises mod chips even though they run contrary to the spirit of the country's intellectual property legislation.

http://www.dvd-recordable.org/Articl...reshold0.phtml
    Isso diz respeito ao RU e já sofreu alterações!

Em Itália passou-se o mesmo, foram primeiramente interditos e considerados ilegais até que tiveram de explicar aos juizes que o chip com um determinado firmware serve para outras coisas prefeitamente legítimas e legais e que não havia fundamentos para aplicar tais restrições!

Mudaram de novo a lei de modo a permitir a venda dos tais chips com firmware legal! (e que de origem não permitem correr backups)

http://punto-informatico.it/p.aspx?i=1375325

Ou seja os chips são legais em Itália e RU desde que venham com firmware "legal", mas nada impede que alguem saque um "firmware diferente" do emule e o intale na consola no respectivo chip! ;)

Em relação a Portugal, que eu saiba não está nada defenido, pelo que neste momento os chips são legais.

Banido michaelreznor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bbaixo Ver Post
    Por esse ponto de vista tb será ilegal alterar as jantes do nosso veículo caso o construtur não autorize...
    a forma da jante podes..o tamanho não, sem autorização da marca.
    até podes pintar a consola de rosa...mas abri-la para fazer uma alteração no hardware não é permitido.
    ld

Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.