Newbie - IRS como começar
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 37

Título: Newbie - IRS como começar

Piloto Veterano Rasec's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito Newbie - IRS como começar

Pois é pessoal, este ano vou ter de tratar pela primeira vez da minha declaração máxima de burocracia tuga... mas tem de ser...

Já estive a ver no site da DGI e fiquei pior do que o que estava antes de lá ir... a minha pergunta é, por onde começo?

Tenho de pedir um código qualquer não é? Onde se pede isso? Pode ser feito via net?

A partir daí quais são os próximos passos?

Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Piloto Veterano Rasec's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Obrigado, já deu para ver onde peço a senha! Tinha passado por lá mas nem tinha reparado no link.

Mas não sei qual a minha morada fiscal, já fiz isso há tanto tempo que não me recordo qual é, é possível consultar isso na internet ou tenho mesmo de ir às Finanças?

Banido
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Deus te ajude...

Piloto de Testes Mig80's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Bem eu como não tenho tempo e muito menos paciência pago 15€ e tratam-me de tudo

Consultor Zizo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    Obrigado, já deu para ver onde peço a senha! Tinha passado por lá mas nem tinha reparado no link.

Mas não sei qual a minha morada fiscal, já fiz isso há tanto tempo que não me recordo qual é, é possível consultar isso na internet ou tenho mesmo de ir às Finanças?
    Se não me engano ao pedires a senha ela vai logo para a tua morada fiscal. Não tens que a indicar.

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Eu tb começo este ano a fazer estas tretas todas.

Já pedi a senha.

Agora é esperar.

Piloto de Troféu rCrew's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Já pedi a senha, a senha já chegou, estou a espera do papel do Seguro do carro que tambem dá para o Irs e do dia certo para poder entregar a papelada online.

Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

É pá eu sempre que pergunto a alguém, ou mesmo nas finanças, dizem-me uma coisa diferente....

Eu sou trabalhador independente estou a recibos verdes. Estou no modo simplificado.

Já me disseram que nest modo não posso apresentar quase nada para descontar...

Mas já me disseram que posso apresentar uma série de coisas, despesas de saude, despesas do carro, diesel, etc etc

Como posso saber ao certo o que posso ou não descontar?

Banido SOneca-II's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Arrow

Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    É pá eu sempre que pergunto a alguém, ou mesmo nas finanças, dizem-me uma coisa diferente....

Eu sou trabalhador independente estou a recibos verdes. Estou no modo simplificado.

Mas já me disseram que posso apresentar uma série de coisas, despesas de saude, despesas do carro, diesel, etc etc

Tanto qto eu fui informado na altura em que andava a recibo verde tu podes qdo estás a recibo verde apresentar gasóleo se tiveres carro afecto à actividade. Caso não o tenhas tanto faz ser comercial ou não, gasóleo ou não.

Despesas de saúde já deu. Podes à vontade lá meter as tuas despesas que no final nada é descontado pois essa despeja já n é válida.

É equacionado no total dos teus descontos um valor de X percentagem como despejas de representação e que te será devolvido (caso tenhas feito retenção na fonte) ou descontado do valor a pagar.

De qquer forma se estás a recibo verde basicamente só tens obrigações e poucos ou nenhuns beneficios.

De qquer forma o que um colega meu fez e faz foi ter comprado um carro comercial (pq n tinha carro e foi o melhor que conseguiu do bolso dele) afectou o carro à actividade, recebeu o IVA do carro (ou descontou trimestralmente) e descontava o IVA do gasóleo. No final do ano nunca meteu o gasóleo pq já o fazia de 3 em 3 meses dado poder meter as facturas no IVA.

Fazer o IRS n é nada de especial e n percebo os problemas que alguns fazem com isso sinceramente :S

Espero ter ajudado.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Pessoal,os recibos da escola de condução dão para o IRS?

Piloto de Rallye mcabral's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005
    em todo o lado, num raio de 250kms (devido ao preço do petróleo o raio foi diminuído para 220kms)

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SOneca-II Ver Post
    Tanto qto eu fui informado na altura em que andava a recibo verde tu podes qdo estás a recibo verde apresentar gasóleo se tiveres carro afecto à actividade. Caso não o tenhas tanto faz ser comercial ou não, gasóleo ou não.

Despesas de saúde já deu. Podes à vontade lá meter as tuas despesas que no final nada é descontado pois essa despeja já n é válida.

É equacionado no total dos teus descontos um valor de X percentagem como despejas de representação e que te será devolvido (caso tenhas feito retenção na fonte) ou descontado do valor a pagar.

De qquer forma se estás a recibo verde basicamente só tens obrigações e poucos ou nenhuns beneficios.

De qquer forma o que um colega meu fez e faz foi ter comprado um carro comercial (pq n tinha carro e foi o melhor que conseguiu do bolso dele) afectou o carro à actividade, recebeu o IVA do carro (ou descontou trimestralmente) e descontava o IVA do gasóleo. No final do ano nunca meteu o gasóleo pq já o fazia de 3 em 3 meses dado poder meter as facturas no IVA.

Fazer o IRS n é nada de especial e n percebo os problemas que alguns fazem com isso sinceramente :S

Espero ter ajudado.
    O regime simplificado é mesmo simplificado. Nenhuma despesa dá para meter porque já se considera que 35% do rendimento foi uma despesa para a obtenção do mesmo.

Essa estória de meter despesas (gasóleo, iva's, etc) funciona mas não no regime simplificado, ou seja, é necessário ter contabilidade onde são apuradas as despesas reais (e não os 35% por defeito do regime simplificado).

Quanto às despesas de saúde, dão sim para meter no IRS.

Consultem o seguinte link:

http://www.dgci.min-financas.pt/pt/i.../IRS/IRS86.htm

Piloto de Troféu CLIOthoris's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
    Já pedi a senha, a senha já chegou, estou a espera do papel do Seguro do carro que tambem dá para o Irs e do dia certo para poder entregar a papelada online.
    O seguro do carro para o IRS, desde quando ?????

Informa-te pois não dá ...

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
    Pessoal,os recibos da escola de condução dão para o IRS?
    Querias ....mas não dá

Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Penso que não será o seguro do carro, mas sim o seguro de vida resultante do seguro do carro. (acho que é algo assim).

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Confirmo o que já foi referido, o carro desde que esteja afecto e terá de ser um comercial de 2 portas

Tudo o que forem materiais necessários para desenvolveres a tua actividade, dá...não abuses ( existem limites )

Para estas e outras duvidas, nada como consultar a repartição de finanças da tua área de residência, ou não

Piloto de Troféu Motora's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Penso que não será o seguro do carro, mas sim o seguro de vida resultante do seguro do carro. (acho que é algo assim).
    É o seguro de acidentes pessoais. Esse dá para o IRS.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Pois...se for isso dá, mas tem de receber um documento só com essa referência, no montante de X

Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Clio em relação as finanças, sempre que lá vou dizem-me uma coisa diferente. Aliás o ano passado perdi 50€ num trabalho por causa de uma má informação das finanaças... Mas nem quero pensar nisso.

Em relação a esse papel do seguro, eu pelo menos recebo do seguro do meu carro essa indicação, penso que são 30€ ao ano.

Mas então segundo mcabral, se uma pessoa estiver no regime simplificado e ganhar 10.000€ por ano, é como se tivesse gasto 3.500€ de despesas de representação. É isso?

Piloto de Rallye ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
    O regime simplificado é mesmo simplificado. Nenhuma despesa dá para meter porque já se considera que 35% do rendimento foi uma despesa para a obtenção do mesmo.

Essa estória de meter despesas (gasóleo, iva's, etc) funciona mas não no regime simplificado, ou seja, é necessário ter contabilidade onde são apuradas as despesas reais (e não os 35% por defeito do regime simplificado).

Quanto às despesas de saúde, dão sim para meter no IRS.

Consultem o seguinte link:

http://www.dgci.min-financas.pt/pt/i.../IRS/IRS86.htm
    Posso estar enganado, mas penso que, se passares recibos num montante anual superior a 10.000 EUR (aprx.) começas a pagar IVA mantendo o regime simplificado. A partir do momento que começas a entregar IVA podes abater IVA de despesas como gasóleo e papelaria.

Disse muitas asneiras?!

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
    Querias ....mas não dá
    mas devia dar!

Data de Registo
    Jun 2005
    em todo o lado, num raio de 250kms (devido ao preço do petróleo o raio foi diminuído para 220kms)

Por Defeito

Clio em relação as finanças, sempre que lá vou dizem-me uma coisa diferente. Aliás o ano passado perdi 50€ num trabalho por causa de uma má informação das finanaças... Mas nem quero pensar nisso.

Em relação a esse papel do seguro, eu pelo menos recebo do seguro do meu carro essa indicação, penso que são 30€ ao ano.

Mas então segundo mcabral, se uma pessoa estiver no regime simplificado e ganhar 10.000€ por ano, é como se tivesse gasto 3.500€ de despesas de representação. É isso?

Exactamente.

Só são considerados para efeitos de tributação e de imposto apurado 6.500€ de rendimento.

Os 3.500€ "saem fora" de impostos porque são automaticamente considerados como um valor necessário para obteres o rendimento (carro, alimentação, material de escritório, etc).

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Posso estar enganado, mas penso que, se passares recibos num montante anual superior a 10.000 EUR (aprx.) começas a pagar IVA mantendo o regime simplificado. A partir do momento que começas a entregar IVA podes abater IVA de despesas como gasóleo e papelaria.

Disse muitas asneiras?!

Realmente começas a liquidar IVA.

Mas o IVA não te afecta nada no regime simplificado.

Ganhas 1.000€, cobras 1210€ (mais 210€ do IVA).

Trimestralmente entregas esses 210€ ao Estado e na prática ficas sempre com os 1.000€ (deixando de fora aqui possíveis retenções que, naturalmente, também seria, feitas acima desse valor).

Se decidires controlar as tuas despesas (deduzir IVA's e tal do almoço e de um carro comprado) terás de sair do regime simplificado e passar a ter uma contabilidade que controle isso. Ou seja, uma contabilidade que controle as tuas despesas reais em acerto com as tuas receitas.

O regime simplificado é como uma espécie de taxa fixa no crédito habitação, sabes sempre com o que contas.

Com contabilidade, o mais normal é teres de pagar um contabilista para te tratar da papelada e ainda correres o risco de saires prejudicado em relação ao regime simplificado (claro que podes sempre arranjar despesas "extra" e compensar alguma coisa).

Pessoalmente, se for só uma prestação de serviços o regime simplificado é o melhor. As despesas elegíveis seriam apenas as deslocações e a alimentação (pouco mais) não compensando o trabalho de ter contabilidade.

Espero ter ajudado alguma coisa (atenção que não sou expert na matéria, apenas interessado e tento manter-me informado).

Piloto de Rallye ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Não exactamente. Eu faço alguns serviços a recibo verde contratados à hora por "x". Quem me paga estipula esse preço. Se eu pago IVA ou não não é problema dessa pessoa/entidade.

Portanto, faz toda a diferença pagar IVA ou n no regime simplificado: sai-me do bolso! Daí ser vantajoso em abater IVA de despesas.

Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Não exactamente. Eu faço alguns serviços a recibo verde contratados à hora por "x". Quem me paga estipula esse preço. Se eu pago IVA ou não não é problema dessa pessoa/entidade.

Portanto, faz toda a diferença pagar IVA ou n no regime simplificado: sai-me do bolso! Daí ser vantajoso em abater IVA de despesas.
    Se fazes isso não devias.

pq no recibo tem de ir seleccionado se foi ou não cobrado IVA...

Se foi cobrado, tens de o ir pagar. Se não foi cobrado, não o pagas.

Agora a empresa que te paga, se pagar IVA interessa-lhes meter esse teu recibo nas contas deles!!!
    E se tu o recebes tens obrigatoriamente de pagar.

Tu não estás isente de pagar IVA, estás isento de COBRAR IVA, o que é muito diferente... Mas se o cobras tens de o pagar!

Piloto de Testes 100do's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

O diesel dá, mas não é para IRS.

Basicamente, para quem está a recibo verde:
    IRS:
    Pode meter despesas de saúde (ao contrário do que já alguém disse) e educação. Julgo que para qualquer um deles não há limite e recupera-se 30%, penso eu.

Código fiscal do IRS: http://www.dgci.min-financas.pt/pt/i.../index_irs.htm

IVA:
    Se está no regime de IVA, passa o recibo com iva e recebe-o do patrão. Pode e deve (opinião pessoal) guardar esse dinheiro
    Pode deduzir o IVA de um carro comercial (novo ou usado mas que dê para deduzir iva), metade do iva do gasoleo, outras despesas (oficina, peças, pneus, etc), e de outras depesas associadas à actividade.

Código Fiscal do IVA: http://www.dgci.min-financas.pt/pt/i.../index_iva.htm

Está tudo nos códigos fiscais, no meu entender difíceis de interpretar, mas a informação está lá.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Isso é aquela estória de comprares alguma coisa com ou sem factura.

Sem factura pagas 100€. Com factura pagas 121€.

Se pedes 10€ à hora o normal a facturar (passar recibo) é 10€ mais IVA. Não é 10€ IVA incluído (claro que tens de dizer à pessoa/entidade se cobras IVA ou não).

Se prestares o serviço a uma empresa o IVA que cobrares não vai prejudicá-la porque ela pode deduzir esse IVA. Objectivamente não a prejudica em nada porque uma empresa viável tem mais receitas (recebe mais IVA) do que despesas (IVA pago, neste caso a ti).

Como tal isso, considero isso uma tentativa de te ludibriar (no caso de ser uma empresa). Em vez da empresa pagar 121, paga apenas 100 e ainda deduz 17,36 ficando-lhe o serviço por 82,64 (grande negócio, um desconto forçado).

Espero ter ajudado a esclarecer.

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Trimestralmente entregas esses 210€ ao Estado e na prática ficas sempre com os 1.000€ (deixando de fora aqui possíveis retenções que, naturalmente, também seria, feitas acima desse valor).

Se decidires controlar as tuas despesas (deduzir IVA's e tal do almoço e de um carro comprado) terás de sair do regime simplificado e passar a ter uma contabilidade que controle isso. Ou seja, uma contabilidade que controle as tuas despesas reais em acerto com as tuas receitas.

O regime simplificado é como uma espécie de taxa fixa no crédito habitação, sabes sempre com o que contas.

Com contabilidade, o mais normal é teres de pagar um contabilista para te tratar da papelada e ainda correres o risco de saires prejudicado em relação ao regime simplificado (claro que podes sempre arranjar despesas "extra" e compensar alguma coisa).

Pessoalmente, se for só uma prestação de serviços o regime simplificado é o melhor. As despesas elegíveis seriam apenas as deslocações e a alimentação (pouco mais) não compensando o trabalho de ter contabilidade.

Espero ter ajudado alguma coisa (atenção que não sou expert na matéria, apenas interessado e tento manter-me informado).
    Julgo que estás redondamente enganado.
    Não sei explicar concretamente o que é o regime simplificado, mas é nesse que me encontro e estou no regime de IVA.

Há aqui muita confusão porque estão a meter tudo no mesmo saco e não funciona assim.
    IVA é uma coisa, IRS é outra totalmente diferente.
    Pode estar-se no regime simplificado (IRS) e isento ou não isento de IVA.

Para além disso, no caso dos casais o IRS é metido numa só declaração, emconjunto. O IVA é individual.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Gamboa Ver Post
    Julgo que estás redondamente enganado.
    Não sei explicar concretamente o que é o regime simplificado, mas é nesse que me encontro e estou no regime de IVA.

Há aqui muita confusão porque estão a meter tudo no mesmo saco e não funciona assim.
    IVA é uma coisa, IRS é outra totalmente diferente.
    Pode estar-se no regime simplificado (IRS) e isento ou não isento de IVA.

Para além disso, no caso dos casais o IRS é metido numa só declaração, emconjunto. O IVA é individual.

Claro que IVA é uma coisa e IRS é outra.

O regime simplificado não te obriga é a teres muito trabalho com a contabilidade (IVA cobrado vs IVA pago) e reduz-te em 35% o valor de rendimento tributável.

Por exemplo, a pagar 3€ de almoço numa cantina e 100€ de combustível por mês. Temos 7.04€ de IVA da alimentação e 17,36€ de IVA do combustível.
    O que dá 7,04 + 50% * 17,36 = 15,72€ deduzir.

Se cobramos 100€ de IVA temos de entregar ao Estado 100-15.72=84,28.

Os 15,72€ de ganho são variáveis de caso para caso e os custos com a contabilidade também. É uma questão de ver em que caso compensa mais.

Acho também é que saindo do regime simplificado se "perde" automaticamente a benesse dos 35% em IRS (o que para mim é bastante pesado).

Mas gostaria também de ver novas opiniões (e se houver algum TOC por aqui era porreiro explicar ao pessoal).

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Continuas a misturar. O regime simplificado, como já disse, não está relacionado com Iva cobrado vs iva pago. E por outro lado o regime de iva não está dependente de nós. Quem tiver rendimentos acima de 10000€, +/-, passa-se para o regime de IVA, mas isso nada tem a ver com regime simplificado.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.