Penalização por antecipação de crédito habitação
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 16 de 16

Título: Penalização por antecipação de crédito habitação

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito Penalização por antecipação de crédito habitação

Eu sei que andam por aí tópicos bem mais interessantes com mamas, rabos etc

Mas tenho uma proposta muito boa de outro banco para mundar um crédito habitação que cobrem despesas até 3%, no entanto penso que na escritura a percentagem de penalização por antecipação do crédito é de 5%.

A lei não mudou e não passou para os 0,5%?? Como é com contratos antigos, este é de 2003.

Obrigado pelas resposta e abraços

Piloto de Troféu PAKITO's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

A penalização é de 3% penso eu de que...depende do te banco tb

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EL PAKITO Ver Post
    A penalização é de 3% penso eu de que...depende do te banco tb
    na escritura (ou documento complementar) é de 5% salvo erro, mas esta lei não foi mudada e as penalizações não passaram a ser todas iguais?? ou seja 0,5%... Pelo menos é o que eu tenho no último CH que tenho (diferente do que estou com dúvidas)

Piloto de Troféu PAKITO's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Nesse caso sou eu que estou desactualizado sorry

Piloto de Troféu Real's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Pela nova lei, as penalizações passaram a ser de 0,5%. Isto aplica-se a todos os contratos, mesmo os celebrados antes da entrada em vigor da lei.

A minha única dúvida é que o meu contrato previa situações de não penalização quando fazia amortizações antecipadas até um valor de 33% do empréstimo. Na altura em que esta lei estava para ser aprovada, uma senhora da SEFIN (que foi uma das entidades que fez pressão para a aprovação da lei) disse que este tipo de cláusulas não era alterado pela lei e que esta seria aplicada apenas quando a % a aplicar de penalização fosse superior aos tais 0,5%.

Alguém sabe se isto é verdade?

Consultor Zizo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Eu tinha 3% na escritura e mudei de banco em Maio e só me penalizaram em 0.5%

Mudei do BII para o Santander e o Santander pagou as despesas todas.

Piloto de Testes Farang's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Real Ver Post
    Pela nova lei, as penalizações passaram a ser de 0,5%. Isto aplica-se a todos os contratos, mesmo os celebrados antes da entrada em vigor da lei.

A minha única dúvida é que o meu contrato previa situações de não penalização quando fazia amortizações antecipadas até um valor de 33% do empréstimo. Na altura em que esta lei estava para ser aprovada, uma senhora da SEFIN (que foi uma das entidades que fez pressão para a aprovação da lei) disse que este tipo de cláusulas não era alterado pela lei e que esta seria aplicada apenas quando a % a aplicar de penalização fosse superior aos tais 0,5%.

Alguém sabe se isto é verdade?
    Sim, é verdade.

Se fizeres uma amortização de valor inferior a 33%(no teu caso) não tens qualquer custo, se fizeres de valor superior, terás que pagar os tais 0,5%.

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

tenho uma proposta irrecusável para mudar 2 créditos de 2 casa, para spread de 0,2% (nem sabia que isto existia) e pagam até 3% das despesas de cada um dos créditos.

Neste momento tenho 0,29% no mais recente (Julho 07) e 0,45% no mais antigo (Agosto 03).

Os 0,2% é "vitalício" ou seja não é promocional no 1º ano ou nos 2 primeiros anos, é para a duração total do contrato.

e pronto daí a minha dúvida, pois se no mais recente a penalização por contrato é de 0,5% o outro contrato é de 5%.

Então é tudo a 0,5% certo?

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
    Mas tenho uma proposta muito boa de outro banco para mundar um crédito habitação que cobrem despesas até 3%, no entanto penso que na escritura a percentagem de penalização por antecipação do crédito é de 5%.
    A lei não mudou e não passou para os 0,5%?? Como é com contratos antigos, este é de 2003.
    Obrigado pelas resposta e abraços
    1ª Se só tens uma hipoteca, apenas 1 crédito habitação, pagas 0,5 % de penalização pelo valor em divida..

2ª Se tens duas hipotecas sobre a casa , um crédito habitação e outro credito (mais pequeno) agregado,, então pagas 0.5 % no primeiro e 3% no outro..

(apenas os creditos habitação têm direito aos 0,5 %)

p.s. hoje em dia não julgo que seja necessario mudares de banco... apenas efectuar alguma pressão para o teu banco acompanhar as propostas dos outros. vai ler este post Transferência de crédito habitação
    Última edição por ApenasEu : 10-08-07 às 13:50:25 Razão: porque me apetece

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Post
    1ª Se só tens uma hipoteca, apenas 1 crédito habitação, pagas 0,5 % de penalização pelo valor em divida..

2ª Se tens duas hipotecas sobre a casa , um crédito habitação e outro credito (mais pequeno) agregado,, então pagas 0.5 % no primeiro e 3% no outro..

(apenas os creditos habitação têm direito aos 0,5 %)

p.s. hoje em dia não julgo que seja necessario mudares de banco... apenas efectuar alguma pressão para o teu banco acompanhar as propostas dos outros. vai ler este post Transferência de crédito habitação
    Viva.

Tenho apenas CH (não tenho multiusos ou lá como se chama).

Eu sei que não é preciso mudar, isto será uma forma de pressão para o meu banco melhorar o que eu considero já bastante bom.
    No entanto a proposta do outro banco (que me contactou e não eu) é muito mais abrangente e tem em considerações uma série de aplicações que eu tenho, desde fundos, PPR, seguros de vida e aplicações a prazo. Quem me ligou foi o meu ex gestor de conta que entretanto passou a director deste banco que me anda a seduzir . Eu estou a topá-los querem apanhar o bolo todo, mas para isso vão ter de baixar bem as calcinhas!

A minha dúvida para já está "resolvida", depois das férias faço contas e simulações a ver o que isto vai dar.

Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

tenho uma proposta irrecusável para mudar 2 créditos de 2 casa, para spread de 0,2% (nem sabia que isto existia) e pagam até 3% das despesas de cada um dos créditos.

Neste momento tenho 0,29% no mais recente (Julho 07) e 0,45% no mais antigo (Agosto 03).

Os 0,2% é "vitalício" ou seja não é promocional no 1º ano ou nos 2 primeiros anos, é para a duração total do contrato.

e pronto daí a minha dúvida, pois se no mais recente a penalização por contrato é de 0,5% o outro contrato é de 5%.

Então é tudo a 0,5% certo?
    Sim, são 0,5% para cada um dos créditos.

Atenção que os spreads não são tudo, convém ver o preço dos seguros, etc

Já negociaste com o(s) banco(s) onde tens os créditos?

Apresentas a proposta da concorrência e perguntas se eles cobrem a parada ou se estão dispostos a perder o negócio, estou convicto que vão cobrir.

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Farang Ver Post
    Sim, são 0,5% para cada um dos créditos.

Atenção que os spreads não são tudo, convém ver o preço dos seguros, etc

Já negociaste com o(s) banco(s) onde tens os créditos?

Apresentas a proposta da concorrência e perguntas se eles cobrem a parada ou se estão dispostos a perder o negócio, estou convicto que vão cobrir.

não negociei com ninguém o outro banco é que me ligou e fez-me uma proposta e ainda não falei com o meu banco. Como disse não estamos a falar de só CH é bastante mais abrangente a operação.

Para já estou apenas a ouvi-los a "namorar" comigo

Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Eles estão a dar-te um chouriço(spread baixo) para ir buscar um porco com o cross-selling, Cartões, Aplicações,etc, isto é mesmo assim, mas mais vale apanhares um chouriço do que nada.

Se o teu ex-gestor de conta está a fazer-te essa proposta, é porque conhece bem o teu potencial, usa-o a teu favor no actual banco.

Tarado do Caraças Boxer's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Eu também andei aí às turras com o meu banco por causa do CH que tinha um spread altíssimo, pese embora tenha lá contas há 25 anos e a minha Mãe a trabalhar lá há mais que isso.
    Já consegui baixar até aos 0,25%, que nem é tão baixo quanto isso, mas pronto... já se come.
    Ontem á tarde ligaram-me do banco e até fiquei azul a pensar que me iam dar uma má notícia. Afinal era para me darem os parabéns (fiz anos ontem)

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
    Eu também andei aí às turras com o meu banco por causa do CH que tinha um spread altíssimo, pese embora tenha lá contas há 25 anos e a minha Mãe a trabalhar lá há mais que isso.
    Já consegui baixar até aos 0,25%, que nem é tão baixo quanto isso, mas pronto... já se come.
    Ontem á tarde ligaram-me do banco e até fiquei azul a pensar que me iam dar uma má notícia. Afinal era para me darem os parabéns (fiz anos ontem)
    Come-se e come-se muito bem, é já um bifinho do lombo e dos bons!

0,25% é muito bom mesmo! Na minha opinião, aliás nem saboa que havia abaixo dos 0,29 até este gajo do banco me ligar e fazer a proposta

Piloto de Testes Braga68's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Come-se e come-se muito bem, é já um bifinho do lombo e dos bons!

0,25% é muito bom mesmo! Na minha opinião, aliás nem saboa que havia abaixo dos 0,29 até este gajo do banco me ligar e fazer a proposta

O que se verifica em todos os Bancos, é que eles oferecem tudo para cativar novos clientes. Chegamos a ver casos de pessoas com garantias muito inferirores às nossas e com melhores spreads. Eu, até o ano passado tinha um spread de 0,7% no Millennium. Ligou-me o meu Gestor de Conta a propor a redução para os 0,5% mediante o pagamento de 160 € (dantes não se pagava nada por estas operações). Fiz as contas e lá aceitei, mas só ao fim de um ano mais ou menos é que vou ter o retorno do investimento. Há dias um amigo da Caixa falou-me em mudar o crédito para lá e o spread oferecido era de 0,25% mas com jeitinho podia ser que ficasse em 0,2%. Vou chatear o Millennium, à pois vou!

Um abraço.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.