Aquecimento Central - Página 6
 Rede MPL:
Página 6 de 10 PrimeiraPrimeira ... 567 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 151 para 180 de 298
Like Tree5Likes

Título: Aquecimento Central

Piloto de Kart chefanoe's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

O Sr. Hugo Pereira podia dar-nos uma "ensaboadela" sobre este assunto, já que tem experiência na área
    O que não faltam para aqui são dúvidas...

Piloto de Testes pvox's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie...

Por Defeito

http://panasonic.sonicel.pt/DesktopD...ubcategory=363

estes gajos estão com uma promo qualquer.... é sói dar uma vista de olhos

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Eu tenho aquecimento central a gás e até agora não estou desiludida, apesar da minha ideia inicial ser A/C multi-split com sistema inverter. O problema é que as alterações que teria que fazer no apartamento para fazer a instalação do dito, juntamente com o custo do mesmo... upa upa, faziam disparar o preço final da casa.

Ainda não posso fazer contas ao gás gasto porque ainda não recebi nenhuma factura (só lá estou há 2 meses) mas de momento também não estamos a fazer grandes contenções no gasto de gás exactamente para ter uma noção correcta de quanto gastamos para ter um ambiente confortável.

Com a ajuda de um cronotermostato sem fios (que ora está numa divisão fixa ora anda connosco pela casa) lá em casa a temperatura ronda os 20º nas horas a que a caldeira está ligada. P. ex. de manhã, durante a semana, liga das 6h às 7h, para que, quando me levanto às 6h30, eu tenha a toalha quente no toalheiro e a casa quente. À noite está programada das 18h às 24h. Ao fim de semana tem pequenas alterações no horário. Mas geralmente ao fim de 30 minutos a casa está quente.

eu
    eu está offline
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Eu estou a construir vivenda e já perdi muito tempo a pensar neste assunto. De facto, o sistema mais eficiente e económico são os ACs com DC Inverter. Têm ainda a vantagem de também arrefecer o ambiente nos dias quentes.

No entanto, não optei pelos ACs, por duas razões:
    -As correntes de ar que provocam;
    -O barulho durante a noite;

Existe ainda uma terceira razão: tenho algum receio (pouco, mas não gosto de correr riscos) que possa ocorrer alguma avaria que provoque um incêndio do sistema interior. E não digam que é infundado, pois conheço um casal que perdeu os dois filhos porque a televisão se incendiou...

Então qual foi a minha opção?

Aquecimento por piso radiante por circulação de água. O aquecimento da água vai ser feito de três formas diferentes, por esta ordem:

1- Paineis solares;
    2- Caldeira a lenha;
    3- Resistência eléctrica nos termoacumuladores durante a noite, usando tarifa bi-horária;

Para mim a vantagem da água é que em qualquer altura posso mudar de sistema de aquecimento: gasóleo, gás natural, geotermia, whatever...

É claro que persiste o problema do arrefecimento, mas com o isolamento térmico que estou a prever, provavelmente não será necessário... pelo sim pelo não vou deixar pré-instalação de AC

Piloto de Testes msantos's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Eu por acaso tambem vou construir uma vivenda no próximo ano e uma das coisas que mais me preocupa é de facto o aquecimento.
    Já pus de parte o ar condicionado porque moro na zona de Peniche e nem no
    Verão há necessidade de arrefecer a casa, a temperatura é sempre fresquinha.
    Não queria muito por caldeira a gasóleo porque os meus amigos que têm gastam todos á volta de 1000-1200€ de gasóleo por ano e eu queria gastar menos. Prefiro ter um maior investimento inicial e depois ter menos custos de utilização, por exemplo vou investir num bom investimento térmico nas paredes e colocar caixilharias com corte térmico, mas tambem tenho muitas duvidas se devo colocar piso radiante electrico ou ir para a solução dos paineis solares, é que a primeira informação que me deram é que para fazer o aquecimento central precisava de muitos paineis. Já agora o user eu já tem algum orçamento para essa instalação e é capaz de explicar com funciona o sistema com aqucimento a lenha.

Pedestre tichona's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Se estas a construir, em primeiro lugar deverias pensar sim num bom isolamento térmico. Se o fizeres vais ver que as necessidades de aquecimento/arrefecimento serão muito mais reduzidas.

Ao pensares ja em soluções para o aquecimento, dá a entender que poderá existir algum descuido em relação ao isolamento.

Se tiveres um bom isolamento térmico, garantidamente que não irás sentir necessidade de instalar nenhum sistema de arrefecimento...Se a eficencia do mesmo isolamento for boa, a melhor solução são os radiadores de convexão electrica. O seu custo é bastante reduzido, o consumo tão é bastante reduzido e como tens um bom isolamento térmico so sentiras necessidade de o ligar nos dias mesmo muito frios.

Tendo em conta que o preço da electricidade, vai aumentar e que agora existem incentivos para a "pordução de energia electrica" sempre podes efectuar a instalação de paineis fotovoltaicos. Não tens necessidade de comprar energia à EDP, produzes tu
    Deve ser encarado com um projecto com uma amortização a médio prazo, uma vez que o investimento é consideravel, mas economicamente bastante rentavel a uma przo de 8anos.

Consulta este link, pode ser que te ajude um pouco http://www.troquedeenergia.com/.
    Contudo se fizeres uma pesquisa mais detalhada, não te vai faltar informação.

Como estás a construir acho que é a melhor solução, até porque quando se constroi o objectivo é que a nossa casinha seja por muitos anos.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
    nrps

eu
    eu está offline
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por msantos Ver Post
    E Já agora o user eu já tem algum orçamento para essa instalação e é capaz de explicar com funciona o sistema com aqucimento a lenha.
    Se queres poupar dinheiro, FOGE do piso radiante eléctrico, pois ainda gastas mais que com gasóleo...

Quanto ao orçamento dos paineis, o meu caso é especial, pois vou ser eu a construí-los.

Piloto de Provas de Perícia JoaoPaulo75's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Só para 12 ou 16 paineis e o bloco termodinâmico respectivo o investimento rondará os 13/16 mil euros... para além disso, depois existe o investimento da tubagem necessária e o sistema de aquecimento (piso radiante, radiadores ou convectores)

eu
    eu está offline
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rc Ver Post
    uma pergunta que pode ser estupida... o piso radiante não vai estragar a mobilia?
    Não, pois funciona a temperaturas baixas, tipo 28 graus...

Pedestre mitroska's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Cool

Olá amigos este forum tem mesmo de tudo um pouco...

Tive um poblema agora mesmo com uma bomba igual a essa que tava a fazer ruido e como nao percebia nada do assunto e pelo que li aqui fui para la mexer... pior nao podia ficar... e so mexi naquele botao das velocidades passei do 3 para 2 e deixou de fazer barulho mas eu nao sei porque. se alguem souber dar uma dica optimo?

Como eu nem sabia da existencia desse botao das velocidades gostaria de saber qual e a velocidade que se adequa melhor ao meu caso ninguem me pode dar uma dica das diferenças entre as velocidades I II e III??

Já agora o nosso colega poderia "postar" aki o manual da nossa "Bomba"

1 abraxo

Piloto de Karts Sansoni7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mitroska Ver Post

Tive um poblema agora mesmo com uma bomba igual a essa que tava a fazer ruido e como nao percebia nada do assunto e pelo que li aqui fui para la mexer... pior nao podia ficar... e so mexi naquele botao das velocidades passei do 3 para 2 e deixou de fazer barulho mas eu nao sei porque. se alguem souber dar uma dica optimo?

Como eu nem sabia da existencia desse botao das velocidades gostaria de saber qual e a velocidade que se adequa melhor ao meu caso ninguem me pode dar uma dica das diferenças entre as velocidades I II e III??

1 abraxo
    Normalmente está no II.
    Deixou de fazer barulho?
    Provavelmente porque aumentaste a velocidade o ar deslocou-se.
    Tens purgado o sistema?

Pedestre mitroska's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
    Normalmente está no II.
    Deixou de fazer barulho?
    Provavelmente porque aumentaste a velocidade o ar deslocou-se.
    Tens purgado o sistema?

Ok então vou deixar ficar no II.

Sim agora parece que deixou de fazer barulho. Aquilo das velocidade e para a circulação da agua certo? Eu até gostava de saber qual a que mais me convinha visto só estar a trabalhar com poucos "aquecedores", por isso é que gostava de arranjar um manual da bomba. Colocar no 1 tb deve ser muito pouco???

Purgar o Sistema... isso e tirar o ar dos "aquecedores"???? Como é que devo fazer???

1 Abraxo

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Ok então vou deixar ficar no II.

Sim agora parece que deixou de fazer barulho. Aquilo das velocidade e para a circulação da agua certo? Eu até gostava de saber qual a que mais me convinha visto só estar a trabalhar com poucos "aquecedores", por isso é que gostava de arranjar um manual da bomba. Colocar no 1 tb deve ser muito pouco???

Purgar o Sistema... isso e tirar o ar dos "aquecedores"???? Como é que devo fazer???

1 Abraxo
    Penso que podes deixar no II...aquece melhor.
    No entanto como dizes que tens poucos irradiadores ligados...coloca no I e vê o aquecimento da casa.
    Para «veres » se o irradiado ter ar, umas horas após o aquecimento ligado, passa a mão por todos eles...deverão estar uniformemente quentes.
    Se não estiverem...provavelmente têm ar.
    Na extremidade contrária á entrada de água no radiador haverá um «parafuso«...se o desapertares ligeiramente o ar sai...quando começar a sair água, apertas e passas ao seguinte.

Mais dúvidas, dispõe.

Piloto de Testes 100do's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Os meus pais têm um sistema semelhante. É um fogão a lenha e aquece radiadores e um cilindro de agua de 250 l.
    Já estou cansado de desmontar essa bomba, e já levou umas 3 ou mais. Para além do botão da bomba que regula a velocidade, tem também um termostato. Geralmente deixo como estava antes.

A razão de tanto mudar essa bomba é que aparecem abelhas no circuito e tapam as pás da bomba. Se não dou conta a tempo a bomba queima, porque fica sempre a trabalhar. À pouco tempo descubri que o depósito que existe no sótão tem um tubo que serve de respirador e outro de descarga. Acredito que entrassem por aí, embora ache estranho. Tapei os tubos com uma rede, vou ver se resolvi ou não.

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 100do Ver Post
    Os meus pais têm um sistema semelhante. É um fogão a lenha e aquece radiadores e um cilindro de agua de 250 l.
    Já estou cansado de desmontar essa bomba, e já levou umas 3 ou mais. Para além do botão da bomba que regula a velocidade, tem também um termostato. Geralmente deixo como estava antes.

A razão de tanto mudar essa bomba é que aparecem abelhas no circuito e tapam as pás da bomba. Se não dou conta a tempo a bomba queima, porque fica sempre a trabalhar. À pouco tempo descubri que o depósito que existe no sótão tem um tubo que serve de respirador e outro de descarga. Acredito que entrassem por aí, embora ache estranho. Tapei os tubos com uma rede, vou ver se resolvi ou não.
    Esquesito ...as abelhas.
    O circuito é fechado.

Bomba sempre a trabalhar?!
    para que temperatura tens regulado o termostato.
    Tens a certeza que o termostato está OK?

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

A bomba fica sempre a trabalhar quando lá tem abelhas. Tapam as pás da bomba, logo, ela não consegue bombear a água. Noto isso quando o fogão aquece demasiado e a água começa a fazer barulho dentro do fogão.

Circuito fechado? No sótão há um deposito de água. Julgo que é para regularizar o nível da água. Tem uma boia, se o nível baixa mete água. Se subir vaz pelo telhado.

Mas sinceramente nunca entendi bem o esquema. Aliás, os meus pais andam à meses a pedir para o tipo que instalou aquilo (à mais de 10 anos, acho eu), para lá ir fazer uma revisão.

O fogão está velho e arde mal (provavelmente chaminé suja) e os radiadores aquecem muito pouco. Aquilo funciona muito bem para aquecer a água do cilindro. Quanto ao aquecimento da casa sempre deixou muito a desejar.

O água do depósito do sótão deve ser a que circula nos radiadores. Até porque tem alguma ferruge e não deve ser do cilindro.

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

A bomba fica sempre a trabalhar quando lá tem abelhas. Tapam as pás da bomba, logo, ela não consegue bombear a água. Noto isso quando o fogão aquece demasiado e a água começa a fazer barulho dentro do fogão.

Circuito fechado? No sótão há um deposito de água. Julgo que é para regularizar o nível da água. Tem uma boia, se o nível baixa mete água. Se subir vaz pelo telhado.

Mas sinceramente nunca entendi bem o esquema. Aliás, os meus pais andam à meses a pedir para o tipo que instalou aquilo (à mais de 10 anos, acho eu), para lá ir fazer uma revisão.

O fogão está velho e arde mal (provavelmente chaminé suja) e os radiadores aquecem muito pouco. Aquilo funciona muito bem para aquecer a água do cilindro. Quanto ao aquecimento da casa sempre deixou muito a desejar.

O água do depósito do sótão deve ser a que circula nos radiadores. Até porque tem alguma ferruge e não deve ser do cilindro.
    O circuito é fechado.
    O depósito do sotão deve ser para consumo da casa quando falta a água da rede pública.
    O meu sistema também aquece águas sanitárias mas o «cilindro» é aquecido por uma serpentina e não directamente.
    Por isso acho esquesito a água do «cilindro» estar quente eos radiadores frios.
    Tens que ver a pressão do circuito do aquecimento...provavelmente a pressão está baixa e a água não circula.
    Tens certeza que o termostato está bom?
    A história das abelhas não me convence.

Parece-me que o sistema precisa mesmo de uma boa revisão...

Piloto de Provas de Perícia luision's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

1 abraxo

Eu tambem ja tive o sistema de aquecimento com poucos radiadores e na posição 2 chegava.

Fica aqui o link. A bomba pode nao ser igual mas ja dá para ter ideia de como funciona.

http://net.grundfos.com/Appl/WebCAPS...ull&pdfid=6148

O meu sistema tem um deposito com boia em inox(parece um autoclismo) no cimo de todo o circuito e serve para manter agua e pressão na tubagem, e nunca trabalhar em seco.

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Há coisas em que tens razão, mas noutras parece-me que não.
    As abelhas são uma verdade, infelizmente.
    O depósito é mesmo do aquecimento (basta ir lá com ele ligado, vê-se logo a temperatura).

O cilindro aquece com uma serpentina, correcto. Mas, por aquilo que me explicaram, dentro dessa serpentina passa a água que a seguir vai para os radiadores. Por isso compreendo que os radiadores demorem a aquecer.

Supostamente, quando a água do cilindro estiver quente, os radiadores deviam aquecer bem. Mas o que parece é que a água do cilindro continua a aquecer muito, sente-se a água a "ferver" dentro do fogão e os radiadores libertam pouco calor.

Essa ideia da pressão do circuito é que acho que faz todo o sentido. No entanto acho que a função do depósito é exactamente essa, a de regularizar a pressão.

Uma pergunta "básica":
    Quando a água aquece aumenta de volume??
    Eu tenho ideia que o circuito não pode ser totalmente fechado, nesse caso explodia.

Ainda à dias me contaram que uma caldeira das que se mete nas lareiras, não explodiu por muita sorte. Taparam o respirador e esqueceram-se de o abrir. A sorte foi que no circuito existia um tubo em pvc que rebentou. Se não fosse esse, provavelmente rebentava a caldeira...

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

[quote=100do;2003463]Há coisas em que tens razão, mas noutras parece-me que não.
    As abelhas são uma verdade, infelizmente.
    O depósito é mesmo do aquecimento (basta ir lá com ele ligado, vê-se logo a temperatura).

Acredito...o meu está directamente ligado á rede.

O cilindro aquece com uma serpentina, correcto. Mas, por aquilo que me explicaram, dentro dessa serpentina passa a água que a seguir vai para os radiadores. Por isso compreendo que os radiadores demorem a aquecer.

Parece-me que deveria aquecer tudo ao mesmo tempo, mas...

Supostamente, quando a água do cilindro estiver quente, os radiadores deviam aquecer bem. Mas o que parece é que a água do cilindro continua a aquecer muito, sente-se a água a "ferver" dentro do fogão e os radiadores libertam pouco calor.

A água não pode ferver dentro do fogão.
    Ou a pressão do sistema é baixa ou há muito ar nos canos...

Essa ideia da pressão do circuito é que acho que faz todo o sentido. No entanto acho que a função do depósito é exactamente essa, a de regularizar a pressão.

Creio que se o sistema tiver ar, esse ar é um obstáculo á entrada da água, daí a pressão ser baixa.

Uma pergunta "básica":
    Quando a água aquece aumenta de volume??
    Eu tenho ideia que o circuito não pode ser totalmente fechado, nesse caso explodia.

Provavelmente tens razão e o teu circuito é aberto, tendo como ponto de partida o tal depósito no tecto da cas.
    A ser assim, parece-me um sistema mal feito e sem nexo pois a água ao ser aquecido na caldeira, acabará por arrefecer no depósito, não aquecendo os radiadores.
    A água do cilindro está quente porque, provavelmente é a primeira a receber a água quente da caldeira.

Ainda à dias me contaram que uma caldeira das que se mete nas lareiras, não explodiu por muita sorte. Taparam o respirador e esqueceram-se de o abrir. A sorte foi que no circuito existia um tubo em pvc que rebentou. Se não fosse esse, provavelmente rebentava a caldeira...[/quote]

Todos os sistemas têm válvulas de segurança que abrem quando a pressão sobe para evitar acidentes.
    A tua não tem?

Em conclusão, parece-me urgente a revisão do sistema.
    Mão me parece que esteja correctamente montado pois há muitas perdas de calor.
    Não é normal a água ferver dentro da caldeira.
    Se isso acontece é porque a água é pouca para o volume a ocupar e/ou, não circula.

Não sou técnico disto, mas temo que possam surgir problemas...

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Só uma nota:
    A água só ferve dentro do fogão (não é uma caldeira, é mesmo um fogão), quando a bomba está avariada.
    Quanto ao resto, concordo, precisa mesmo de uma revisão.

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Só uma nota:
    A água só ferve dentro do fogão (não é uma caldeira, é mesmo um fogão), quando a bomba está avariada.
    Quanto ao resto, concordo, precisa mesmo de uma revisão.
    Então está percebido...a bomba deixa de funcionar, a água para no tal fogão ( fogão de cozinhar a lenha?) e começa a ferver.

Se calhar, o melhor era mesmo esvaziar o sistema, lavar o depósito e voltar a enchê-lo.

Eventualmente, se conseguisses isolar o depósito do tecto com fibra, a água arrefeceria um pouco menos, digo eu.

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Sim, é um fogão a lenha, tem uma cobertura em ferro fundido para as panelas e um forno. É tipo tudo-em-um, o problema é que apostaria a dizer que 50% do calor sai no fogão.
    É da marca Hérgom. Já vi um muito parecido mas que permite evitar as saídas de calor pela placa ou pelo forno (vira-se um manípulo para não aquecerem). Esse sim, muito melhor.

Quanto ao depósito, já é em fibra. Aliás, acho até que é daqueles que já não se vendem por causa de ser cancerígenos (tipo lusalite). Tem a tampa e não se perde muito calor aí.

Mas é como dizes, precisa de uma grande revisão. ainda por cima o fogão já tem muito uso e talvez não tenha grande solução.

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Sim, é um fogão a lenha, tem uma cobertura em ferro fundido para as panelas e um forno. É tipo tudo-em-um, o problema é que apostaria a dizer que 50% do calor sai no fogão.
    É da marca Hérgom. Já vi um muito parecido mas que permite evitar as saídas de calor pela placa ou pelo forno (vira-se um manípulo para não aquecerem). Esse sim, muito melhor.

Quanto ao depósito, já é em fibra. Aliás, acho até que é daqueles que já não se vendem por causa de ser cancerígenos (tipo lusalite). Tem a tampa e não se perde muito calor aí.

Mas é como dizes, precisa de uma grande revisão. ainda por cima o fogão já tem muito uso e talvez não tenha grande solução.
    Já ouvi falar desse sistema.
    Não é como o meu.
    parece-me que se perde demasiado calor e pouco ficará para aquecer os Radiadores.
    Eventualmente a solução poderá ser a colocação de um recuperador de calor com aquecimento de água ( para o aquecimento central) deixando o fogão para aquecimento das águas sanitárias.
    Isto são ideias...eu não sou técnico.

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Cá está!
    Neste link está o dito fogão.
    Foi dificil mas encontrei, inclusivé um manual. Vou ver se explica alguma coisa da instalação.

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Aqui estão os esquemas de montagem. Parece-me que o esquema que lá está é o da 2ª figura.
    Aquilo funcionou sempre +/- bem, endo em conta o equipamento que lá está. Agora é que parece que perdeu eficiência. Trabalho para o técnico.
    Mas fica o esquema, pode ser útil para alguém.

Piloto de Testes 306dm's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito Aquecimento central a lenha?? Quem conhece?

Este tipo de aquecimento é bom?
    Dá para fazer a circulação para outras divisões, como funciona o sistema?
    Tenho pre instalação e recuperador de calor, tenho que mandar a lareira a baixo e meter lá uma salamandra?
    Agradecia feedback disto

Piloto de Troféu 330i's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

eu tenho um sistema de aquecimento central desses; alias é misto, pode funcionar a gas, ou a lenha, porque ele proprio comuta-se automaticamente.
    basicamente o sistema é composto por uma lareira com um recuperador, ao qual é colOcado superiormente uma caldeira de agua e uma serpentina, uma bomba electrica, e uma valvula de pressão, com um cilindro de contençao.
    quando a agua aquece a serpentina faz circular a agua para o cilindro de contençao, e daí a bomba electrica "empurra-a" pelos radiadores da casa, num sistema de circuito fechado.
    simples e eficaz, fez-me poupar + - 200euros de gas nos meses de Inverno (!!!)
    se quizeres envio-te o nome do instalador por pm.

Piloto de Provas de Perícia luision's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Boas, eu tenho aquecimento com caldeira de lenha, o meu sistema baseia-se numa cassete envolvida no deposito de agua. A agua aquece e através de uma bomba faz se a cirulação pelos radiadores em toda a casa, no sitio mais alto da canalização existe um vaso de expansão que serve para ir mantendo o circuito com pressão e com agua(parece um autoclismo em inox). Dá para adaptar outros sistemas de aquecimento(gas, gasoleo, ou até um cilindro com sistemas solares para aquecimento de aguas do WC e cozinha)
    Enfim é um sistema inicialmente caro mas resolve bem o aquecimento em casa e quando trabalha em paralelo com outro sistema (ex. gas) melhor ainda.

A minha caldeira é marca Zaima parecida com esta

http://www.ambibeiras.pt/images/prod...o_330_2a_g.jpg

Cumps

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Muito bom desde que, em simultâneo, tenhas um complemento a gás ou a gasoleo, para o arranque inicial (aquece a água mais depressa) e para manter a água do sistema quente sempre que acabe a lenha na lareira ( á noite, por exemplo).
    Já fizeste contas á lenha e ao trabalho de a colocar a arder???

Página 6 de 10 PrimeiraPrimeira ... 567 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.