Hipermercados ao Domingo e feriados - Página 7
 Rede MPL:

Ver Resultados da Sondagem: Concorda com a abertura de hipermercados aos Domingos e Feriados?

Votantes
355. Não pode votar nesta sondagem
  • Sim

252 70.99%
  • Não

103 29.01%
Página 7 de 31 PrimeiraPrimeira ... 67817 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 181 para 210 de 924
Like Tree94Likes

Título: Hipermercados ao Domingo e feriados

Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Até aceito.

Mas dizem que o pessoal que trabalha nesses tais "retalhistas" tem direito a viver a sua vida.

E então o pessoal que trabalha nos outros pontos que eu disse? Já não tem direito?

A questão é levantada pela Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, dadas as descriminações de horários e limitações impostas entre Hipermercados (as chamadas Grandes Superficies) e os Supermercados e o Comércio Tradicional.

E a questão nunca foi levantada pela ARESP Associação da Restauração e Similares de Portugal, que está de fora desta luta reivindicativa, por isso incluir Restauração e Hotelaria nesta equação é desajustada.

As vendas a retalho em Portugal sempre foram no passado executadas até ás 13.00 de Sábado, sempre lutaram para que fosse este o horário.

Assim foi até ao aparecimento dos Hipermercados, que fizeram tábua rasa deste horário, os Legisladores foram apanhados de Calças na Mão, dado haver um vazio Legal que permitia a abertura aos Sábados e Domingos, por arrasto os supermercados acompanharam a onda que dai adveio e passaram a abrir aos fins de Semana, os comerciantes, protestaram e passou a haver a limitação de abertura para areas superiores a Y metros quadrados.

É isto que gera a polémica, os hipermercados queixam-se que não tiram rentabilidade dos investimentos e que precisam de abrir ao Domingo (para mim uma falsa questão em vez de tirarem rentabilidade em 7 dias tiram em 6 se no 7º for obrigatório estarem todos fechados, há igualdade de circunstâncias) por outro lado as lojas não têm o poder negocial de esmagar preços no fornecedor e capacidade de ter empregados em rotatividade de horários, aqui está a principal limitação face ao hipermercado.

Aqui ou se estabelece um ponto de equilibrio sem penalizar ou beneficiar ninguém ou então estamos mal, e para tal, as lojas passam a ter as mesma oportunidade de horário com os hipermercados, mas por outro lado este passam a encerrar ao Domingo para evitar penalizar as lojas pequenas que não serão sobrecarregadas com encargos de pessoal excessivo o que acontecerá se abrirem ao domingo.

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Mas é tão válida como a de alguém que diz que vai a hiper depois de emprego.
    Não necessáriamente ...

A expressão usada é que não se está para sacrificar em ir ás compras durante a semana ... deixando antever que prefere que outros se sacrifiquem para que se possa servir ao Domingo.

Há uma diferença ... entre pedir sacrificios aos outros ... e não os fazer pelos outros.

Banido PGT_SW's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
    pá....acho que no comércio seja lá qual for, não tem lógica fechar a nenhum dia da semana, muito menos ao domingo ou feriados

isto numa óptica economica...........

é claro que para os trabalhadores é complicado, mas a verdade é que já estive nos bastidores de vários RH e existe muitos trabalhadores que são viciados no trabalho, os amigos são do trabalho , etc e por eles trabalhavam todos os dias, inclusive alguns chegam a ir "visitar" os colegas na sua folga ao posto de trabalho

e olhem que não são assim tão poucos!

? Eu trabalhei na Worten do Colombo e por isso tinha acesso ao pessoal do Continente e nunca vi la isso. Se o pessoal la fosse era so para fazer as compritas de fds e cumprimentava os colegas de trabalho. Que hiper sao esses?

Banido PGT_SW's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Quanto a esta questao acho que o estado nao tem nada haver com isso! Ate existem trabalhadoes que por eles trabalhavam ao Domingo. Com a falta de dinheiro que ha aí. Nunca entendi esta lei.

Rover 216 Sportcoupé Neruson's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PGT_SW Ver Post
    Quanto a esta questao acho que o estado nao tem nada haver com isso! Ate existem trabalhadoes que por eles trabalhavam ao Domingo. Com a falta de dinheiro que ha aí. Nunca entendi esta lei.
    Exactamente, pensem por exemplo nos estudantes, se calhar dava-lhes jeito trabalhar sabado e Domingo para pagar propinas... e os sitios mais faceis para entrar é sem duvida hipers e afins.

Banido OneLife's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
    Não necessáriamente ...

A expressão usada é que não se está para sacrificar em ir ás compras durante a semana ... deixando antever que prefere que outros se sacrifiquem para que se possa servir ao Domingo.

Há uma diferença ... entre pedir sacrificios aos outros ... e não os fazer pelos outros.
    Não estou a pedir sacrificios nenhuns a ninguém, estou a pedir que os hipermercados estejam abertos e os funcionarios remunerados pelo trabalho feito.

Não tenho por habito fazer "sacrificios" por leis absolutamente idiotas e que prejudicam os cidadãos.

Piloto de Testes dm101's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Completamente de acordo com a abertura total aos domingos.
    Se há coisa que me irrita é sentir-me limitado na minha liberdade de escolha por causa de uma lei sem qualquer sentido.

Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PGT_SW Ver Post
    ? Eu trabalhei na Worten do Colombo e por isso tinha acesso ao pessoal do Continente e nunca vi la isso. Se o pessoal la fosse era so para fazer as compritas de fds e cumprimentava os colegas de trabalho. Que hiper sao esses?

não são apenas hipers...aliás a maioria nem é hipers...mas no do carrefour de Loures acontecia frequentemente por acaso!

mas onde acontecia frequentemente era em vários macdonalds, lojas de roupa em diversos C.c´s , etc!

jts
    jts está offline
    Piloto de Fórmula 1 jts's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Neste momento a lei vai claramente contra a vontade do povo e contra o seu bem-estar. Como tal, deve ser alterada.

Piloto de Fórmula 1 REDLINER's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

É preciso ver todos os lados da questão.

Há casos em que trabalhas aos fds e folgas 2 vezes por semana, há casos em que recebes mais pelos fds, há casos para tudo!

Aqui no fórum há várias (mais do que eu pensava) pessoas que trabalham em horário nocturno.... É um trabalho como qq outro! Há quem o quer fazer, há quem não queira!

O convidados estava sobre " ", ou seja, ou vens ou vais para o olho da rua...(mesmo ordenado, nada de "horas extras")...

E não estou a falar de uma vez ou outra para dar um jeitinho no trabalho, estou a falart em prática relativamente corrente e praticada á "cara-podre"..

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
    Não estou a pedir sacrificios nenhuns a ninguém, estou a pedir que os hipermercados estejam abertos e os funcionarios remunerados pelo trabalho feito.
    Dito desta maneira ... é um nitido sacrificio ...de alguem que não se importa de sacrificar terceiros que abdiquem de um Domingo para o servir.

" A última coisa que me apetece fazer no final de um dia de trabalho é ir para o hipermercado... mas é o que tenho que fazer, por causa desta lei idiota.
    "

Não tenho por habito fazer "sacrificios" por leis absolutamente idiotas e que prejudicam os cidadãos.

Ainda não percebi onde está a idiotice da lei se for para todos (encerrar ao Domingo), que é o que defendo, ou essa parte ainda não leram ?

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Eu que sou um liberal do caraças, não concordo nada que os hipermercados possam abrir ao domingo.

Aliás, nem hiper nem minimercados. Nem qualquer tipo de comércio.

A situação actual é, de facto, estupidificante. Tem-se um Colombo aberto mas o El Corte tem de estar fechado, tudo porque um é um complexo de pequenas e médias lojas e o outro executa exactamente a mesma função mas é considerado uma grande loja.

Incoerente.

Tudo, supostamente, para que os pequenos comerciantes possam vender domingo à tarde, certo? Para os compensar, ao que parece!

Então porque é que eles estão fechados??

Ou é para todos ou não é para ninguém.

Que hipocrisia social.

Para mim estava tudo fechado, mas isso sou eu.

Agora claro que argumentos do estilo que trabalhar é um sacríficio e é estar a servir os outros, bem, enfim, são aquilo que são. Estão num nível ainda pior.

Falta de bom senso.

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por André Ver Post
    (...)Agora claro que argumentos do estilo que trabalhar é um sacríficio e é estar a servir os outros, bem, enfim, são aquilo que são. Estão num nível ainda pior.

Falta de bom senso.
    É triste que o trabalho dos outros seja tão mal visto, principalmente por quem está mesmo ao lado e não faz esforço nenhum.

A nossa espécie ainda tem muito para evoluir...

Piloto de Testes 330i's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
    Esses gajos que se vão encher de moscas.

Mas o Lobby destes srs. é bem forte e acredito que ainda consigam os seus intentos.

Agora se todos tiverem o bom senso de evitar fazer compras ao Domingo, estes srs. aprendem de uma vez por todas.
    100% de acordo!!!
    Um dos aspectos mais deprimentes deste país é ver familias inteiras a "passear" e a "respirar" o "ar puro e a cultura" dos hipermercados e centros comerciais de norte a sul deste país, quem consegue ver para alem disto, lembrar-se-á que "esta guerra foi ganha" noutros paises há 20 anos encerrando pura e simplesmente Centros Comerciais e Hipers ao Domingo e Feriados, porque "apenas" se entendeu que mais que liberalizar, o estado deve "educar e orientar" a sociedade para algo mais "saudavel" que fazer compras...
    por Ex: visitar museus, parques, visitar e conviver a familia, praticar desporto, ler, ir ao cinema etc etc,
    porque será que somos tao incultos, (analfabetos até) tao pouco civicos, e agora até dos mais obesos???
    quem conhece mais do que este jardinzito percebe o que quero dizer.

Centros Comerciais e Hipers deviam Fechar totalmente aos Domingos e Feriados.

Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Aqui fica em ZIP/PDF, uma tabela dos horarios no resto da Europa.

Horarios_Abertura_Europa.zip

Piloto de Testes Vilina's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Estou de acordo, pois vai permitir a criação de mais postos de trabalho e para os clientes é muito mais comodo porque podem ir Às compras quando tem tempo livre.

Moderador TiagoLeal's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Para mim Domingos e feriados são como outro dia qualquer... Para mim e para muita gente que não trabalha de 2ª a 6ª das 9h ás 17h...
    Acho que os horários actuais estão bons e dão jeito a muita gente.... Se há pessoas a passear nos shoppings ao Domingo em vez de fazer outra coisa qualquer, isso é lá com elas...

Piloto de Testes dm101's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Cada um ocupa os seus domingos da forma que bem entender,será que ainda não entenderam isso?
    Já pensaram nas pessoas que têm como unica folga o domingo e que aproveitam a parte da manhã para ficar um pouco a descansar?
    Numa sociedade livre cada um orienta a sua vida da forma que bem entende, desde que isso não colida com os restantes.Quem quer vai, quem não quer não vai.
    Mesmo os chamados "cromos" que vão para lá em fato de treino e fio de ouro ao pescoço,merecem que lhes seja dada a liberdade de fazer como bem entenderem.
    No fundo tudo se resume a isto, LIBERDADE.
    Deixem o mercado funcionar, ele regular-se-á por si proprio...

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vilina Ver Post
    Estou de acordo, pois vai permitir a criação de mais postos de trabalho e para os clientes é muito mais comodo porque podem ir Às compras quando tem tempo livre.
    Pois, mas o ardil está lançado para os mais desatentos não perceberem, mas a reposta está lá, essa questão de criar postos de trabalho é um sofisma.

Basta ler as noticias que eles veiculam, onde se contradizem.

Se não puderem abrir terão de despedir 6.000 funcionários.

Mas se abrirem vão empregar mais 4.000.

Mas então se não abrirem tem 6 mil pessoas que são supérfluas porque não as podem ocupar e rentabilizar.

Mas se abrirem só precisam de 4 mil ?

Como interpretar ?
    Mesmo abrindo ainda vão dispensar 2000 !!??
    Ou que precisam de mais 4000 ??

Mas então se vão dispensar 6000 porque não podem abrir, porque razão abrindo só vão precisar de mais 4000 ?

Esquema de pescadinha de rabo na boca não ?

O pessoal que precisam já lá está, é, é dispensado semana sim semana não ou de três em três semanas, porque efectivamente só trabalha um turno no Domingo actualmente 09.00~13.00h, o que permite organizar um sistema de folgas/dispensas mais alargado permitindo que um funcionário actualmente folgue 2 Domingos por mês.

Com a abertura passará a folgar somente o que a Lei Obriga, Um Domingo por Mês, quanto a ordenados, passam a pagar só a remuneração sobre mais um Domingo ao funcionário, que sobre o ordenado minimo é uma fortuna.

Isto de ir criar mais 4 mil empregos é uma bom ardil , para inglês ver.

A noticia e os numeros não são invenção:

Horários do comércio: Associação quer alterar a lei
    Abertura ao domingo cria 4 mil empregos

A abertura dos hipermercados e outras grandes superfícies comerciais ao domingo à tarde permitiria criar quatro mil novos postos de trabalho. A estimativa é da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) que quer conquistar o apoio dos consumidores para fazer com que o Governo altere a lei que determina o encerramento daqueles espaços comerciais aos domingos e feriados à tarde.

“Numa altura em que a economia portuguesa precisa de reduzir o número de desempregados, a criação de quatro mil novos postos de trabalho é um factor de peso para alterar a lei”, declarou ao Correio da Manhã Luís Vieira e Silva, presidente da APED, referindo-se ao número de pessoas que as 150 lojas nacionais de grande superfície teriam de contratar para assegurar o novo horário de funcionamento.

A associação refere que, por outro lado, se a lei fosse alterada no sentido de proibir a abertura dos supermercados ao domingo estariam em risco perto de seis mil postos de trabalho.

Luís Vieira e Silva está convicto de que os consumidores partilham o desejo da associação de ter as grandes superfícies abertas todos os dias e como tal vai sensibilizá-los para subscreverem um abaixo-assinado que posteriormente será apresentado ao Governo para alterar a lei. Esta petição estará disponível nos espaços comerciais e através da internet na página www.liberte-te.org.

A APED apresenta 12 razões para que o Governo permita a abertura dos híperes aos domingos e feriados durante todo o dia sendo a principal delas o facto de “serem cada vez mais as mulheres que trabalham fora de casa e os homens que partilham a tarefa das compra”. “Ora quando há mais tempo para as compras é precisamente ao fim-de-semana”, adiantou Vieira e Silva.

O sábado e o domingo são responsáveis por quase metade do volume total das vendas da semana em todas as superfícies comerciais, de acordo com a organização.

O comércio tradicional tem sido um acérrimo defensor do fecho das grandes superfícies ao domingo, argumentando que esse encerramento lhes dá uma oportunidade para rentabilizarem o negócio. O mesmo argumento é esgrimido pelo Bloco de Esquerda, que tem um projecto-lei em discussão na Assembleia de República no qual defende o encerramento de todas as grande superfícies durante todo o dia de domingo, com excepção do período natalício. “Essas superfícies são a âncora dos centros comerciais”, considera Alda Macedo, sublinhando que o pequeno comércio precisa do incentivo.

Segundo apurou o Correio da Manhã, o Governo não vai para já fazer qualquer tipo de mudança na legislação. Os responsáveis governamentais estão expectantes em relação ao debate no Parlamento e à posição que será adoptada pelas várias forças políticas. A decisão de liberalizar os horários do comércio ao domingo deve ter um grande consenso partidário, uma vez que diz respeito também às autarquias locais.

SAIBA MAIS

66% é a percentagem de portugueses que, de acordo com um estudo da Universidade Católica, gostaria de ter todas as lojas abertas ao domingo.

68,5% dos portugueses prefere fazer as suas compras nas chamadas lojas de discount, como é o caso das cadeias Lidl e Minipreço, de acordo com uma sondagem da Marktest.

DECRETO-LEI Nº 48/96

É a lei que determina os horários das superfícies comerciais e interdita a abertura dos hipermercados e espaços de maiores dimensões aos domingos e feriados da parte da tarde.

HIPERMERCADO

O termo refere-se a um mercado de grandes dimensões que se distingue dos normais supermercados por ter uma superfície superior aos 2500 metros quadrados.

Sandra Rodrigues dos Santos

Diário de referência
    Última edição por Excalibur : 04-05-07 às 22:52:59

Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Já agora gostava de ver como é que serão contabilizadas as assinaturas dos abaixo assinados e petições !

É que hoje ao final da tarde passei no Feira Nova em Mem Martins e nem de propósito, a funcionária antes de registar e receber tinha por missão inquirir o cliente sobre se o seu agrado perante a lei que impede a abertura dos Hipermercados ao Domingo e se estava de acordo ou não.

Se o cliente quisesse teria logo ali o impresso para assinar o nome.

Esperemos que não haja duplicações de assinaturas On line e na Loja.

Escusado será dizer que eu a minha Maria declinámos assinar o abaixo assinado

Piloto de Testes MrAnderson's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Esta lei tal como está não faz sentido nenhum...

Então proíbe as grandes superfícies de abrir ao domingo por causa do pequeno comércio, que coincidência ou não está também fechado, e depois, a mesma lei abre uma excecpçãozinha para Novembro e Dezembro, épocas em que se faz mais compras...

Resumindo, qual é mesmo a utilidade da lei .

Eu por exemplo agora estou a viver sozinho em Lisboa e dá-me bastante jeito os varios centros comerciais aqui a um passo de casa, e não me estou a ver ir comprar o pão e fiambre aos domingos e feriado a um museu, jardins só porque existem pessoas que vão para os shopings passsear. A educação faz-se nas escolas e em casa, não é fechando centros comerciais.

A mim também me faz confusão ver almoços em familia ao Fim de semana no Macdonnalds com os putos e pais a enfadarem o mais que podem, mas nem por isso me passa pela casa o fecho daquilo ao fim de semana porque não é saudável, cada um sabe de si.

Apesar de a maioria ter um trabalho das 9 as 17h de 2º à sexta, o que não falta também é pessoas com folga durante a semana, o que levanta a questão se eu tiver folga à terça posso ir passear para um shooping, mas a um domingo não.

Piloto de Testes PinkStar's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Compreendo que é complicado esta questao.

Mas pessoalmente concordo com os hipermercados abertos aos domingos e feriados, mesmo porque sao os unicos dias que posso la ir!!! Nao é para passear é mesmo para fazer as compras da semana, pois e-me impossivel ir la durante qualquer dia da semana!

A minha mae trabalha num pequeno supermercado q vive bem durante a semana com os clientes que tem, ao domingo ela queixa.se pois tem de trabalhar das 9h ás 20h e so vao la as pindericas que n podem ir ao hipermercado (nunca la aparecem á semana) chegam qs todas a 1h do fecho e mtas a 5 minutos do fecho e comportam.se como rainhas! "fiambre fininhoooooooo".

Enfim.. aqui fica a minha opiniao pessoal

Consultor BrunoTRF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Sim!!

Piloto de Testes MissRisos's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

sim, acho que é importante estarem abertos ao domingo e feriados mas mais para casos de urgencia... No entanto acho que devia estar aberto menos horas nesses dias... todos nós gostamos de ter um domingo descansado!!! E os funcionários que lá trabalham também merecem...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Definitivamente errada. E os Hiper não estao fechados ao domingo e feriados mas sim abertos até ás 13horas.
    Última edição por Brabus : 05-05-07 às 11:07:53

Piloto de Testes Jfamendes's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Criação de mais postos de trabalho? Por abrirem mais 10h que o (agora) habitual? Quem é que cai nessa ilusão? Para além do mais, conheço várias pessoas que trabalham em hipers e já os avisaram que se abrirem o domingo inteiro, não vai haver entrada de pessoas novas porque não se vão criar postos de trabalho por 10h..

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Isso só acontece em países civilizados onde se trabalha 35horas, aqui como se pretende aumentar para as 12 horas diárias (link de um tópico no fórum autohoje) não me parece ser o caso, até pq não interessa nada criar postos de trabalho, quanto mais desempregados mais barato é o salário.

.

Moderador TiagoLeal's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Miss Risos Ver Post
    sim, acho que é importante estarem abertos ao domingo e feriados mas mais para casos de urgencia... No entanto acho que devia estar aberto menos horas nesses dias... todos nós gostamos de ter um domingo descansado!!! E os funcionários que lá trabalham também merecem...
    Um domingo é muito importante para quem trabalha de 2ª a 6ª. E quem trabalha de 5ª a 2ª? E de 4ª a dominho? Cada vez mais o Domingo é como outro dia qualquer, há imensa gente a trabalhar ao domingo....

Se quiserem ir almoçar fora ao Domingo, já querem que haja restaurantes abertos, se quizerem ir passear de carro vão querer bombas de gasolina abertas, se quizerem ir beber um copo a uma esplanada na praia, tem que haver alguém a trabalhar, se quizerem comprar o jornal, tem que haver alguém a vender....mas se eu quizer ir às compras ao Domingo, não posso?

Chefe de Equipa CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Um dia o Estado deixa de interferir definitivamente nestas coisas e quem quiser abrir abre e quem não quiser, não abre.

Não percebo é a defesa contra a exploração dos trabalhadores.

Porque isto é muito simples. Quem não quiser trabalhar, despede-se.

Eu sei que é muito complicado para alguns abandonar a prática Socialista, mas deixem as leis de mercado vir ao de cima.

E tal como já referido pelo André, que lógica é que tem uns poderem abrir e outros não?

Além do mais, eu só tenho mesmo o Domingo livre para fazer compras.

Por isso, para mim, é estar tudo aberto.

Banido Nthor's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
    Um dia o Estado deixa de interferir definitivamente nestas coisas e quem quiser abrir abre e quem não quiser, não abre.

Não percebo é a defesa contra a exploração dos trabalhadores.
    Isso é daquelas coisas que só quem trabalha pode entender, pq só quem trabalha é explorado.

Citação Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
    Porque isto é muito simples. Quem não quiser trabalhar, despede-se.

Eu sei que é muito complicado para alguns abandonar a prática Socialista, mas deixem as leis de mercado vir ao de cima.

E tal como já referido pelo André, que lógica é que tem uns poderem abrir e outros não?

Além do mais, eu só tenho mesmo o Domingo livre para fazer compras.

Por isso, para mim, é estar tudo aberto.
    A alternativa não é não trabalhar é a escravatura e isso não é alternativa.

.

Página 7 de 31 PrimeiraPrimeira ... 67817 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.