Tópico do IRS - Página 126
 Rede MPL:
Página 126 de 311 PrimeiraPrimeira ... 116125126127136 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 3,751 para 3,780 de 9316
Like Tree361Likes

Título: Tópico do IRS

Piloto de Provas de Perícia elise's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

ps: despesas com arrendamento para habitação permanente é 732 ou 731?

Piloto de Testes kushinadaime's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por elise
    ... X euros como rendimentos não sujeitos...
    Normalmente esses rendimentos são subsídios de almoço ajudas de custo em que se verifica as condições de atribuição, e se assim for não se põe em lado algum.
    No anexo H só se devem considerar rendimentos de tipos que trabalhem para anato e coisas do género

... arrendado. No anexo H, quadro 7, qual o nif que devo colocar? Com o do senhorio dá-me este erro: H083 : O campo NIF/NIPC Português da Entidade Gestora/Donatária/Senhorio/Locador indicado é inválido.
    O que é estranho pois não acusa o mesmo NIF como errado no quadro 8 (814) do mesmo anexo.
    E tens a última versão 1.0.2 (menu ajuda -> dados da versão)

ps: despesas com arrendamento para habitação permanente é 732 ou 731?
    732 (renda menos subsídio caso tenhas)

Olhem uma coisa que é capaz de dar geito:
    Se tiverem a mania de volta e meia trocarem a password por uma amalgama de letras e números sem sentido convém garantir que sabem qual é a password que põem...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

acabei de entregar a declaração.

Velocidade normal e sem stress.

Tentem agora que parece que dá sem problemas

jcc
    jcc está offline
    Piloto de Testes jcc's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rum Ver Post
    Em relação ao funciomamento do site, infelizmente, em Portugal trabalha-se sempre com os requisitos mínimos. Provavelmente fazem um teste com um client ligado e acham que está bem para suportar uns milhares ao mesmo tempo...

Apesar de tudo, tentei ontem e anteontem aceder e e preencher por volta da 1 da manhã e não tive problemas.

Lembram-se das intermináveis filas de "antigamente"!?!

Elas continuam....

Piloto de Kart dyogocardoso's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Tenho uma dúvida que gostaria que me ajudassem a esclarecer.

Um amigo meu divorciou-se em Fevereiro, apesar de ter saído de casa em Dezembro. Como as coisas entre ele e a mulher não terminaram nada bem, a mulher diz que vai preencher o IRS, pôr o NIB da conta que é dela (era dos dois) e não lhe vai dar nada. A minha dúvida é a seguinte: ele não pode entregar o IRS sozinho? Nesse caso é preciso o "consentimento" dela?

Lembro-me de ter ouvido que o IRS dos casais ia passar a poder ser entregue independentemente, mas ainda não obtive confirmação de que isso é verdade.

Desde já agradeço a ajuda.

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post

Um amigo meu divorciou-se em Fevereiro, apesar de ter saído de casa em Dezembro. Como as coisas entre ele e a mulher não terminaram nada bem, a mulher diz que vai preencher o IRS, pôr o NIB da conta que é dela (era dos dois) e não lhe vai dar nada. A minha dúvida é a seguinte: ele não pode entregar o IRS sozinho? Nesse caso é preciso o "consentimento" dela?

Lembro-me de ter ouvido que o IRS dos casais ia passar a poder ser entregue independentemente, mas ainda não obtive confirmação de que isso é verdade.

Isso é mentira, não passou de uma medida que estava nos planos do governo mas que não entrou em vigor.

Em relação ao caso do teu amigo chamo a atenção para o seguinte:

Artº 13 nº 7 CIRS
    7 - A situação pessoal e familiar dos sujeitos passivos relevante para efeitos de tributação é aquela que se verificar no último dia do ano a que o imposto respeite.
    Artº 59 n.º 2 CIRS
    2 - Havendo separação de facto, cada um dos cônjuges pode apresentar uma única declaração dos seus próprios rendimentos e dos rendimentos dos dependentes a seu cargo, mas, neste caso, observa-se o seguinte: (
    Ou seja, o teu amigo em 31 de Dezembro de 2009 estava separado de facto da esposa portanto pode/deve fazer o IRS como separado de facto.

No ano seguinte já pode fazer o IRS como divorciado uma vez que a separação oficial ocorreu em Fevereiro.

Piloto de Testes kushinadaime's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Ele se fizer pela internet que mude a morada nas finanças, depois mude a senha.
    Quanto ao irs que o faça como separado de facto.

Banido xsaraman's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2009

Por Defeito

Falou-se em reembolso em vinte dias e o pessoal acorreu que nem gato a bofe!
    O site até costuma trabalhar bem.
    Eu por precaução vou meter no Domingo de manhã, quando os cristãos estão na missa e os laicos de ressaca!

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
    Falou-se em reembolso em vinte dias e o pessoal acorreu que nem gato a bofe!
    O site até costuma trabalhar bem.
    Eu por precaução vou meter no Domingo de manhã, quando os cristãos estão na missa e os laicos de ressaca!
    Bem pensado.

Mas o site (pelo menos agora) está a funcionar bem, mas houve de facto um boom de acessos nestes últimos dias (que fez encravar o sistema) graças a essa notícia do reembolso nos 20 dias após submissão.

Piloto de Troféu RDSBorges's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008
    Segundo o Exmo. Sr. Ex - Ministro das Obras Públicas Mário Lino, vivo no Deserto!

Por Defeito

Eu consegui meter o meu e o da minha namorada ontem à 1h30 da manhã.

Antes disso só dava erro.

Vamos lá ver se no dia 1 de Abril vai estar alguma coisa nas contas.

Dúvido muito... Mas vamos ver.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Uma dúvida:

Tenho um trabalho independente, à base de comissões.
    Apenas abri actividade em 2010, pois, tinham-me dito que apenas quando houvesse levantamento dessas mesmas comissões deveria abrir a actividade.

Acontece que, a entidade com que colaboro, enviou uma declaração com as comissões e respectivo imposto retido referente a 2009.

Apenas recebi esse valor, em Março de 2010.

Ora:

• Não posso preencher a 2ª Fase, pois, nao tendo Actividade Independente aberta em 2009, não devo conseguir.

• Não tem lógica declarar rendimento obtido em 2009, quando na realidade o mesmo apenas foi levantado em 2010. (Apenas passei um recibo, já este ano)

Que acham que deva fazer?!

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por cachinho Ver Post
    Uma dúvida:

Tenho um trabalho independente, à base de comissões.
    Apenas abri actividade em 2010, pois, tinham-me dito que apenas quando houvesse levantamento dessas mesmas comissões deveria abrir a actividade.

Acontece que, a entidade com que colaboro, enviou uma declaração com as comissões e respectivo imposto retido referente a 2009.

Apenas recebi esse valor, em Março de 2010.

Ora:

• Não posso preencher a 2ª Fase, pois, nao tendo Actividade Independente aberta em 2009, não devo conseguir.

• Não tem lógica declarar rendimento obtido em 2009, quando na realidade o mesmo apenas foi levantado em 2010. (Apenas passei um recibo, já este ano)
    Que acham que deva fazer?!
    Muito complicado.

Isso vai-te dar problemas (a ti ou à entidade a quem prestas serviços) e vai dar coimas.

O código de IRS diz o seguinte:

Artº 3º nº 6 CIRS
    6 - Os rendimentos referidos neste artigo ficam sujeitos a tributação desde o momento em que para efeitos de IVA seja obrigatória a emissão de factura ou documento equivalente ou, não sendo obrigatória a sua emissão, desde o momento do pagamento ou colocação à disposição dos respectivos titulares, sem prejuízo da aplicação do disposto no artigo 18.º do Código do IRC, sempre que o rendimento seja determinado com base na contabilidade.
    Em que regime de Iva estás? Isento ou regime normal?

Se estiveres isento de IVA a entidade patronal deve alterar a declaração e apenas considerar esse Rendimento/retenção em 2010.

Se não estiveres Isento de Iva podes sempre passar um recibo de acto isolado referente a esse serviço, tens no entanto que entregar o IVA ao estado e vais pagar coima por entregar o IVA fora de prazo.
    Última edição por vsfce : 12-03-10 às 15:21:28

Piloto de Kart dyogocardoso's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
    Ele se fizer pela internet que mude a morada nas finanças, depois mude a senha.
    Quanto ao irs que o faça como separado de facto.
    Citação Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
    Isso é mentira, não passou de uma medida que estava nos planos do governo mas que não entrou em vigor.

Em relação ao caso do teu amigo chamo a atenção para o seguinte:

Artº 13 nº 7 CIRS

Artº 59 n.º 2 CIRS

Ou seja, o teu amigo em 31 de Dezembro de 2009 estava separado de facto da esposa portanto pode/deve fazer o IRS como separado de facto.

No ano seguinte já pode fazer o IRS como divorciado uma vez que a separação oficial ocorreu em Fevereiro.
    Antes de mais, agradeço as vossas respostas. Sem querer abusar, só mais duas perguntas:

-Têm os dois de preencher o IRS como separados de facto, certo? Ou seja, se ele entregar os IRS sozinho, ela não pode entregar dos dois. Porque ela quer meter o IRS do casal, receber o dinheiro e não lhe dar nada.

-Eles tinham um empréstimo habitação. Podem ambos colocar esse despesa no IRS?

Desde já agradecido pelos esclarecimentos.

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Antes de mais, agradeço as vossas respostas. Sem querer abusar, só mais duas perguntas:

-Têm os dois de preencher o IRS como separados de facto, certo? Ou seja, se ele entregar os IRS sozinho, ela não pode entregar dos dois. Porque ela quer meter o IRS do casal, receber o dinheiro e não lhe dar nada.

-Eles tinham um empréstimo habitação. Podem ambos colocar esse despesa no IRS?

Desde já agradecido pelos esclarecimentos.
    Sim, ambos têm que fazer o IRS sepados, ele que altere a morada e peça uma nova senha para evitar que ela envie o IRS em conjunto.
    Se ela enviar o IRS como casada e ele enviar o IRS como separado isso vai dar problemas e vai dar lugar a uma fiscalização.

Em relação à despesa da casa ela pode ser dividida pelo casal. Ele declara metade e ela outra metade.

Piloto de Testes kortese's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Acabei de introduzir agora. Zero problemas!

Piloto de Testes juneX's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Preciso aqui de uma ajuda, porque não tenho a certeza...

Sabem se podemos meter os tinteiros como despesa escolar e as pen´s usb como despesas para informática?

Se, por erro, duas pessoas declararem o mesmo computador, há penalização? Conta o nome que está na factura, certo?

Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por juneX Ver Post
    Preciso aqui de uma ajuda, porque não tenho a certeza...

Sabem se podemos meter os tinteiros como despesa escolar e as pen´s usb como despesas para informática?

Se, por erro, duas pessoas declararem o mesmo computador, há penalização? Conta o nome que está na factura, certo?
    NÃO! NÃO! SIM! SIM!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Muito complicado.

Isso vai-te dar problemas (a ti ou à entidade a quem prestas serviços) e vai dar coimas.

O código de IRS diz o seguinte:

Artº 3º nº 6 CIRS

Em que regime de Iva estás? Isento ou regime normal?

Se estiveres isento de IVA a entidade patronal deve alterar a declaração e apenas considerar esse Rendimento/retenção em 2010.

Se não estiveres Isento de Iva podes sempre passar um recibo de acto isolado referente a esse serviço, tens no entanto que entregar o IVA ao estado e vais pagar coima por entregar o IVA fora de prazo.
    Estou isento de IVA, dado não ter ultrapassado a barreira dos 10.000 € (penso que seja este).
    É rendimentos à base de Comissão, que automaticamente a Entidade vai colocando numa espécie de Conta Efectiva, que debita logo o Imposto de Selo e IRS à mesma.
    Foi acumulando ao longo de 2009, mas nunca nesse ano levantei, e apenas adquiri esse rendimento este ano. (Após ter aberto actividade, passando desta forma o Recibo Verde).

Devia ter aberto actividade em 2009, fui em conversas... e lixo-me, ainda por cima tenho despesas para receber todo o imposto pago..........
    Que deva fazer?! É mesmo impossível apresentar o IRS na fase de Independente?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
    Eu consegui meter o meu e o da minha namorada ontem à 1h30 da manhã.

Antes disso só dava erro.

Vamos lá ver se no dia 1 de Abril vai estar alguma coisa nas contas.

Dúvido muito... Mas vamos ver.

Portanto a 01 de Abril já vamos ter pessoal a perguntar « Já alguem recebeu o IRS??? », llllllllooooooooooollllllllllllll

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por cachinho Ver Post
    Estou isento de IVA, dado não ter ultrapassado a barreira dos 10.000 € (penso que seja este).
    É rendimentos à base de Comissão, que automaticamente a Entidade vai colocando numa espécie de Conta Efectiva, que debita logo o Imposto de Selo e IRS à mesma.
    Foi acumulando ao longo de 2009, mas nunca nesse ano levantei, e apenas adquiri esse rendimento este ano. (Após ter aberto actividade, passando desta forma o Recibo Verde).

Devia ter aberto actividade em 2009, fui em conversas... e lixo-me, ainda por cima tenho despesas para receber todo o imposto pago..........
    Que deva fazer?! É mesmo impossível apresentar o IRS na fase de Independente?
    Tu deverias ter aberto a tua actividade assim que começaste a prestar serviços e não apenas quando passas o recibo.
    Apesar de apenas teres passado o recibo em 2010 tu já exerces essa actividade desde 2009.

Agora tens um caso bicudo entre mãos e sinceramente não sei como é que vais resolver esse problema e também não sei como é que a empresa aceitou o recibo verde apenas em 2010 se já efectuou a retenção no ano anterior.

O melhor que tens a fazer é falares com a tua empresa e explicares a situação porque caso eles não alterem os rendimentos declarados (que duvido que o vão fazer) vais ter que anular o início de actividade e dar um novo início com data de 2009.

Para o efeito deves dirigir-te à tua repartição de finanças e alegar que por desconhecimento pensavas que apenas terias que dar início em 2010 mas que já exerces a tua actividade desde 2009 e pedes para anular o início dado anteriormente (eu penso que é possível fazer isto mas não tenho a certeza).
    Não sei se isso irá gerar alguma coima mas penso que sim (Aproximadamente 100 €).

Tu neste momento não podes fazer IRS como independente porque não estás colectado e porque não passaste nenhum acto isolado portanto o melhor que tens a fazer é dirigir-te a uma repartição de finanças para resolveres esse problema o mais rápido possível.

Eu penso que não existe outra solução para o teu caso mas se alguém tiver outra interpretação agradeço que me corrija.

Piloto de Provas de Perícia RuidosSantos's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Quantos dias demora a estar disponivel o comprovativo de entrega do IRS? Até agora só aparece "Prova de entrega"

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Tu deverias ter aberto a tua actividade assim que começaste a prestar serviços e não apenas quando passas o recibo.
    Apesar de apenas teres passado o recibo em 2010 tu já exerces essa actividade desde 2009.

Agora tens um caso bicudo entre mãos e sinceramente não sei como é que vais resolver esse problema e também não sei como é que a empresa aceitou o recibo verde apenas em 2010 se já efectuou a retenção no ano anterior.

O melhor que tens a fazer é falares com a tua empresa e explicares a situação porque caso eles não alterem os rendimentos declarados (que duvido que o vão fazer) vais ter que anular o início de actividade e dar um novo início com data de 2009.

Para o efeito deves dirigir-te à tua repartição de finanças e alegar que por desconhecimento pensavas que apenas terias que dar início em 2010 mas que já exerces a tua actividade desde 2009 e pedes para anular o início dado anteriormente (eu penso que é possível fazer isto mas não tenho a certeza).
    Não sei se isso irá gerar alguma coima mas penso que sim (Aproximadamente 100 €).

Tu neste momento não podes fazer IRS como independente porque não estás colectado e porque não passaste nenhum acto isolado portanto o melhor que tens a fazer é dirigir-te a uma repartição de finanças para resolveres esse problema o mais rápido possível.

Eu penso que não existe outra solução para o teu caso mas se alguém tiver outra interpretação agradeço que me corrija.
    Obrigado vsfce.
    De facto é isso que farei já na próxima 2ª Feira.
    É que desta forma, não dá submeter o IRS (Que será em conjunto, dado ser casado) porque eles vão detectar a incoerência com a minha situação e na 2ª Fase não tenho nada aberto em 2009...
    Vou Explicar numa repartição... e depois coloco o Feedback!

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Está tudo certo.

O TOC da empresa é que actuou mal. Deveria existir um recibo para 2009 e outro para 2010 de forma que aquilo que a empresa declarou seja coincidente com esse recibo de 2009.

Piloto de Troféu RDSBorges's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008
    Segundo o Exmo. Sr. Ex - Ministro das Obras Públicas Mário Lino, vivo no Deserto!

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
    Portanto a 01 de Abril já vamos ter pessoal a perguntar « Já alguem recebeu o IRS??? », llllllllooooooooooollllllllllllll
    Tu deverás ser uma delas... Pelo menos o ano passado foi assim

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Deves estar a fazer uma grande confusão pois eu o ano passado pertencia á 2ª fase.

Balrog jAmobil's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

pessoal, duvida de ultima hora se me puderem esclarecer.

as despesas escolares relativas a propinas sao juntas com as restantes despesas de material escolar e afins na alinea 706 certo?

desculpem la pessoal, esquecam isto :P
    Última edição por jAmobil : 13-03-10 às 16:58:19

Data de Registo
    Feb 2003

jcc
    jcc está offline
    Piloto de Testes jcc's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RuidosSantos Ver Post
    Quantos dias demora a estar disponivel o comprovativo de entrega do IRS? Até agora só aparece "Prova de entrega"

Costuma(vam) ser 2 dias...

Vê se isto ajuda...YouTube - Entrega da declaração de IRS de 2009 via Internet aos 5'

Já agora em relação aos vinte dias...para os (a)cépticos...

Comunicado de imprensa

SALUDOS

Data de Registo
    Feb 2003

Piloto de Testes Trek8500's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2009

Por Defeito

a minha já mudou para "DECLARACAO CERTA "

trek

Página 126 de 311 PrimeiraPrimeira ... 116125126127136 ... ÚltimaÚltima