De manhã ouro, à tarde prata e à noite mata... - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 3 PrimeiraPrimeira 123 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 64

Título: De manhã ouro, à tarde prata e à noite mata...

Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Normalmente como citrinos nomeadamente laranjas á noite, até hoje não notei nada de anormal.

A verdade que um bom suminho natural pela manhã tem um sabor muito bom, diferente daquele que tem á tarde.

Piloto de Troféu michaelvasconcelos's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Tenho comido laranjas à noite (por sinal uma das minhas frutas favoritas) e nunca me fez mal ... [:X][:X][:X]

Piloto de Troféu miguelsantos's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

desculpem estar a perguntar, andei a procura e nao encontre!
    para o leite azedar com a laranja nao tem de estar na presença de ar(O2)

Piloto de Testes Neptuno74's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Já comi muitas vezes laranjas á noite, e nunca tive qualquer problema.

Piloto de Testes mariosilva's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

É bem provável que isso varie muito de pessoa para pessoa e nalguns casos até seja mais efeito psicológico a funcionar..
    Por exemplo, o meu pai farta-se de comer citrinos à noite e nuca teve qualquer problema; já o meu avô materno bastou-lhe uma laranja de noite para passar o resto da noite no hospital..

Já agora, há outro pormenor da sabedoria popular a juntar ao tópico:
    Diz o povinho que as laranjas de noite só não fazem mal nos meses que não têm 'r' (maio, junho, julho e agosto)

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Já tinha ouvido esta frase, mas aplicada à melancia!

Tive um tio-avô que comia laranjas à noite e durante a noite fazia um lanche para comer maçãs e... laranjas. Sempre teve uma saúde invejável e morreu com 108 anos!

Piloto de Testes OperaPhantom's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Curiosamente hoje, cerca das 23:30, comi uma laranja.

São 3:23 e ainda tou com soluços.

Piloto de Troféu Arturval's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

[**][**]

É essa e uma que diz que não se deve beber agua no fim de comer castanhas quentes. Mas a mais estupida de todas é aquela que diz que não se deve desfazer a barba depois de jantar.

Comprovação cientifica não há.

Mas é verdade que não se deve comer muito (independentemento do alimento) antes de deitar.

Piloto de Provas de Perícia luision's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

A minha filha teve uma paragem de digestao por ter comido laranja ao jantar, foi no verão com muito calor. Será que haverá alguma relação com o calor???

Consultor panpipe's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

já pensaram estar o provérbio a falar de apanhar as laranjas à noite para comer e não o comer laranjas já apanhadas???

;)

Piloto Lendário PeLeve's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Do lado contrário de todo e qualquer aprendiz de Maquiavel, ou do próprio, que muitos há por aí!

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por panpipe

já pensaram estar o provérbio a falar de apanhar as laranjas à noite para comer e não o comer laranjas já apanhadas???

;)
    Não, até porque sempre o ouvi referir como sendo relativamente ao acto de comê-las!;)

Consultor panpipe's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por panpipe

;)
    Não, até porque sempre o ouvi referir como sendo relativamente ao acto de comê-las!;)
    eu não disse o contrário ;)

Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Opera_Phantom

Curiosamente hoje, cerca das 23:30, comi uma laranja.

São 3:23 e ainda tou com soluços.
    Devias ter tirado a casca.

:D

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

É um mito, mas tem um fundamento

Tem a ver com a Vitamina C que n me perguntem pq tem propriedades energéticas, o que pode dar algum "speed", pois libertas substancias naturais no corpo.

Logo se comerem laranjas à noite ( e n estou a falar de 1 laranja, tamos a falar de bastantes ) podem ter alguma dificuldade em dormir.

Além disso a laranja pode ser algo indigesta e como n se deve ir dormir de barriga cheia, tão a ver, né?

Piloto de Rallye hc80's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

se e verdade ou n eu n sei, mas dizem k e totalmente desaconselhavel

SHL
    SHL está offline
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Uma vez disseram-me que esse ditado tinha sido inventado pelos padres para evitar que as crianças saltassem os muros dos conventos/mosteiros durante a noite para comerem as laranjas que lá havia.
    Não sei se tem algum fundo de verdade.

Piloto de Testes Neptuno74's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Arturval

[**][**]

É essa e uma que diz que não se deve beber agua no fim de comer castanhas quentes. Mas a mais estupida de todas é aquela que diz que não se deve desfazer a barba depois de jantar.

Mas é verdade que não se deve comer muito (independentemento do alimento) antes de deitar.
    Não sei se há algum fundamento ciêntifico, mas o pai de uma amiga minha morreu ao fazer a barba depois do almoço.
    Eu próprio faço muitas vezes a barba depois do almoço ou jantar, mas nessas alturas lembro-me sempre do pai dela e fico a pensar duas vezes se devia continuar ou não.

Piloto de Fórmula 1 ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Neptuno_74

[**][**]

Não sei se há algum fundamento ciêntifico, mas o pai de uma amiga minha morreu ao fazer a barba depois do almoço.
    Eu próprio faço muitas vezes a barba depois do almoço ou jantar, mas nessas alturas lembro-me sempre do pai dela e fico a pensar duas vezes se devia continuar ou não.
    Há explicação sim senhor!

Durante a digestão, há um maior afluxo de sangue ao estômago devido à actividade deste. Isto causa até uma certa "baixa" de sangue noutros pontos dando origem, por exemplo, à sensação de sonolência após uma refeição pesada.

Ao escanhoares a cara estás a "solicitar" um maior afluxo de sangue a essa zona (devido à irritação da pele). Ora, depois de almoço estarás, portanto, a "roubar" sangue que o estômago precisa.

Vai daí, corres o risco de parar a digestão, especialmente se a refeição foi pesada.

Piloto de Testes UmDois's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

ClioII
    concordo com isso que disseste...
    quando está este tempo mais frio, já alguem deve ter reparado que depois do almoço se sente mais frio do que antes, por esse mesmo motivo.

Piloto de Testes UmDois's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Quanto à frase do tópico, já a conhecia mas já comi muitas vezes laranja à noite e nunca notei nada de anormal. Poderá ter a ver com a digestão, a laranja talvez precise de mais tempo e esforço do estomago para digerir, durante o sono o organismo fica mais lento e daí poderá haver complicações em algum tipo de pessoas. Não é por acaso que antes de deitar o aconselhável, se comer, é leite, iogurte ou banana... coisas leves.
    apesar que não respeito muito esses conselhos.[8)]

Piloto de Fórmula 1 pmct's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Mito urbano, tal como aquele de comer laranjas com leite.
    Não me parece muito boa ideia misturar no "bucho" ácidos com bases...
    entºao não pçodes beber nunca leite.
    O suco estomacal é muito mas muito acido
    :D

Piloto de Troféu eduardomaio's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por um.dois

Quanto à frase do tópico, já a conhecia mas já comi muitas vezes laranja à noite e nunca notei nada de anormal. Poderá ter a ver com a digestão, a laranja talvez precise de mais tempo e esforço do estomago para digerir, durante o sono o organismo fica mais lento e daí poderá haver complicações em algum tipo de pessoas. Não é por acaso que antes de deitar o aconselhável, se comer, é leite, iogurte ou banana... coisas leves.
    apesar que não respeito muito esses conselhos.[8)]
    Eu costumo beber muita coca cola e comer uma sandes de chouriço ou presunto bem aviada :D Ainda cá tou :D

Também costumo beber sumo de laranja à noite, mas não me faz mal. Acho que tem muito a ver com o organismo da pessoa.

Piloto de Troféu sempreabrir's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Á noite é mais aconselhável marmelos...

Saludos

Banido
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Antes de comer as laranjas à noite...... injetem-nas com Vodka .

Piloto de Testes sgarcsa's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por ClioII

citação:Originalmente colocada por Neptuno_74

[**][**]

Há explicação sim senhor!

Durante a digestão, há um maior afluxo de sangue ao estômago devido à actividade deste. Isto causa até uma certa "baixa" de sangue noutros pontos dando origem, por exemplo, à sensação de sonolência após uma refeição pesada.

Ao escanhoares a cara estás a "solicitar" um maior afluxo de sangue a essa zona (devido à irritação da pele). Ora, depois de almoço estarás, portanto, a "roubar" sangue que o estômago precisa.

Vai daí, corres o risco de parar a digestão, especialmente se a refeição foi pesada.
    Exactamente..

O meu bisavô também faleceu a desfazer a barba depois de almoçar..[|)]

Piloto de Testes blink's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Data de Registo
    Jan 2003
    Do lado contrário de todo e qualquer aprendiz de Maquiavel, ou do próprio, que muitos há por aí!

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por blink

Um pequeno artigo interessante: http://www.aprendebrasil.com.br/fale...p?codtexto=262
    Service Unavailable

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por blink

Um pequeno artigo interessante: http://www.aprendebrasil.com.br/fale...p?codtexto=262
    Service Unavailable
    Estranho. eu aqui consigo carregar a página.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Pois, aqui continua a não dar!

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Então cá vai um copy-paste:

Tabus alimentares: superstições que sobrevivem ao tempo?

Tabus alimentares são crenças que ouvimos desde a infância e geralmente se referem à alimentação e à combinação de certos tipos de alimento que seriam prejudiciais à saúde. Esse tipo de informação passa de pai para filho e, às vezes, não apresenta nenhuma verdade. Não devemos, no entanto, confundir tabus alimentares com hábitos culturais ou mesmo com algumas proibições provenientes de dogmas religiosos, como o fato de os judeus não comerem carne suína, de alguns protestantes serem adeptos das dietas vegetarianas ou de os católicos não comerem carne vermelha na Sexta-Feira Santa.

Os tabus geralmente se originam da cultura de um povo ou de uma região e acabam se tornando "verdades". Essas proibições são, segundo Marvin Harris, "respostas culturais a problemas de adaptação ecológica". Além disso, esse antropólogo afirma que "muitos estudiosos de culturas e superstições afirmam que as sociedades proíbem certas classes de alimentos, pois classificá-las em comestíveis e não-comestíveis significa classificar uma experiência no mundo".

Vamos verificar as origens e as verdades de alguns tabus.

# Manga com leite mata?

Na época da escravatura, a alimentação dos escravos era muito precária. Para matar a fome, eles costumavam colher frutas dos pomares e comê-las à noite, longe dos olhares dos feitores das fazendas. Quando os senhores descobriram esse fato, aproveitaram-se da ingenuidade dos escravos e passaram a ensinar-lhes uma quadrinha que dizia: "Fruta de manhã é prata, de tarde é ouro e de noite mata!" E como eles recebiam leite como alimentação noturna, a mistura desses dois alimentos se tornou um tabu. Mas, do ponto de vista da nutrição, a combinação de manga com leite é muito saudável, pois a manga é rica em vitaminas e minerais e o leite, em proteínas e vitaminas, formando, assim, uma bela dupla.

# Melancia com vinho empedra no estômago?

A melancia é uma fruta rica em água, vitaminas A e C, potássio e outros minerais. A crença de que a melancia seria uma fruta indigesta provém da sua composição, pois ela contém fibras insolúveis que estão presentes na polpa e que possuem a propriedade de aumentar a peristalse, ou seja, os movimentos intestinais, dando a sensação de que a digestão é complicada. Mas nada disso é verdade. A maior parte da melancia é composta de água, e as fibras presentes em sua polpa ajudam a melhorar o funcionamento do intestino.

# Comer carne e peixe na mesma refeição encurta a vida?

Tanto a carne bovina como o peixe são ótimas fontes de proteínas e, portanto, indispensáveis para uma alimentação equilibrada e saudável. Comê-los na mesma refeição não fará nenhum mal à nossa saúde. Mas o excesso de proteína na nossa alimentação, como ocorre na dieta das proteínas, é nocivo, pois, como tudo na vida que é feito com exagero, pode fazer mal. A sobrecarga dos rins, por exemplo, é uma das conseqüências desse tipo de dieta. O mesmo se aplica às pessoas que ingerem uma quantidade enorme de ovos, como os fisiculturistas, que, segundo a literatura, podem chegar a consumir 30 ovos por dia. Entretanto, é importante saber que a falta desse tipo de alimento pode causar desnutrição, anemia e outras doenças provenientes da carência de nutrientes e vitaminas.

# Cachaça com leite talha dentro da gente?

Esse ditado se originou do espanhol: la leche con el vino tornase venino. O leite era considerado pelos europeus um alimento completo. E misturá-lo a qualquer outro não era muito agradável ao estômago estrangeiro. Pensava-se que o álcool "talharia" o leite, que ficaria petrificado nas entranhas, atrapalhando o curso do sangue, obstruindo a circulação e causando congestão e asfixia.

Esses são alguns tabus alimentares, entre outros que existem por aí. Se você tem ou conhece algum, escreva-me contando.

Página 2 de 3 PrimeiraPrimeira 123 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.