Carta de Mota... - Página 6
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Título: Carta de Mota...

  1. #151
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    Citação Originalmente Colocado por dr.gigabyte Ver Post
    Sem os exames fica-te uns 300€!

    quanto custam os exames (codigo, conduçao)? E tenho que fazer exame de codigo outra vez? visto que ja fiz da categoria B...


  2. #152
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    up... :S

  3. #153
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    Qual a cat A que pretendes tirar? A1(125cc ou 11kw) ou AL (limitada a 25kw)?

  4. #154
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    Eu tirei A1 (até 125) e o preço foi de 350€ mais cerca de 20€ (para mandar vir a carta no final do exame prático)
    Para AL ou AP (que ainda não podes tirar; só após os 21 anos) não sei os preços mas não devem divergir muito.
    Cumprimentos

  5. #155
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    mas eu posso tirar agora a de categoria A (até 250cc) e quando tiver 21 torna-se ilimitada. nao?

  6. #156
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    Sim podes tirar a categoria A aos 18 anos e passado dois anos de teres a carta ja podes conduzir o que quiseres sem limite, e a categoria A nao tem limite de cilindrada apenas de Kw.

    Eu tambem ja fui á escola saber disso para me inscrever, e fica por 290€ tudo.

  7. #157
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    Citação Originalmente Colocado por _RR_ Ver Post
    Sim podes tirar a categoria A aos 18 anos e passado dois anos de teres a carta ja podes conduzir o que quiseres sem limite, e a categoria A nao tem limite de cilindrada apenas de Kw.

    Eu tambem ja fui á escola saber disso para me inscrever, e fica por 290€ tudo.

    obrigado RR

  8. #158
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    Por Defeito Preço da carta de moto

    Boas a todos.
    Tenho carta de ligeiros já há uns 15 anos
    Agora queria tirar carta de motos, mas sem limitação de cc, tanto podendo conduzir uma scooter como uma 1100.
    Isto é possivel ou tenho que tirar por etapas?
    Em quanto fica tirar a carta hoje em dia?

  9. #159
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    Podes tirar logo de uma vez.

    Não tenho a certeza se tens de ir a exame de código de mota, com 10 perguntas em que podes errar um máximo de 1 resposta.

    Quanto ao preço, varia de cidade para cidade, e se fazes exame de código ou não. No máximo andará pelos 400-600€

  10. #160
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    Citação Originalmente Colocado por 306dm Ver Post
    Boas a todos.
    Tenho carta de ligeiros já há uns 15 anos
    Agora queria tirar carta de motos, mas sem limitação de cc, tanto podendo conduzir uma scooter como uma 1100.
    Isto é possivel ou tenho que tirar por etapas?
    Em quanto fica tirar a carta hoje em dia?
    Esta é a minha situação neste momento. Alguém sabe preços mais ou menos recentes na zona de Lisboa?

  11. #161
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    Citação Originalmente Colocado por kortese Ver Post
    Esta é a minha situação neste momento. Alguém sabe preços mais ou menos recentes na zona de Lisboa?

    Eu inscrevi-me na sexta-feira para a carta sem limite cc.
    Moro nos arredores do Porto, ficou em 250€+24€ pa documentação e mais não sei o que.

    Em algumas escolas chegava aos 450€.

  12. #162
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    Citação Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
    Eu inscrevi-me na sexta-feira para a carta sem limite cc.
    Moro nos arredores do Porto, ficou em 250€+24€ pa documentação e mais não sei o que.

    Em algumas escolas chegava aos 450€.
    Esse preço parece bem, tenho de ir fazer uma prospecção...

  13. #163
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    Citação Originalmente Colocado por kortese Ver Post
    Esta é a minha situação neste momento. Alguém sabe preços mais ou menos recentes na zona de Lisboa?
    Há um ano atrás fui tirar a carta de mota sendo que já possuía a carta de ligeiros de passageiros. O melhor que consegui foi um pouco menos de 400€.

  14. #164
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    Citação Originalmente Colocado por KeyserSoze Ver Post
    Há um ano atrás fui tirar a carta de mota sendo que já possuía a carta de ligeiros de passageiros. O melhor que consegui foi um pouco menos de 400€.
    A Escola Segurança Maxima em Lisboa está a fazer 220€ pela A/A1 (não incluindo o preço do exame), pelo que suponho que não ultrapasse os 350€ no total.
    Categoria A: Habilita a condução de motociclos de cilindrada superior a 50cm3, com ou sem carro lateral. A idade de obtenção deste título de condução é por regra 18 anos. Não obstante, só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW e com uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg, ou, se tiver carro lateral, com uma relação potência/peso superior a 0,16KW/kg, quem:
    a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A, descontado o tempo em que tenha estado proibido ou inibido de conduzir (“acesso gradual”); ou
    b) Seja maior de 21 anos e tenha sido aprovado em prova prática realizada em motociclo sem carro lateral e de potência igual ou superior a 35 KW (“acesso directo”).
    Queria pedir uma explicação se for possivel:
    Eu tenho carta de ligeiros (B), tenho mais de 21 anos, e queria tirar agora a A (para motociclos superiores a 250cc), e gostava de saber em que consiste o exame. Tenho que fazer codigo de novo? Tenho numero de aulas minimo a cumprir? ou basta fazer exame prático e ficamos logo aprovados?

    Cumprimentos
    Última edição por tiago19 : 08-06-10 às 00:58:11

  15. #165
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    Tens que ter aulas de teoricas e praticas.

    Sem te querer induzir em erro, pq nao tenho a certeza, mas acho que sao 10 teoricas e 20 praticas.

  16. #166
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    Citação Originalmente Colocado por tiago19 Ver Post
    A Escola Segurança Maxima em Lisboa está a fazer 220€ pela A/A1 (não incluindo o preço do exame), pelo que suponho que não ultrapasse os 350€ no total.

    Queria pedir uma explicação se for possivel:
    Eu tenho carta de ligeiros (B), tenho mais de 21 anos, e queria tirar agora a A (para motociclos superiores a 250cc), e gostava de saber em que consiste o exame. Tenho que fazer codigo de novo? Tenho numero de aulas minimo a cumprir? ou basta fazer exame prático e ficamos logo aprovados?

    Cumprimentos
    Basta teres aulas práticas e exame prático. O código é igual para carros e motas, por isso não é necessário repetir.

  17. #167
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    Citação Originalmente Colocado por tiago19 Ver Post

    Queria pedir uma explicação se for possivel:
    Eu tenho carta de ligeiros (B), tenho mais de 21 anos, e queria tirar agora a A (para motociclos superiores a 250cc), e gostava de saber em que consiste o exame. Tenho que fazer codigo de novo? Tenho numero de aulas minimo a cumprir? ou basta fazer exame prático e ficamos logo aprovados?

    Cumprimentos
    Tens de ter aulas teóricas e práticas. Como sempre, há um mínimo de aulas que deves presenciar mas todos sabemos que por vezes as escolas facilitam nesse aspecto.

    Nas aulas teóricas, a matéria é sobre equipamento (teu e da mota), regras de trânsito, comportamento na condução, vias de trânsito e mais alguns aspectos.

    Nas aulas práticas, basicamente é condução e também deverás aprender conceitos básicos da mota.

  18. #168
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    Citação Originalmente Colocado por spotmint Ver Post
    Basta teres aulas práticas e exame prático. O código é igual para carros e motas, por isso não é necessário repetir.
    Não é bem assim.
    São obrigatórias aulas de teoria e um exame de 10 pertuntas. Depois existem aulas práticas obrigatórias (aqui já varia um pouco, já vi escolas a darem um mínimo de 12 e outras 16).
    O melhor preço que consegui até agora foi cerca de 305€, já com exames incluídos, mas sem o manual (que espero conseguir "arrancar" na inscrição!).

    Já alguém anda a ter aulas?

  19. #169
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    4 aulas teóricas, de matéria especifica de moto e exame teórico de especifica com apenas 10 perguntas dessa matéria(aconselho-te a frequentar essas aulas, estudar o livro e fazer muitos testes, aquilo parece fácil, mas tem muitas rasteiras e algumas perguntas estranhas, só podes errar uma resposta), quando passares a teoria passas para as aulas práticas(se não estou em erro, são a volta de 15 a 20 aulas, depende da tua...genica) e exame prático.

  20. #170
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    A carta de ligeiros dá para conduzir moto até que limite de cilindrada?

  21. #171
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    Obrigado pelas respostas tao rápidas!

    Em relação ao teste teórico.. deve ser fácil, não? E sobre as aulas práticas e o exame, sabem se eles são minuciosos como são na carta B? Pegam em pormenores ou praticamente estamos passados? Andar de mota não é um problema, o problema são os examinadores...

  22. #172
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    Citação Originalmente Colocado por pjota Ver Post
    A carta de ligeiros dá para conduzir moto até que limite de cilindrada?
    (14Ago2009)Entra em vigor a Lei que permite a condutores com carta de condução de ligeiros conduzir motos de cilindrada não superior a 125cm3 e de potência máxima até 11kw.
    Em comunicado, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) explica que esta alteração aplica-se a "todos os titulares de carta B que cumpram uma das seguintes condições:
    a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
    b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores."
    Relativamente a situações fora destas condições haverá "lugar a um exame prático, sendo facultativa a instrução em escola de condução", acrescenta a ACAP.

  23. #173
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    Citação Originalmente Colocado por tiago19 Ver Post
    Obrigado pelas respostas tao rápidas!

    Em relação ao teste teórico.. deve ser fácil, não? E sobre as aulas práticas e o exame, sabem se eles são minuciosos como são na carta B? Pegam em pormenores ou praticamente estamos passados? Andar de mota não é um problema, o problema são os examinadores...
    O teste não é difícil mas também é preciso que haja algum empenho da tua parte, quer no estudo quer depois em fazer testes. Como disse não é difícil - para algumas respostas basta apenas bom-senso - mas não será exactamente um passeio no parque.

    Não acho que o exame prático seja particularmente complicado, se souberes o que fazes e estiveres confiante, passarás sem dificuldade.

  24. #174
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    Citação Originalmente Colocado por tiago19 Ver Post
    (14Ago2009)Entra em vigor a Lei que permite a condutores com carta de condução de ligeiros conduzir motos de cilindrada não superior a 125cm3 e de potência máxima até 11kw.
    Em comunicado, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) explica que esta alteração aplica-se a "todos os titulares de carta B que cumpram uma das seguintes condições:
    a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
    b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores."
    Relativamente a situações fora destas condições haverá "lugar a um exame prático, sendo facultativa a instrução em escola de condução", acrescenta a ACAP.
    Fiquei completamente esclarecido.

    É que eu tenho uma moto 4 de 100cc para dar umas voltas, mas tenho evitado andar em via pública porque não tinha a certeza não estar em incumprimento. Assim sendo, é só fazer o seguro e fazer-me ao alcatrão.

    Abraço

  25. #175
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    Citação Originalmente Colocado por pjota Ver Post
    Fiquei completamente esclarecido.

    É que eu tenho uma moto 4 de 100cc para dar umas voltas, mas tenho evitado andar em via pública porque não tinha a certeza não estar em incumprimento. Assim sendo, é só fazer o seguro e fazer-me ao alcatrão.

    Abraço
    125cc e 11KW de potência (+- 15 cavalos), logo uma NSR 125 (que é a 2T) não pode ser, porque tem 31cavalos (só como exemplo)...

  26. #176
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    Citação Originalmente Colocado por tiago19 Ver Post
    Obrigado pelas respostas tao rápidas!

    Em relação ao teste teórico.. deve ser fácil, não? E sobre as aulas práticas e o exame, sabem se eles são minuciosos como são na carta B? Pegam em pormenores ou praticamente estamos passados? Andar de mota não é um problema, o problema são os examinadores...
    Boas,

    Eu estou neste momento a tirar a carta de mota, sem limite de cilindrada.
    Já tenho a carta de carro há 16 anos.
    Devo alertar-te de que não é muito facil o exame teórico. Eu fiz o meu a semana passada e passei com uma resposta errada mas se tivesse reprovado não seria escandalo nenhum. 80% das perguntas são óbvias mas há 2 ou 3 que são um pouco complicadas. Ler bem as perguntas e não responder precipitadamente são um bom principio.
    Lê o livrinho, faz bastantes testes e não subestimes o exame caso contrario pode correr mal.
    Podes também ir ao site do imtt e ver as perguntas que normalmente saem nos exames.

    www.imtt.pt

    No separador lateral esquerdo clicar em: Condutores
    Depois clicar em: Perguntas Exames
    Clicar em: Categoria 5 A/A1

    As perguntas estão divididas em 4 grupos.
    Clicando em cada um deles podes ver o tipo de perguntas que podes apanhar.

    Boa sorte, se precisares de alguma ajuda é só dizer.

    Um abraço.

  27. #177
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    Citação Originalmente Colocado por tiago19 Ver Post
    Obrigado pelas respostas tao rápidas!

    Em relação ao teste teórico.. deve ser fácil, não? E sobre as aulas práticas e o exame, sabem se eles são minuciosos como são na carta B? Pegam em pormenores ou praticamente estamos passados? Andar de mota não é um problema, o problema são os examinadores...
    Boas,

    Em relação ao exame prático posso dizer pouco.
    Estou a fazer as aulinhas e a unica coisa chata é fazer oitos.
    Eu faço, até porque andei de mota durante anos, mas a verdade é que aquilo não serve para nada.
    O meu instrutor disse-me que o importante é respeitar a sinalização, sinalizar bem todas as manobras e não andar muito rapido.
    No máximo o exame demora 10 minutos se houver muito transito e entre 5 e 7 se nao houver movimento.
    Em geral só reprovam se fizerem alguma coisa muito grave, do genero de passar stop sem parar, não ligar as luzes de cruzamento, nao sinalizar ultrapassagens a veiculos parados etc...

    Em todos os exames de mota o examinador começa o exame pedindo ao condutor que ande com a mota desligada pela mão durante 100 mts. Isto para permitir perceber se tem fisico para aguentar com motas pesadas.

    O meu instrutor contou-me que no mes passado estava lá um rapaz que ía fazer exame e o examinador pediu-lhe para andar com a mota a pé. Como tinha chovido e ele tinha sapatos de sola escorregou e caiu. Nem chegou a ligar a mota. Ficou logo reprovado. A ironia é que o rapaz era o chamado "armário". Enorme e cheio de fisico, simplesmente escorregou porque força ele tinha.

    Um abraço.
    Última edição por facpf : 08-06-10 às 13:31:25

  28. #178
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    Citação Originalmente Colocado por pjota Ver Post
    Fiquei completamente esclarecido.

    É que eu tenho uma moto 4 de 100cc para dar umas voltas, mas tenho evitado andar em via pública porque não tinha a certeza não estar em incumprimento. Assim sendo, é só fazer o seguro e fazer-me ao alcatrão.

    Abraço
    Boas,

    Para andar de moto 4 só precisas de ter carta de categoria B.
    Eu já tive uma moto 4 e sempre estive receoso da carta B não dar mas perguntei na escola de condução e disseram-me que estava legal.

    Um abraço.

  29. #179
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    Quando se começam a contar histórias há sempre tendência para exageros. No dia do exame, quando foi a minha vez de pegar na mota, as minhas mãos tremiam mais que a roupa no estendal num dia de vento. Lá me acalmei e andei com a mota a pé, foram para aí uns 10 metros, e penso que já estou a exagerar...

    Acima de tudo aconselho muita calma, bom-senso e consciência na condução. Se assim for e não acontecer nenhum azar passam sem dificuldade.

  30. #180
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    Citação Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
    125cc e 11KW de potência (+- 15 cavalos), logo uma NSR 125 (que é a 2T) não pode ser, porque tem 31cavalos (só como exemplo)...
    Boas Wolfman, eles ainda vendem a NSR 125 2T?

    Sei que existe ou existia uma CBR 125 4T...

    Bons velhos tempos das NSR, RS125, AF1, TZR a 2T... Mesmo a RGV e RS250 2T!!!!

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