Carta de Mota... - Página 6
 Rede MPL:
Página 6 de 11 PrimeiraPrimeira ... 567 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 151 para 180 de 327
Like Tree3Likes

Título: Carta de Mota...

Banido
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dr.gigabyte Ver Post
    Sem os exames fica-te uns 300€!

quanto custam os exames (codigo, conduçao)? E tenho que fazer exame de codigo outra vez? visto que ja fiz da categoria B...

Banido
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

up... :S

Piloto de Troféu LelodasTshirts's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Qual a cat A que pretendes tirar? A1(125cc ou 11kw) ou AL (limitada a 25kw)?

Piloto de Testes PRAP's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Eu tirei A1 (até 125) e o preço foi de 350€ mais cerca de 20€ (para mandar vir a carta no final do exame prático)
    Para AL ou AP (que ainda não podes tirar; só após os 21 anos) não sei os preços mas não devem divergir muito.
    Cumprimentos

Banido
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

mas eu posso tirar agora a de categoria A (até 250cc) e quando tiver 21 torna-se ilimitada. nao?

Banido
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Sim podes tirar a categoria A aos 18 anos e passado dois anos de teres a carta ja podes conduzir o que quiseres sem limite, e a categoria A nao tem limite de cilindrada apenas de Kw.

Eu tambem ja fui á escola saber disso para me inscrever, e fica por 290€ tudo.

Banido
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por _RR_ Ver Post
    Sim podes tirar a categoria A aos 18 anos e passado dois anos de teres a carta ja podes conduzir o que quiseres sem limite, e a categoria A nao tem limite de cilindrada apenas de Kw.

Eu tambem ja fui á escola saber disso para me inscrever, e fica por 290€ tudo.

obrigado RR

Piloto de Testes 306dm's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito Preço da carta de moto

Boas a todos.
    Tenho carta de ligeiros já há uns 15 anos
    Agora queria tirar carta de motos, mas sem limitação de cc, tanto podendo conduzir uma scooter como uma 1100.
    Isto é possivel ou tenho que tirar por etapas?
    Em quanto fica tirar a carta hoje em dia?

Piloto de Provas de Perícia SLR46's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Podes tirar logo de uma vez.

Não tenho a certeza se tens de ir a exame de código de mota, com 10 perguntas em que podes errar um máximo de 1 resposta.

Quanto ao preço, varia de cidade para cidade, e se fazes exame de código ou não. No máximo andará pelos 400-600€

Piloto de Testes kortese's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 306dm Ver Post
    Boas a todos.
    Tenho carta de ligeiros já há uns 15 anos
    Agora queria tirar carta de motos, mas sem limitação de cc, tanto podendo conduzir uma scooter como uma 1100.
    Isto é possivel ou tenho que tirar por etapas?
    Em quanto fica tirar a carta hoje em dia?
    Esta é a minha situação neste momento. Alguém sabe preços mais ou menos recentes na zona de Lisboa?

Piloto de Troféu Im4real's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kortese Ver Post
    Esta é a minha situação neste momento. Alguém sabe preços mais ou menos recentes na zona de Lisboa?

Eu inscrevi-me na sexta-feira para a carta sem limite cc.
    Moro nos arredores do Porto, ficou em 250€+24€ pa documentação e mais não sei o que.

Em algumas escolas chegava aos 450€.

Piloto de Testes kortese's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
    Eu inscrevi-me na sexta-feira para a carta sem limite cc.
    Moro nos arredores do Porto, ficou em 250€+24€ pa documentação e mais não sei o que.

Em algumas escolas chegava aos 450€.
    Esse preço parece bem, tenho de ir fazer uma prospecção...

Piloto de Troféu KeyserSoze's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kortese Ver Post
    Há um ano atrás fui tirar a carta de mota sendo que já possuía a carta de ligeiros de passageiros. O melhor que consegui foi um pouco menos de 400€.

Piloto de Kart tiago19's Avatar
    Data de Registo
    May 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por KeyserSoze Ver Post
    Há um ano atrás fui tirar a carta de mota sendo que já possuía a carta de ligeiros de passageiros. O melhor que consegui foi um pouco menos de 400€.
    A Escola Segurança Maxima em Lisboa está a fazer 220€ pela A/A1 (não incluindo o preço do exame), pelo que suponho que não ultrapasse os 350€ no total.
    Categoria A: Habilita a condução de motociclos de cilindrada superior a 50cm3, com ou sem carro lateral. A idade de obtenção deste título de condução é por regra 18 anos. Não obstante, só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW e com uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg, ou, se tiver carro lateral, com uma relação potência/peso superior a 0,16KW/kg, quem:
    a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A, descontado o tempo em que tenha estado proibido ou inibido de conduzir (“acesso gradual”); ou
    b) Seja maior de 21 anos e tenha sido aprovado em prova prática realizada em motociclo sem carro lateral e de potência igual ou superior a 35 KW (“acesso directo”).
    Queria pedir uma explicação se for possivel:
    Eu tenho carta de ligeiros (B), tenho mais de 21 anos, e queria tirar agora a A (para motociclos superiores a 250cc), e gostava de saber em que consiste o exame. Tenho que fazer codigo de novo? Tenho numero de aulas minimo a cumprir? ou basta fazer exame prático e ficamos logo aprovados?

Cumprimentos
    Última edição por tiago19 : 08-06-10 às 00:58:11

Piloto de Rallye Agent's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Tens que ter aulas de teoricas e praticas.

Sem te querer induzir em erro, pq nao tenho a certeza, mas acho que sao 10 teoricas e 20 praticas.

Banido
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tiago19 Ver Post
    A Escola Segurança Maxima em Lisboa está a fazer 220€ pela A/A1 (não incluindo o preço do exame), pelo que suponho que não ultrapasse os 350€ no total.

Eu tenho carta de ligeiros (B), tenho mais de 21 anos, e queria tirar agora a A (para motociclos superiores a 250cc), e gostava de saber em que consiste o exame. Tenho que fazer codigo de novo? Tenho numero de aulas minimo a cumprir? ou basta fazer exame prático e ficamos logo aprovados?

Cumprimentos
    Basta teres aulas práticas e exame prático. O código é igual para carros e motas, por isso não é necessário repetir.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Cumprimentos
    Tens de ter aulas teóricas e práticas. Como sempre, há um mínimo de aulas que deves presenciar mas todos sabemos que por vezes as escolas facilitam nesse aspecto.

Nas aulas teóricas, a matéria é sobre equipamento (teu e da mota), regras de trânsito, comportamento na condução, vias de trânsito e mais alguns aspectos.

Nas aulas práticas, basicamente é condução e também deverás aprender conceitos básicos da mota.

Piloto de Testes Macavenco's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por spotmint Ver Post
    Basta teres aulas práticas e exame prático. O código é igual para carros e motas, por isso não é necessário repetir.
    Não é bem assim.
    São obrigatórias aulas de teoria e um exame de 10 pertuntas. Depois existem aulas práticas obrigatórias (aqui já varia um pouco, já vi escolas a darem um mínimo de 12 e outras 16).
    O melhor preço que consegui até agora foi cerca de 305€, já com exames incluídos, mas sem o manual (que espero conseguir "arrancar" na inscrição!).

Já alguém anda a ter aulas?

Piloto de Testes paulo27's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

4 aulas teóricas, de matéria especifica de moto e exame teórico de especifica com apenas 10 perguntas dessa matéria(aconselho-te a frequentar essas aulas, estudar o livro e fazer muitos testes, aquilo parece fácil, mas tem muitas rasteiras e algumas perguntas estranhas, só podes errar uma resposta), quando passares a teoria passas para as aulas práticas(se não estou em erro, são a volta de 15 a 20 aulas, depende da tua...genica) e exame prático.

Piloto de Testes pjota's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

A carta de ligeiros dá para conduzir moto até que limite de cilindrada?

Data de Registo
    May 2010

Por Defeito

Obrigado pelas respostas tao rápidas!

Em relação ao teste teórico.. deve ser fácil, não? E sobre as aulas práticas e o exame, sabem se eles são minuciosos como são na carta B? Pegam em pormenores ou praticamente estamos passados? Andar de mota não é um problema, o problema são os examinadores...

Data de Registo
    May 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pjota Ver Post
    A carta de ligeiros dá para conduzir moto até que limite de cilindrada?
    (14Ago2009)Entra em vigor a Lei que permite a condutores com carta de condução de ligeiros conduzir motos de cilindrada não superior a 125cm3 e de potência máxima até 11kw.
    Em comunicado, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) explica que esta alteração aplica-se a "todos os titulares de carta B que cumpram uma das seguintes condições:
    a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
    b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores."
    Relativamente a situações fora destas condições haverá "lugar a um exame prático, sendo facultativa a instrução em escola de condução", acrescenta a ACAP.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Em relação ao teste teórico.. deve ser fácil, não? E sobre as aulas práticas e o exame, sabem se eles são minuciosos como são na carta B? Pegam em pormenores ou praticamente estamos passados? Andar de mota não é um problema, o problema são os examinadores...
    O teste não é difícil mas também é preciso que haja algum empenho da tua parte, quer no estudo quer depois em fazer testes. Como disse não é difícil - para algumas respostas basta apenas bom-senso - mas não será exactamente um passeio no parque.

Não acho que o exame prático seja particularmente complicado, se souberes o que fazes e estiveres confiante, passarás sem dificuldade.

Piloto de Testes pjota's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

(14Ago2009)Entra em vigor a Lei que permite a condutores com carta de condução de ligeiros conduzir motos de cilindrada não superior a 125cm3 e de potência máxima até 11kw.
    Em comunicado, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) explica que esta alteração aplica-se a "todos os titulares de carta B que cumpram uma das seguintes condições:
    a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
    b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores."
    Relativamente a situações fora destas condições haverá "lugar a um exame prático, sendo facultativa a instrução em escola de condução", acrescenta a ACAP.
    Fiquei completamente esclarecido.

É que eu tenho uma moto 4 de 100cc para dar umas voltas, mas tenho evitado andar em via pública porque não tinha a certeza não estar em incumprimento. Assim sendo, é só fazer o seguro e fazer-me ao alcatrão.

Abraço

Piloto de Testes Wolfman's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

É que eu tenho uma moto 4 de 100cc para dar umas voltas, mas tenho evitado andar em via pública porque não tinha a certeza não estar em incumprimento. Assim sendo, é só fazer o seguro e fazer-me ao alcatrão.

Abraço
    125cc e 11KW de potência (+- 15 cavalos), logo uma NSR 125 (que é a 2T) não pode ser, porque tem 31cavalos (só como exemplo)...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2009

Por Defeito

Boas,

Eu estou neste momento a tirar a carta de mota, sem limite de cilindrada.
    Já tenho a carta de carro há 16 anos.
    Devo alertar-te de que não é muito facil o exame teórico. Eu fiz o meu a semana passada e passei com uma resposta errada mas se tivesse reprovado não seria escandalo nenhum. 80% das perguntas são óbvias mas há 2 ou 3 que são um pouco complicadas. Ler bem as perguntas e não responder precipitadamente são um bom principio.
    Lê o livrinho, faz bastantes testes e não subestimes o exame caso contrario pode correr mal.
    Podes também ir ao site do imtt e ver as perguntas que normalmente saem nos exames.

www.imtt.pt

No separador lateral esquerdo clicar em: Condutores
    Depois clicar em: Perguntas Exames
    Clicar em: Categoria 5 A/A1

As perguntas estão divididas em 4 grupos.
    Clicando em cada um deles podes ver o tipo de perguntas que podes apanhar.

Boa sorte, se precisares de alguma ajuda é só dizer.

Um abraço.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2009

Por Defeito

Boas,

Em relação ao exame prático posso dizer pouco.
    Estou a fazer as aulinhas e a unica coisa chata é fazer oitos.
    Eu faço, até porque andei de mota durante anos, mas a verdade é que aquilo não serve para nada.
    O meu instrutor disse-me que o importante é respeitar a sinalização, sinalizar bem todas as manobras e não andar muito rapido.
    No máximo o exame demora 10 minutos se houver muito transito e entre 5 e 7 se nao houver movimento.
    Em geral só reprovam se fizerem alguma coisa muito grave, do genero de passar stop sem parar, não ligar as luzes de cruzamento, nao sinalizar ultrapassagens a veiculos parados etc...

Em todos os exames de mota o examinador começa o exame pedindo ao condutor que ande com a mota desligada pela mão durante 100 mts. Isto para permitir perceber se tem fisico para aguentar com motas pesadas.

O meu instrutor contou-me que no mes passado estava lá um rapaz que ía fazer exame e o examinador pediu-lhe para andar com a mota a pé. Como tinha chovido e ele tinha sapatos de sola escorregou e caiu. Nem chegou a ligar a mota. Ficou logo reprovado. A ironia é que o rapaz era o chamado "armário". Enorme e cheio de fisico, simplesmente escorregou porque força ele tinha.

Um abraço.
    Última edição por facpf : 08-06-10 às 13:31:25

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2009

Por Defeito

Abraço
    Boas,

Para andar de moto 4 só precisas de ter carta de categoria B.
    Eu já tive uma moto 4 e sempre estive receoso da carta B não dar mas perguntei na escola de condução e disseram-me que estava legal.

Um abraço.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Quando se começam a contar histórias há sempre tendência para exageros. No dia do exame, quando foi a minha vez de pegar na mota, as minhas mãos tremiam mais que a roupa no estendal num dia de vento. Lá me acalmei e andei com a mota a pé, foram para aí uns 10 metros, e penso que já estou a exagerar...

Acima de tudo aconselho muita calma, bom-senso e consciência na condução. Se assim for e não acontecer nenhum azar passam sem dificuldade.

Piloto de Rallye Cobra's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
    125cc e 11KW de potência (+- 15 cavalos), logo uma NSR 125 (que é a 2T) não pode ser, porque tem 31cavalos (só como exemplo)...
    Boas Wolfman, eles ainda vendem a NSR 125 2T?

Sei que existe ou existia uma CBR 125 4T...

Bons velhos tempos das NSR, RS125, AF1, TZR a 2T... Mesmo a RGV e RS250 2T!!!!

Página 6 de 11 PrimeiraPrimeira ... 567 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.