Pessoal, alguém sabe porque razão os olhos dos gatos brilham tanto á noite?
Ás vezes até me assusto! Há um bocado fui á sala, e deparo-me com 2 brilhantes no meio da escuridão[:0] era o meu gato está claro!:D
Existe alguma explicação cientifica?
|
|||||
Pessoal, alguém sabe porque razão os olhos dos gatos brilham tanto á noite?
Ás vezes até me assusto! Há um bocado fui á sala, e deparo-me com 2 brilhantes no meio da escuridão[:0] era o meu gato está claro!:D
Existe alguma explicação cientifica?
os gatos tem uma especie de espelho que lhes permite ampliar(penso que ao reflectir) a intensidade da luz de modo a ver melhor de noite!
A razão pela qual os olhos de alguns animais brilham no escuro está na formação desses órgãos responsáveis pela visão. Primeiro é preciso saber que os olhos de todos os animais têm uma região chamada retina cuja principal função é transformar a luz em impulsos elétricos, que vão para o cérebro e produzem a visão. E quem faz esta transformação são estruturas da retina conhecidas como fotorreceptores.
Alguns animais, porém, têm, atrás da retina, uma área chamada tapete lúcido, que é feita de substâncias com propriedades refletoras, como os espelhos, que aumentam a quantidade de luz percebida. É por conta do tapete lúcido -- uma película colorida com certo brilho --, que os olhos de alguns animais, como cães, cavalos e bois brilham, ou melhor, refletem a luz ao serem atingidos por ela. Já nos olhos dos suínos e do homem, por exemplo, que não apresentam essa região refletora, tal característica não é observada.
O tapete lúcido é uma adaptação noturna. Isso significa que, fazendo refletir a luz que incide nos olhos, há um aumento da estimulação dos fotorreceptores -- as células sensíveis à luz --, proporcionando a visão em locais escuros ou visão noturna.
Graças a essa adaptação, leões, tigres e onças, entre outros felinos, são capazes de localizar suas presas mesmo no escuro. Por motivo igual, animais domésticos, como cães e gatos, conseguem se localizar em ambientes sem luz, podendo nos pregar sustos como o do começo do texto.
(Algures na net)
cá em casa ha 4 olhos que brilham (tenho 2 gatas)[:P]
Eu tenho 2 gatos.
É só machos, eheheh...
Eu tive um que me acompanhou durante 18 anos da minha vida que conta com 19 anos...
Após a morte desse meu gato, eu e a minha irmã quisemos outro, mas a minha mãe disse "gatos nunca mais", isto porque lhe custou bastante a morte do gato...
Passado dois dias, lá apareceu um gatito á frente da loja da minha mãe, andava a atravessar a rua e teve por ser atropelado por 2 vezes pelos autocarros, ele tinha aparecido nessa rua, porque a casa onde ele tava era abandonada e tinha ardido...
A minha mãe lá foi a rua, chamou-o e ele lá veio, abriu-lhe a porta do carro, ele saltou lá para dentro e ficou a dormir ao sol, até que o trouxe para casa, e lá está ele aqui até hoje...
Eu sei que não tem nada haver com o topico, mas prontos, como falaram em gatos...
Esse teve a sorte que muitos não tiveram!citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing
Eu tive um que me acompanhou durante 18 anos da minha vida que conta com 19 anos...
Após a morte desse meu gato, eu e a minha irmã quisemos outro, mas a minha mãe disse "gatos nunca mais", isto porque lhe custou bastante a morte do gato...
Passado dois dias, lá apareceu um gatito á frente da loja da minha mãe, andava a atravessar a rua e teve por ser atropelado por 2 vezes pelos autocarros, ele tinha aparecido nessa rua, porque a casa onde ele tava era abandonada e tinha ardido...
A minha mãe lá foi a rua, chamou-o e ele lá veio, abriu-lhe a porta do carro, ele saltou lá para dentro e ficou a dormir ao sol, até que o trouxe para casa, e lá está ele aqui até hoje...
Eu sei que não tem nada haver com o topico, mas prontos, como falaram em gatos...
Lá isso é verdade...citação:Originalmente colocada por J.Garcia
Esse teve a sorte que muitos não tiveram!
Ainda não fez um ano que está aqui e já é o dono disto tudo...
Mas tadito, não dá trabalho nenhum, consome 3 kg de comida\mês mas de resto não dá muitas despesas...
Acho que só faz bem a uma familia ter um animal de estimação...
Me too...citação:Originalmente colocada por mcabral
Eu tenho 2 gatos.
É só machos, eheheh...
[img]uploaded/mayreles/2006111314836_bixos.JPG[/img]
O meu gato também teve uma história feliz. Foi o unico sobrevivente de uma ninhada. Iria ser morto á nascensa com eter, pela minha vizinha, e a minha mãe (que DETESTAVA gatos), olhou para mim e viu que eu estava quase a chorar e pediu-me para escolher um...tipo na altura nem acreditei. E assim o Gaspar foi o unico sobrevivente de uma ninhada.
Hoje é feliz e é um gato que só visto! Gaspar Rula!:D:D[^][:X]
![]()
Granda gato que tens aí[:P]
tambem ja tive um gato(macho) em 1995, só que em Janeiro de 97 ele fugiu....e foi até hoje![]()
lamborghini_, tira essa coleira ao animal, esse sininho só incomoda. tenho uns 8 ou nove (ver avatar), que andam sempre no quintal e rua (pouco movimentada) e é um espectáculo ver os bichos a caçar.
citação:Originalmente colocada por zombi.l
lamborghini_, tira essa coleira ao animal, esse sininho só incomoda. tenho uns 8 ou nove (ver avatar), que andam sempre no quintal e rua (pouco movimentada) e é um espectáculo ver os bichos a caçar.
Este guizo da foto por acaso não fazia barulho nenhum. Ele agora tem outra coleira tb vermelha que lhe tirei logo o guizo;) Além de afectar a caça deve fazer uma grande dor de cabeça já que eles ouvem tudo ampliado.
Obrigado pela dica![]()
Eu contribuí para a sobrevivência de 2 gatinhos. Estavam abandonados, nem 1 mês tinham e o pessoal de limpeza tinha recebido ordem para os colocar num caix'0te (-> isto foram as patinhas do macho em cima do meu teclado...).
Levei-os ao vet, aquilo esteve por 1 fio e agora tenho 2 gatos espectaculares.
Estão a engordar como tudo, cagam que se fartam e lá tenho de andar a limpar o caixote umas 3 a 4 x por dia.
São mesmo muito bonitos. Só espero que cresçam um bom bocado pois lá fora há ratos em quantidades industriais...
Os meus cães é que não acham grande piada, armam-se em parvos com a ciumeira. Tenho que ter muito cuidado com aaltura da comida...
A minha mãe é que já me disse que o macho terá que ser castrado... Fiquei horrorizado....
É a 1ª vez que lido com gatos... E estou a gostar. ;)
o meu manel tem uma gata persa lindaaaaaaaa que eu já adoptei![]()
citação:Originalmente colocada por Carlos.L
Eu contribuí para a sobrevivência de 2 gatinhos. Estavam abandonados, nem 1 mês tinham e o pessoal de limpeza tinha recebido ordem para os colocar num caix'0te (-> isto foram as patinhas do macho em cima do meu teclado...).
Estão a engordar como tudo, cagam que se fartam e lá tenho de andar a limpar o caixote umas 3 a 4 x por dia.
São mesmo muito bonitos. Só espero que cresçam um bom bocado pois lá fora há ratos em quantidades industriais...
Os meus cães é que não acham grande piada, armam-se em parvos com a ciumeira. Tenho que ter muito cuidado com aaltura da comida...
A minha mãe é que já me disse que o macho terá que ser castrado... Fiquei horrorizado....
É a 1ª vez que lido com gatos... E estou a gostar. ;)
Convém castrares o gato, senão um dia desaparece e nunca mais volta. Eles não fica sem a .|. .
;)Eu se fosse a ti tirava mesmo a coleira pois marca o pelo todo á volta do pescoço e ás vezes até faz calo,são muito mais bonitos sem adereços extracitação:Originalmente colocada por lamborghini_
citação:Originalmente colocada por zombi.l
Este guizo da foto por acaso não fazia barulho nenhum. Ele agora tem outra coleira tb vermelha que lhe tirei logo o guizo;) Além de afectar a caça deve fazer uma grande dor de cabeça já que eles ouvem tudo ampliado.
Obrigado pela dica![]()
![]()
Não tiro, porque sempre usou coleira e não faz calo. Além disso ele vai para a rua e depois podiam pensar que era abandonado e ficar com ele....porque ele não foge das pessoas.
Ah e a coleira está muito solta. Tem 2 dedos de folga.
Já que toda a gente conta a história dos gatos eu vou contar a da minha gata que não é minha...
Eu não gosto muito de gatos...acho um bicho selvagem, muito solitário e blá blá blá...tenho dois cães e sempre tive cães.
Mas um dia andava na rua um gato muito pequenino abandonado, e todos os cães da rua a fazer um cagaçal dos diabos...o gato andava por ali. Telefonei à minha namorada a perguntar se queria mais um gato visto que ninguém pegava no desgraçado que era mesmo pequenino. E ela já tinha duas gatas em casa mas disse para eu se poder levá-lo.
(ela também mora numa zona que todas as pessoas têm gatos por isso não havia stresses).
Como tinha pena do bichano lá fui eu tentar apanhá-lo...bufava como tudo e fugiu-me.
Umas horas mais tarde fui ter com ela e para meu espanto começo a ouvir miar dentro do motor do meu carro...páro o carro e abro o capot e lá estava o raio do gato lá dentro!! Tão pequenino...não quis sair e eu inconscientemente lá continuei o resto da minha viagem de 8 kms para casa da minha namorada.
Chegado lá tirámos a muito custo o bicho do motor, estava apavorado...pudera dentro de um barulhento isuzu..:D:D:D
Levou-o ao veterinário e descobriu-se que era uma gata que tinha apenas 2 meses!!![:0] ( digo que se descobriu pois não se consegue distinguir nos primeiros tempos o sexo dos gatos, não é assim? expliquem-me que não percebo bem sff ).
Hoje é uma gatona preta muito bonita, mas com o ar mais maluco do mundo! Aquele olhar de esgaziada não me engana...:D:Dno meio dos outros até sei qual é ela, visto que também há lá por aquelas bandas gatos pretos.
Destino ou não, quando queria apanhá-la desapareceu e quando eu menos esperava estava ela a caminho da nova casa.
Não gosto de gatos como já disse mas é impossível ficar indiferente a um bicho tão pequenino e abandonado...que crueldade![8]
Edit: Agora também já fiquei a saber porque é que os olhos dos gatos brilham.;)
4 , 5 vezes por dia?citação:Originalmente colocada por Carlos.L
É a 1ª vez que lido com gatos... E estou a gostar. ;)que usas no caixote?
eu uso areia(argila) do lidl e coloco 5 kilos e dura uma semana na boa para 1 gato adulto
tenho um caixote fechado com uma portinhola
3 a 4 x mas a catar os poios com a pá.citação:Originalmente colocada por Nephilim
4 , 5 vezes por dia?que usas no caixote?
eu uso areia(argila) do lidl e coloco 5 kilos e dura uma semana na boa para 1 gato adulto
tenho um caixote fechado com uma portinhola:D
Comprei areia no Continente, mas creio que comprei o caixote muito pequeno.
Vou ter de ir a uma loja e informar-me com quem saiba, pois eles por vezes trazem a porcaria agarrada às patas e é um fedor que nem vos conto.
5Kg? Se calhar falta-se colocar mais areia e um caixote maior.
Obrigado.![]()
xi o que tás a contar nunca me aconteceu tal coisa... e tenho gatos há anos...citação:Originalmente colocada por Carlos.L
3 a 4 x mas a catar os poios com a pá.citação:Originalmente colocada por Nephilim
4 , 5 vezes por dia?que usas no caixote?
tenho um caixote fechado com uma portinhola:D
Comprei areia no Continente, mas creio que comprei o caixote muito pequeno.
Vou ter de ir a uma loja e informar-me com quem saiba, pois eles por vezes trazem a porcaria agarrada às patas e é um fedor que nem vos conto.
5Kg? Se calhar falta-se colocar mais areia e um caixote maior.
Obrigado.![]()
"porcaria agarrada ás patas?"
Faz assim:
Arranja um caixote-wc para um gato adulto fechado com uma portinhola
e poe logo lá 5kilos(o pacote) todo de argila para gato(eu uso da do lidl pois é barata e bastante boa)
fica logo uma boa camada de areia para eles escavarem á vontade...
Depois os gatos ao entrarem fazem as necessidades e escavam interram tudo a argila seca logo aquilo que não produz cheiro.
1 vez por dia ou de 2 e 2 dias podes retirar os solidos da areia mas a areia dura uma semana na boa.
1semana depois retirar a areia toda (a do fundo estará molhada) e passas o caixote por agua e nova areia(mais 5 kilos)
patas sujas...não estarao os gatos com diarreia? o melhor para gato é comida seca de boa qualidade mas convem ter 2 bons recipientes sempre com bastante agua mudada todos os dias.
Se tiveres duvida nalguma coisa com os gatos tás á vontade...
Caixote com portinhola? Explica-me lá isso, pois os que vi eram abertos por cima.
Vou ver o tamanho do caixote (e depois de esclarecer a questão da portinhola) compro essa tal areia no Lidl. Mas para 5Kg tenho mesmo de mudar de caixote....
A porcaria que por vezes apanham nas patas é devido à quantidade de sólidos que produzem e aí o tamanho do caixote não permite que aquilo aguente muito tempo enterrado e é capaz de na próxima vez que se servem, aquilo vir à superfície..., não sei.
Nunca me vi numa situação destas, logo eu que não achava muito piada a gatos. Até a minha mãe está admirada...:D
Como são pequenos, compro-lhes Purina. O Vet tinha lá uma marca xpto, mas a custar o dobro. Já não estão de diarreia há umas 2 semanas.
Vou é cortar-lhe na alimentação. Os gajos estão sempre com fome. Quantas vezes, e atenção que têm no máximo 2 meses, devem comer?
Outra coisa, quando lhes deito comida na taça, aquilo é só para um gato de modo que comem à vez. Como são irmão, penso que não haverá problema, mas o que achas? Nos cães tenho 2 taças, mas os cães são tramados com a comida...
Já apanhei um dos gatos a lamber a taça de água dos cães. Ele arrisca-se a levar uma dentada no cachaço e adeus... Que devo fazer?
Tenho um casal de gatos, bosques da noruega, o gato ofereceram-me tinha dias ainda andou a biberon, ja tem uns 5 anos, foi castrado e é um maluco do caraças mas nao sai de casa, a minha gata, tambem me foi oferecida, ja tinha um ano e tal, o meu veterinario tinha-a lá tinha sido abandonada é mto mas mto meiguinha mas como ja era adulta ninguem a queria e se ninguem a adoptase seria abatida, hoje nao saiem de casa por iniciativa propria, nem ao jardim vao, pode estar todas as janelas abertas que nao saiem, a gata é meia destravada já por 3 ou 4 vezes que cai da janela a dormir, o que vale é que é baixinha no primeiro andar nao deixo janelas abertas, mas depressa volta para dentro as vezes ainda meia atordoada, estao gordos que nem dois texugos o gato tem 9 kilos e ela tem 8, quanto as necessidades deles compro areia Catsan, é cara, mas e expectacular, os liquidos ficam em bolas que da para tirar, um saco de areia dura para +/- 15 dias, mas tambem sao 2 gatos, quem diz que os gatos sao frios, e falsos e porque nunca teve gatos, conseguem ser tao fieis como qualquer outro animal, o meu gato tem de estar sempre na divisao da casa onde eu estou, so quer e mimos, a gata so quer e dormir, teem um ginasio e sempre se habituaram a afiar as unhitas ali nunca arranharam nada ca em casa
Ja meto aqui uma foto do meu caixote para veres, quanto a comida os meus comem da mesma taça, bebem da mesma agua, nunca ouve problemas tb tenho caes e nunca tive problemas dao-se todos bem [8D]citação:Originalmente colocada por Carlos.L
Caixote com portinhola? Explica-me lá isso, pois os que vi eram abertos por cima.
Vou ver o tamanho do caixote (e depois de esclarecer a questão da portinhola) compro essa tal areia no Lidl. Mas para 5Kg tenho mesmo de mudar de caixote....
A porcaria que por vezes apanham nas patas é devido à quantidade de sólidos que produzem e aí o tamanho do caixote não permite que aquilo aguente muito tempo enterrado e é capaz de na próxima vez que se servem, aquilo vir à superfície..., não sei.
Nunca me vi numa situação destas, logo eu que não achava muito piada a gatos. Até a minha mãe está admirada...:D
Como são pequenos, compro-lhes Purina. O Vet tinha lá uma marca xpto, mas a custar o dobro. Já não estão de diarreia há umas 2 semanas.
Vou é cortar-lhe na alimentação. Os gajos estão sempre com fome. Quantas vezes, e atenção que têm no máximo 2 meses, devem comer?
Outra coisa, quando lhes deito comida na taça, aquilo é só para um gato de modo que comem à vez. Como são irmão, penso que não haverá problema, mas o que achas? Nos cães tenho 2 taças, mas os cães são tramados com a comida...
Já apanhei um dos gatos a lamber a taça de água dos cães. Ele arrisca-se a levar uma dentada no cachaço e adeus... Que devo fazer?
Onde é que se vende Catsan?
É verdade, já me andam a chatear a molécula com essa coisa do afiar de unhas. Os sofás são todos em tecido e a minha mãe um dia destes dá em doida. Há alguma coisa para evitar que os gatos afiem as unhas nos sofás. Onde é que se arranja.
Obrigado.
O Gaspar, vai ao quintal cag*ar e tá sempre com fome lol:D
Há, eu tenho um ginasio completo, até ao tecto, com varios andares, brinquedos e mais uma catrefada de tralha, sempre afiam a unha ali, mas podes comprar algo mais simples e bem mais barato um arranhador deste generocitação:Originalmente colocada por Carlos.L
Onde é que se vende Catsan?
É verdade, já me andam a chatear a molécula com essa coisa do afiar de unhas. Os sofás são todos em tecido e a minha mãe um dia destes dá em doida. Há alguma coisa para evitar que os gatos afiem as unhas nos sofás. Onde é que se arranja.
Obrigado.
Acredita que passam a afiar as unhas ai
Quanto ao caixote é algo assim
![]()