Arrendamento - como funciona agora?
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 11 de 11

Título: Arrendamento - como funciona agora?

Chefe de Equipa LuisCapelo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito Arrendamento - como funciona agora?

Boas,
    Depois de andar a ver os sites sobre o novo regime de arrendamento, ainda não percebi bem as diferenças práticas face ao modelo antigo.

o que é necessário fazer actualmente?

antes apenas se fazia um contratozito entre senhorio e inquilino, e levava às finanças para registar (bsicamente é só para pagar imposto de selo).
    agora as coisas parecem diferentes, não sei se este procedimento ainda é válido! por exemplo, agora só existem contratos de 5 anos ou de tempo indeterminado? as rendas só são actualizadas com vistorias e SE não forem superiores a um valor que conta com a valorização fiscal da casa?

estou um bocado perdido nisto...
    alguém lidou com esta situação?

Piloto de Troféu Diamondplus's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Sei que pelo menos existem contratos de 5 anos, pois é mais seguro para o senhorio! Não vá o inquilino fazer birra e querer permanecer na casa!

Mas como sempre muita gente "aluga por fora", mais concretamente a estudantes... não se vai fazer um contrato de 5 anos a um estudante, senão ninguém alugava casas, ainda para mais que custuma ser cobrado por quarto e não o apartamneto em si.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

no contrato de 5 anos, eles podem sair a qualquer altura... não é esse o problema.
    quero é saber como é que se processa o arrendamento agora, que documentos, que requisitos/condicionantes é que há...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

É um pco complicado estar a dizer td o q mudou. Limitando-me aos aspectos q levantaste há contratos de duração limitada q n pode ser inferior a 5 anos nem inferior a 30. No entanto este lilite minimo n se aplica para fins especiais transitórios tais como motivos de educação/formação.

Qto às rendas: Continuam a actualizarem com base no tal coeficiente q todos os anos sái em portaria.

A novidd é q se pode fazer a actualização extraordinária q em teoria tem interesse para quem tem arrendatários há mto tp com rendas baixas.

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Uma coisa que não percebi, estás a referir-te ao "clássico" casas deterioradas com sub-arrendamentos baixissimos (em que os inquilinos nunca mais vão sair de lá) ou simplesmente alugar uma casa/apartamento +- recente?

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

ok...
    mas o contrato em si continua a poder ser registado da forma tradicional, um mero documento feito e assinado pelas partes envolvidas? interessa-me mais a questão de limites e de processo legal de realização do contrato.
    o objectivo é arrendar a estudantes, que tanto podem ficar um ano como dois ou três, nunca se sabe.

ps: o apartamento tem 2 anos...

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Neste caso como queres alugar a estudantes não sei como se processa, era o que eu dizia lá atrás: "não se aluga o apartamento mas sim os quartos por determinado preço a cada estudante"
    É uma situação delicada fazer um contrato nessas condições, pois como disseste o estudante pode ficar 1 ou 2 ou 3 anos, nunca se sabe, e ainda por cima são certamente a mais do que 1 estudante a quêm vais alugar o apartamento.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

é possível arrendar quartos legalmente? apenas conheço o modelo de arrendamento do total da casa.

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Tenta aqui:

http://www.gestaodocondominio.net/

Por vezes aparece lá leis de arrendamento e "n" assuntos relacionados.

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

é possível arrendar quartos legalmente? apenas conheço o modelo de arrendamento do total da casa.
    Pois, por isso é uma situação deveras complicada.

Tenta no link que coloquei lá atrás, penso que vais encontrar a resposta a esse teu problema.. ;)

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

creio que não, o arrendamento de quartos não me parece legal.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.