Licença de Paternidade
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 4 de 4

Título: Licença de Paternidade

Banido
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito Licença de Paternidade

Fiz a pesquisa mas não encontrei nada.

A minha pergunta é:
    A quantos dias de licença de paternidade temos direito por ocasião do nascimento de um filho?

Já me disseram que temos 5 dias de licença a gozar no 1º mês após o nascimento e mais 11 dias a gozar durante o 1º ano.

Alguém me pode esclarecer?

Obrigado

Chefe de Equipa LuisCapelo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Licença de paternidade

O pai tem direito a uma licença de cinco dias úteis, seguidos ou interpolados, no primeiro mês a seguir ao nascimento do filho.

O pai tem ainda direito a licença, por período de duração igual àquele a que a mãe teria direito, nos seguintes casos:

Incapacidade física ou psíquica da mãe, e enquanto esta se mantiver;

Morte da mãe;

Decisão conjunta dos pais.

No caso previsto na segunda alínea o período mínimo de licença assegurado ao pai é de 14 dias.
    A morte ou incapacidade física ou psíquica da mãe não trabalhadora durante o período de 98 dias imediatamente a seguir ao parto confere ao pai os direitos previstos supra.

O trabalhador que pretenda gozar a licença por nascimento do filho deve informar a entidade patronal com a antecedência de cinco dias relativamente ao início do período, consecutivo ou interpolado, de licença ou, em caso de urgência comprovada, logo que possível.
    O trabalhador que pretenda gozar a licença por paternidade em caso de morte ou incapacidade física ou psíquica da mãe, deve informar a entidade patronal, apresentar certidão de óbito ou atestado médico comprovativo e, sendo caso disso, declarar qual o período de licença por maternidade gozado pela mãe, logo que possível.

O trabalhador que pretenda gozar a licença por paternidade, por decisão conjunta dos pais, deve informar a entidade patronal com a antecedência de 10 dias e:

Apresentar documento de que conste a decisão conjunta;

Declarar qual o período de licença por maternidade gozado pela mãe, que não pode ser inferior a seis semanas a seguir ao parto;

Provar que a entidade patronal da mãe foi informada da decisão conjunta.

PS: usei o google e encontrei isto em 5 segundos.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Ora nem mais...

Eu gozei os meus dias todos seguidos. 5 dias uteis + 15 dias seguidos.

Mas os 15 dias podem ser gozados a seguir aos 5, ou a seguir á licenca da mãe.

Piloto de Rallye zerorpm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Os 15 dias que são referidos são o que se designa de Licença Parental e segundo pareceres da CITE pode ser gozado quando o requerente o quiser, spód od 5 dias, durante a LM e após a LM, desde reunidas que as formalidades.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.