Recuperador de Calor - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 4 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 100
Like Tree1Likes

Título: Recuperador de Calor

Piloto de Rallye hc80's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

penso k a volta de 750 eur ja tens um recuperador de calor razoavel

Piloto de Testes PauloOliveira's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003
    Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto

Por Defeito

A minha lareira têm tudo o que o nosso expert riki disse:
    - isolar térmicamente (lã de roche)
    - ligar tubo (inox flexivel duplo) ao afunilamento maior da conduta e selar à volta
    - pescoço de cavalo
    Ainda tem saidas independente do meu vizinho, sendo que no telhado uma está mais alta que a outra para evitar passagens.

@Riki:
    A situação actual:
    Lareira com recuperador de calor na sala
    ( Lareira pedra + recuperador 2500€ eu escolhi, pagou o construtor)
    +
    Aquecimento central a gás

Situação futura pretendida:
    Acender a lareira e ter agua quente no aquecimento central
    ou
    situação alternativa ir buscar ar quente ao saco e passa-lo para mais divisões com o minimo impacto visual, nomeadamente:
    - Furar para o corredor ao lado
    - Furar para o piso de cima (andar de moradia duplex, estando a lareira em baixo)

podes me dar dicas?

Piloto de Testes joaovasco's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

tambem tenho a minha lareira aberta, e estou a pensar por recuperador de calor ,já tive a ver valores mas tenho uma duvida
    se coloco a lenha mais em conta, ou pelets é muito mais caro mas tenho na familia quem tem e aquilo consegue aqueçer um apartamento t2 sem espinhas, não é tão "romantico" como a lenha mas é eficiente.

XXI
    XXI está offline
    Piloto de Kart XXI's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

A minha lareira têm tudo o que o nosso expert riki disse:
    - isolar térmicamente (lã de roche)
    - ligar tubo (inox flexivel duplo) ao afunilamento maior da conduta e selar à volta
    - pescoço de cavalo
    Ainda tem saidas independente do meu vizinho, sendo que no telhado uma está mais alta que a outra para evitar passagens.

@Riki:
    A situação actual:
    Lareira com recuperador de calor na sala
    ( Lareira pedra + recuperador 2500€ eu escolhi, pagou o construtor)
    +
    Aquecimento central a gás

Situação futura pretendida:
    Acender a lareira e ter agua quente no aquecimento central
    ou
    situação alternativa ir buscar ar quente ao saco e passa-lo para mais divisões com o minimo impacto visual, nomeadamente:
    - Furar para o corredor ao lado
    - Furar para o piso de cima (andar de moradia duplex, estando a lareira em baixo)

podes me dar dicas?
    Mas se o recuperador não for a água, não dá para aquecer a água e distribuir para a caldeira do aquecimento central.

Pedestre
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Certo!
    tenho recuperador...foi este ano e ficou +- 2000€, tb tem ventilação forçada electrica com 2 velocidades...tem o isolamento aqui descrito, e 2 saidas de calor adicionais, uma no 1º andar da moradia numa sala ( o recup está na sala de baixo) e uma para o haal de entradA do r/ch....

Resultados: ainda não testei pq ainda na tive frio p/isso! lol
    até agora só gastei uns 500 litros de gasoleo....

Banido Gugul's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito Recuperador de calor e Lenha

Onde, na região da grande lisboa se pode comprar a bom preço recuperadores de calor?

Daqueles que dão para encaixar nas lareiras abertas.

E já agora lenha boa e barata?

dankashines

Piloto de Troféu 330i's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

a TEFAL, tem diversas soluçoes, é em Sintra

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

O leroy e merlin de Almada tinha diversos a muito bons preços.

Já agora, sabem se dá para instalar um recuperador de calor numa lareira com caldeira imbutida?

Em relação à lenha de vez em quando anda aqui um homem com uma pick-up a vende-la! A lenha é muito boa, mas infelizmente não tenho o contacto.. desisti da lareira cá em casa...

Piloto de Rallye Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Das pessoas que têm lareira (e recuperador de calor) em casa, a maior parte desistiu.

Banido paio pires's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

eu tenho isso (ja vinha com a casa) e se queres um conselho...esquece lá isso...só faz é fumo...não acendo a minha há mais de 5 anos...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paio pires Ver Post
    eu tenho isso (ja vinha com a casa) e se queres um conselho...esquece lá isso...só faz é fumo...não acendo a minha há mais de 5 anos...

mesmo com recuperador não funciona??

A minha lareira é uma desgraça, mas toda a gente me diz que aquilo com recuperador de calor ia passar a funcionar...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

O prob do recuperador é que MAMA lenha (embora a lareira faça o mesmo mas mais ainda), e é preciso ter lenha boa que aguente muito tempo.
    Depois é preciso lenha rasca para acender a lenha boa.

Agora que faz calor isso faz!

Piloto de Kart Kraizy's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Eu tenho um recuperador da Supra para aí a uns 15 anos. Penso que o representante é para os lados de Sintra. Mas olha esquece isso. Não compensa a trabalheira de arranjar lenha ou cortá-la. Faz um lixo danado e quando o recuperador aquece e liga o termostato para começar a libertar calor faz um barulho irritante pela sala toda. O custo beneficio não compensa. A minha já teve de ser limpa 2 vezes sob pena de pegar fogo pela fuligem acumulada pela chaminé acima.
    Se hoje tivesse de optar atendendo ao custo da lenha versus bilha de gas ou gas do cano, de certeza que optaria por uma solução a gas.
    Muito sinceramente vai ao Aki ou ao Leroy Merlin e compra um aquecedor e uma bilha tipo Pluma e leva para casa. Não imaginas o descanso que é !!! Bom ano 2008.
    Última edição por Kraizy : 01-01-08 às 17:28:32

Piloto de Troféu JeTBoy's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Eu tenho outra solução de aquecimento, mas sempre fiquei na dúvida, se a melhor em relação custo / benefício, não teria sido um recuperador de calor...

Com o recuperador há libertação de fumos para o exterior?

Não se pode colocar lá qualquer tipo de lenha ou outros resíduos, apenas para ir alimentando a combustão?

Tinha ideia que era a solução mais económica.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Deixo aqui um link com um video curioso:

http://energiasalternativas.blogs.sapo.pt/2541.html

Piloto de Fórmula 1 ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Shark Ver Post
    O prob do recuperador é que MAMA lenha (embora a lareira faça o mesmo mas mais ainda), e é preciso ter lenha boa que aguente muito tempo.
    Depois é preciso lenha rasca para acender a lenha boa.

Agora que faz calor isso faz!
    Qualquer solução mama qualquer coisa, seja lenha, gaz, electricidade, pellets, etc...

O recuperador apresenta grandes vantagens face à lareira simples:
    - Economiza lenha
    - Aproveita melhor o calor
    - É mais ecológico
    - É seguro pois a chama está atrás de um vidro.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

É possível instalar um recuperador numa lareira já existente cuja cavidade não seja um paralelipipedo?

Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Este ano fiz obras em casa.
    Uma das obras foi destruir uma lareira sem recuperador e noutro local mais central da casa fazer uma nova lareira com recuperador.
    Na nova chaminé ficaram em baixo 2 entradas de ar e em cima 2 saidas de calor na chaminé na divisão onde esta se encontra. Como a traseira da parede da chaminé dá para outra divisão que faz ligação com o resto da casa o resultado é o seguinte:
    - Divisão da lareira com recuperador - 21,5º/22º
    - Divisão nas traseiras da chaminé - 21º
    - Resto da casa conforme a proximidade vai dos 20,5º aos 18,5º
    - Lógicamente se meter o aquecimento a gás regulado para ligar aos 18º ele só liga depois de eu estar a dormir ...... quando antes estava ligado desde as 18h30.....
    - Fumo não há absolutamente nenhum, nem qq cheiro a fumo.
    - Apenas existiu algum cheiro nas primeiras 3/4 vezes que se ligou, facto de que fomos avisados previamente por quem nos vendeu e montou o recuperador....
    - Investimento, julgo que recuperável em 5/6 anos, mas só lá para Abril conseguirei ter uma noção mais completa .....

É claro que é preciso alguém levar a lenha, já comprada cortada, da garagem para o piso de cima diáriamente...

De resto ...... 5 *****

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Qualquer solução mama qualquer coisa, seja lenha, gaz, electricidade, pellets, etc...

O recuperador apresenta grandes vantagens face à lareira simples:
    - Economiza lenha
    - Aproveita melhor o calor
    - É mais ecológico
    - É seguro pois a chama está atrás de um vidro.
    Sim sim sem duvidas concordo com isso tudo, até pelos fumos/gases.
    Agora que queima MTA lenha, mais do que eu pensava, queima.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Depende da "velocidade" que lhe deres ...

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Sim, acredito, isso depende de muitos factores. Depende, por exemplo, da qualidade do isolamento térmico da casa, depende da temperatura que desejas alcançar, depende até daquilo que se considera muita. Mas pelo menos podes estar certo que, apesar de muita, é muito menos do que sem recuperador.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

É possível instalar um recuperador numa lareira já existente cuja cavidade não seja um paralelipipedo?
    Sabem-me responder a isto, por favor? Estou mesmo interessado.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Boas,

Tenho recuperador na sala sem aproveitamento para as divisões do 1º andar e o consumo de lenha é de cerca de 2 kgs/hora.
    Comprei-o em Pêro Pinheiro e com montagem incluída ficou-me pelos 600/700€, já não me lembro do valor exacto.
    Comprei lenha para ele (importante medir a boca para fazer a compra) e o valor anda de 10 a 12 centimos/kg conforme o tamanho colocada na zona de LX. Há quem venda a 17/18 centimos aqui nos arredores de LX, mas é melhor procurar, pois a minha vem da zona de Coruche e ainda é mais barata que aqui a 2 kms de casa.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Omega Ver Post
    Uma das obras foi destruir uma lareira sem recuperador e noutro local mais central da casa fazer uma nova lareira com recuperador.
    Na nova chaminé ficaram em baixo 2 entradas de ar e em cima 2 saidas de calor na chaminé na divisão onde esta se encontra. Como a traseira da parede da chaminé dá para outra divisão que faz ligação com o resto da casa o resultado é o seguinte:
    - Lógicamente se meter o aquecimento a gás regulado para ligar aos 18º ele só liga depois de eu estar a dormir ...... quando antes estava ligado desde as 18h30.....
    - Apenas existiu algum cheiro nas primeiras 3/4 vezes que se ligou, facto de que fomos avisados previamente por quem nos vendeu e montou o recuperador....
    - Investimento, julgo que recuperável em 5/6 anos, mas só lá para Abril conseguirei ter uma noção mais completa .....

É claro que é preciso alguém levar a lenha, já comprada cortada, da garagem para o piso de cima diáriamente...

De resto ...... 5 *****
    Eu estou a falar de uma coisa deste género .....

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Sabem-me responder a isto, por favor? Estou mesmo interessado.

Estás a falar de lareiras que fazem um triangulo no fundo?

Já vi alguns recuperadores assim, mas a unica que conheço trinagular, antes do triangulo tem uma parte suficientemente grande para um recuperador...

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Sinceramente , conheço casos de pessoas que tinham aquecimento central a gas e passaram para recuperador de calor e n querem outra coisa, não vivem é em cidade e têm sitio para guardar a lenha, a economia e comodidade é bastante grande. para funcionar bem penso que o ideal é o recuperador de calor ser feito de raiz, com lareira e tubagens já para a casa para recuperar o maximo calor possivel.

Piloto de Karts Sansoni7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Omega Ver Post

De resto ...... 5 *****
    Essa solução implica que o recuperador de calor aquece a água que circula nos radiadores distribuídos pelas divisões da casa, certo?

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
    Estás a falar de lareiras que fazem um triangulo no fundo?

Já vi alguns recuperadores assim, mas a unica que conheço trinagular, antes do triangulo tem uma parte suficientemente grande para um recuperador...
    Sim, exactamente.

Descrição:

- O interior é feito em tijolo burro, como de costume.
    - A base é obviamente plana.
    - As paredes laterais têm máxima largura na boca da lareira e afunilam em direcção ao fundo.
    - A parede do fundo é vertical até uns 30cm de altura e daí para cima inclina para a frente.

Perguntas:

- É possível montar um recuperador "plug and play" nisto ou é preciso mandar abaixo e fazer de novo?

- Para fazer de novo, podem-se deitar abaixo apenas os tijolos e aproveitar as pedras? (a minha pedra, infelizmente, é frágil, é calcário "moka").

Piloto de Testes 100do's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Desde que compres um recuperador que caiba dentro da lareira, é sempre possível.
    Na minha opinião os recuperadores funcionam mal, quando são mal aplicados.
    Já conheci vários e notam-se alguns erros que implicam grandes perdas de calor.

O meu apartamento já tinha um. Os vizinhos queixavam-se que faziam fumo. Estranhei. Um recuperador bem montado nunca faz fumo. Fui ver e os tipos montaram-no e não meteram o fio de amianto na porta nem no vidro. Claro, estava sempre aberto, tinha que fazer fumo...
    Meti-lhe os fios de amianto e trabalha bem. No entanto, tem outros erros:
    - A lareira devia ter sido revestida (atrás do recuperador) com tijolo burro. Nem sequer rebocaram. Vê-se o tijolo vermelho. Por isso perde calor por aí e aqueço o corredor de acesso aos apartamentos.
    - Para além do tubo de saída de fumo, tem 2 para saída de calor. Essa saída está a meio da chaminé. Facilmente a tinham metido no corredor, o que permitia aquecer quase todo o apartamento.
    - Para diminuir as perdas de calor pela chaminé, ela deve ser fechada (em volta do tubo do fumo) ao nível da placa superior do apartamento. No meu prédio isso não foi feito. Para terem uma ideia, há uma parede no meu apartamento que aquece, ao nivel da lareira do R/C. Eu moro no 4º...

Um bom recuperador e bem montado, dá muito calor e aquece muito. conheço apartamentos com lareira na sala e uma saída de calor no corredor e é o suficiente para aquecer toda a casa.
    Na minha opinião o recuperador deve ter 1 saída de fumo e 2 de calor e uma ventoínha.
    No entanto, se for para comprar lenha, acho que há melhores alternativas, nomeadamente os acumuladores de calor com a tarifa bi-horária da edp.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

100do, obrigado pelos conselhos. Não fazia ideia. O que queres dizer ao certo com "Para diminuir as perdas de calor pela chaminé, ela deve ser fechada (em volta do tubo do fumo) ao nível da placa superior do apartamento. "?

Página 2 de 4 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.